Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Tudo Sobre a Reforma da Previdência - cover

Tudo Sobre a Reforma da Previdência

Luiz Augusto Flores

Publisher: Editora DWF

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Disponibilizamos o livro digital ilustrado colorido de história em quadrinhos do conhecimento ”Tudo sobre a Reforma da Previdência”, cujo conteúdo foi editado com base na Emenda Constitucional nº 103 de 12 de novembro de 2019, também chamada de Reforma da Previdência Social de 2019. Transformados os termos jurídicos para linguagem simples, de fácil entendimento e leitura, apresentando seu conteúdo de leitura nos balões de diálogo dos personagens, um trabalhador e dois adolescentes, com o personagem o jornalista da editora, que esclarece tudo sobre a reforma da previdência de 2019.

Other books that might interest you

  • História da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Assis (1958-1964) - Memórias da Formação da FCL Unesp - cover

    História da Faculdade de...

    Fábio Ruela De Oliveira

    • 0
    • 0
    • 0
    História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (1958-1964), de Fábio Ruela de Oliveira, é resultado de aproximadamente quatro anos de pesquisa e discorre sobre uma experiência da educação superior no Brasil, a do Instituto Isolado de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, criado em 1958 e que foi o embrião da Faculdade de Ciências e Letras, Campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Recompondo seu processo histórico de constituição, a obra trata também de um momento da história das elites intelectuais, culturais e políticas que estavam à sua volta e contribuíram para a sua formação. “O livro de Fábio Ruela de Oliveira é resultado de um trabalho acadêmico com a finalidade de obtenção do título de Mestre, realizado na própria faculdade que dá o título à obra, sob a orientação do professor Carlos Eduardo Jordão Machado. O título, que vem acompanhado de uma informação básica – Memória da formação da Faculdade de Ciências e Letras / Unesp –, já indica o caminho seguido na elaboração do presente texto, ao analisar a história de uma instituição até um determinado ponto de chegada, descrevendo uma etapa percorrida pela escola desde sua formação até sua integração a uma universidade. O relato é embasado em duas premissas fundamentais – formação e memória – formação, no sentido de criação, de surgimento de uma entidade que deveria seguir numa determinada direção, o que envolve conceitos, propostas, planejamento e metas a serem conseguidas. Tendo o autor realizado sua formação acadêmica nessa faculdade, seu relato contém um olhar retrospectivo para uma instituição que ele não viu nascer, mas que já estava estruturada, de certa forma, quando se iniciaram seus estudos universitários. Buscou então a visão do passado na memória alheia, o que foi determinante em sua opção pelas fontes informativas de sua pesquisa.”
    Anna Maria Martinez Corrêa
    
    História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (1958-1964), de Fábio Ruela de Oliveira, mobiliza vasta pesquisa documental, coleta de depoimentos decisivos e articula de maneira consequente um aparato teórico com extremo rigor. Publicado num momento em que a instituição universitária sofre com ataques e diversas tentativas de desmonte, o livro é muito oportuno para se conhecer o empenho intelectual e político, que aliou a consciência esclarecida de professores com a vontade política local para criar e consolidar no interior de São Paulo uma faculdade de ponta. Certamente inspirado pela Formação da Literatura Brasileira, de Antonio Candido, um dos protagonistas dessa história, Ruela conseguiu traçar as linhas gerais do processo de descentralização do ensino universitário na passagem das décadas de 1950 e 1960 e soube explorar as especificidades de um caso singular. Com essa perspectiva multifocal, o autor descreve e analisa a formação de uma faculdade, seu impacto para a cultura local e sua contribuição mais geral, especialmente no campo da literatura, quando se detém no Segundo Congresso Brasileiro de Crítica e História Literária, do qual participaram intelectuais de peso, como Sérgio Buarque de Holanda, Anatol Rosenfeld, Roberto Schwarz, Haroldo e Augusto de Campos, Décio Pignatari, João Alexandre Barbosa, Paulo Emílio Sales Gomes, entre outros ilustres. Como se percebe, o livro enfoca um capítulo fundamental da democratização da cultura no país, momento abalado pelo advento da ditadura civil-militar iniciada em 1964, sombra que volta a pairar sobre a universidade brasileira. Contra a escuridão ameaçadora, o trabalho de Ruela solicita mais luz, por meio da ciência histórica rigorosa com conceitos e comprometida com a sociedade.
    Adilson Mendes - Historiador pela Unesp/Assis e Mestre e Doutor pela ECA/USP
    Show book
  • A fascinação weberiana: - as origens da obra de Max Weber - cover

    A fascinação weberiana: - as...

    Sérgio Da Mata

    • 0
    • 0
    • 0
    Passados cem anos de sua morte, a obra e a personalidade de Max Weber não perderam nada de seu fascínio. Sérgio da Mata oferece ao leitor uma densa introdução a temas e questões fundamentais de um dos pais fundadores da moderna ciência social. Seu profundo conhecimento das ciências alemãs da época de Weber – Direito, Economia, História, Filosofia – lhe permite apresentar, com extraordinária clareza, os problemas metodológicos e as conexões concretas da multifacetada obra de Weber, bem como o lugar que ela ocupou nas constelações intelectuais de seu tempo. O ponto de partida deste livro é a convincente tese sobre a importância central da Escola Histórica alemã de economia política para a trajetória intelectual de Weber e a formação de sua sociologia histórica. 
    Hinnerk Bruhns 
    Centre National de la Recherche Scientifique, Paris
    Show book
  • Os 30 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente - Reflexões jurídicas e transdisciplinares - cover

    Os 30 Anos do Estatuto da...

    Simone Aparecida Capellini,...

    • 0
    • 0
    • 0
    Compreender a realidade é a melhor forma de transformá-la. Portanto, a sonhada projeção de um Brasil melhor no futuro depende substancialmente do adequado entendimento e enfrentamento, hoje, dos problemas vivenciados pelas crianças e pelos adolescentes brasileiros. Nesse sentido, o Estatuto da Criança e do Adolescente, que completa seus 30 anos, nos fornece um manancial de importantes normas – muitas ainda desconhecidas, outras mal aplicadas ou erroneamente interpretadas – para esta tarefa.
    
    Para atingir tal objetivo, este livro se apresenta como um instrumento útil para viabilizar esta “ponte” entre a compreensão da legislação e as formas apropriadas de superação das difíceis questões concretas que afligem o mundo infantojuvenil. Por meio de artigos escritos por um time qualificado de especialistas, esta obra coletiva apresenta reflexões sobre redução da maioridade penal, alienação parental, pedofilia, visitação familiar, racismo, violência doméstica, arte inclusiva, uso de redes sociais, deficiências escolares, dislexia, proteção integral, justiça restaurativa, órgão de proteção, adoção, mediação e vários outros temas de relevo, propiciando ao leitor o conhecimento que lhe possibilitará atuar de modo mais efetivo na superação dos atuais problemas das crianças e dos adolescentes.
    Show book
  • Todos são culpados? - Uma etnografia da auditoria de justiça militar do Rio de Janeiro - cover

    Todos são culpados? - Uma...

    Sabrina Souza Da Silva

    • 0
    • 0
    • 0
    Os estudos sobre a atuação das justiças militares no Brasil, no período democrático, ainda são modestos, principalmente quando falamos de estudos empíricos sobre o cotidiano dessas instituições. Por esse motivo, a presente obra apresenta-se como primordial para compreendermos o contexto político contemporâneo. Com uma etnografia extensa, realizada nos corredores e salas da Auditoria da Justiça Militar do Estado do Rio de Janeiro (AJMERJ), a autora traz à luz formas de entrelaçamento de éticas jurídicas, militares e policiais que se encontram na instituição observada, descrevendo formas de administração de conflitos surgidos cotidianamente na atuação de policiais e bombeiros militares nas ruas e quartéis do estado do Rio de Janeiro. Neste contexto, Sabrina Souza da Silva busca elaborar, em sua primeira obra, uma discussão sobre as formas pelas quais a “verdade jurídica” é institucionalizada nos processos em que os réus são militares estaduais. A autora traz, de forma dinâmica, casos observados, com uma análise que vai além da dicotomia sobre leis versus práticas, destacando o diálogo entre a legislação, éticas tradicionais de instituições públicas e conflitos sobre formas de atuação de agentes estatais no Rio de Janeiro.
    	 	 	
    Sabrina Souza da Silva é cientista social e doutora em antropologia pela Universidade Federal Fluminense. É pesquisadora do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos - INCT/INEAC. Tem experiência na área de Antropologia do Direito, com ênfase em Justiça Militar, Justiça Criminal, Segurança Pública e, atualmente, vem pesquisando conflitos relacionados à Justiça do Trabalho.
    Show book
  • Os Direitos do Motorista - cover

    Os Direitos do Motorista

    Luiz Augusto Flores

    • 0
    • 0
    • 0
    Disponibilizamos o livro digital ilustrado colorido de história em quadrinhos ”Os Direitos do Motorista”, cujo conteúdo foi editado com base na Lei Federal nº 13.103 de 02 de março de 2.015 e lei correlatas, também chamada lei do estatuto do motorista profissional. Transformados os termos jurídicos para linguagem simples, de fácil entendimento e leitura, apresentando seu conteúdo de leitura nos balões de diálogo entre o personagem um motorista e o personagem o jornalista da editora, que esclarece tudo sobre o estatuto do motorista.
    Show book
  • A paz na Colômbia - cover

    A paz na Colômbia

    Fidel Castro Ruz

    • 0
    • 0
    • 0
    A paz na Colômbia é o resultado de um diligente trabalho de seu autor Fidel Castro Ruz, que dedicou mais de 400 horas à sua elaboração.  Partindo de uma cuidadosa seleção de informações, documentos, entrevistas e vivências pessoais – boa parte revelada publicamente pela primeira vez neste livro – o autor ressalta as ideias básicas desse processo para melhor compreensão da complicada situação política na Colômbia
    Show book