Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Marés de setembro - cover

Marés de setembro

Pedro Chambel

Publisher: Editora Gato-Bravo

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A bela e misteriosa Lisboa dos anos 1960 se descortina sob os olhares atentos e as reflexões da juventude de Rui Maria e do mano Filipe, burgueses de uma família abastada da Avenida, que logo cedo se dão conta dos abismos sociais entre as famílias lisboetas, embora compartilhassem a mesma dimensão espaço-tempo. As perdas emocionais da infância, o amadurecer dos sentidos e os ganhos materiais da vida adulta daqueles dois jovens intercalam-se neste romance sedutor, em um movimento pendular marcado pelas férias na Linha de Cascais, exatamente nos longos e preguiçosos meses do verão, adornado pelas marés de setembro, quando tudo enche-se de sol e calor e é possível a renovação, até que chegado o primeiro de outubro e as azáfamas do cotidiano. Eis que irrompe a Revolução e militares estão a ocupar Lisboa. Pedro Chambel, ganhador do Prémio Autor 2018, é publicado nesta edição com um livro que é o retrato de Portugal e que resgata a memória da ditadura salazarista com as lentes de quem tem pressa de viver, de quem é capaz de saborear conquistas capazes de mudar todo um país, ou pelo menos a sua própria cidade.
Available since: 10/01/2019.

Other books that might interest you

  • Igor o Maquinista - Um Conto - Noites Vazias - cover

    Igor o Maquinista - Um Conto -...

    Jorge Elmano Pintinha Bártolo

    • 0
    • 0
    • 0
    A vida é recheada de surpresas e elas não param de acontecer – felizmente, em sua maioria, agradáveis. Recentemente o autor Jorge Elmano Pintinha Bártolo foi convidado por um amigo a prefaciar um livro de poesias publicado em Portugal. Com muito orgulho e até certa vaidade inevitável, o texto foi elaborado, nele ressaltando a importância da leitura e a natural e consequente vontade de escrever. Bártolo ainda afirma que a literatura é uma das atividades solitárias mais agradáveis, tanto para quem escreve como para quem lê. Portanto, leiam, leiam e... um dia, quem sabe, também escrevam!
    Show book
  • Abelha-Rainha - cover

    Abelha-Rainha

    Thereza Paniz

    • 0
    • 0
    • 0
    “A pequena suspirou, respirou por alguns minutos até que a aflição se abrandasse e, primeiro pegando a grande régua, depois o lápis, começou a observar as demais e foi marcando levemente os espaços, fazendo uma espécie de forma onde seria escrito. Depois de várias tentativas e muito uso da borracha, conseguiu fazer o primeiro cartaz. Nesse mesmo tempo, suas colegas foram concluindo a atividade, empilhando os cartazes e retirando-se da sala, até que ficaram apenas ela e a freira, que lia tranquilamente num canto da sala. Quando finalmente a pequena concluiu sua tarefa, espalhando-os lado a lado, para que os visse conjuntamente, ela calmamente levantou-se, olhando um a um, depois olhou demoradamente para aquela menina franzina que lhe encarava cheia de coragem e disse: — Ficou muito bom! Hoje descobrimos um novo talento na confecção de cartazes. Tenha uma boa noite!...”
    Show book
  • Tutor - cover

    Tutor

    Sue Hecker

    • 0
    • 0
    • 0
    Aos 32 anos, Pedro é um homem marcante. Consciente de suas virtudes, porém atormentado por pensamentos compulsivos, ele terá de enfrentar um grande desafio: se encarregar da educação de uma adolescente de 17 anos com amnésia.Bya se apaixonou por Pedro desde o primeiro instante em que abriu os olhos e viu aquele homem alto e de olhar penetrante velando seu sono no leito hospitalar. Ela ignora o passado dele, mas sabe que sua vida será dedicada a conquistar a afeição daquele que se tornaria seu tutor.Dois corações maltratados pelo destino. Duas almas que se encontram na tragédia. Dois corpos que clamam por saciar um desejo cada vez mais irresistível. Até que ponto Pedro seria capaz de negar um amor que finalmente daria sentido à sua existência?Um dos grandes sucessos da carreira literária de Sue Hecker, "Tutor" faz parte da série "Mosaico". Agora, os fãs de Sue Hecker que já se emocionaram com a obra em e-book e livro físico, poderão também experimentar uma nova forma de vivenciar essa história com enredo envolvente, personagens fortes e temas polêmicos no formato de audiolivro lançado pela Pop Stories.Sobre a autoraSUE HECKER nasceu em São Bernardo do Campo, São Paulo. Além de ser diplomada em pedagogia, a autora também trabalha como estilista. Apaixonada pelos romances desde sempre, Sue se consagrou como escritora com o lançamento em e-book de "O Lado Bom de Ser Traída". O título superou a marca de 16 milhões de leituras na internet. Com mais de 15 títulos publicados, Sue divide seu tempo entre a criação de novas histórias e a administração de sua grife de acessórios infantis ao lado do marido.
    Show book
  • Pedindo passagem - cover

    Pedindo passagem

    Muniz Author

    • 0
    • 0
    • 0
    Era uma manhã de sol brilhante e as nuvens cobriam como uma tampa o céu que deveria ser, como sempre, bem azul. Ar quente e abafado, igual ao de uma floresta tropical.
    Antônio acabara se se vestir, após barbear-se e tomar um longo banho de chuveiro. Dobrou as folhas de papel em que escrevera por horas a fio, na noite anterior, usando uma enorme lupa devido à sua dificuldade de enxergar e pensando em Marilú. As letras saíram tortas e desproporcionais, as linhas pareciam percorrer ladeiras, subindo e descendo pelas páginas.
    “Ela não vai ligar para isso, e sim para o que sinto e está escrito nessas folhas”, pensou ele.
    Enfiou tudo no bolso da camisa e foi para a sala esperar por seu filho, que o levaria para o enterro de sua companheira.
    Show book
  • O Necrófago - O caso Albert Moses - cover

    O Necrófago - O caso Albert Moses

    John Müller

    • 0
    • 0
    • 0
    Um amor insano e singular transcende o tempo, atravessa os séculos. Não existem barreiras capazes de detê-lo, de frear o desejo maior da paixão entre um homem e uma mulher.Por entre as brumas de uma noite fria, somos apresentados ao Sargento Albert Moses e à linda Isabelle, um casal emoldurado pela França do século XVIII. A Tomada da Bastilha serve como pano de fundo a envolvê-los no clima tenso da velha Paris. A noite, além da taberna com suas lindas mulheres e seu vinho saboroso, também guarda a escuridão do calabouço, o medo do inusitado, a revelação de um segredo. Uma herança maldita do passado que traz à luz O necrófago, um ser em busca de algo que se perdeu no tempo.
    Show book
  • Os Pés Descalços de Ava Gardner - cover

    Os Pés Descalços de Ava Gardner

    J. L. Rocha Do Nascimento

    • 0
    • 0
    • 0
    “Os pés descalços de Ava Gardner” é o segundo livro individual de contos de J. L. Rocha do Nascimento, que estreou em 2019 com “Um clarão dentro da noite”, também publicado pela Scortecci. Os contos se dividem em duas partes bem definidas. A primeira se compõe de narrativas curtas, quase minimalistas, marcadas por uma linguagem direta e ligeira, mas também angustiante e, por vezes, cruel, sem concessões, do que não escapa nem mesmo o narrador, como é o caso do conto “Noite feliz”, onde quem narra não é apenas um mero observador. Ao contrário, ele está inserido no próprio mundo que despreza e não demonstra qualquer tipo de autocomiseração. Outro exemplo é o conto “Na rede”, que, ao reproduzir o diálogo entre duas pessoas num aplicativo de mensagem, aos poucos revela de como uma conversa inicialmente amistosa se transforma num palco ideal para agressões e ofensas mútuas, numa demonstração de que as redes sociais, atualmente, no mais das vezes, se prestam para se destilar ódio, expressar preconceitos e desejos de vingança. A segunda parte é composta de contos de maior fôlego, tanto em extensão como em dramatização. Ainda assim, fragmentados por divisões internas, constituindo-se elas próprias, como num exercício de metalinguagem, de pequenas histórias dentro da história principal, mas que, no conjunto, compõem um único painel. Exemplos emblemáticos nesse sentido, dentre outros, são os contos “Os oito pecados capitais”, “Redondilhas” e “Deus salve Antônio Leiteiro”, além do conto que dá título ao livro. Constituído de uma diversidade de temas, todos eles universais como amor e ódio, memória e sonhos, velhice e solidão, vida e morte, de comum entre os contos, se destaca: o diálogo com outras formas de expressão, como o cinema e a música, além da própria literatura, como é o caso do conto “Eu queria escrever como Rubem Fonseca”, no qual o protagonista não esconde sua devoção pelo grande contista brasileiro. É nessa parte do livro que também se concentra, de forma mais aguda e afiada – seja pela simples ironia, que atravessa todo o livro, ou pelo implacável tom sarcástico imposto –, sua leitura mais crítica, é dizer: mordaz e ácida, quando lida na perspectiva do social, da política, dos costumes e do cotidiano da vida das pessoas. Dono de um estilo próprio, forte e ao mesmo tempo e elegante no ato de contar, J. L. Rocha do Nascimento, com sua linguagem fluente e desprendida, conseguem com Os Pés descalços de Ava Gardner causar a impressão de há uma exata correspondência entre narração e pensamento. Mas isso é apenas uma ilusão. Nas suas narrativas, sejam as curtas, médias ou longas, há uma relação de velamento e desvelamento entre discurso externo e interno. Há sempre um não dito que não é entregue na enunciação, fica preso no pensamento, por isso boa parte das narrativas não passa de fragmentos, ou só podem ser compreendidas no seu conjunto, visto que não há uma entrega total, sempre sobra (ou falta) algo, cabendo ao leitor colmatar os espaços vazios.
    Show book