Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Sobre a História e Significado do Comunismo de Conselhos - cover

Sobre a História e Significado do Comunismo de Conselhos

Nildo Viana

Publisher: Edições Enfrentamento

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O Comunismo de Conselhos foi uma corrente política forte no bojo da Revolução Alemã e depois de um trajeto histórico longo foi marginalizada e os escritos dos seus representantes foram retomados, a nível mundial, com as lutas sociais do final dos anos 1990 e início dos anos 2000, apesar de, no Brasil, já terem sido retomados pelos representantes do Marxismo Autogestionário. A obra de Nildo Viana visa combater as deformações que muitos efetivaram a partir disso, bem como o dogmatismo e ecletismo. Para tanto, o autor retoma a história do comunismo de conselhos, apresentando sua formação e suas três fases, bem como o seu significado e teses fundamentais.
Available since: 07/09/2020.

Other books that might interest you

  • Relações luso-brasileiras - imagens e imaginários - cover

    Relações luso-brasileiras -...

    Ida Alves, Gilda Santos

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro reúne estudos destacados, com abordagem teórica e crítica diversificada, considerando o muito que já se produziu e se continua a produzir sobre imaginário e imagem em diversos domínios e em diálogos inter e multidisciplinares, mas sobretudo preocupados com uma concepção de imaginário social que lança perguntas e formula algumas respostas para os impasses que o mundo luso- brasileiro vem atravessando na contemporaneidade. Buscamos organizá-los em linhas de reflexão que tratam da produção estética atenta à discussão política das relações luso-brasileiras, às imagens de nação, imagens de sujeitos, à invenção, desconstrução e circulação de imaginários, à crítica das culturas de língua portuguesa e às geografias da emoção: paisagens em movimento.
    Show book
  • O Porquê da Vida - cover

    O Porquê da Vida

    Léon Denis

    • 0
    • 0
    • 0
    O que somos?De onde viemos?!Para onde vamos? A que caminhos a vida nos leva? Essas e outras questões aflitivas e de todos os tempos nos são solucionadas por León Denis neste opúsculo. Filho da dor, Denis sabe, como você também, o quanto viver, muitas vezes é sofrer. E por isso apresenta, de modo tão leve a solução espírita, racional, para o problema do existir. Mais do que um livro de Filosofia espírita, você tem em mãos palavras de consolo e estímulo para que cada tropeço do caminho seja compreendido e por assim dizer, aproveitado! Venha acompanhar-nos nesta viagem e descubra, em rápidos parágrafos os porquês de sua vida, da nossa vida, do planeta, do Universo.  Aos poucos, entenderemos com a lógica espírita como tudo esta em seu devido lugar
    Show book
  • As relações intertextuais entre ficção e história em "O lugar mais sombrio 1: A noite da espera" de Milton Hatoum - cover

    As relações intertextuais entre...

    Andrea Tavares Ishimoto

    • 0
    • 0
    • 0
    O objetivo deste estudo consiste em analisar o diálogo entre ficção e história na obra O lugar mais sombrio 1: A noite da espera (2017), de Milton Hatoum, o primeiro de uma série de três volumes. Entre suas características, encontra-se o tom crítico na esfera política encenada, pois tem como cenário o momento mais sombrio da Ditadura Militar (1964-1985), chamado de "Anos de Chumbo", período que começou depois da decretação do AI-5. Com base nessas questões que dão singularidade ao romance, formulamos nosso problema de pesquisa na forma como a composição da obra recria, problematiza, destoa os elementos históricos, de forma a dar visibilidade às relações que envolvem o narrador e o momento histórico encenado. As diferentes formas de intertextualidade formuladas por Gérard Genette em Palimpsestos (2010), contextualizadas por Tiphaine Samoyault em A intertextualidade (2008), fornecem, ao lado de obras que versam sobre a Ditadura Militar no Brasil, suporte teórico para embasar o diálogo que a ficção instaura com a história no romance. Esse é o percurso que adotamos para a análise da obra A noite da espera (2017), a fim de identificar como elementos internos da obra recriam e renovam conteúdos históricos.
    Show book
  • A raiva não educa A calma educa - Por uma geração de adultos e crianças com mais saúde emocional - cover

    A raiva não educa A calma educa...

    Maya Eigenmann

    • 0
    • 0
    • 0
    "FOI NA BUSCA DE OUTRAS FORMAS [DE EDUCAÇÃO] QUE CONHECI A MAYA E A EDUCAÇÃO RESPEITOSA. [...] NESTE LIVRO, MAYA FALA COMO SE ELA ESTIVESSE SENTADA NA SUA FRENTE, TOMANDO UMA XÍCARA DE CAFÉ, TE OUVINDO SEM JULGAMENTOS, E FALANDO: 'EU TE ENTENDO, DEIXA TE CONTAR UMA COISA...'" Paola Carosella, chef de cozinha, empresária e mãe da FranMAYA EIGENMANN, pedagoga e educadora parental, convida você a repensar tudo o que sabe sobre educar crianças, mostrando que esse processo não precisa (nem deve) ser autoritário, constrangedor e ameaçador. Na educação respeitosa, proposta pela autora, considera-se as necessidades e os sentimentos da criança, sem deixar de colocar os limites necessários na criação dela. Isso significa que o objetivo é desenvolver o respeito da criança e do adolescente, e não a obediência, pura e simplesmente.
    Show book
  • Frei Galvão - a construção processual da santidade - cover

    Frei Galvão - a construção...

    Leandro Faria de Souza

    • 0
    • 0
    • 0
    A santidade está presente na história da Igreja Católica desde seus primórdios, quando os primeiros seguidores de Cristo procuravam imitá-lo através do martírio. Gradativamente, a representação deste conceito se modificou, ganhando elementos políticos elaborados pela Igreja como forma de controle e aprofundamento das relações institucionais com cada localidade. Nesse sentido, o processo de canonização de Antônio Galvão de França representa importante marco para a introdução do Brasil no cenário católico universal. Portanto, o objetivo principal desta obra é analisar o ato de beatificação e de canonização do primeiro santo brasileiro como um processo histórico e, através dele, identificar, por meio de suas virtudes heroicas descritas no documento (processo de canonização), uma nova abordagem possível para esta documentação e, ao mesmo tempo, demonstrar a ocorrência de um processo de construção simbólica da memória de santidade, que envolveu grupos sociais interessados em sua promoção à condição de santo, possibilitando o sucesso desta canonização e, assim, promover a “construção processual da santidade”.
    Show book
  • Bucala - A pequena princesa do Quilombo do Cabula - cover

    Bucala - A pequena princesa do...

    Davi Nunes

    • 0
    • 0
    • 0
    Bucala: a pequena princesa do Quilombo do Cabula conta a história de uma linda princesa quilombola que tem o cabelo crespo em formato de coroa de rainha.
    Show book