Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Sindicalismo: Da Expectativa Revolucionária à Crítica da Conformação Burocrática - cover

Sindicalismo: Da Expectativa Revolucionária à Crítica da Conformação Burocrática

José Santana da Silva

Publisher: Edições Enfrentamento

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O sindicalismo surgiu como produto da luta dos trabalhadores e foi considerado uma promessa de contribuição para o processo de autoemancipação dos trabalhadores. A expectativa revolucionária em torno dos sindicatos foi se perdendo com o passar do tempo e com a burocratização dessas organizações. Posteriormente, os sindicatos passaram a ser criticados por sua burocratização e conservadorismo crescentes. José Santana da Silva aborda justamente o processo de análise dos sindicatos por autores que se tornaram célebres na discussão sobre as organizações sindicais e o sindicalismo, desde Karl Marx, passando por Lênin e Trotsky, até chegar a Anton Pannekoek. A presente obra é leitura fundamental para quem quer compreender as principais análises marxistas e pseudomarxistas dos sindicatos, bem como o seu significado nas lutas de classes contemporâneas.
Available since: 07/15/2020.

Other books that might interest you

  • Depois da Avenida Central - Cultura lazer e esportes nos sertões do Brasil - cover

    Depois da Avenida Central -...

    Cleber Dias

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro ‘Depois da Avenida Central: cultura, lazer e esportes nos sertões do Brasil’ traz oito estudos sobre diferentes práticas de cultura, lazer e esportes nos sertões brasileiros e a importância das articulações desses campos de estudo.  Organizado pelo professor Cleber Dias, o livro realiza uma análise sobre a cultura, o lazer e os esportes em um Brasil periférico, observando como a organização dos esportes é realizada nesses locais e como cada um deles se manifesta. As investigações permeiam uma natureza plural e perpassam os seguintes espaços: os subúrbios da cidade do Rio de Janeiro (1900 a 1923); o Acre (1907 a 1922) e o desenvolvimento de seu mercado cultural; o interior da Bahia; a cidade de Divinópolis, no interior de Minas Gerais, até o início do século 20; o sertão do São Francisco; o Amazonas, berço do que se diz o maior campeonato de peladas do Brasil; o interior paulista e o futebol das suas áreas rurais; e o Nordeste, em que a interação do futebol articula-se com a identidade regional local. Como afirma o organizador do livro ‘nosso propósito é tão somente reiterar a importância de um olhar voltado para os ‘sertões’, concebido, novamente, apenas como metáfora para a vida social e cultural além do eixo Rio-São Paulo, tentando, assim, colocar novos problemas ou dimensionar os velhos de outra forma, além de anunciar um par de linhas de investigação, que não esgotam o assunto, nem são as únicas possíveis.’
    Show book
  • A pauta da Ilusão - cover

    A pauta da Ilusão

    Julia Elizabeth Volpato de...

    • 0
    • 0
    • 0
    Partindo da noção de que as representações coletivas são produto da atividade social, no presente estudo foquei minha análise nos textos poéticos da MPB. Não me prendi às melodias, apesar de saber que sons combinados refletem ideias sociais. Pude perceber que a música colabora para a concretização de uma certa tendência à ilusão no indivíduo. Cantada, possui uma trama emocional que funciona quase como catarse e envolve uma linguagem que exprime valores, normas, visões de mundo específicos, estabelecendo entre produtores e consumidores um intercâmbio contínuo.O samba nasceu no morro, foi sendo incorporado pela classe média por volta dos anos 30/40 até os anos 70, quando realizei a pesquisa. O texto poético da música conta uma história, os temas cantavam o amor e o abandono, com a censura radical pós 68, a ênfase se volta para a realidade política numa tentativa de dizer o proibido e denunciar. Decorridos mais de 40 anos, novas abordagens apontam para a desigualdade e injustiça social (Emicida: "permita que eu fale, não as minhas cicatrizes").A percepção que extraí é que há muitas vezes uma crítica ao sistema social vigente, mas a procura de uma nova ordem não é apontada. A força da estrutura vigente parece suplantar qualquer vislumbre de mudança. As lacunas que os textos oferecem poderiam nos levar a ver uma certa incoerência no discurso, mas acredito que é justamente por causa das lacunas que o discurso ideológico é um discurso coerente.
    Show book
  • Supere a Autodúvida e Construa uma Autoimagem Positiva se inspirando nos Ensinamentos de Napoleon Hill - cover

    Supere a Autodúvida e Construa...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    A autoconfiança é uma das qualidades mais importantes que uma pessoa pode ter. Ela nos permite alcançar nossos objetivos, lidar com desafios e viver uma vida mais plena e feliz.Neste e-book, exploraremos a jornada para desenvolver e fortalecer a autoconfiança. Ofereceremos estratégias práticas, exercícios e histórias inspiradoras para ajudar os leitores a superar a autodúvida e a construir uma autoimagem positiva.Tomaremos como base a obra Mais Esperto Que o Diabo, de Napoleon Hill, um clássico sobre o desenvolvimento pessoal. Hill acreditava que a autoconfiança é fundamental para o sucesso e que pode ser desenvolvida através de um processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento.
    Show book
  • 100 citações de André Gide - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de André Gide -...

    André Gide

    • 0
    • 0
    • 0
    André Gide é um escritor francês. Afirma-se como um romancista moderno na construção e nos temas e impõe-se em revistas literárias. Após a guerra, foi afastado da vida literária, mas foi homenageado pelo Prémio Nobel da Literatura em 1947, e a partir daí preocupou-se com a publicação da sua revista na sua totalidade. Morreu a 19 de Fevereiro de 1951, e estas 100 citações visam proporcionar o acesso a uma vida exemplar, espantosa ou obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais notáveis, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 100 citações sobre felicidade - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações sobre felicidade -...

    Anonymous Anonymous

    • 0
    • 0
    • 0
    Estas 100 citações visam dar acesso aos pensamentos de indivíduos exemplares sobre um assunto que nos intriga ou fascina a todos, através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 500 citações para estimular a criatividade - Recolha as melhores citações - cover

    500 citações para estimular a...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    A criatividade é uma força aparentemente misteriosa, que ansiamos por compreender e desenvolver. Seleccionámos para si 500 citações dos maiores pensadores, artistas e criadores, para que obtenha força e inspiração na sua própria vida: Albert Einstein, Léonardo da Vinci, Antoine de Saint Exupéry, Oscar Wilde, William Shakespeare. Nutre-se com a experiência e reflexão dos maiores autores. Cada um deles dar-te-á alimento para a reflexão, impulsionando os teus poderes criativos e proporcionando-te uma nova compreensão do acto de criação do ponto de vista artístico e filosófico. Desenvolva a sua compreensão e estimule a sua criatividade com a ajuda das melhores mentes de sempre!
    Show book