Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
1967: Sublegendas Conflitos e Quase Impeachment - cover

1967: Sublegendas Conflitos e Quase Impeachment

Lourembergue Alves

Publisher: Scortecci Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este livro traz uma das facetas da história político-administrativa e político-eleitoral mato-grossense. Respirava-se o ar impuro do primeiro impacto da repressão, sempre alimentado pelos ventos uivantes de Atos Institucionais. A faceta ou situação vivida foi registrada em 1967, com a tentativa de aprovação do impedimento do engenheiro Pedro Pedrossian em continuar à frente do governo estadual. Tão logo ocorreu sua exoneração do quadro de funcionários da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, “a bem do serviço público”, agravou-se a economia regional, além de se intensificar a crise política. Crise que deixou à mostra as vísceras de um partido nascido com má-formação congênita. Ex-udenistas e ex-peessedistas, como partes da ARENA, digladiavam-se a todo tempo, reviviam velhas rixas, antigas pendengas. Parlamentares bateram boca no plenário da Assembleia Legislativa. Bate-bocas que tiveram eco em parte da população local. Ecoadas e continuadas pela imprensa. Imprensa que se dividiu em dois grupos: o a favor e o contra o governo Pedrossian. Quadro que se arrastou para além da votação do Projeto de Resolução, proposto pelo deputado estadual Júlio Abbott de Castro Pinto e subscrito por mais dezesseis parlamentares, e seguiu durante todo o mandato. Afinal, outro não era o objetivo único de ex-udenistas e ex-ADEMAT. Isso desde o instante da publicação da vitória eleitoral de Pedro Pedrossian contra Ludio Coelho, em 1965.

Other books that might interest you

  • Marx e o Estado - cover

    Marx e o Estado

    David Adam

    • 0
    • 0
    • 0
    David Adam realiza, através de uma leitura rigorosa dos escritos de Marx, uma desmistificação da ideia falsa segundo a qual ele seria um estatista. Indo desde os escritos de juventude de Marx e chegando até os da maturidade, Adam mostra que ele sempre foi um crítico do Estado. David Adam esclarece a concepção de Estado em Marx, demonstrando que sua ideia de 'ditadura do proletariado' é mau interpretada, bem como mostra os equívocos de Bakunin em sua interpretação do autor de O Capital.
    Show book
  • Uma nova polícia em ascensão no Brasil - Experiências das guardas civis municipais do Grande ACBDMR - cover

    Uma nova polícia em ascensão no...

    Oséias Francisco Da Silva

    • 0
    • 0
    • 0
    As guardas civis municipais são órgãos constituintes da segurança pública desde sua previsão no parágrafo 8º do artigo 144 da Constituição Federal, ganhando força com a Lei Federal 13.022/2014, que regulamentou de maneira a expandir e clarificar suas competências gerais e específicas, e a Lei Federal 13.675/2018, que criou o Sistema Único de Segurança Pública, reservou um espaço destacado para as guardas municipais e estabeleceu o entendimento legal que segurança pública é dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Soma-se a isso o clamor social que colocou a segurança como uma das principais prioridades nas agendas públicas e institucionais. Os municípios são a realidade concreta e efetiva de onde as pessoas vivem, convivem e demandam aos prefeitos e vereadores, e deles esperam que suas reivindicações sejam atendidas. Nesse contexto, as guardas municipais ganham cada vez mais relevância e uma nova polícia se estabelece no cenário da segurança pública.
    A pesquisa demonstrada neste livro aborda, de forma pioneira, o impacto da Lei Federal 13.022/2014, Estatuto Geral das Guardas Municipais, uma norma que regulamentou as competências gerais e específicas desses importantes órgãos da segurança pública. Atento estudioso da matéria, o autor desta obra, com sua larga experiência profissional e militância, vai a campo pesquisar diretamente com os operadores e gestores da segurança pública municipal o impacto da nova legislação do ponto de vista institucional e profissional. O resultado da pesquisa é apresentado no livro juntamente com uma ampla discussão sobre o lugar das guardas municipais no sistema de segurança pública. A pesquisa vai revelar as possibilidades do surgimento ou fortalecimento de uma nova polícia ou a manutenção de um modelo que assimilou características de outra instituição e as reproduz. No momento em que se discute a segurança pública no País, principalmente em virtude dos altíssimos índices de homicídios e baixíssima resolução dos inquéritos criminais, somados às críticas na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros das instituições, este livro ganha maior relevância. A obra traz uma importante contribuição ao debate quando não apenas se dedica a problematizar e desvelar características fundamentais das guardas municipais, mas, sobretudo, pelas propostas apresentadas para aperfeiçoamento, fortalecimento e desenvolvimento dessas corporações que se tornaram imprescindíveis para as cidades e para os cidadãos brasileiros. Boa leitura!
    Show book
  • Karl Korsch e o Marxismo - cover

    Karl Korsch e o Marxismo

    Paul Mattick

    • 0
    • 0
    • 0
    O presente livro reúne ensaios de Paul Mattick sobre Karl Korsch. Korsch foi um dos mais importantes pensadores marxistas do século 20. Autor de obras fundamentais como Marxismo e Filosofia e Karl Marx, foi um dos principais representantes teóricos do comunismo de conselhos. Paul Mattick apresenta alguns textos sobre a obra de Korsch, resgatando seu pensamento e trazendo elementos de sua biografia que contribuem para entender sua formação e desenvolvimento intelectual, bem como sua contribuição ao marxismo. E, nesse contexto, ele traz as discussões de Korsch não só sobre marxismo, mas sobre a Revolução Russa, a filosofia, a revolução social, entre outros temas que foram abordados pelo marxista alemão. Paul Mattick, um representante mais jovem do comunismo de conselhos, é um pensador ideal para retomar o pensamento de Korsch e sua contribuição ao marxismo.
    Show book
  • Liberdade Sufocada - cover

    Liberdade Sufocada

    Luiz Augusto Flores

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra é crítica de interesse público, baseada na verdade de quem viveu os fatos, é narrativa de fatos reais, liberdade de expressão e de imprensa sufocada, regime de APARTHEID, viagens, projetos, ações e investigações, experiências e exemplos de vida, depoimentos, poesias.
    Show book
  • Marx enganou Jesus e Lula enganou os dois - cover

    Marx enganou Jesus e Lula...

    J. H. Dacanal

    • 0
    • 0
    • 0
    Os textos reunidos neste livro foram produzidos entre 1993 e 2006, escritos à parte do ensaio “As origens da democracia” e trazem gravadas as marcas explícitas do testemunho pessoal e do momento histórico. O autor acredita que seu valor maior está em insistir recorrentemente em fatos e dados que, apesar de recentes, parecem ter desaparecido da memória nacional, tragados pelas sucessivas e intempestivas mudanças e pela pregação fake de uma pseudoesquerda que perdeu seu rumo e discurso, bem como pela cegueira de uma elite intelectual despreparada para entender seu próprio tempo. Em estilo claro, ácido e contundente, J. H. Dacanal analisa nestes ensaios questões candentes da realidade brasileira das últimas décadas.
    Show book
  • Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública - Doutorado Profissional I 20 - cover

    Ciências Policiais de Segurança...

    Marco Antonio Basso

    • 0
    • 0
    • 0
    A cada dia que passa cresce a dificuldade de resolução dos atuais problemas sociais. Da mesma forma que a nossa sociedade se tornou mais complexa devido ao avanço tecnológico constante, as ciências também evoluíram. Problemas, que antes eram estudados e resolvidos simplesmente com a aplicação dos princípios, métodos e valores das ciências tradicionais, não são mais facilmente aplicáveis às situações modernas. Dentro desse contexto, podem e devem ser inseridos os problemas sociais que envolvem a ordem pública e, principalmente, o seu elemento segurança pública. Essas questões que tanto afligem a sociedade não podem mais ser estudadas unicamente através de ciências tradicionais, como as ciências jurídicas, as ciências sociais ou as ciências antropológicas. Torna-se necessária a aplicação concorrente de princípios e métodos específicos à sua resolução e, sendo assim, não há como deixar de mencionar a existência de um novo ramo de estudos, qual seja: o estudo das ciências policiais de segurança e ordem pública. O desenvolvimento da pesquisa sobre a ciência policial, dentro da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tem sido conduzido, principalmente, pelo Centro de Altos Estudos de Segurança Coronel PM Nelson Freire Terra, responsável pelo desenvolvimento dos programas de Mestrado e Doutoramento em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, conforme determinado pela Lei Complementar Estadual nº 1.036, de 11 de janeiro de 2008, igualmente reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação. Como fruto das pesquisas desenvolvidas durante o programa de Doutoramento I/20, os autores desta obra, todos oficiais da Polícia Militar dos estados de São Paulo, Maranhão ou Piauí, produziram suas teses e diversos artigos científicos a respeito de inúmeros problemas que envolvem o estudo da ordem pública. A compilação de parte desses trabalhos e a sua divulgação tornam-se um instrumento eficaz para incentivar a participação das demais instituições de ensino superior no desenvolvimento da pesquisa e busca da solução dos problemas modernos que afligem a sociedade brasileira.
    Show book