Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
1967: Sublegendas Conflitos e Quase Impeachment - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

1967: Sublegendas Conflitos e Quase Impeachment

Lourembergue Alves

Publisher: Scortecci Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este livro traz uma das facetas da história político-administrativa e político-eleitoral mato-grossense. Respirava-se o ar impuro do primeiro impacto da repressão, sempre alimentado pelos ventos uivantes de Atos Institucionais. A faceta ou situação vivida foi registrada em 1967, com a tentativa de aprovação do impedimento do engenheiro Pedro Pedrossian em continuar à frente do governo estadual. Tão logo ocorreu sua exoneração do quadro de funcionários da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, “a bem do serviço público”, agravou-se a economia regional, além de se intensificar a crise política. Crise que deixou à mostra as vísceras de um partido nascido com má-formação congênita. Ex-udenistas e ex-peessedistas, como partes da ARENA, digladiavam-se a todo tempo, reviviam velhas rixas, antigas pendengas. Parlamentares bateram boca no plenário da Assembleia Legislativa. Bate-bocas que tiveram eco em parte da população local. Ecoadas e continuadas pela imprensa. Imprensa que se dividiu em dois grupos: o a favor e o contra o governo Pedrossian. Quadro que se arrastou para além da votação do Projeto de Resolução, proposto pelo deputado estadual Júlio Abbott de Castro Pinto e subscrito por mais dezesseis parlamentares, e seguiu durante todo o mandato. Afinal, outro não era o objetivo único de ex-udenistas e ex-ADEMAT. Isso desde o instante da publicação da vitória eleitoral de Pedro Pedrossian contra Ludio Coelho, em 1965.
Available since: 01/22/2021.

Other books that might interest you

  • Manifestações no Brasil - as ruas em disputa - cover

    Manifestações no Brasil - as...

    Adriano de Freixo

    • 0
    • 0
    • 0
    Em 2013, como não acontecia desde muito tempo, as ruas brasileiras foram tomadas por manifestações cuja demanda, em princípio, era que as passagens de ônibus não sofressem aumento, mas cujo arco de protesto e reivindicação foi logo exponencialmente ampliado, tocando desde a Copa do Mundo do ano seguinte à corrupção da classe política. Anos depois, verifica-se que 2013 não representou um fato isolado, mas abriu portas para uma nova relação de parcelas da sociedade com seus desejos e frustrações: as ruas continuam, hoje, ocupadas, recebendo uma agravante disputa que vem modificando, dia após dia, a face do Brasil.
    Show book
  • O Marxismo na História - cover

    O Marxismo na História

    Steven Gouldner, Paul Mattick

    • 0
    • 0
    • 0
    O marxismo tem uma longa história desde o seu surgimento no século 19. Paul Mattick aborda o passado, o presente e o futuro do marxismo numa perspectiva crítica e revolucionária, mostrando como houve um processo histórico que provocou diversos revezes na expressão teórica do movimento revolucionário do proletariado. Steven Gouldner, por sua vez, mostra as mutações do marxismo e seus vínculos com as lutas de classes, o que explica as suas formas de desenvolvimento e suas deformações. Ambos apresentam uma perspectiva crítica da história do marxismo e realizam a crítica do pseudomarxismo expresso pela social-democracia e bolchevismo. É uma obra importante para entender a longa história do pensamento marxista.
    Show book
  • 2016 O ano do Golpe - cover

    2016 O ano do Golpe

    Thiago Rodrigues, Adriano de Freixo

    • 0
    • 0
    • 0
    Em 2016, como reflexo de uma situação que já havia se desenhado há algum tempo, um controverso processo de impeachment atinge o mandato da presidenta Dilma Rousseff. Os ensaios que compõem este volume, articulados por pensadores dos mais variados campos da reflexão, discutem a questão central que rodeia o cenário político brasileiro atual: não é só com tanques ou armas em punho que um golpe se cria.
    Show book
  • Marx e os Movimentos Sociais - cover

    Marx e os Movimentos Sociais

    Nildo Viana

    • 0
    • 0
    • 0
    O que Marx tem a dizer sobre movimentos sociais? Segundo alguns, nada. Para outros, teria apenas uma contribuição para a discussão sobre o movimento operário ou então limitada ao século 19. Um conjunto de intérpretes atribui a ele certas considerações sobre os movimentos sociais que seria sua suposta contribuição. A perspectiva da presente obra é distinta: Marx oferece diversas contribuições para uma teoria dos movimentos sociais, desde a metodológica, passando pela teoria da história e do capitalismo, até chegar a alguns apontamentos mais diretos sobre grupos sociais que são base de movimentos sociais. A conclusão é a de que Marx oferece uma inestimável contribuição para a teoria dos movimentos sociais e precisa ser resgatada para fazer avançar tal teoria.
    Show book
  • Os engenheiros do caos - Como as fake news as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio medo e influenciar eleições - cover

    Os engenheiros do caos - Como as...

    Giuliano da Empoli

    • 0
    • 0
    • 0
    "Uma mentira pode dar a volta ao mundo no mesmo tempo que a verdade leva para calçar seus sapatos."Mark TwainAos olhos dos seus eleitores, as deficiências dos líderes populistas se transformam em qualidades, sua inexperiência demonstra que não pertencem ao círculo da "velha política", e sua incompetência é uma garantia da sua autenticidade. As tensões que causam em nível internacional são vistas como mostras de sua independência, e as fake News, marca inequívoca de sua propaganda, evidenciam sua liberdade de pensamento.No mundo de Donald Trump, Boris Johnson, Matteo Salvini e Jair Bolsonaro, cada dia traz sua própria gafe, sua própria polêmica, seu próprio golpe brilhante. No entanto, por trás das manifestações desenfreadas do carnaval populista, está o trabalho árduo de ideólogos e, cada vez mais, de cientistas e especialistas do Big Data, sem os quais esses líderes nunca teriam chegado ao poder.É o retrato desses engenheiros do caos que Giuliano da Empoli nos apresenta, através de uma investigação ampla e contundente que vai muito além do caso Cambridge Analytica e remonta ao início dos anos 2000, quando o movimento populista global, hoje em pleno curso, dava seus primeiros passos na Itália.O resultado é uma galeria de personagens variados, quase todos desconhecidos do público em geral, mas que vêm mudando as regras do jogo político e a face das nossas sociedades.
    Show book
  • O Significado da Comuna de Paris - cover

    O Significado da Comuna de Paris

    Attila Kotányi, Nildo Viana,...

    • 0
    • 0
    • 0
    Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista buscam, a partir de suas concepções, interpretar a Comuna de Paris. A Comuna foi uma “festa”, afirmam eles. Assim, a partir da crítica da vida cotidiana, eles analisam a experiência comunarda. Nildo Viana realiza uma análise crítica das duas interpretações, extremamente semelhantes. Marcus Vinicius Conceição, por sua vez, aborda a questão do plágio e polêmica entre o sociólogo e os situacionistas. Os textos trazem elementos analíticos da Comuna de Paris, análise das interpretações sobre essa experiência revolucionária, análise das posições e polêmica entre Lefebvre e situacionistas.
    Show book