Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Marx e os Movimentos Sociais - cover

Marx e os Movimentos Sociais

Nildo Viana

Publisher: Edições Enfrentamento

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O que Marx tem a dizer sobre movimentos sociais? Segundo alguns, nada. Para outros, teria apenas uma contribuição para a discussão sobre o movimento operário ou então limitada ao século 19. Um conjunto de intérpretes atribui a ele certas considerações sobre os movimentos sociais que seria sua suposta contribuição. A perspectiva da presente obra é distinta: Marx oferece diversas contribuições para uma teoria dos movimentos sociais, desde a metodológica, passando pela teoria da história e do capitalismo, até chegar a alguns apontamentos mais diretos sobre grupos sociais que são base de movimentos sociais. A conclusão é a de que Marx oferece uma inestimável contribuição para a teoria dos movimentos sociais e precisa ser resgatada para fazer avançar tal teoria.

Other books that might interest you

  • Educação saúde e diversidade: pesquisas & práticas de ensino - cover

    Educação saúde e diversidade:...

    Paulo Pires De Queiroz

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra, que inaugura a Coleção NESED, reúne uma grande diversidade de pontos de vistas sobre a educação, a saúde e a diversidade, colocando à disposição do leitor uma significativa reflexão para pensar esses campos no contexto da educação brasileira. Este livro carrega potência para pensar desafios no campo da educação em saúde, ecoando vozes, ideias, pensamentos e reflexões plurais, desafiando aqueles preocupados com as verdades, com as certezas a manejarem outros fios para além dos métodos rígidos nas práticas de ensino, afrontando as negatividades e as tristezas que tendem a insistir nos processos educativos. Podendo ser lido como blocos de experimentações ou de afecções, pois cada escritura está aberta, cada lauda da obra pode ser uma janela, uma porta, um meio, um entre-lugar, ou seja, passagens que estão mergulhadas no cultivo do dissenso e não no consenso para se pensar outras formas, vivenciar outras maneiras, proliferar outros espaços no ensino, na saúde e na diversidade que sejam abertos à vida, à criação e à leveza do pensamento construtivo e criativo.
    Show book
  • A favor de Althusser - revolução e ruptura na Teoria - cover

    A favor de Althusser - revolução...

    Luiz Eduardo Motta

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro tem como objetivo resgatar a polêmica obra de Louis Althusser na qual foi marcada por uma leitura renovadora na teoria marxista. A sua leitura inovadora da obra de Marx marcou-se pela defesa de que o marxismo representa um novo campo de conhecimento que rompia com o pensamento moderno ao constituir novos conceitos que têm como centro as lutas de classes e as contradições, além de demarcar uma nova radicalidade política.
    Show book
  • Soldado - cover

    Soldado

    Helena Lima, Thiago ...

    • 0
    • 0
    • 0
    Quantos sonhos cabem num homem?
    
    Por que um homem faz da rua a sua casa, o seu casulo e atravessa o olhar de um menino?
    
    Os meninos possuem olhos de ver e o homem que mora na calçada, invisível para tantos, desperta a curiosidade do menino.
    
    Esse homem, a quem o menino chama de Soldado, é capaz de inventar a felicidade com nada.
    
    E o menino, como se a felicidade fosse uma nuvem, ajuda o homem a construir seus sonhos:
    
    Uma camisa, um perfume, uma viagem, um amor.
    
    Mas, em troca, aprende a mexer nos mecanismos do tempo, a enxergar beleza em todos os lugares.
    Show book
  • Fora da caixa - a violência contra a diversidade sexual e de gênero na educação - cover

    Fora da caixa - a violência...

    Moisés Santos De Menezes

    • 0
    • 0
    • 0
    O autor parte de importantes inquietações acerca do universo educacional frente às temáticas de gênero, de orientação sexual, e ainda trata da questão da violência contra a população LGBT. Essa inquietude levou tanto à exposição das pesquisas, quanto à apresentação de soluções que apontam caminhos e itinerários possíveis para trabalhar essas temáticas em sala de aula. Desse modo, o Fora da Caixa mostra que tanto os dados quantos as análises também precisam sair da caixa acadêmica, e fazer sentido junto com o professor e o aluno no ambiente escolar. Assim, com intuito de alcançar diferentes professores e diferentes espaços educacionais, o autor recorre a uma linguagem e um formato mais didáticos para a discussão acerca da temática.
    Show book
  • Mensageira de Sonhos - A história de uma Editora - cover

    Mensageira de Sonhos - A...

    Waldir Pedro

    • 0
    • 0
    • 0
    Os livros que nos trazem asas
    
    Não é para qualquer uma!
    
    Crescer com sabedoria e tendo o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de todos e todas nós, construindo pontes, ampliando saberes, vasculhando as nossas incertezas, abrindo as nossas gaiolas internas e nos permitindo aprender sempre mais, é para poucas. Estou falando de uma editora que, por meio dos livros, traz em sua essência essa missão. Estou falando da Wak Editora. Ultrapassar duas décadas vendendo livros precisa ter coragem, a mesma que a criança tem quando sonha e os guarda dentro da esperança.
    
    A esperança que levou o menino de São Vicente para o Rio de Janeiro e o faz produzir asas que, em forma de páginas, contribui para outros voos, como os dele.
    
    Estar ao lado da educação, formando por meio das suas obras profissionais das mais diferentes áreas do saber, é um privilégio que foi possível graças a esse menino, hoje filósofo e editor, mas também um dos sócios da Wak Editora, Waldir Pedro, que tem no seu ofício diário as palavras que formam pessoas, voam alto e alcançam a alma da gente em forma de livros… os livros que nos trazem asas para que possamos voar.
    
    Em meu nome e de todos os autores e todas as autoras, orgulho-me de estar nesta casa, em uma relação de afeto, confiança e parceria, que se estende a toda a equipe que constrói e soma junto. Como as gaivotas que voam juntas para que uma se beneficie do vento das asas da outra, em uma cooperação para que tudo flua como a sabedoria dos livros, este é o ofício diário da Wak Editora.
    Show book
  • História do Povo Judeu - Parte 2 - cover

    História do Povo Judeu - Parte 2

    Rabino Shimon Brandt

    • 0
    • 0
    • 0
    Nesse segundo encontro, abordamos com o teatro medieval, anti-aristotélico em sua essência. A resistência dos cristãos ao teatro e posteriormente o surgimento de um teatro litúrgico caracterizado pelos Autos.
    Show book