Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A PROVA CIVIL - Parte Geral – O Conceito Jurídico da Prova - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

A PROVA CIVIL - Parte Geral – O Conceito Jurídico da Prova

Francesco Carnelutti

Publisher: Pillares

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Quando Carnelutti, na idade de trinta e seis anos, publicou em 1915 (ano de sua ascensão à cátedra processualística paduana) a Prova civil, tinha nas costas uma breve experiência como civilista, iniciada em 1903 com os estudos em matéria de infortúnios no trabalho (depois recolhidos nos dois volumes de 1913 e 1914) e continuada, a partir de 1909, com estudos de direito do trabalho e de direito comercial e industrial, que lhe valeram o encargo à Bocconi antes e a cátedra de Catania depois. Podemos pedir, a nós mesmos, portanto, por quais vias Carnelutti tenha atracado num estudo rigorosamente processualístico da prova civil, um tema por ele tocado de leve somente em algumas notas de jurisprudência sobre a forma escrita dos contratos (Riv. dir. comm., 1909, II, 580; 1911, II, 616) e sobre o ônus da prova da novidade da marca (aí, 1914, II, 439). A resposta a dá o próprio Carnelutti no prefácio da primeira edição da Prova civil, onde indica como “um aspecto saliente do progresso da teoria geral do direito o trabalhoso processo de desintegração do fenômeno jurídico substancial das formas de sua realização judiciária”. Enquanto tal evolução – ele afirma – está muito avançada “sobre o ponto da distinção entre ação e direito subjetivo”, diversamente estão as coisas “sobre a linha que separa a existência do direito da sua prova”, e os confirmam institutos como aquele “do ônus da prova ou o outro da forma documental do negócio, cuja teoria apresenta ainda um amálgama tão compacto de elementos substanciais e de elementos processuais que se deve reconhecer que aqui a respectiva autonomia das duas ordens jurídicas não é ainda madura”.
Available since: 07/28/2016.

Other books that might interest you

  • Psicologia sombria - Como observar manipuladores e psicopatas - cover

    Psicologia sombria - Como...

    Amanda Grapes

    • 0
    • 0
    • 0
    Psicopatas e sociopatas estão em toda parte em nossa sociedade. Você pode não perceber, mas eles estão lá fora. As chances são de que você conhece alguém que é sociopata e nem mesmo conhece. 
      
    Então qual é a diferença? 
      
    Como eles se comparam? 
      
    E eles são todos perigosos? 
      
    Além de responder a essas perguntas, também examinaremos outros tópicos relacionados à manipulação. Por exemplo, aprofundaremos em como ver se alguém está manipulando você ou quais táticas de vendas as pessoas usam para fazer você comprar alguma coisa. Todas essas coisas serão úteis quando você tentar entender melhor a psique humana.
    Show book
  • Karl Korsch e o Marxismo - cover

    Karl Korsch e o Marxismo

    Paul Mattick

    • 0
    • 0
    • 0
    O presente livro reúne ensaios de Paul Mattick sobre Karl Korsch. Korsch foi um dos mais importantes pensadores marxistas do século 20. Autor de obras fundamentais como Marxismo e Filosofia e Karl Marx, foi um dos principais representantes teóricos do comunismo de conselhos. Paul Mattick apresenta alguns textos sobre a obra de Korsch, resgatando seu pensamento e trazendo elementos de sua biografia que contribuem para entender sua formação e desenvolvimento intelectual, bem como sua contribuição ao marxismo. E, nesse contexto, ele traz as discussões de Korsch não só sobre marxismo, mas sobre a Revolução Russa, a filosofia, a revolução social, entre outros temas que foram abordados pelo marxista alemão. Paul Mattick, um representante mais jovem do comunismo de conselhos, é um pensador ideal para retomar o pensamento de Korsch e sua contribuição ao marxismo.
    Show book
  • Caledônia: exuberância glamour e tragédias - Histórias reais e “causos” de Nova Friburgo - cover

    Caledônia: exuberância glamour e...

    Clebio Schuenck

    • 0
    • 0
    • 0
    Numa miscelânea de palavras, de história, de acontecimentos, Clébio constrói seu livro e nos traz uma deliciosa, nostálgica e saudosa leitura. Pois narra traços e fatos de uma época de Nova Friburgo, na ótica da Região Rural do Distrito de Campo do Coelho. Ele fala das pessoas, das famílias, dos costumes e cotidiano de uma gente trabalhadora e de cultura marcante de uma época. E isso tudo se funde com a história de Nova Friburgo. É instigante ler cada linha desse livro e imaginar como as coisas ocorreram e aconteceram. Ou seja, como digo, me idealizei vivendo os momentos narrados.
    Show book
  • Assim Nasceu uma Língua - Sobre as Origens do Português - cover

    Assim Nasceu uma Língua - Sobre...

    Fernando Venâncio

    • 0
    • 0
    • 0
    Fernando Venâncio conta-nos a história da língua portuguesa com paixão, elegância e um fino humor. Com rigor e precisão de paleontólogo, Fernando Venâncio começa no primeiro gemido da nossa língua, que remonta há séculos, tão distantes que Portugal ainda nem existia, passando pelos primeiros escritos, até à fala contemporânea que ainda hoje conserva registos, em estado fóssil, dessa movimentação primordial. Máquina do tempo que nos permite recuar à época em que o idioma se formou, Assim Nasceu Uma Língua faz-nos peregrinos numa caminhada que toca a língua galega ou o português brasileiro, evidenciando as profundas derivas que deram forma ao nosso idioma, a que Fernando Venâncio chama «um idioma em circuito aberto».
    Show book
  • O Sorriso do Leão - cover

    O Sorriso do Leão

    Leonardo Garzaro

    • 0
    • 0
    • 0
    Sem dúvida alguma, aquele foi o pior dia da vida de Frederico Alberto Valente. Em seus doze anos de vida, nunca passara por um momento tão constrangedor: quando um pombo pousou na janela da sala de aula, bem ao seu lado, tomado de pavor ele soltou um gritinho com a voz fina e toda a sala imediatamente se pôs a rir, apelidando-o de Pombo Valente.
    Show book
  • O abalo sísmico e outros abalos - cover

    O abalo sísmico e outros abalos

    Flávio Cordeiro

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro inaugural deste publicitário revela a  revela a depuração de anos de seu convívio com o fazer poético e de leitura dos mestres deste ofício. Sua poética é  construída em poemas curtos, enxutos, sem penduricalhos, carregada de figuras de linguagem e de palavras (tropos) a colorir a leitura com novidade. Segundo o poeta Paulo Maldonado, dois ecos ressoam deste livro: um explicito, de lutas marciais e culturas orientais, herança do samurai Leminski; e outro insinuante, como anseio pasargadiano de evasão, soprado por Manoel Bandeira, lá da Rua do Curvelo, na Lapa.
    Show book