Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
John Holloway: Regime de Acumulação Integral e o debate sobre como mudar o mundo sem tomar o poder - cover

John Holloway: Regime de Acumulação Integral e o debate sobre como mudar o mundo sem tomar o poder

Diego Marques

Publisher: Edições Enfrentamento

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

John Holloway ficou famoso ao publicar o seu livro Como mudar o mundo sem tomar o poder e sua obra teve repercussão numa época em que o zapatismo também tinha influência nos movimentos políticos, partidos e setores da intelectualidade. Diego Marques apresenta uma crítica importante ao livro e teses de Holloway, resgatando o contexto histórico e social em que vivemos, o regime de acumulação integral, apontando as similaridades entre Holloway e o pós-estruturalismo, bem como a crítica leninista deste autor, para mostrar uma outra concepção crítica. Esta obra contribui para conhecer a obra de Holloway e seus limites, bem como nos ajuda a superar o canto da sereia de discursos ambíguos.
Available since: 06/29/2020.

Other books that might interest you

  • 50 Anos de Teologias da Libertação - memória revisão perspectivas e desafios – Volume 1 - cover

    50 Anos de Teologias da...

    Edward Guimarães

    • 0
    • 0
    • 0
    O que significa o marco dos 50 anos de Teologia da Libertação? Esta teologia não começou com a publicação de livros. E o que se denomina como TdL sempre foi uma realidade plural e uma diversidade de posturas proféticas e libertadoras, de reflexões simultâneas que aos poucos foram se encontrando e reconhecendo traços comuns. Esse processo criativo será explicitado ao longo desta obra. É na alegria da fé que convidamos vocês a saborearem esse livro e assim fortalecermos nossa caminhada comum em uma fé profética e libertadora, para “estar sempre prontos/as a dar, a quem nos pedir, a razão da nossa esperança” (1 Pd 3, 15).Edward Guimarães, Emerson Sbardelotti e Marcelo Barros
    Show book
  • A sociedade do engenho - cover

    A sociedade do engenho

    Pop Stories, André João Antonil

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste texto, os textos selecionados de "Cultura e Opulência no Brasil", do cronista Antonil, apresentam o entorno do engenho, no que diz respeito às pessoas que constituíam sua sociedade. Citam-se, entre outras, os feitores, o mestre do açúcar, o purgador do açúcar, o caixeiro, os escravos e os familiares.
    Show book
  • 100 citações de Friedrich Nietzsche - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Friedrich...

    Friedrich Nietzsche

    • 0
    • 0
    • 0
    Nietzsche é uma figura importante da filosofia ocidental. A sua obra é radical, por vezes violenta, frequentemente irónica; fascina qualquer pessoa suficientemente ousada para mergulhar nela, exerceu uma profunda influência na história intelectual moderna, e abrange uma vasta gama de temas. Os escritos de Nietzsche fazem fronteira com a poética; os seus aforismos são particularmente conhecidos por transmitir toda a radicalidade do seu pensamento de uma forma intensa mas leve, por vezes divertida. Seleccionámos de si 150 das suas citações mais fascinantes, algumas das quais encontraram o seu caminho nas nossas expressões diárias; desfrute da intensidade da sua escrita, e atreva-se a olhar para o abismo com este novo e fascinante audiolivro.
    Show book
  • Eu e Outras Poesias - cover

    Eu e Outras Poesias

    Augusto dos Anjos

    • 0
    • 0
    • 0
    Augusto dos Anjos é um dos mais originais poetas brasileiros, e também um dos mais populares. Sua obra consiste, porém, em apenas um livro. "Eu" foi publicado ainda em vida do autor; outros poemas, publicados em periódicos ou inéditos, foram coligidos após sua morte e acrescentados ao volume organizado pelo autor, renomeado então "Eu e Outras Poesias". Aclamada pelo público e pela crítica, sua obra foi repudiada por muitos em sua época, e ainda causa estranheza, pela mistura de vocabulário coloquial e científico, pelos temas exacerbadamente macabros e pessimistas, pelo exagero sistemáticos na linguagem e no tratamento dos temas. Não obstante as controvérsias que cercam sua obra, muitos de seus versos caíram no uso popular, tais como "um urubu pousou em minha sorte", "a mão que afaga é a mesma que apedreja" e outros.  Esta é a gravação da obra completa de Augusto dos Anjos. (Sumário escrito por Leni)
    Show book
  • Capitalismo comunismo e o fim dos tempos - cover

    Capitalismo comunismo e o fim...

    Fernando H. De Marchi

    • 0
    • 0
    • 0
    O que é o comunismo? Como funciona o capitalismo? O objetivo deste livro é exercitar a consciência, trazendo à tona as argumentações mais incisivas, tanto dos capitalistas quanto dos comunistas; da direita e da esquerda; dos conservadores e dos progressistas. Para compreendermos melhor a extensão do problema, é preciso observar a verdadeira dimensão dessa guerra. De fato, vivemos uma história de luta entre as classes, como afirmou Karl Marx. Mas essa luta é muito maior. Constantemente, nos organizamos para duelar, seja nação contra nação ou uma torcida de futebol contra a outra. Observamos, ainda, lutas entre homens e mulheres, negros e brancos, religiosos e ateus. Mas também, vemos lutas de homens contra homens, mulheres contra mulheres, brancos contra brancos, negros contra negros, operários contra operários, comunistas contra comunistas, cristãos contra cristãos, patrão contra patrão, ricos contra ricos e pobres contra pobres. A guerra está em todos os lugares, até mesmo dentro dos lares. Temos duelos entre pais e filhos, marido e esposa, entre um irmão e o outro. A história humana não corresponde, apenas, à luta entre as classes, mas, sim, à luta entre humanos e humanos, cada um buscando os próprios interesses. O mais incrível é que a bíblia ensina que não é a guerra humana que deve ser o foco de atenção dos cristãos, mas, sim, a batalha espiritual. O objetivo deste livro é demostrar, de forma clara e didática, a partir de um embasamento racional, histórico e, principalmente, bíblico, onde, verdadeiramente, nos encontramos agora, neste momento histórico, único. Assim, poderemos compreender, exatamente, para onde estamos indo. Com esse intuito, a obra apresenta uma profunda análise da fé, crença, ideologia e doutrinação humana à luz da bíblia.
    Show book
  • Identidade dissidente - Temas para uma nova história do Brasil - cover

    Identidade dissidente - Temas...

    Edgard Leite

    • 0
    • 0
    • 0
    Em ‘Identidade dissidente’, Edgard Leite dá continuidade ao trabalho realizado em ‘Predadores’, em que aborda a história brasileira desde outro lado, resgatando fatos, contradições e ideias que, ao longo dos anos e devido a uma historiografia muitas vezes tendenciosa, permaneceram esquecidos. Um trabalho minucioso e uma tarefa árdua da qual o autor não se exime, mas enfrenta; assim como enfrenta certa tradição nos estudos históricos. Com uma escrita concisa, o autor desenvolve seus argumentos a partir da ideia de que, desde a revolução copernicana, a humanidade se voltou para a quantidade, em detrimento da qualidade. É justamente nesse mundo que emergirá o Brasil, uma vez que a chegada dos europeus se dará justamente no período em que os efeitos do giro copernicano instauram-se na Europa. Outro ponto importante para a compreensão da história brasileira será a laicização do Estado, que ganha força com o Iluminismo e tem na Revolução Francesa, sobretudo, o seu acontecimento mais agudo. Compreender a relação entre Estado e religião e, principalmente, a compreensão do conceito de espírito, será primordial para uma discussão acerca dos valores que moldam – ou deixam de moldar – uma sociedade. O livro termina com o evento de 1964, e o leitor certamente aguardará que o autor aborde, em livros vindouros, a continuação da história brasileira. Sempre com seu viés provocador e potente.
    Show book