Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
John Holloway: Regime de Acumulação Integral e o debate sobre como mudar o mundo sem tomar o poder - cover

John Holloway: Regime de Acumulação Integral e o debate sobre como mudar o mundo sem tomar o poder

Diego Marques

Publisher: Edições Enfrentamento

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

John Holloway ficou famoso ao publicar o seu livro Como mudar o mundo sem tomar o poder e sua obra teve repercussão numa época em que o zapatismo também tinha influência nos movimentos políticos, partidos e setores da intelectualidade. Diego Marques apresenta uma crítica importante ao livro e teses de Holloway, resgatando o contexto histórico e social em que vivemos, o regime de acumulação integral, apontando as similaridades entre Holloway e o pós-estruturalismo, bem como a crítica leninista deste autor, para mostrar uma outra concepção crítica. Esta obra contribui para conhecer a obra de Holloway e seus limites, bem como nos ajuda a superar o canto da sereia de discursos ambíguos.

Other books that might interest you

  • Manual do Candidato às Eleições - cover

    Manual do Candidato às Eleições

    Geraldo Tadeu Moreira Monteiro

    • 0
    • 0
    • 0
    A Democracia no Brasil, apesar de ainda jovem, já ostenta uma larga experiência. Em pouco menos de 30 anos, já passamos por nada menos que 14 eleições nacionais e municipais, um referendo e um plebiscito. Considerando os segundos turnos das eleições regionais e municipais, muitos de nós já comparecemos pelo menos 32 vezes às seções eleitorais para manifestarmos nosso voto. Neste período cresceram exponencialmente nosso eleitorado, o número de candidatos em todos os níveis, o número de partidos políticos, bem como o número de eleitores filiados a alguma dessas legendas. Por outro lado, claro, multiplicaram-se também os problemas, como os abusos do poder político e do poder econômico nas campanhas eleitorais e a excessiva judicialização das eleições. Mas, estes problemas têm sido enfrentados com o fortalecimento da Justiça Eleitoral e com novas leis, mais rígidas, para coibir os excessos na luta pelo voto popular, tais como a Lei da Ficha Limpa e a proibição de doações eleitorais por empresas privadas. O leitor encontrará nesta 2ª edição do Manual, o mais completo guia disponível na literatura brasileira para o seguro e responsável ingresso na vida pública. O autor aborda, em sete passos, todos os aspectos envolvidos em uma candidatura a um cargo eletivo, situando-a no contexto da vida política nacional e no respeito às regras e às instituições política democráticas.
    Show book
  • Excelências Bandidas - O Império da Corrupção no Brasil - cover

    Excelências Bandidas - O Império...

    Cloves Alves De Souza

    • 0
    • 7
    • 0
    Para modernizar a Administração Pública é preciso combater com eficácia a corrupção (fruto direto de um Estado paralisado e jurássico), reduzir os cargos comissionados, reformar a legislação (será que não chegou a hora de se repensar a Constituição de 1988, rever o pacto federativo na distribuição e arrecadação de recursos, propor uma nova Assembleia Constituinte?), regular e fiscalizar as instituições do governo.
    Destacamos os motivos para o problema da ineficiência dos serviços públicos e o sofrível desempenho da gestão pública. Depois dessas reformas, a população pode ter garantia de serviços públicos eficientes como saúde, educação e segurança, e ter a tranquilidade de exercer com plenitude a cidadania.
    Show book
  • Representação política e cidadania no espaço da lusofonia (séculos XIX e XX) - cover

    Representação política e...

    Isabel Corrêa Da Silva, Cláudia...

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste volume a ideia de representação política é abordada nas suas várias dimensões, tanto no sentido teórico como empírico, e por uma variedade de perspectivas disciplinares que vão da História à Ciência Política. Abarcando uma espacialidade que se estende do Brasil a Moçambique, os contributos aqui reunidos são trabalhos de síntese de investigação já consolidada sobre o tema, mas também resultados e reflexões de pesquisa nova, decorrente de teses de doutoramento e de mestrado recentemente terminadas.
    Show book
  • Paul Mattick e o Comunismo de Conselhos - cover

    Paul Mattick e o Comunismo de...

    Cláudio Pozzoli

    • 0
    • 0
    • 0
    Cláudio Pozzoli apresenta uma introdução ao pensamento e biografia de Paul Mattick e destaca alguns elementos de sua teoria das crises do capitalismo, bem como o contextualiza no âmbito da sua corrente política, o comunismo de conselhos. O prefácio de Marcus Gomes enriquece a obra ao trazer mais elementos e indicações bibliográficas, bem como pela crítica da interpretação de Pozzoli. Obra importante para quem quer conhecer a obra de Paul Mattick, um dos mais importantes pensadores marxistas, ou tem interesse em conhecer o comunismo de conselhos.
    Show book
  • Uma nova polícia em ascensão no Brasil - Experiências das guardas civis municipais do Grande ACBDMR - cover

    Uma nova polícia em ascensão no...

    Oséias Francisco Da Silva

    • 0
    • 0
    • 0
    As guardas civis municipais são órgãos constituintes da segurança pública desde sua previsão no parágrafo 8º do artigo 144 da Constituição Federal, ganhando força com a Lei Federal 13.022/2014, que regulamentou de maneira a expandir e clarificar suas competências gerais e específicas, e a Lei Federal 13.675/2018, que criou o Sistema Único de Segurança Pública, reservou um espaço destacado para as guardas municipais e estabeleceu o entendimento legal que segurança pública é dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Soma-se a isso o clamor social que colocou a segurança como uma das principais prioridades nas agendas públicas e institucionais. Os municípios são a realidade concreta e efetiva de onde as pessoas vivem, convivem e demandam aos prefeitos e vereadores, e deles esperam que suas reivindicações sejam atendidas. Nesse contexto, as guardas municipais ganham cada vez mais relevância e uma nova polícia se estabelece no cenário da segurança pública.
    A pesquisa demonstrada neste livro aborda, de forma pioneira, o impacto da Lei Federal 13.022/2014, Estatuto Geral das Guardas Municipais, uma norma que regulamentou as competências gerais e específicas desses importantes órgãos da segurança pública. Atento estudioso da matéria, o autor desta obra, com sua larga experiência profissional e militância, vai a campo pesquisar diretamente com os operadores e gestores da segurança pública municipal o impacto da nova legislação do ponto de vista institucional e profissional. O resultado da pesquisa é apresentado no livro juntamente com uma ampla discussão sobre o lugar das guardas municipais no sistema de segurança pública. A pesquisa vai revelar as possibilidades do surgimento ou fortalecimento de uma nova polícia ou a manutenção de um modelo que assimilou características de outra instituição e as reproduz. No momento em que se discute a segurança pública no País, principalmente em virtude dos altíssimos índices de homicídios e baixíssima resolução dos inquéritos criminais, somados às críticas na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros das instituições, este livro ganha maior relevância. A obra traz uma importante contribuição ao debate quando não apenas se dedica a problematizar e desvelar características fundamentais das guardas municipais, mas, sobretudo, pelas propostas apresentadas para aperfeiçoamento, fortalecimento e desenvolvimento dessas corporações que se tornaram imprescindíveis para as cidades e para os cidadãos brasileiros. Boa leitura!
    Show book
  • Em Preto e Branco - cover

    Em Preto e Branco

    José Ribamar Garcia

    • 0
    • 0
    • 0
    Romance ágil, moderno e fiel e que explora episódios que marcaram a vida do povo brasileiro, como o governo Carlos Lacerda, o golpe de 64 e sua violência desmedida contra a Constituição, o AI-5, a ditadura ampla e irrestrita, a tortura e a censura a toda e qualquer manifestação artística e cultural.
    Show book