Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Refracção - cover

Refracção

Rui Teixeira Motta

Publisher: Editora Gato-Bravo

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Nas palavras do prefaciador desta obra, António Carlos Cortez, a poesia de Rui Teixeira Motta é uma poesia de imagens eis que o autor parte, não raro, de visões que procedem dum banal que todos vemos, mas que o poeta é capaz de olhar e reconduzir a um nível de significação que, sem a sua arte, estaria perdido. Os versos que encontramos neste livro Refracção — o terceiro volume da colecção Claro Enigma — falam-nos do âmago da poesia, do seu dom. Através deles o poeta explora os detalhes da humanidade, desconstruindo-os e tornando-os belos. Fala-nos de realidades intermédias, da morte, do amor e de pernas de mulher, isto é, de tudo o que o envolve e de tudo o que um poeta pode e deve falar, se assim o entender. Rui Teixeira Motta entende-o bem e partilha-o connosco neste seu livro em que a realidade é filtrada e refletida pela poesia. Neste livro, como dito, o poeta debate-se com uma realidade estilhaçada e busca na poesia o negativo da realidade. O autor, depois de um grande hiato de sua produção, prova, com este seu novo livro, o regresso à poesia, a casa em que sempre guardou as suas palavras, percorrendo-lhe os corredores e espaços, o visível e o invisível de uma aventura — a da própria vida.
Available since: 07/27/2021.

Other books that might interest you

  • Flores de Inverno - cover

    Flores de Inverno

    Filipa Amaral

    • 0
    • 0
    • 0
    É sobre a beleza resiliente, sobre a intensa resistência que conforma a vida, que Filipa Amaral escreve em "Flores de Inverno". Nasce entre as suas poesias um manifesto contra a desumanização provocada pela exaustão e a ignorância e, simultaneamente, um apelo ao que de belo permanece entre nós. Ante o questionamento e reflexão exigidos por cada um dos seus textos, a poeta apresenta-nos a busca pelo que é estável e perene num mundo dominado pela efemeridade e azáfama. Em 76 poemas livres, Filipa Amaral fala-nos "dos sorrisos francos, mãos generosas, esperanças grandes" numa exploração da sua maneira de ver, sentir e dizer. Presta homenagem aos "homens francos" que "dançam ao sol e ouvem música nos ares que cada vez mais poucos escutam". E evoca a coragem de permanecer, em nós, as flores resilientes que enfrentam e superam o mais inóspito inverno.
    Show book
  • Muitos caminhos uma opção - cover

    Muitos caminhos uma opção

    Eguiberto Gil Neto

    • 0
    • 0
    • 0
    Quem curte ler poesias não pode perder essa indicação de livro. Muitos caminhos - uma opção é uma obra singela, com palavras que motivam a continuar a leitura e sentir a mensagem que cada verso transmite.Eguiberto Gil Neto deixa transpirar seus sentimentos por meio de cada estrofe, como se compartilhasse com cada leitor os sentimentos que povoam sua mente no instante da escrita.Muitos caminhos é uma obra prima, um livro carregado de significados para o autor, que envolve todos que leem suas palavras.É possível em cada linha e em cada verso sentir o momento do autor, o pensar de cada palavra. Isso faz o leitor refletir: que sentimento tomava sua mente neste momento de escrita?Mais do que versos, as poesias são a expressão de sentimentos: saudade, respeito, carinho e amor incondicional – principalmente pela família.FAMÍLIA... Talvez seja a palavra que define o sentido que Eguiberto no faz buscar na sequência de cada página virada.Como isso acontece? Só lendo que poderemos perceber que essa sensação é individual e que cada um sentirá a sua.Então, tenha uma boa leitura e que se encontre com os sentimentos aqui registrados, que encontre seu CAMINHO.
    Show book
  • Sonetos - Poemas de Amor - cover

    Sonetos - Poemas de Amor

    Luís Vaz de Camões

    • 0
    • 0
    • 0
    Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 10 de Junho de 1580) é frequentemente considerado como o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade. O seu gênio é comparável ao de Virgílio, Dante, Cervantes ou Shakespeare. A obra lírica de Camões foi publicada como "Rimas", não havendo acordo entre os diferentes editores quanto ao número de sonetos escritos pelo poeta e quanto à autoria de algumas das peças líricas. Alguns dos seus sonetos, como o conhecido "Amor é fogo que arde sem se ver", pela ousada utilização dos paradoxos, prenunciam o Barroco.  Nesta coleção, apresentamos uma recolha de Sonetos de Camões cujo tema é o amor. (Sumário adaptado da Wikipedia por Leni)
    Show book
  • Éter - cover

    Éter

    Sandra Santos

    • 0
    • 0
    • 0
    Herdeira de uma tradição que vai de Luís Vaz de Camões, Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa a autores como Herberto Helder, a voz da poeta portuguesa Sandra Santos emerge nos horizontes literários do Brasil, Peru e México como uma expressão universal, a da viagem e do conhecimento de um mundo interior infinito. O seu primeiro livro de poesia, 'Éter', foi selecionado por um programa de apoio à edição e tradução do Instituto Camões e da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) para ser publicado em português e espanhol. Tendo em conta que Portugal é o país convidado da FIL Guadalajara 2018, o livro de poesia 'Éter' terá uma edição bilíngue, com ilustrações de uma artista espanhola, no Peru, na Cascahuesos Editores, e no México, na Ediciones Eternos Malabares. Já no Brasil, será publicado pela Editora Jaguatirica, dentro da coleção Lusofonia. Esta série dá a conhecer ao público brasileiro a escrita de vários autores portugueses contemporâneos.
    Show book
  • Tempoesia - cover

    Tempoesia

    Marcelo Aceti

    • 0
    • 0
    • 0
    Tem tempo, Tempoesia...Lançado em setembro de 2010 pela Litteris Editora, Tempoesia foi o livro de estreia do escritor, músico e poeta Marcelo Aceti, autor de 'sete palavras sobre nada... ou quase tudo!' e do romance 'P.S. eu te amo'. Como homenagem ao seu trabalho e como um marco em sua trajetória, seu primeiro livro acaba de ganhar esta EDIÇÃO COMEMORATIVA para celebrar os dez anos de sua publicação.
    Show book
  • Instantes - Sentimentos traduzidos em versos - cover

    Instantes - Sentimentos...

    Crisiane Carvalho

    • 0
    • 1
    • 0
    Instantes é uma obra para ler, sonhar, refletir e se emocionar. São sentimentos traduzidos em versos que falam de vivências permeadas pelo amor, a amizade e a tão sonhada felicidade. Versos que tocam fundo o nosso coração e que despertam emoções. Um livro que fala também da natureza, de lugares e momentos que fazem a vida se tornar mais bela.  Suas páginas trazem poemas escritos por uma mulher que é esposa, mãe, professora e dona de casa, apaixonada pela vida e com grande fascínio pela arte de escrever.
    Show book