Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Larva - cover

Larva

Rodrigo Rosa

Publisher: CORDEL D' PRATA

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Larva é, como sugere o título, uma obra embrionária. Um livro que prepara a génese de uma nova forma de expressão poética e de fruição da vida. Nas suas páginas, a paisagem das grandes cidades e das aldeias portuguesas fundem-se para criar imagens vigorosas e inovadoras. Cada verso afigura-se como resultado de uma síntese das experiências mais corriqueiras e imediatas, às quais se imprime uma visão inquieta e singular, suficiente para revolver as camadas mais profundas do quotidiano. É neste ritmo ágil e arrebatador que os poemas desta coletânea se sucedem, transfigurados numa beleza concreta e real, mas sempre imprevista, de tal modo que, ao fim do percurso, o leitor, segundo a etimologia da palavra-título, é levado a compreender que, diante da multiplicidade de um mundo fragmentado e em ruínas, é ele verdadeiramente o único capaz de resgatar aquilo que é oculto, o único capaz de conferir à sua própria existência um sentido.
 
Available since: 12/14/2021.

Other books that might interest you

  • Vamos Ler! - Um Cânone para o Leitor Relutante - cover

    Vamos Ler! - Um Cânone para o...

    Eugénio Lisboa

    • 0
    • 0
    • 0
    Eugénio Lisboa propõe-nos um pequeno cânone da literatura portuguesa: os 50 livros e os 35 autores que todos, sobretudo leitores relutantes, deviam ler. Vamos Ler! Um Cânone para um Leitor Relutante é um convite sedutor à aventura e ao prazer da leitura. O autor explica: «Entre nós, parece haver o culto, de um snobismo provinciano, da “dificuldade”, do “aborrecido”, do “opaco”, da “circunvolução”, do “arrebicado”, do “complicado”, que confundem com o “complexo”.» Contra esse snobismo e contra a chatice, Eugénio Lisboa escolhe livros que vão encantar os seus leitores, abrir-lhes portas e iluminar realidades. Eis o princípio que guia este livro: «A leitura é, para os grandes leitores, um prazer, uma instrução e uma terapêutica… não há dúvida de que a grande literatura nos abre grandes e novas perspectivas sobre o mundo em que vivemos: fala-nos de lugares e de pessoas, de ideias e de emoções, de conflitos humanos e de aventuras que nos enriquecem.»
    Show book
  • Esaú e Jacó - cover

    Esaú e Jacó

    Joaquim Maria Machado de Assis

    • 0
    • 0
    • 0
    Esaú e Jacó é o penúltimo livro de Machado de Assis, lançado em 1904. No título do livro, o autor remete à contrariedade entre os irmãos Esaú e Jacó da narrativa bíblica, para servir de paralelo à história de vida dos irmãos Pedro e Paulo, filhos da alta burguesia carioca, que vivem a passagem do Brasil império para o Brasil república: Paulo se põe do lado dos republicanos, Pedro dos monarquistas. A contraposição de temperamento dos dois irmãos, assim como os constantes debates de opiniões por eles travados durante a narrativa, permitiu a Machado de Assis construir magistralmente um complexo quadro das contradições e conflitos ideológicos em jogo no Brasil pós-Independência. - Summary by F. V. Silva
    Show book
  • Um incêndio e Um dístico dois contos - cover

    Um incêndio e Um dístico dois...

    Machado de Assis

    • 0
    • 0
    • 0
    Duas deliciosas narrativas de Machados de Assis estão aqui reunidas. No conto "Um incêndio", o leitor encontra a história de B..., transmitida por Abel. B..., oficial da marinha inglesa que convalescia num hospital do Rio. Já em "Um dístico" o protagonista oscila entre atividades muito diferentes: porteiro de teatro, à noite, e irmão das almas, de dia; isto é, um vaivém do mundano ao sagrado.
    Show book
  • Vaporpunk - Relatos steampunk publicados sob as ordens das suas majestades - cover

    Vaporpunk - Relatos steampunk...

    Gerson Lodi-Ribeiro

    • 0
    • 0
    • 0
    Com força mundial, a estética steampunk vem angariando cada vez mais fãs brasileiros e portugueses. Seu apelo visual e o rico conteúdo inspirados no século XIX são o combustível certo para a produção de uma literatura que pode ser intensa, mas também descontraída. Descubra o que oito autores maquinaram nesse intricando conjunto de engrenagens que é a imaginação.O steampunk nasceu como um gênero literário, mas ganhou vida própria e dominou a moda e as artes plásticas, tornando-se cada vez mais conhecido. Se a cultura da era vitoriana virou inspiração para essa estética, em Vaporpunk – Relatos steampunk publicados sob as ordens de Suas Majestades, os organizadores Gerson Lodi-Ribeiro e Luis Filipe Silva imaginaram essa época tão distinta sob a ótica brasileira e portuguesa, repleta de inovações tecnológicas e acontecimentos inusitados.Com a presença de renomados autores da ficção especulativa dos dois países, Octavio Aragão, Flávio Medeiros, Eric Novello, Carlos Orsi e o próprio Gerson pelo Brasil Jorge Candeias, Yves Robert e João Ventura por Portugal a coletânea traz oito noveletas movidas a vapor, disputas políticas, personagens famosos e armas engenhosas.Tudo isso regado a muita aventura e surpresas, porque mais do que repensar o gênero, Vaporpunk é um convite para conhecer um mundo alternativo, e o que Brasil e Portugal poderiam ter sido com tamanhas novidades.
    Show book
  • Dublinenses - cover

    Dublinenses

    James Joyce, Editora Hedra

    • 0
    • 0
    • 0
    Nos quinze contos que compõem o livro, vemos o espírito de toda uma cidade no conjunto de seus cidadãos. As personagens que povoam essa Dublin são quase sempre marginalizadas e frívolas, marcadas pela frustração? jesuítas, mendigos, alcoólatras e artistas, que povoam velórios, pensões, cafés e comitês de província, declarando seus preconceitos de classe e revelando seus dramas pessoais. A experiência narrativa de Joyce adensa-se na direção da consciência de suas personagens, incluindo, misturando e confundindo os diversos gêneros do discurso e pontos de vista. Joyce seria um poeta do finito e da matéria, uma matéria de que a consciência busca se apropriar da forma mais completa possível. É um narrador da percepção sensível, cuja repetição, muitas vezes, como ocorre também em Proust, invade o presente como um bloco de sensação pregressa e memória.
    Show book
  • península A - ao acaso - cover

    península A - ao acaso

    Pop Stories, Eça de Queiroz

    • 0
    • 0
    • 0
    Verdadeira ode à Pensínsula Ibérica, este texto "A península", em algumas edições chamado apenas "Ao acaso", é uma reflexão sobre a produção artística, sobretudo literária, de Espanha e Portugal. Oriundo do livro "Prosas Bárbaras", nele o leitor encontra base interessante para entender as similaridades e diferenças nas artes dos dois países.
    Show book