Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Vamos Ler! - Um Cânone para o Leitor Relutante - cover

Vamos Ler! - Um Cânone para o Leitor Relutante

Eugénio Lisboa

Publisher: Guerra & Paz Editores

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Eugénio Lisboa propõe-nos um pequeno cânone da literatura portuguesa: os 50 livros e os 35 autores que todos, sobretudo leitores relutantes, deviam ler. Vamos Ler! Um Cânone para um Leitor Relutante é um convite sedutor à aventura e ao prazer da leitura. O autor explica: «Entre nós, parece haver o culto, de um snobismo provinciano, da “dificuldade”, do “aborrecido”, do “opaco”, da “circunvolução”, do “arrebicado”, do “complicado”, que confundem com o “complexo”.» Contra esse snobismo e contra a chatice, Eugénio Lisboa escolhe livros que vão encantar os seus leitores, abrir-lhes portas e iluminar realidades. Eis o princípio que guia este livro: «A leitura é, para os grandes leitores, um prazer, uma instrução e uma terapêutica… não há dúvida de que a grande literatura nos abre grandes e novas perspectivas sobre o mundo em que vivemos: fala-nos de lugares e de pessoas, de ideias e de emoções, de conflitos humanos e de aventuras que nos enriquecem.»

Other books that might interest you

  • Curso de Mitologia Egípcia: a Tradição e os Mistérios - cover

    Curso de Mitologia Egípcia: a...

    Viktor D. Salis

    • 0
    • 0
    • 0
    Temos razões para crer que a cultura do Egito antigo - em especial os mistérios egípcios - derivou-se de uma cultura anterior de onde também surgiram as tradições do oriente e do ocidente.Embora ainda retivesse a unidade inicial entre o mundo celestial e terreno, o Egito ainda permanecia no estágio “pós-dilúvio”.Assim sendo, apesar de sua reverência pelo passado, o Egito preservara o resíduo de uma cultura dotada da maior pureza numa relação com o passado na qual estava diante do esplendor que um dia fora.A tradição mítica conta que depois da época do Egito primordial - este é o mito da Atlântida - houve uma catástrofe sem precedentes e essa civilização foi destruída. A terra foi separada do céu e os símbolos e mistérios sagrados foram condenados e ignorados.Desde então os mistérios egípcios e sua iniciação buscam resgatar esta tradição eterna e multimilenar, além de reunir o sagrado ao profano.
    Show book
  • Coaching na mediação de família - cover

    Coaching na mediação de família

    Glorita Cajaty

    • 0
    • 0
    • 0
    ‘Coaching na mediação de família’ é um guia que aborda como o Coaching pode ser utilizado no contexto da mediação de conflitos familiares, ajudando pessoas a resolverem seus problemas de forma não adversarial e sem a necessidade de judicializar afetos e desejos. Preservando vínculos afetivos, aprimorando um diálogo eficaz e não-violento, o livro promove a cultura da pacificação de conflitos de família através de métodos autocompositivos, em uma área claramente interdisciplinar e que se encontra em franco desenvolvimento no Brasil. A autora Glorita Cajaty é advogada e psicóloga, trabalha com Coaching desde 2005, tem especialização em psicoterapia, programação neurolinguística e Gestalt-terapia além de habilidades específicas na promoção de autoconhecimento, autorrealização e empoderamento feminino. Neste livro, resultado de estudos e práticas da pós-graduação em mediação de conflitos com ênfase em família, a autora apresenta ferramentas que podem ser usadas, de forma integrada - seja por coachs, psicólogos, terapeutas, assistentes sociais, pedagogos, operadores do Direito, mediadores, ou mesmo mães, pais, avós, irmãos – auxiliando quem deseja encontrar novas formas para solucionar conflitos de relacionamento sem a necessidade de uma decisão judicial, que quase nunca representa os reais interesses dos envolvidos em conflitos de família.
    Show book
  • A Revolução Mundial - cover

    A Revolução Mundial

    Herman Gorter

    • 0
    • 0
    • 0
    A partir de 1917 o problema da revolução russa se entrelaça com o da revolução mundial. Esse tema esteve presente na discussão política das organizações políticas revolucionárias e progressistas em geral. Os bolcheviques e outros colocam o sucesso da revolução russa na dependência de uma revolução mundial, ou, pelo menos, na Alemanha. Gorter realiza uma análise crítica do significado da revolução russa e mostra o seu caráter burguês, bem como analisa suas condições, os erros dos bolchevistas, bem como suas possibilidades. Gorter apresenta uma análise internacional da situação da revolução russa e coloca a necessidade de uma nova internacional, a Internacional Comunista Operária, em oposição à III Internacional.
    Show book
  • Ensino de matemática: Reflexões vivências e convivências com a deficiência visual - cover

    Ensino de matemática: Reflexões...

    Jorge Brandão

    • 0
    • 0
    • 0
    Certa vez, ao contar histórias para um grupo de crianças, objetivando trabalhar argumentações lógicas e matemáticas, uma criança com deficiência visual perguntou após a leitura da história do Patinho Feio: Como um ganso (o Patinho Feio) nasceu de uma pata? E não parou por aí... O Lobo Mau da história da Chapeuzinho Vermelho é o mesmo da história dos Três Porquinhos? A imaginação é de grande valia para a introdução intuitiva de conceitos matemáticos. Eis o foco deste livro, apresentar algumas estratégias para a formação de alguns conceitos matemáticos (ênfase no ENSINO FUNDAMENTAL II).
    Show book
  • Soldado - cover

    Soldado

    Helena Lima, Thiago ...

    • 0
    • 0
    • 0
    Quantos sonhos cabem num homem?
    
    Por que um homem faz da rua a sua casa, o seu casulo e atravessa o olhar de um menino?
    
    Os meninos possuem olhos de ver e o homem que mora na calçada, invisível para tantos, desperta a curiosidade do menino.
    
    Esse homem, a quem o menino chama de Soldado, é capaz de inventar a felicidade com nada.
    
    E o menino, como se a felicidade fosse uma nuvem, ajuda o homem a construir seus sonhos:
    
    Uma camisa, um perfume, uma viagem, um amor.
    
    Mas, em troca, aprende a mexer nos mecanismos do tempo, a enxergar beleza em todos os lugares.
    Show book
  • Desafios interdisciplinares para a educação de crianças e adolescentes - cover

    Desafios interdisciplinares para...

    Marcelo Bonhemberger (Org.),...

    • 0
    • 0
    • 0
    A presente obra, de cunho interdisciplinar, apresenta aos leitores estudos sobre temas atuais do universo da criança e do adolescente, com enfoque nos ambientes escolar e social. 
    Muitas crianças precisam participar dos processos formativos e às vezes são impedidas pelas dificuldades de inclusão. Diante dessa realidade, os autores oferecem contribuições importantes para o processo de educação, sob a ótica das diversas áreas do conhecimento, as quais fortalecerão a atuação de pais, professores e demais pessoas interessadas na promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
    Show book