Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Vamos Ler! - Um Cânone para o Leitor Relutante - cover

Vamos Ler! - Um Cânone para o Leitor Relutante

Eugénio Lisboa

Publisher: Guerra & Paz Editores

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Eugénio Lisboa propõe-nos um pequeno cânone da literatura portuguesa: os 50 livros e os 35 autores que todos, sobretudo leitores relutantes, deviam ler. Vamos Ler! Um Cânone para um Leitor Relutante é um convite sedutor à aventura e ao prazer da leitura. O autor explica: «Entre nós, parece haver o culto, de um snobismo provinciano, da “dificuldade”, do “aborrecido”, do “opaco”, da “circunvolução”, do “arrebicado”, do “complicado”, que confundem com o “complexo”.» Contra esse snobismo e contra a chatice, Eugénio Lisboa escolhe livros que vão encantar os seus leitores, abrir-lhes portas e iluminar realidades. Eis o princípio que guia este livro: «A leitura é, para os grandes leitores, um prazer, uma instrução e uma terapêutica… não há dúvida de que a grande literatura nos abre grandes e novas perspectivas sobre o mundo em que vivemos: fala-nos de lugares e de pessoas, de ideias e de emoções, de conflitos humanos e de aventuras que nos enriquecem.»
Available since: 03/29/2020.

Other books that might interest you

  • fantástica história de Silvio Santos A (resumo) - cover

    fantástica história de Silvio...

    Arlindo Silva

    • 0
    • 0
    • 0
    Este produto é um resumo do livro original de mesmo título. A história de um menino comunicativo e de origem humilde que começou como camelô, e se tornou o melhor entre eles, conquistando o título de o maior comunicador do país, dono de um carisma que se mantém inabalável desde que assinou seu primeiro contrato como locutor, em 1954. Com sua habilidade inata para os negócios, fundou empresas em série até chegar, após sete décadas, a um conglomerado bilionário, o Grupo Silvio Santos, que engloba operações em diversas áreas, como a televisão, venda porta a porta e no varejo, hotel e capitalização. A Fantástica História de Silvio Santos é uma biografia única, inspiradora - quase uma autobiografia -, recheada de relatos pessoais narrados pelo próprio "dono do baú" e episódios deliciosos e emocionantes que mostram a coragem e ousadia assombrosas desse homem que ajudou a moldar a história da TV brasileira.
    Show book
  • 45 do primeiro tempo - o que o sabático me ensinou sobre propósito de vida e carreira - cover

    45 do primeiro tempo - o que o...

    Patrick Santos

    • 0
    • 0
    • 0
    Quantas vezes você já se questionou sobre o sentido do que está fazendo? Até que ponto o seu trabalho está alinhado ao seu propósito? É possível conciliar vida profissional e pessoal?Depois de 20 anos atuando como jornalista, dos quais cinco como executivo de comunicação e âncora de um dos programas políticos de maior audiência no rádio, o 3 em 1 na Jovem Pan, Patrick Santos resolveu dar vazão a esses e outros questionamentos.Em 45 do primeiro tempo, o autor revela a sensibilidade de um homem que decidiu se reinventar.Patrick Santos assumiu a responsabilidade de governar o próprio destino, tirou um ano sabático para refletir e mergulhou no autoconhecimento.Diferentemente do que acontece em uma partida de futebol, na vida não há um juiz para apitar o fim do primeiro tempo, com intervalo para analisar e rever táticas de jogo. Para Patrick Santos, coincidentemente, o apito aconteceu aos 45 anos de idade: hora em que resolveu descer ao vestiário.A obra é uma demonstração de coragem e abre portas para uma nova discussão. No período sabático, livros e viagens foram grandes companheiros que permitiram renovar a forma como o escritor enxergava a vida.Nesse tempo, Patrick também aproveitou para se aproximar da mãe e, em um capítulo emocionante, conta sobre quando conheceu o pai, aos quarenta anos. Criado pela avó, a quem não economiza as palavras de carinho, o autor relata, também, o quanto a ausência do pai marcou a sua vida: "Amadureci e me tornei um homem forte e destemido por fora, mas por dentro continuava o menino consumido por um vazio existencial sem tamanho. A ausência do meu pai me constituiu", descreve Patrick Santos."Na pausa do jornalista, nasceu um escritor. Nos dois vejo a mesma generosidade e a mesma coragem. Sugiro ao leitor que mergulhe nessas páginas com a mesma bravura do Patrick. Tenho a certeza de que cada um, a partir da trajetória do autor, sairá ao final mais conhecedor da própria história", escreve Vera Magalhães no prefácio da obra.O distanciamento da rotina fez com que Patrick conseguisse olhar para si e para a realidade sob um novo prisma. Ao contrário de muitas histórias de superação, o livro não fala de uma mudança radical de carreira, mostrando que é possível se reinventar e pensar em novos projetos na mesma área de atuação. "(...) pude conhecer uma estrada onde as inovações tecnológicas descortinam um novo mercado de trabalho, que já está a pleno vapor. É por ela que eu quero caminhar, aprendendo novas linguagens com os jovens do século XXI e compartilhando com eles o conhecimento que acumulei até aqui", escreve Patrick.Balanceando história profissional e pessoal, o autor traz às mãos do leitor páginas recheadas de questionamentos e lições que mostram a necessidade do hábito de refletir sobre a própria vida, além de estimular a mudança e o desenvolvimento pessoal. Agora, ele segue para o segundo tempo.
    Show book
  • João Bosco Galos de Briga - Som do Vinil entrevistas a Charles Gavin - cover

    João Bosco Galos de Briga - Som...

    Charles Gavin, João Bosco, Rildo...

    • 0
    • 0
    • 0
    O jeito de cantar remete à escola daqueles que inventam divisões rítmicas impensáveis e impossíves para suas melodias — pura ginga, manha, malandragem e por aí vamos... Seu estilo ao violão, estudado por músicos e acadêmicos do mundo todo, é uma singular combinação de técnica, criatividade e sabedoria que, em cada compasso, apresenta frases e batidas que só seu autor é capaz de tocar. Suas composições foram gravadas pelos maiores nomes da música brasileira - time ao qual seu uniu, desde sua estreia em LP. Estamos falando do grande João bosco. Este livro traz a íntegra das entrevistas de João, do produtor rildo Hora e do músico Guinga para o programa O Som do Vinil.
    Show book
  • Escolhas para a morte - cover

    Escolhas para a morte

    Stormie Omartian

    • 0
    • 0
    • 0
    Muitos anos antes de se tornar conhecida internacionalmente por seus livros sobre a eficácia da oração, Stormie Omartian vivia pelo avesso. Contudo, quando o desespero estava para cobrar seu preço mais alto, ela conheceu Jesus, uma experiência que transformou sua vida. Neste minilivro de testemunho, a autora conta o seu relato sobre a época da sua vida em que engravidou e decidiu por fazer um aborto.
    Show book
  • Escute Amor - cover

    Escute Amor

    Affonso Romano de Sant'Anna

    • 0
    • 0
    • 0
    O ator e dramaturgo Marcos Damigo faz a leitura destas 26 crônicas sobre o amor. O autor Affonso de Sant'anna ora flerta com o amor, ora observa suas sutilezas; às vezes, admira sua simplicidade, outras, deixa-se destroçar por sua tormenta. Para Affonso, pode ser o amor da espera ou o amor infeliz, pode ser o amor infiel ou o da mulher madura; pode ser o melhor — ou o pior — amor.
    Show book
  • Cozinha de afeto - Histórias e receitas de doze mulheres imigrantes no Brasil - cover

    Cozinha de afeto - Histórias e...

    Alexandra Gonsalez, Sonia Xavier

    • 0
    • 3
    • 0
    Há mais de um século o Brasil tem sido um porto seguro para imigrantes de todos os lugares do mundo. Na bagagem, eles trazem marcas profundas de sua cultura e da terra natal em um hábito singular: a culinária. Cozinha de Afeto - Receitas e aventuras de doze mulheres imigrantes no Brasil resgata receitas de família carregadas de carinho e saudades.  
    Vindas de Angola, Alemanha, Argentina, Colômbia, Etiópia, Espanha, Índia, Irã, Japão, Grécia, Itália e Ucrânia, doze mulheres contam a história de suas vidas por meio dos ingredientes e das memórias das refeições em família. Embora tenham raízes geográficas variadas e pertençam a culturas diferentes, essas imigrantes dividem uma característica comum: a paixão pelos aromas e sabores que marcaram suas vidas e a consequente dedicação em mantê-los nas suas mesas. Hoje com idades entre 30 e 80 anos, elas chegaram ao Brasil trazidas por razões diversas, em épocas distintas. Em seus relatos, compartilham sensações de estranhamento e as boas surpresas encontradas no país que as acolheu.
     Por meio da culinária, essas mulheres ajudam a escrever novos capítulos em nossa história, contribuindo na formação de um país multicultural, multirracial e com sabores inigualáveis. E dividem com os leitores de Cozinha de afeto os segredos de pratos como kurabie, borscht, empanadas vallunas e guisado de cordeiro com ervas frescas.
    Show book