Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Michel Foucault e o poder pastoral - cover

Michel Foucault e o poder pastoral

Luiz Alexandre Solano Rossi

Publisher: Editora Recriar

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Foucault e o poder pastoral é fruto do trabalho coletivo de pesquisadores e pesquisadoras de diferentes áreas do saber, especialmente dos campos da Filosofia, História e Teologia, que estudam a obra de Michel Foucault (1926-1984) e o cristianismo nas suas mais diversas expressões, exceção feita apenas ao primeiro capítulo, que é escrito por um filósofo que apenas estuda Foucault, mas cuja contribuição é a de nos introduzir no pensamento e temas do trabalho do intelectual francês. Esperamos que o livro que preparamos com tanto esmero e com a colaboração de distintas pessoas possa dispor de muitas, novas e diversificadas “ferramentas”, para usar a forma de expressão que Foucault gostava tanto, para que travemos muitas batalhas conceituais contra diferentes criações de “formas de vida de fascistas”!
Available since: 05/30/2022.

Other books that might interest you

  • Moradia Primeiro - novos paradigmas nas políticas públicas para a população de rua - cover

    Moradia Primeiro - novos...

    Rafael Lessa Vieira de Sá Menezes

    • 0
    • 0
    • 0
    O modelo Moradia Primeiro parte de um pressuposto elementar: quem "mora" na rua precisa de casa. Por isso, o atendimento às pessoas em tal situação deve começar pelo acesso à moradia digna. Trata-se de um meio adequado para atendimento a pessoas em situação de rua crônica, com problemas de saúde mental, deficiências físicas debilitantes ou que fazem uso abusivo de drogas. Isso facilita a atuação de outras políticas públicas voltadas a essas pessoas, além de efetivar o direito à moradia e favorecer a justiça distributiva. O Moradia Primeiro não é um modelo de atendimento universal, destinando-se às pessoas em situação de rua crônica. Porém, é desejável que os princípios e paradigmas que informam esse modelo possam influenciar positivamente políticas públicas para outros grupos de pessoas em situação de rua. A implementação do Moradia Primeiro pressupõe e implica a renovação de paradigmas nas políticas públicas para a população de rua, hoje pautadas por modelos progressivos, etapistas ou de tratamento primeiro. Tais modelos são contrários ao direito à moradia, contribuindo para um verdadeiro estado de coisas inconstitucional. Nesse sentido, alguns dos novos paradigmas que devem ser assumidos por tais políticas públicas são: fornecimento imediato de habitação; moradia incondicional e permanente; atendimento prioritário aos mais necessitados e não aos mais "aptos", superando assim a ideologia da "meritocracia habitacional"; escolha do usuário; e redução de danos.
    Show book
  • 100 citações para empreendedorismo - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações para...

    Various Various

    • 0
    • 0
    • 0
    Empreender! O caminho real para sair da escravatura e entrar no mundo. Mas como obter o que é preciso? Todos os segredos estão lá. Reforçar a sua vontade, desenvolver a sua motivação, autenticidade, liderança e eficiência: estas são as receitas para o sucesso. Estas 100 citações foram cuidadosamente seleccionadas a partir das palavras dos maiores empresários, para que possa beneficiar imediatamente das suas descobertas e ensinamentos. Não há necessidade de esperar para cometer erros; confie no que os maiores já puseram à sua disposição. De Howard Schultz, Presidente da Starbucks, a Peter Drucker, a referência em gestão, a Warren Buffett, Henry Ford e Thomas Edison, Steve Jobs, Bill Gates e Napoleon, todas as soluções estão lá.
    Show book
  • O ser humano - cover

    O ser humano

    Jürgen Moltmann

    • 0
    • 0
    • 0
    A teologia não está restrita ao ambiente da piedade eclesial, mas também ao mercado público das culturas. Nos conflitos intelectuais do presente, a antropologia cristã precisa demonstrar sua verdade que leva à verdadeira humanidade. Se tornando um ser questionador de si mesmo, o ser humano cai num dilema. Ele é, simultaneamente, o que questiona e o que é questionado.Então, é inevitável que todas as perguntas que ele se faz ou que são feitas por outros sejam insuficientes. Assim como ele procura ir atrás das coisas, para as conhecer e delas se utilizar, ele deseja também ir atrás de si mesmo, para se conhecer. Mas quanto maior é o número de respostas possíveis, mais ainda ele se torna, para si mesmo, incompreensível. Assim, o ser humano se transforma em grande mistério para o próprio ser humano. Ele precisa conhecer-se para viver e para se tornar conhecível para os outros. Mas como superar essa fragmentação? A fé cristã anuncia o caminho da reconciliação. A humanidade procedente da experiência da reconciliação leva à esperançaem vista deste mundo não redimido. A esperança se orienta pelo reino do Filho do Homem que coloca o esperante em oposição às desumanidades que ele vê. A esperança muda uma pessoa porque lhe mostra suas novas possibilidades. O peculiar da possibilidade cristã reside em que ela é nascida da lembrança na ressurreição do Filho do Homem crucificado. Pois essa lembrança diz que Deus não iniciou o futuro dos seres humanos nos cumes do progresso humano, mas com esse humilhado. A esperança que é nascida da lembrança do crucificado leva, por isso, a esperar onde nada pode ser esperado. Ela vê o futuro do ser humano não no progresso, mas em suas vítimas.
    Show book
  • Vamos Ler! - Um Cânone para o Leitor Relutante - cover

    Vamos Ler! - Um Cânone para o...

    Eugénio Lisboa

    • 0
    • 0
    • 0
    Eugénio Lisboa propõe-nos um pequeno cânone da literatura portuguesa: os 50 livros e os 35 autores que todos, sobretudo leitores relutantes, deviam ler. Vamos Ler! Um Cânone para um Leitor Relutante é um convite sedutor à aventura e ao prazer da leitura. O autor explica: «Entre nós, parece haver o culto, de um snobismo provinciano, da “dificuldade”, do “aborrecido”, do “opaco”, da “circunvolução”, do “arrebicado”, do “complicado”, que confundem com o “complexo”.» Contra esse snobismo e contra a chatice, Eugénio Lisboa escolhe livros que vão encantar os seus leitores, abrir-lhes portas e iluminar realidades. Eis o princípio que guia este livro: «A leitura é, para os grandes leitores, um prazer, uma instrução e uma terapêutica… não há dúvida de que a grande literatura nos abre grandes e novas perspectivas sobre o mundo em que vivemos: fala-nos de lugares e de pessoas, de ideias e de emoções, de conflitos humanos e de aventuras que nos enriquecem.»
    Show book
  • 100 citações de Miguel de Cervantes - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Miguel de...

    Miguel de Cervantes

    • 0
    • 0
    • 0
    Miguel de Cervantes é um romancista, poeta e dramaturgo espanhol. É famoso pelo seu romance The Ingenious Hidalgo Don Quixote of the English Channel, publicado em 1605 e reconhecido como o primeiro romance moderno. A sua grandiosa paródia de romances de cavalheirismo e a criação das míticas personagens de Dom Quixote, Sancho Panza e Dulcinéia, fizeram de Cervantes a maior figura da literatura espanhola e um dos romancistas mais eminentes do mundo. O seu romance Dom Quixote foi traduzido em mais de 140 línguas e dialectos. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais notáveis, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 300 citações de escritores americanos - Recolha as melhores citações - cover

    300 citações de escritores...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Familiarize-se com os mais importantes escritos americanos, através de uma cuidadosa selecção de 300 citações, introduzindo as suas principais ideias e delineando com clareza a estrutura do seu trabalho. Descubra novos aspectos ou aprofunde-se nos pensamentos de Mark Twain, Henry-David Thoreau, Ralph Waldo Emerson, para expandir a sua mente e conhecimento sobre a nossa cultura.
    Show book