Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Trinta e tantos livros sobre a mesa - Críticas e resenhas - cover

Trinta e tantos livros sobre a mesa - Críticas e resenhas

Haroldo Ceravolo Sereza

Publisher: Oficina Raquel

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Transportadas para o formato livro, as resenhas e críticas publicadas com regularidade por Haroldo Ceravolo Sereza (em momentos diferentes e fóruns diversos) ganham maior consistência e coesão. A linguagem sem rebuscamentos dos textosmal encobre a preocupação em transmitir ao leitor a substância dos autores, produtos e artefatos culturais que aborda com aparente leveza, mas evidente densidade.Finalmente, gostaria de dizer que este livro constitui prova cabal de que o jornalismo e a academia têm sempre a ganhar, quando praticados por quem entende, como poucos, de seus trâmites e meios de transitar por entre a circunstância, a leitura de mundo e a análise fina da(s) realidade(s). Quando isso acontece, a crítica literária alcança o estatuto de exercício terapêutico. Para maior proveito de seus leitores, claro esteja.
Available since: 04/06/2020.

Other books that might interest you

  • I Congresso Nacional de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar - ações inclusivas que contemplam a abordagem interdisciplinar na pluralidade da pessoa com deficiência - cover

    I Congresso Nacional de...

    Voz Sintética, Ana Paula...

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra trata-se de um compilado de artigos que elucidam pesquisas nas áreas da saúde e educação, apresentadas no I Congresso Nacional de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar, promovido pela Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas – ADEFIP. Todos os artigos são apresentados como um convite ao leitor para ressignificar seu olhar para a pessoa com deficiência, vislumbrando novas possibilidades de intervenções, sejam essas no âmbito da saúde ou da educação, mantendo uma escrita amparada pelo conhecimento técnico e científico, que corroboram a assertividade da prática. Assim como no Congresso, as discussões trazidas nesta obra têm como objetivo fomentar e apresentar ações inclusivas, destacando a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, abordagens que abrangem diversas áreas do conhecimento, convidando todos ao compartilhamento de saberes, incentivando a construção de espaços cada vez mais equitativos e inclusivos, incitando o protagonismo social da pessoa com deficiência.
    Show book
  • Uma biografia da depressão - cover

    Uma biografia da depressão

    Christian Dunker

    • 0
    • 0
    • 0
    A Depressão tem uma história, e a compreensão dessa história nos ajuda a descobrir a melhor forma de entendê-la, tratá-la e controlá-la hoje.Neste livro, o psicanalista Christian Dunker trata a Depressão como uma entidade em si, sujeita a documentos e arquivos que comprovam sua existência, que testemunham seus feitos e que elaboram suas razões de ser, e mostra que a Depressão é um nome demasiado pequeno para tantas formas e cores que ela reúne, e que, ao mesmo tempo, não andam juntas.Refazendo os passos genealógicos da Depressão a partir de seus parentes distantes nas famílias da tristeza e da melancolia, Dunker descreve como ela se tornou um personagem decisivo na Idade Moderna, notadamente com os grandes trágicos da virada do século XVI e XVII, como Shakespeare e Molière, como ela emergiu como personagem secundário na psicopatologia do século XIX e na psicanálise do século XX, ganhando um inesperado reconhecimento a partir da segunda metade do século passado.
    Show book
  • Psicanálise de boteco - O inconsciente na vida cotidiana - cover

    Psicanálise de boteco - O...

    Alexandre Patricio de Almeida

    • 0
    • 0
    • 0
    INQUIETAR, 
    INCOMODAR 
    ATÉ TRANSFORMAR! 
    Para muita gente, ler um livro de psicanálise pode significar um processo árduo e penoso que exige bastante esforço, dedicação, tempo e investimento. Sem contar a demanda de conhecimento prévio que algumas obras pressupõem ao citar passagens de trezentos mil autores que jamais ouvimos falar na vida. O indivíduo de hoje mal consegue arranjar tempo para conciliar trabalho, descanso e estudos, quem dirá então ter acesso a essa rede de conhecimentos. 
    Agora imagine como seria sentar em uma mesa de bar com Freud, Melaine Klein, Winnicott, Lacan e outros grandes nomes da psicanálise para uma conversa acessível e instigante sobre narcisismo, traumas, desamparo, síndrome do impostor, complexo de Édipo, superego, amor, dentre outros temas. 
    Em Psicanálise de boteco, assim como em seu podcast de sucesso, o psicanalista Alexandre Patrício de Almeida nos conduz a uma conversa sincera, bem humorada, repleta de reflexões psicanalíticas sobre o cotidiano. Como escreve, a psicanálise não nos cura de nossos sofrimentos – nem se propõe a isso –, mas nos coloca diante deles, reassegurando a nossa capacidade de responsabilização e de alcançar a maturidade.
    Show book
  • 100 citações de Ambrose Bierce - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Ambrose Bierce -...

    Ambrose Bierce

    • 0
    • 0
    • 0
    Ambrose Bierce é um escritor e jornalista americano, não muito conhecido em França. É conhecido principalmente como o autor do Dicionário do Diabo e de contos de humor negro, muitas vezes pertencentes ao género fantasia. Bierce escreveu quase uma centena de contos, muito frequentemente sobre a morte do indivíduo e o seu absurdo. Nomeadamente os contos da colecção Morts violentes, uma colecção de contos curtos sobre os horrores da Guerra Civil. Estas 100 citações destinam-se a dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • Pensamento crítico e profecia - 100 anos do 'Capitalismo como Religião' de Walter Benjamin - cover

    Pensamento crítico e profecia -...

    Jung Mo Sung

    • 0
    • 0
    • 0
    Walter Benjamin, lósofo alemão cuja obra impacta o pensamento crítico até os nossos dias, impressiona pela proposta teórica e pela diversidade de recepções. Neste livro temos como o condutor três pressupostos: primeiro, o tema da crítica do capitalismo como religião perece-nos um eixo que atravessa os escritos de Benjamin. Segundo, a melhor maneira de compreender a complexidade teórica do autor éseguindo o método proposto na sua também célebre Tese I, de “Sobre o Conceito de História”, na qual a figura do anão mestre de xadrez e o autômato que vencem as partidas expressa a necessária relação entre teologia e materialismo histórico para a vitória das vítimas que historicamente anseiam a vida. Terceiro, uma revisão crítica da autoimagem da modernidade como uma sociedade desencantada, arreligiosa e secularizada, no sentido de que o capitalismo, como uma expressão social de um sistema econômico moderno, estaria isento de mitos, da fascinação e da lógica sacrificial religiosa. Tais características provocam uma série de reflexões que não estão esgotadas, e, pelo contrário, convocam outras. Esse é o propósito deste livro: provocar novas leituras de um quadro teórico que sirva para as lutas comprometidas com as vítimas da história, os vencidos por sistemas sociais injustos e opressivos, em sua busca por humanização.Jung Mo Sung e Allan da Silva Coelho
    Show book
  • À Guisa de uma Psicologia da Corporeidade - enfrentando a depressão e a ansiedade - cover

    À Guisa de uma Psicologia da...

    Sergio Luis dos Santos Lima

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste Livro, você aprenderá como realizar um trabalho prático em seu sistema miofascial visando à prevenção de transtornos psíquicos. Saberá que a Capoeira é uma poderosa ferramenta terapêutica. Obterá recomendações para tratamento dos transtornos psíquicos que servem para o incremento da qualidade de vida. Receberá informações de como realizar uma Engenharia Humana, por meio de um ciclo de melhoria contínua. E que, para enfrentar os transtornos depressivos e de ansiedade, propõe-se quatro diretrizes: (1) reconhecer o problema; (2) autoconhecimento; (3) os pilares da saúde: 1) descanso; 2) alimento nutricional e cultural; 3) trabalho mental; e 4) trabalho corporal, principalmente no sistema miofascial. Saberá que o processo decisório é, em sua maioria, afetivo. Que esse ambiente físico-químico denominado de Matriz Extracelular possui cilindros que funcionam tal como o chip computacional. Que as Proteínas Integrativas das membranas dos capilares do sistema circulatório tomam decisões a todo tempo e que transmitem informações. Descobrirá que o cilindro colágeno exerce papel significativo na transmissão de informações sensoriais. E que o sistema miofascial é o maior órgão sensorial do corpo.Compreenderá, também, como estamos interligados por todo corpo e que todo corpo se move junto. À guisa de uma Psicologia da Corporeidade, este trabalho evidenciará a existência de um corpo que influi na mente e por ela é afetado.
    Show book