Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Palavra encena ato em canto; palavra em cena ato encanto - Uma leitura da poética da Cia Teatro Balagan em "Prometheus - a tragédia do fogo" - cover

Palavra encena ato em canto; palavra em cena ato encanto - Uma leitura da poética da Cia Teatro Balagan em "Prometheus - a tragédia do fogo"

Giselle Molon Cecchini

Publisher: Editorial Bubok Publishing

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O livro apresentado resulta da Tese defendida por Giselle Cecchini para obtenção do grau de Doutor, na área de concentração de Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sob a orientação da Professora Doutora Ana Maria Lisboa de Mello. A tese tem como ponto de partida o canto em Prometheus – a tragédia do fogo. O espetáculo da Cia. Teatro Balagan, de São Paulo, tem dramaturgia de Leonardo Moreira e encenação de Maria Thaís Lima Santos. O trabalho de investigação articula-se a partir do canto, em suas múltiplas designações, tendo em primeira consideração o canto integrando voz, palavra e performance. Como linguagem, o canto é veículo de uma memória, de uma arte. O termo "canto", plurissignificante, perpassa o objeto de análise e encontra seu sentido de acordo com o contexto em suas diferentes acepções. A argumentação é balizada pelos seguintes aspectos: 1. O canto como poesia – em seus gêneros dramático, épico e lírico. O canto é o próprio mito; 2. O canto em cena – ação física, vocal e verbal (voz/palavra/corpo/ato); o canto como palavra cantada, em seus princípios poéticos, em sua oralidade, vocalidade e performance; o canto como composição musical; 3. Os cantos da cena – cruzamento das distintas vozes na encenação polifônica de Prometheus. O estudo caracteriza-se pelo diálogo entre as áreas do teatro, com seus múltiplos signos, e da literatura. Desdobrando-se em diferentes matérias de estudo, o canto revela-se uma estratégia de abordagem e leitura da poética de cena da Cia. Teatro Balagan no espetáculo Prometheus - a tragédia do fogo.
Available since: 02/14/2019.

Other books that might interest you

  • No caminho no compasso - cover

    No caminho no compasso

    Mariana Magalhães

    • 0
    • 0
    • 0
    Este Guia de viagens para amantes da arquitetura é uma coletânea de textos originalmente publicados no blog 'Le6ème'. O do blog faz referência ao endereço em Paris, onde a autora morou em 2011. Os textos aqui selecionados desejam promover uma reflexão sobre a arquitetura a partir de sua vivência. Experiência que vai além dos desenhos, das maquetes e das fotografias. No caminho, no compasso é um passei por lugares pelos olhos de uma jovem arquiteta que ama viajar.
    Show book
  • O guerreiro invisível e outros contos do tempo - cover

    O guerreiro invisível e outros...

    Julia Grillo, Nicia Grillo

    • 0
    • 0
    • 0
    O guerreiro invisível e outros contos do tempo é uma bela coletânea que reúne contos escolhidos dentro do repertório arquimilenar da Arte da Palavra.O trabalho primoroso da coleção de histórias é fruto de longa maturação na escuta sutil do universo das narrativas de tradição oral.O livro é portanto um achado poético, um presente preciso que abre nossos olhos para a percepção dos invisíveis guerreiros que habitam nossa terra interior.
    Show book
  • Em torno da imagem e da memória - cover

    Em torno da imagem e da memória

    Elcio Loureiro Cornelsen

    • 0
    • 0
    • 0
    'Os diversos ensaios que compõem o presente volume, 'Em torno da imagem e da memória', organizado por Elcio Cornelsen, Elisa Amorim e Gonzalo Leiva Quijada, transitam entre diversas expressões artísticas como a pintura, o cinema, a literatura, o desenho, a colagem e, sobretudo, a fotografia, seja enquanto retrato, registro documental, ou enquanto refotografia, fotopintura, fotografia pós-morte e pictorialismo. Assim, nos textos que procuram estabelecer relações entre imagem e memória na arte contemporânea, o que se observa predominantemente é o caráter híbrido da imagem apresentada pelos artistas, o seu caráter intermediático, que se configura na fronteira entre as diversas linguagens. Já nos ensaios que se voltam para as imagens de eventos traumáticos, ou que se voltam para a busca do que resta do passado no presente, evidencia-se o caráter de resistência da arte: resistência contra o horror, contra o trauma, contra a ausência e, sobretudo, resistência à política do esquecimento. Assim, este livro apresenta ao leitor o olhar múltiplo e instigante de diversos pesquisadores, artistas e escritores, em diálogo com alguns dos pensadores e filósofos indispensáveis para que se reflita o presente e para que se possa vislumbrar os rastros do passado que sobrevivem e insistem nos tempos atuais.'
    Show book
  • Elvis Presley - Último trem pra Memphis (resumo) - cover

    Elvis Presley - Último trem pra...

    Peter Guralnick

    • 0
    • 0
    • 0
    ESTE É UM RESUMO DA OBRA ELVIS PRESLEY - ÚLTIMO TREM PRA MEMPHIS, DE PETER GURALNICK. PARA SE APRODUNDAR, LEIA A OBRA COMPLETA
    A história que mostra o homem por trás do mito.
    O mundo em que Elvis Presley cresceu, o mundo que o moldou e o mundo que ele, quase sem perceber, moldou para si próprio.
    Último trem para Memphis conta de forma vívida os primeiros 24 anos da vida de Elvis. A infância, os primeiros sucessos, a carreira no cinema, a relação particularmente íntima com os pais e também com namoradas, colegas, mentores e fãs. Tudo isso narrado com toda a graça e a singeleza da vida cotidiana, numa época de sonhos e de uma indústria musical que ainda não tinha se definido, e embasado por centenas de entrevistas e anos de pesquisa.
    A energia dele era feroz; o espírito competitivo parecia tomar conta do garoto tímido e educado que existia lá no fundo; cada minuto que ficava no palco era como uma explosão incendiária.
    Show book
  • Love - creating emotional maturity through life - cover

    Love - creating emotional...

    Zélia Chaves

    • 0
    • 0
    • 0
    In the middle of the 21st century, where changes are taking place at such an accelerated pace, it is up to each one of us to allow ourselves to know ourselves better. Understanding and evaluating the legacy of our cultural heritage, as well as that of our education, is essential to acquire a deeper understanding of ourselves, which will allow us to better adjust to the breakneck pace of our new era.
    Show book
  • A Sala de Aula não cabe no mundo - Compreendendo a Nagologia Educacional e suas metodologias singulares - cover

    A Sala de Aula não cabe no mundo...

    Márcio de Jagun

    • 0
    • 0
    • 0
    Márcio de Jagun traz as mesmas reflexões a respeito do sistemafilosófico iorubá. A terra não pode ser apartada do ser humano. E esse fundamento vital é alimento para a nagologia educacional nomeada pelo autor. Em suas palavras: “É fundamento da estrutura exúdica, dacultura ioruba, construída a partir da oralidade – a potência da comunicação; da naturalidade – a relação intrínseca com a natureza;da temporalidade – o conceito sincrônico entre passado, presente e futuro; e da ancestralidade – a memória que age e interage entre vivose não vivos”.
    Show book