Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Em torno da imagem e da memória - cover

Em torno da imagem e da memória

Elcio Loureiro Cornelsen

Publisher: Jaguatirica

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

'Os diversos ensaios que compõem o presente volume, 'Em torno da imagem e da memória', organizado por Elcio Cornelsen, Elisa Amorim e Gonzalo Leiva Quijada, transitam entre diversas expressões artísticas como a pintura, o cinema, a literatura, o desenho, a colagem e, sobretudo, a fotografia, seja enquanto retrato, registro documental, ou enquanto refotografia, fotopintura, fotografia pós-morte e pictorialismo. Assim, nos textos que procuram estabelecer relações entre imagem e memória na arte contemporânea, o que se observa predominantemente é o caráter híbrido da imagem apresentada pelos artistas, o seu caráter intermediático, que se configura na fronteira entre as diversas linguagens. Já nos ensaios que se voltam para as imagens de eventos traumáticos, ou que se voltam para a busca do que resta do passado no presente, evidencia-se o caráter de resistência da arte: resistência contra o horror, contra o trauma, contra a ausência e, sobretudo, resistência à política do esquecimento. Assim, este livro apresenta ao leitor o olhar múltiplo e instigante de diversos pesquisadores, artistas e escritores, em diálogo com alguns dos pensadores e filósofos indispensáveis para que se reflita o presente e para que se possa vislumbrar os rastros do passado que sobrevivem e insistem nos tempos atuais.'
Available since: 03/22/2016.

Other books that might interest you

  • Queridos Invasores - Humanos ou insetos ? - cover

    Queridos Invasores - Humanos ou...

    Levindo Carneiro

    • 0
    • 0
    • 0
    O espaço dividido entre humanos e insetos da Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro, Um eBook de macro-fotografias de insetos, documentando a invasão do homem nos espaços dos insetos e vice-versa. São atraídos pela luz das lâmpadas, restos de comida e peles, criando ambientes ecologicamente desequilibrados.
    Show book
  • Destrave para gravar vídeos - Conquiste a autoconfiança para começar agora - cover

    Destrave para gravar vídeos -...

    Priscila Assumpção

    • 0
    • 0
    • 0
    Você está segurando em suas mãos um guia exclusivo que vai te ajudar a destravar para gravar seus vídeos e alcançar o sucesso com seus conteúdos online. 
    Se usar esse audiobook como uma ferramenta, eu tenho certeza que você vai se transformar na frente da câmera de um jeito fantástico! 
    Com este audiobook, você vai começar focando sua energia no que importa. É como um GPS que vai te ajudar a mostrar ao mundo aquilo que você tem de melhor e insubstituível. O teu jeito único de partilhar aquilo que você sabe. 
    Tenho certeza, que em breve você estará se divertindo com o nível de confiança que vai conquistar ao longo das propostas que te faço aqui. 
    Claro que todo mundo quer ter sucesso online, mas poucas as pessoas querem criar o mindset correto para chegar lá. 
    Por isso eu criei esse audiobook.  
    Eu quero que você possa desenvolver uma abordagem estratégica sobre o seu processo de gravar vídeos, se desenvolver como pessoa e conquistar os seus objetivos. 
    ps: também pode adquirir a versão em e-book.
    Show book
  • A música na educação infantil como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem - cover

    A música na educação infantil...

    Sylvia Regina Pereira Storniolo

    • 0
    • 2
    • 0
    O objetivo do estudo foi de averiguar qual a importância da música para o processo de ensino-aprendizagem, na educação infantil. Objetivou-se também identificar a importância da música para a criança, investigar como a música facilita o aprendizado das crianças e planejar e contextualizar o fazer musical, articulando-o às demais áreas do conhecimento.
    O trabalho de monografia se baseou em pesquisa bibliográfica e foi organizado em dois capítulos.
    No primeiro capítulo, buscou-se expor alguns aspectos do processo de aprendizado da criança sob a ótica de Vygostky e a teoria de Gardner, com enfoque no que ele denominou “inteligência musical”. O objetivo foi traçar um cenário para contextualizar a discussão sobre como a música pode contribuir para o aprendizado da criança.
    No segundo capítulo, expõe-se como se efetiva o uso da música na educação infantil, tema do presente estudo.
    Show book
  • História da ópera - cover

    História da ópera

    Richard Fawkes

    • 0
    • 0
    • 0
    Desde suas origens, no século XVI, a ópera sempre foi uma paixão extravagante e cara, mas deixou para a humanidade algumas das mais sublimes obras de arte, criadas por compositores de todos os tempos, de Monteverdi a Philip Glass, passando por Mozart, Wagner, Puccini e tantos outros. Traduzido a partir do audiolivro em inglês The History of Opera, de Richard Fawkes, este audiolivro conta a história da ópera desde suas origens, abordando a vida e a obra dos grandes compositores. O texto trata também das importantes manifestações na área da opereta. A tradução para português teve a supervisão do crítico musical e professor de história da música Irineu Franco Perpetuo. Para ilustrar o desenvolvimento dessa forma de arte e os principais aspectos abordados, foram utilizados cerca de 80 trechos musicais. 
     
    O jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo escreve sobre música para a Folha de S. Paulo e para a revista Concerto. Também atua como professor, dando cursos sobre diferentes aspectos e períodos da história da música na Casa do Saber.
    Show book
  • Memórias de um casal liberal - cover

    Memórias de um casal liberal

    Sergio Brian

    • 0
    • 0
    • 0
    A iniciação e as experiências do casal Sergio e Vera no meio liberal.
    Show book
  • As distâncias do cinema - cover

    As distâncias do cinema

    Jacques Rancière, Estela Dos...

    • 0
    • 0
    • 0
    Jacques Rancière não se considera um filósofo do cinema, um teórico do cinema ou um crítico de cinema. Antes, vê-se como um amador, para quem o cinema, sendo um campo múltiplo e heterogêneo, só pode se constituir na encruzilhada entre experiências, afetos e saberes, entre arte, trabalho e coletividade. Ser um amador, e defender essa posição como política, significa então afirmar que o cinema é "um sistema de distâncias irredutíveis entre coisas que têm o mesmo nome sem serem membros de um mesmo corpo".
    
        Notável pensador da política, da imagem, da literatura e das artes, neste livro os encontros de Rancière com o cinema se dão por meio de três distâncias: a distância entre cinema e teoria, entre cinema e arte e entre cinema e política. Mas se engana quem supõe que o encontro em questão visa a suprimir essas distâncias. Para Rancière, a distância, ou a separação, é a condição mesma de toda relação. Sendo o cinema, em sua heterogeneidade, um "espaço comum de pensamento", trata-se então de novas mensurações, de ora reduzir, ora repor as distâncias, isto é, de aproximar o que estava distante ou de se distanciar do excessivamente próximo.
    
    
        Ao afirmar que o cinema só existe como uma "fronteira instável que, para existir, precisa ser sempre atravessada", Rancière dedica-se a uma análise que transita pelo interior de diferentes experiências cinematográficas sem submetê-las a enquadramentos conceituais preexistentes. Nessas passagens e tensões, nessas aproximações e distanciamentos entre cineastas tão diversos como Hitchcock, Vertov, Bresson, Minnelli, Rossellini, Straub e Pedro Costa, está a afirmação de que o cinema só é arte contanto que seja mundo: mundo compartilhado para além da realidade material de suas projeções e habitado por formas de vida que são políticas quando são também capazes de estar à altura do que vivem.
    
    
                            Ilana Feldman
    
    
    Jacques Rancière é um dos filósofos mais respeitados da atualidade. Professor emérito da Universidade Paris VIII (St. Denis), dedicou-se a pesquisas sobre as classes operárias francesas e lutas políticas marginalizadas da história oficial. Atualmente tem explorado as relações entre estética e política, com ênfase nas artes visuais, em livros como "Le Destin des images" (publicado pela Contraponto), "La Partage du sensible", "Le Spectateur emancipe" e "Aisthesis. Scènes du régime esthétique de l´art".
    
    
    "Para mim, escrever sobre cinema é assumir ao mesmo tempo duas posições contraditórias. A primeira é que não há nenhum conceito que reúna todos esses cinemas, nenhuma teoria que unifique todos os problemas que eles suscitam. [...] Já a outra posição diz, ao inverso, [...] que o pensamento do cinema é o que circula nesse espaço, pensa no meio dessas distâncias e se esforça para determinar este ou aquele vínculo entre dois cinemas ou dois ?problemas de cinema´. Esta é a posição do amador. [...] A política do amador afirma que o cinema pertence a todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, viajaram dentro do sistema de distâncias que seu nome permite e que cada um pode traçar [...], pois uma arte nunca é apenas uma arte; sempre é, ao mesmo tempo, uma proposta de mundo."
    
    
                            Jacques Rancière
    Show book