Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O Advogado e o imperador - A história de um herói brasileiro - cover

O Advogado e o imperador - A história de um herói brasileiro

Gilberto Abreu Sodré Carvalho

Publisher: Duna Dueto

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A condição degradante dos negros no Brasil do século XIX, após três séculos de escravidão, cujos reflexos ainda hoje estão presentes em nossa sociedade, é retratada numa prosa poética bastante singular em O advogado e o imperador - A história de um herói brasileiro. Seu autor recria neste romance histórico a vida do abolicionista Luiz Gama e o coloca no lugar de protagonista como um herói brasileiro. O processo que levou à abolição da escravatura é um tema muito atual e pertinente, que merece ser revisto e discutido. A relação entre Luiz Gama e o imperador Dom Pedro II coloca em foco questões como liberdade e justiça social. Mais do que isso, aponta também a omissão do imperador em relação à questão escrava e à criação de um projeto de país que incluísse todas as pessoas.O abolicionista Luiz Gama e o imperador Filho de mulher negra livre e homem branco, Luiz foi vendido como escravo pelo próprio pai aos dez anos de idade. Aprendeu várias profissões e exerceu a advocacia sem nunca ter-se formado advogado. Ele acreditava que o Brasil só poderia se desenvolver e ser um país justo quando toda a população recebesse a mesma educação e tivesse as mesmas oportunidades sociais e de trabalho. Sabia que a abolição da escravatura não seria a solução, mas um primeiro passo para uma sociedade mais justa. Considerado um eficaz tribuno da liberdade, ainda hoje seu pensamento é importante para a compreensão das fragilidades sociais do Brasil. Segundo o autor, Dom Pedro II representava o passado, acreditava no escravismo como um 'mal necessário' e tinha a clara intenção de 'branquear' a população brasileira. Acreditava que trazer imigrantes europeus brancos seria uma estratégia de governo para ajudar a dizimar a população negra analfabeta e desassistida, que estaria ainda mais fragilizada após a inevitável abolição da escravatura, exigida pelos britânicos e pelo mundo civilizado em geral. Para o Imperador, os brancos vindos da Europa substituiriam, com vantagem, os negros brasileiros como mão de obra. E estes sucumbiriam com o tempo.
Available since: 03/12/2018.

Other books that might interest you

  • Marquês de Paranaguá - cover

    Marquês de Paranaguá

    Sébastien Auguste Sisson

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta biografia do Marquês de Paranaguá tem a peculiaridade de ter sido escrita por um quase contemporâneo seu, Sébastien Auguste Sisson, francês radicado no Rio de Janeiro. Nela destaca-se a patriótica trajetória política de Francisco Vilela Barbosa, o Marquês de Paranaguá, sobretudo no conturbado período das regências, que antecederam a subida ao trono de D. Pedro II.
    Show book
  • Fantasmas não dizem adeus - cover

    Fantasmas não dizem adeus

    Alexandre Kahtalian

    • 0
    • 0
    • 0
    O fio condutor da história aqui narrada pelo psicanalista Alexandre Kahtalian é a delicada relação de um adolescente e o seu avô paterno, numa interlocução que traz os conflitos do presente à sombra fantasmagórica de um passado não menos problemático. E é aí que a narrativa se torna um fio desencapado, nos envolvendo numa teia de tensões em tempos diferentes, tendo ao fundo de um conturbado quadro familiar recortes da vida social, política e cultural do país na segunda metade do século vinte.
    Show book
  • Glória Maria - A Primeira Repórter Negra - cover

    Glória Maria - A Primeira...

    Ministério Sou Livre, Vinícius...

    • 0
    • 0
    • 0
    A Série "Grandes Personalidades" apresente biografia de cantores, politicos, artistas e pessoas que marcaram a história, seja por sua vida ou obras.Glória Maria Matta da Silva,  foi uma jornalista, repórter e apresentadora de televisão brasileira, considerada um dos maiores símbolos do jornalismo brasileiro, foi a primeira repórter negra da televisão no Brasil
    Show book
  • Desaparecida - cover

    Desaparecida

    Ricardo Pinho Lemos

    • 0
    • 0
    • 0
    Vencedor do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal 2021.                                                                                                                                                                                                                                                   Desaparecida, uma aldeia à beira-mar, onde os fantasmas só morrem quando são esquecidos.
    Fatimah conhece bem a terra. As histórias e as memórias que conta e repete, como se a vida toda coubesse no contar, como se o quebrar do fio antecipasse o fim do mundo.
    Bartolomeu Vagamundo, um pássaro feito gente, escapa da Inquisição e embarca numa odisseia. Maria, sua descendente, chega a Desaparecida e mergulha nas suas origens: um universo de viagens, regressos, lendas e desaparecimentos.
    Superstições, milagres, embustes e aventureiros, pássaros, sinfonias, baleias e aguardente: Desaparecida gravita entre o imaginário e o real, com histórias dentro de histórias − ecos que atravessam continentes e séculos e assombram a memória dos habitantes da aldeia.
    Show book
  • Um Botânico no Império do Brasil - A trajetória de Joaquim Monteiro Caminhoá (1858-1896) - cover

    Um Botânico no Império do Brasil...

    Alex Gonçalves Varela

    • 0
    • 0
    • 0
    Joaquim Monteiro Caminhoá pode ser considerado um dos primeiros divulgadores da ciência no nosso país. Importante personagem do Império do Brasil, esse médico baiano teve a botânica como objeto de seus estudos e ensino durante sua vida profissional. Professor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e do Imperial Colégio Pedro II, exerceu papel fundamental na disseminação dessa importante disciplina da história natural para os estudiosos e a população em geral, com suas publicações e, principalmente, através das populares Conferências da Glória com o curso de Botânica Popular. Em seus estudos procurava alcançar o maior número possível de leitores, desde estudantes, agricultores e aqueles sem nenhum conhecimento de botânica. Para ele, o conhecimento da história natural era fundamental para o crescimento do país e para a exploração e utilização de suas riquezas naturais.Caminhoá foi um naturalista alinhado aos conhecimentos científicos da época. Apesar de não ser um darwinista, tinha em sua biblioteca os livros publicados pelo naturalista inglês, inclusive suas obras sobre botânica. Deixou publicações de inegável valor para o conhecimento e a prática da botânica, como seus estudos sobre os Jardins Botânicos, herbários, e as euforbiáceas, grupo botânico de grande relevância para a economia nacional, além de outras obras inéditas.Em um Botânico no Império do Brasil, Alex Gonçalves Varela, Gabriel Vieira e João Marcos Rocha Pereira descrevem a figura extraordinária do botânico Caminhoá e sua admirável contribuição para a disseminação do conhecimento e consolidação da ciência botânica no país, em uma leitura prazerosa e de interesse e relevância para a história das ciências no Brasil.Magali Romero Sá (COC/FIOCRUZ)
    Show book
  • Vivendo nas trevas - cover

    Vivendo nas trevas

    Stormie Omartian

    • 0
    • 0
    • 0
    Muitos anos antes de se tornar conhecida internacionalmente por seus livros sobre a eficácia da oração, Stormie Omartian vivia pelo avesso. Contudo, quando o desespero estava para cobrar seu preço mais alto, ela conheceu Jesus, uma experiência que transformou sua vida. Neste minilivro de testemunho, a autora traz os seus relatos sobre os abusos que sofreu em sua infância e como eles impactaram sua vida.
    Show book