Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Cinema de fato - anotações sobre documentário - cover

Cinema de fato - anotações sobre documentário

Carlos Alberto Mattos

Publisher: Jaguatirica

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

'Cinema de Fato: anotações sobre documentário' dá a correta dimensão da produção fílmica brasileira, mostrando sua diversidade diferenciada ao cinema de ficção, que domina o circuito exibidor e o modo de se pensar a arte do cinema. Fica clara nestas páginas a riqueza estonteante do documentário. Carlos Alberto Mattos oferece um guia para quem quiser dar um mergulho mais fundo neste tipo de narrativa que não se atém a entreter o espectador com situações dramáticas, mas quer beliscar a carne do mundo. Seja pelo recorte enunciativo assertivo, seja pela articulação de figuras na dimensão do lírico, seja ao explorar novas sensorialidades. Isto é documentário, e este livro certamente ilustra suas mil faces, as diferentes formas de experiência que se colocam neste universo.
Available since: 10/24/2018.

Other books that might interest you

  • A caixa mágica - Histórias de vida pelas ondas do rádio - cover

    A caixa mágica - Histórias de...

    Fernando Mansur

    • 0
    • 0
    • 0
    Comemorando 50 anos de carreira, o autor, conhecido locutor-apresentador, lança livro híbrido:  articula teoria e história do rádio com autobiografia, num registro que simula a própria forma dos programas de rádio, já que ele se apresenta como MC - mestre de cerimônia. Com depoimentos de locutores, apresentadores, produtores musicais e músicos como Martinho da Vila, Ivan Lins, Lenine e tantos outros.
    Show book
  • Love - amadurecimento emocional através da vida - cover

    Love - amadurecimento emocional...

    Zélia Chaves

    • 0
    • 0
    • 0
    Em "Love – amadurecimento emocional através da vida", Zélia Chaves descreve o caminho de desenvolvimento interior por si percorrido. Fala-nos da importância de compreender a nossa própria história de modo a alcançar a verdade inerente a cada um de nós e viver de forma plena e clara em comunhão com a nossa autenticidade. Acompanhamos esta transformação, pautada por um conjunto de experiências e desafios que conduziram ao ressurgir de uma nova perceção e consciência, aliada à prática meditativa e criativa. Segundo a autora, este livro foi escrito como um diálogo consigo mesma, que agora partilha com o leitor na esperança de que possa constituir um instrumento valioso para aqueles interessados em experienciar uma vivência mais significativa no mundo.
    Show book
  • O Sol nasceu pra todos - a história secreta do samba - cover

    O Sol nasceu pra todos - a...

    Luis Carlos de Morais Junior

    • 0
    • 0
    • 0
    No livro O Sol Nasceu pra Todos (A História Secreta do Samba), Luis Carlos de Morais Junior escreve a respeito de parte considerável da epopéia da Música Popular Brasileira, e nos mostra que a grande matriz genérica do nosso cancioneiro nos Séculos XX e XXI é o Samba, o qual se forma de dezenas de outros gêneros, subgêneros e estilos, e os formata a todos, e a todos atinge por igual, mesmo que de maneira diferente.Se o nosso querido leitor é curioso para saber a verdade sobre o nascimento e o desenvolvimento da música brasileira, e tem vontade de conhecer os meandros mais sinuosos ou os palácios esplendorosos da MPB, encontrará em O Sol Nasceu pra Todos (A História Secreta do Samba) formação musical e literária genuínas, informações relevantes e curiosas e muita diversão; pois Luis Carlos de Morais Junior nos revela, em sua pesquisa tão poética quanto filosófica e histórica, que ouvir, conhecer e ler a nossa música popular é, antes de tudo, um enorme prazer.
    Show book
  • O Espiritismo na Arte - cover

    O Espiritismo na Arte

    Léon Denis

    • 0
    • 0
    • 0
    'Os sonhos dos poetas, as visões dos místicos, as criações do gênio, as comprovações e demonstraçãos da Ciência, as realizações mais perfeitas da Arte são apenas ecos muito débeis e percepções pequeninas que os homens, com melhores dotes, captam como um relâmpago quando a matéria, dominada por poucos instantes, permite que a alma possa entrever alguns pálidos reflexos do mundo divino.'
    Show book
  • Do mundo de Herberto Helder - cover

    Do mundo de Herberto Helder

    Luis Maffei

    • 0
    • 0
    • 0
    Do mundo de Herberto Helder ensina: 'A luta é dolorosa desde sempre/ antes de Homero escrever/ cantar que a luta é dolorosa' (Maffei, Vista de Olímpia, 2016). Aceite o ensaio como gênero impuro (Goulart), no limiar do poema, sem estabelecer dependência de qualquer lei de gênero (Silvina Rodrigues Lopes), enquanto acadêmico e ensaísta, Luis Maffei não teme interrogar a hipótese de haver uma pedagogia da poesia em geral e da herbertiana em particular, sabendo que ensinar literatura é já um paradoxo. Leitor incendiado por dentro do fogo que a faca não corta, Maffei coloca-se no centro da ferida-Herberto – quem será este tipo? quem será este texto? –, em combate e embate frontal com o poema, puro e duro, em cópula. Resultado do trabalho de mais de década e meia de investigação, este livro participa da lição (e é dela réplica, também sísmica) de Camões e de Herberto-leitor-de-Camões, conforme à metamorfose do amador em que se transforma o leitor na coisa lida. Em pathos e patologia partilhada com raros ensaístas que pertencem à comunidade aflitiva que lê A poesia portuguesa hoje (Gastão Cruz), Luis Maffei é, dos da sua geração, um dos mais antigos, informados e potentes leitores da atualidade, sujeito forte em diálogo revolto e desobediente com parte do cânone da literatura portuguesa, que se refaz com a sua leitura. A concepção eminentemente atual do poema (Ruy Belo, Na senda da poesia) herbertiana é, pela leitura de Maffei, expandida a um programa: o exercício de um poder que atende pelo nome arriscado de liberdade. A luta é dolorosa e a poesia não salva. E, no entanto, há raros leitores como Maffei (um dos ensaístas vivos que me interessa mais), que criam uma zona de liberdade transitável. Este lugar (em que é livre também ser contaminado) é lição a ser aceite por quem ler 'os livros atrás a arder para toda a eternidade'.
    Show book
  • Luisimi García: Colocado Cabe - cover

    Luisimi García: Colocado Cabe

    Luisimi García

    • 0
    • 0
    • 0
    En Colocado Cabe, Luismi García expone temas como el complejo sistema de carreteras de Europa, el hecho de que las mujeres tienen poca o ninguna paciencia con la tecnología, y cómo la colonización española de América Central y del Sur fue más un "turismo sexual" que una conquista de tierras. El comediante español también expresa su amor por programas populares como "Big Brother" y "Super Nanny", y cómo estos programas enseñan a los padres hispanos nuevas formas de disciplinar a los niños problemáticos. Colocado Cabe fue grabado en vivo en Madrid en uno de los lugares de actuación más antiguos de España, ahora sede del destacado club de comedia de la ciudad, La Chocita del Loro.
    Show book