Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Do mundo de Herberto Helder - cover

Do mundo de Herberto Helder

Luis Maffei

Publisher: Oficina Raquel

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Do mundo de Herberto Helder ensina: 'A luta é dolorosa desde sempre/ antes de Homero escrever/ cantar que a luta é dolorosa' (Maffei, Vista de Olímpia, 2016). Aceite o ensaio como gênero impuro (Goulart), no limiar do poema, sem estabelecer dependência de qualquer lei de gênero (Silvina Rodrigues Lopes), enquanto acadêmico e ensaísta, Luis Maffei não teme interrogar a hipótese de haver uma pedagogia da poesia em geral e da herbertiana em particular, sabendo que ensinar literatura é já um paradoxo. Leitor incendiado por dentro do fogo que a faca não corta, Maffei coloca-se no centro da ferida-Herberto – quem será este tipo? quem será este texto? –, em combate e embate frontal com o poema, puro e duro, em cópula. Resultado do trabalho de mais de década e meia de investigação, este livro participa da lição (e é dela réplica, também sísmica) de Camões e de Herberto-leitor-de-Camões, conforme à metamorfose do amador em que se transforma o leitor na coisa lida. Em pathos e patologia partilhada com raros ensaístas que pertencem à comunidade aflitiva que lê A poesia portuguesa hoje (Gastão Cruz), Luis Maffei é, dos da sua geração, um dos mais antigos, informados e potentes leitores da atualidade, sujeito forte em diálogo revolto e desobediente com parte do cânone da literatura portuguesa, que se refaz com a sua leitura. A concepção eminentemente atual do poema (Ruy Belo, Na senda da poesia) herbertiana é, pela leitura de Maffei, expandida a um programa: o exercício de um poder que atende pelo nome arriscado de liberdade. A luta é dolorosa e a poesia não salva. E, no entanto, há raros leitores como Maffei (um dos ensaístas vivos que me interessa mais), que criam uma zona de liberdade transitável. Este lugar (em que é livre também ser contaminado) é lição a ser aceite por quem ler 'os livros atrás a arder para toda a eternidade'.

Other books that might interest you

  • Rádio Fluminense FM - a porta de entrada para o rock bras nos anos 80 - cover

    Rádio Fluminense FM - a porta de...

    Maria Estrella

    • 0
    • 0
    • 0
    A história da emissora que ficou conhecida como 'A maldita'. O relato mostra como funcionavam as rádios cariocas antes da chegada da Fluminense FM, em 1982, e como a rádio influenciou a criação de novas bandas como Bacamarte, Celso Blues Boy, Grupo Rumo e Dorsal Atlântica. A segunda edição, sem CD, lançada em Tributo aos 30 anos da Maldita, no dia 6 de abril, com show de rock  no Parada da Lapa.
    Show book
  • Clio e Eros no Escurinho do Cinema - Ménage à trois entre história cinema e sexualidade - cover

    Clio e Eros no Escurinho do...

    Cesar Augusto Barcellos Guazzelli

    • 0
    • 0
    • 0
    Clio, Eros, Cinema e Sexualidade. Uma relação antiga e frutífera. Esta obra tem origem no evento realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2013. O sétimo “ciclo de cinema, história e educação” promovido pelo Departamento de História reuniu Professores e pesquisadores de diversas áreas e instituições, interessados em abordar e debater estas relações. Os capítulos apresentam uma visão aprofundada do que foi explorado no evento e oferecem um panorama da temática da Antiguidade a História Contemporânea. Partindo dos filmes selecionados, realizados em diferentes contextos, continentes e épocas esta obra oferece uma contribuição para o campo da relação cinema-história. De Frederico Felllini, passando por Stanley Kubrick, até Pedro Almodóvar; de Roma, passando pela Índia, até os EUA e Brasil; sexo, amor, pecado, desejo, sensações, comportamentos, repressão e transgressão. Clio, Eros e o cinema oferecem ao leitor um ménage inesquecível.
    Show book
  • Luz da sabedoria - cover

    Luz da sabedoria

    Maria Carvalho

    • 0
    • 0
    • 0
    A consciência iluminada leva o homem a buscar o caminho adequado aos seus objetivos. Luz da sabedoria harmoniza seus pensamento equilibrando sua emoções, aliado à razão e bom senso na mesma medida. Nas páginas deste livro pretenciosamente encontrará ânimo adormecido. Retire sozinho tudo o que lhe impede de caminhar. Esteja em constante movimento. Então se movimente em busca das suas melhoras. Permita-se ao novo. Seja a luz que ilumina sua consciência refletindo seu caminho.
    Show book
  • Corpo e(m) performance - processos de criação - cover

    Corpo e(m) performance -...

    Ariane Guerra Barros

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro traz em seu corpus a prerrogativa do corpo e(m) performance, dividido em 7 capítulos com 8 autoras e autor brasileires, que expõem suas experiências, vivências e metodologias/práticas artísticas. Os processos de criação
    invertem o corpo, midiatizam-no, inserem-no no meio tecnológico, ocupam as ruas e o urbano, mergulham em sua própria ancestralidade, entrelaçam psicologia e cena, e desnudam pesquisas cênicas dos últimos anos, tecendo um panorama artístico híbrido, multiforme e potente. Esgarçando possibilidades corpóreo-vocais, para além da ação cênica, o corpo transcende a pele e volta-se para si mesmo, em um tempo pandêmico
    que o estatiza e o emudece. Essa obra reflete um recorte da cena contemporânea, em que pedaços do Brasil respiram por palavras e imagens, ainda que em telas.
    Show book
  • Arte e sustentabilidade Ed 05 - Enfeites de maternidade - cover

    Arte e sustentabilidade Ed 05 -...

    Criarte

    • 0
    • 0
    • 0
    A revista Coleção Mega Artesanato Arte & Sustentabilidade ed.05 da CS Editora vem com temas muito solicitados pelos leitores: lembrancinhas e enfeites de maternidade e decoração de Natal. Também foram muitos os pedidos para que ensinássemos a fazer fuxico, bonecas e muitas outras técnicas bem legais que apresentaremos nas próximas edições. São tantas peças e criações tão bonitas que até para montar a pauta da revista ficamos indecisos, pois dá vontade de publicar tudo de uma só vez. Mostrar para o público o que as nossas queridas e amigas artesãs têm de melhor, o seu trabalho e o amor que colocam em cada uma de suas criações.
    Falando em criação, confesso que fiquei verdadeiramente apaixonada pelas peças que estão publicadas nesta edição, muito lindas, coloridas e alegres. E uma me chamou muito a atenção, a fofucha articulada com patinete da Vanessa Barbosa – um verdadeiro charme e que vai conquistar corações!
    E que tal passar o Natal e o ano-novo com uma nova decoração de paredes que é um show? Também trouxemos algumas receitas natalinas sustentáveis para você reaproveitar os alimentos, economizar e ainda ajudar o meio ambiente.
    Espero que você curta esta edição, garanto que a nossa equipe se divertiu bastante!
    Show book
  • Aqui nós somos uma família: brigas e acordos no tribunal do júri - cover

    Aqui nós somos uma família:...

    Izabel Nuñez

    • 0
    • 0
    • 0
    A obra apresenta uma reflexão etnográfica fina e contundente de sessões de julgamento observadas pela autora no âmbito do Tribunal do Júri, tratando de destacar as diferentes formas de desigualar sujeitos e casos que operam naquele espaço. Para tanto, toma como eixo analítico a relação entre legalidades, moralidades e desigualdades no cotidiano do Tribunal do Júri, e apresenta um conjunto de variáveis determinantes dessas formas de produção de desigualdades: quem são os agentes envolvidos, que disputas corporativas estão em jogo em determinados casos, que apreciações morais são feitas sobre os réus, e por quais agentes, e se e como determinados valores morais são determinantes dos desfechos dos crimes ali julgados. Leticia Carvalho de Mesquita Ferreira. Professora Adjunta do Departamento de Antropologia Cultural (DAC) e do PPGSA/UFRJ
    Show book