Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Partidos Sindicatos e Conselhos Operários - cover

Partidos Sindicatos e Conselhos Operários

Anton Pannekoek

Publisher: Edições Enfrentamento

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Os partidos políticos e os sindicatos perderam grande espaço na sociedade moderna. Antes a crença nos sindicatos e no sindicalismo e seu potencial transformador era grande, bem como a ideia de um partido revolucionário que geraria a transformação social era defendida por milhares de ativistas. Porém, uma análise crítica do significado dos partidos e sindicatos já havia sido feito no início e decorrer do século 20. Pannekoek realiza duras críticas aos partidos e sindicatos e apresenta os conselhos operários como alternativa de organização dos trabalhadores na luta pela transformação radical e total das relações sociais.

Other books that might interest you

  • Vem pra rua - a história do movimento popular que mobilizou o Brasil - cover

    Vem pra rua - a história do...

    Rogerio Chequer, Colin Butterfield

    • 0
    • 0
    • 0
    O Movimento Vem Pra Rua mobilizou e continua motivando milhões de brasileiros a fazer grandes mudanças na política do país. Olhando a multidão nas ruas gritando contra a corrupção, exigindo reformas e pedindo justiça, é difícil imaginar como isso tudo começou: duas pessoas que pensaram um Brasil melhor, dividiram com outros seus ideais e partiram para a ação.
    A história deste livro é a história da construção desse movimento. É sobre como o desejo de mudar começou, viralizou,
    ganhou mentes e apoios. Como se multiplicaram as convocações via redes sociais. Como os políticos foram pressionados. Como o Vem Pra Rua ajudou a criar uma nova cidadania. Cada um que se indignou com os desvios nos rumos da nação – e demonstrou essa indignação – faz parte desses novos tempos. E, de um jeito ou de outro, vai se encontrar neste livro.
    Show book
  • Impeachment e Democracia - cover

    Impeachment e Democracia

    João Benedicto De Azevedo Marques

    • 0
    • 0
    • 0
    Reunindo 23 artigos e ensaios, a maior parte deles inéditos, Impeachment e Democracia, é o mais recente livro de João Benedicto de Azevedo Marques, ex-secretário nacional de Justiça (Governo FHC) e ex-secretário de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo. 
    A obra aborda temas que estão em forte evidência no momento atual, em especial o processo de impeachment da presidente Dilma, o sistema político brasileiro e o funcionamento das instituições. Esses artigos que tratam de aspectos predominantemente políticos, envolvendo acontecimentos recentes e processos que se mantêm ao longo do tempo, estão agrupados na primeira e principal parte do livro.  Há, também, textos sobre outros assuntos, reunidos em dois outros blocos: um relacionado a Segurança Pública e Justiça e o outro tratando de Temas Globais (como terrorismo e imigração).
    Com uma visão crítica, utilizando a perspectiva histórica e sua longa experiência como promotor e procurador de justiça, assim como em importantes postos na administração pública, João Benedicto de Azevedo Marques posiciona-se claramente em relação aos diversos temas que aborda, apresenta suas reflexões e propõe soluções, mantendo sempre a crença de que é possível construir uma sociedade mais humana, justa e respeitadora dos direitos humanos.
    Show book
  • Legado de uma pandemia: 26 vozes conversam sobre os aprendizados para política pública - cover

    Legado de uma pandemia: 26 vozes...

    Laura Muller Machado

    • 0
    • 2
    • 0
    Ao longo do ano de 2020, a resiliência brasileira foi sistematicamente colocada à prova. Resiliência é a capacidade de lidar construtivamente com adversidades. Requer compreender a natureza da adversidade, adaptar-se para mitigar seus efeitos e aprender com as ações tomadas e com os resultados alcançados. A sociedade brasileira buscou entender o que estava acontecendo e se adaptar. Sai mais sábia de tudo isso. Livros foram e serão escritos sobre o que aconteceu; sobre como o Brasil buscou se adaptar; sobre seus erros e acertos. Uma análise do que aconteceu, em si, no entanto, não é o objetivo deste volume. Nosso foco é o que aprendemos com o que aconteceu; se saímos mais sábios e o que vamos fazer diferente no futuro. Para explicar o que aprendemos e como esses aprendizados mudaram ou estão mudando o Brasil, convidamos 26 ilustres colaboradores. Suas reflexões estão organizadas nos dezessete capítulos que formam este livro.
    Show book
  • Uma nova polícia em ascensão no Brasil - Experiências das guardas civis municipais do Grande ACBDMR - cover

    Uma nova polícia em ascensão no...

    Oséias Francisco Da Silva

    • 0
    • 0
    • 0
    As guardas civis municipais são órgãos constituintes da segurança pública desde sua previsão no parágrafo 8º do artigo 144 da Constituição Federal, ganhando força com a Lei Federal 13.022/2014, que regulamentou de maneira a expandir e clarificar suas competências gerais e específicas, e a Lei Federal 13.675/2018, que criou o Sistema Único de Segurança Pública, reservou um espaço destacado para as guardas municipais e estabeleceu o entendimento legal que segurança pública é dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Soma-se a isso o clamor social que colocou a segurança como uma das principais prioridades nas agendas públicas e institucionais. Os municípios são a realidade concreta e efetiva de onde as pessoas vivem, convivem e demandam aos prefeitos e vereadores, e deles esperam que suas reivindicações sejam atendidas. Nesse contexto, as guardas municipais ganham cada vez mais relevância e uma nova polícia se estabelece no cenário da segurança pública.
    A pesquisa demonstrada neste livro aborda, de forma pioneira, o impacto da Lei Federal 13.022/2014, Estatuto Geral das Guardas Municipais, uma norma que regulamentou as competências gerais e específicas desses importantes órgãos da segurança pública. Atento estudioso da matéria, o autor desta obra, com sua larga experiência profissional e militância, vai a campo pesquisar diretamente com os operadores e gestores da segurança pública municipal o impacto da nova legislação do ponto de vista institucional e profissional. O resultado da pesquisa é apresentado no livro juntamente com uma ampla discussão sobre o lugar das guardas municipais no sistema de segurança pública. A pesquisa vai revelar as possibilidades do surgimento ou fortalecimento de uma nova polícia ou a manutenção de um modelo que assimilou características de outra instituição e as reproduz. No momento em que se discute a segurança pública no País, principalmente em virtude dos altíssimos índices de homicídios e baixíssima resolução dos inquéritos criminais, somados às críticas na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros das instituições, este livro ganha maior relevância. A obra traz uma importante contribuição ao debate quando não apenas se dedica a problematizar e desvelar características fundamentais das guardas municipais, mas, sobretudo, pelas propostas apresentadas para aperfeiçoamento, fortalecimento e desenvolvimento dessas corporações que se tornaram imprescindíveis para as cidades e para os cidadãos brasileiros. Boa leitura!
    Show book
  • Paul Mattick e o Comunismo de Conselhos - cover

    Paul Mattick e o Comunismo de...

    Cláudio Pozzoli

    • 0
    • 0
    • 0
    Cláudio Pozzoli apresenta uma introdução ao pensamento e biografia de Paul Mattick e destaca alguns elementos de sua teoria das crises do capitalismo, bem como o contextualiza no âmbito da sua corrente política, o comunismo de conselhos. O prefácio de Marcus Gomes enriquece a obra ao trazer mais elementos e indicações bibliográficas, bem como pela crítica da interpretação de Pozzoli. Obra importante para quem quer conhecer a obra de Paul Mattick, um dos mais importantes pensadores marxistas, ou tem interesse em conhecer o comunismo de conselhos.
    Show book
  • Estado Luta de Classes e Autogestão Social - cover

    Estado Luta de Classes e...

    Edmilson Marques

    • 0
    • 0
    • 0
    Edmilson Marques, na presente obra, aborda várias questões sociais, com destaque para a questão do Estado, da luta de classes e da autogestão social. Partindo de uma análise crítica da sociedade capitalista, o autor mostra os vínculos entre o Estado e a luta de classes, bem como analisa alguns de seus elementos derivados: a democracia representativa, o processo eleitoral e a cidadania. Por outro lado, o autor mostra a relação desses processos com a questão da autogestão social, a promessa de uma nova sociedade pós-capitalista. Nesse contexto, a luta de classes reaparece através das lutas e greves operárias, mostrando o seu potencial revolucionário que pode gerar a sociedade autogerida. Trata-se de uma leitura fundamental para pensar as lutas sociais e a possibilidade de transformação social no mundo contemporâneo.
    Show book