Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Breve História de Guaratinguetá e Região - O município e o Vale do Paraíba da Pré-História ao Império do Brasil (1822-1889) - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Breve História de Guaratinguetá e Região - O município e o Vale do Paraíba da Pré-História ao Império do Brasil (1822-1889)

F. D. Ruzene

Publisher: Cia do eBook

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O que você sabe sobre a história de Guaratinguetá? Quanto você conhece sobre o Vale do Paraíba ou sobre o estado de São Paulo? Será que você consegue se recordar de aulas sobre a cidade ou a região, quer seja no ensino fundamental ou médio? Devo confessar, caro leitor, não me lembro de qualquer instrução sobre a história local. Por muito tempo, enquanto pesquisador da área de história antiga, soube mais sobre as grandes civilizações da antiguidade, como Egito, Grécia e Roma, do que sobre Guaratinguetá. Isso me gerou profundo incômodo.
Por que aprendemos mais, e nos esforçamos mais em saber, sobre civilizações que estão (ou estiveram) do outro lado do mundo e não sobre aquela na qual nascemos ou vivemos?
Sinceramente, não encontrei uma resposta exata, então o incômodo permaneceu. Comecei a pesquisar alguns documentos, artigos e livros que me apresentassem um pouco mais sobre nossa história e os resultados me surpreenderam. Nossa História é grandiosa!
Este livro é a conclusão de alguns anos de estudos sobre Guaratinguetá e o Vale do Paraíba paulista, contemplando desde os mais longínquos tempos da Pré-História até os finais do Império do Brasil, no século XIX.
E então? Vamos nos aventurar nas trilhas desta Breve História de Guaratinguetá e Região!
Available since: 04/12/2021.

Other books that might interest you

  • 100 citações de Alphonse de Lamartine - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Alphonse de...

    Alphonse de Lamartine

    • 0
    • 0
    • 0
    Alphonse de Lamartine foi um poeta, romancista, dramaturgo e figura política francês que participou na revolução de 1848 e proclamou a Segunda República. Ele é uma das grandes figuras do Romantismo em França. Viajou para Itália e ocupou uma posição militar de curta duração com Luís XVIII. Em Outubro de 1816, em Aix-les-Bains, num spa, o seu encontro com uma jovem mulher casada, Julie Charles, marcou um ponto de viragem decisivo na vida do poeta, mas o seu apaixonado caso de amor transformou-se em tragédia. Alphonse de Lamartine escreveu então os poemas das Meditações, cuja colecção foi publicada em 1820 e foi um sucesso deslumbrante. No mesmo ano casou com uma jovem inglesa, e ocupou o cargo de secretário da embaixada em Itália antes de se demitir em 1830. Durante este período, publicou outras obras poéticas tais como, em 1823, Nouvelles Méditations poétiques e La Mort de Socrate, e, em Junho de 1830, Harmonies poétiques et religieuses após ter sido eleito para a Académie française em 1829. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • A raiva não educa A calma educa - Por uma geração de adultos e crianças com mais saúde emocional - cover

    A raiva não educa A calma educa...

    Maya Eigenmann

    • 0
    • 0
    • 0
    "FOI NA BUSCA DE OUTRAS FORMAS [DE EDUCAÇÃO] QUE CONHECI A MAYA E A EDUCAÇÃO RESPEITOSA. [...] NESTE LIVRO, MAYA FALA COMO SE ELA ESTIVESSE SENTADA NA SUA FRENTE, TOMANDO UMA XÍCARA DE CAFÉ, TE OUVINDO SEM JULGAMENTOS, E FALANDO: 'EU TE ENTENDO, DEIXA TE CONTAR UMA COISA...'" Paola Carosella, chef de cozinha, empresária e mãe da FranMAYA EIGENMANN, pedagoga e educadora parental, convida você a repensar tudo o que sabe sobre educar crianças, mostrando que esse processo não precisa (nem deve) ser autoritário, constrangedor e ameaçador. Na educação respeitosa, proposta pela autora, considera-se as necessidades e os sentimentos da criança, sem deixar de colocar os limites necessários na criação dela. Isso significa que o objetivo é desenvolver o respeito da criança e do adolescente, e não a obediência, pura e simplesmente.
    Show book
  • TDAH (resumo) - cover

    TDAH (resumo)

    Donatella Arcangeli

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro é um resumo produzido a partir da obra original. Esta obra tem como objetivo trazer um panorama teórico para que os professores compreendam o funcionamento cognitivo de crianças e jovens com TDAH e para que possam aplicar técnicas educacionais e pedagógicas específicas e, portanto, mais eficazes para a sala de aula. O livro está dividido em 15 capítulos agrupados em três macrosseções: hiperatividade, impulsividade e desatenção, que são os comportamentos problemáticos típicos de crianças com TDAH na faixa etária de 6 a 11 anos. Inicialmente, o motivo de cada comportamento problemático é brevemente explicado, e em seguida a autora oferece indicações simples para o professor sobre as atitudes a adotar e evitar. Ao final de cada capítulo há conselhos de especialistas e um pequeno parágrafo de resumo com sugestões práticas para serem postas em prática imediatamente.
    Show book
  • Mariposa (Integral) - cover

    Mariposa (Integral)

    Patrícia Baikal

    • 0
    • 0
    • 0
    Jogos de poder, política e corrupção se cruzam com uma história de amor. Um jovem senador brasileiro, Nicolas, se vê rodeado de grandes mistérios a partir do momento em que uma estranha mulher invade sua casa e lhe dá pistas para incriminar seu rival político. Enquanto se envolve de uma forma apaixonante com esta mulher, de codinome Mariposa, Nicolas tenta desvendar os segredos de uma organização, invisível aos olhos da sociedade, mas com grande poder de influência na política do país.
    Show book
  • Sobre o significado de "gossip" - cover

    Sobre o significado de "gossip"

    Silvia Federici

    • 0
    • 0
    • 0
    Narrar a história das palavras que são frequentemente usadas para definir e degradar as mulheres é um passo necessário para compreender como a opressão de gênero funciona e se reproduz. A história do termo "gossip" [atualmente traduzido como "fofoca"] é emblemática nesse contexto. Por meio dela, podemos acompanhar dois séculos de ataques contra as mulheres no nascimento da Inglaterra moderna, quando uma expressão que usualmente aludia a uma amiga próxima se transformou em um termo que significava uma conversa fútil, maledicente, isto é, uma conversa que provavelmente semearia a discórdia, o oposto da solidariedade que a amizade entre mulheres implica e produz. Imputar um sentido depreciativo a uma palavra que indicava amizade entre as mulheres ajudou a destruir a sociabilidade feminina que prevaleceu na Idade Média, quando a maioria das atividades executadas pelas mulheres era de natureza coletiva e, ao menos nas classes baixas, as mulheres formavam uma comunidade coesa que era a causa de uma força sem-par na era moderna.
    Show book
  • 100 citações de François de la Rochefoucauld - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de François de la...

    François de la Rochefoucauld

    • 0
    • 0
    • 0
    François, Duque de La Rochefoucauld, Príncipe de Marcillac, é um escritor francês, moralista e memorialista, mais conhecido pelos seus Maxims. Embora só tenha publicado oficialmente as suas Memórias e Maxims, a sua produção literária é densa. Como a maioria dos seus contemporâneos, ele via a política como um jogo de xadrez. Os Maxims formam uma denúncia incansável de todas as aparências de virtude. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book