Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Breve História de Guaratinguetá e Região - O município e o Vale do Paraíba da Pré-História ao Império do Brasil (1822-1889) - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Breve História de Guaratinguetá e Região - O município e o Vale do Paraíba da Pré-História ao Império do Brasil (1822-1889)

F. D. Ruzene

Publisher: Cia do eBook

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O que você sabe sobre a história de Guaratinguetá? Quanto você conhece sobre o Vale do Paraíba ou sobre o estado de São Paulo? Será que você consegue se recordar de aulas sobre a cidade ou a região, quer seja no ensino fundamental ou médio? Devo confessar, caro leitor, não me lembro de qualquer instrução sobre a história local. Por muito tempo, enquanto pesquisador da área de história antiga, soube mais sobre as grandes civilizações da antiguidade, como Egito, Grécia e Roma, do que sobre Guaratinguetá. Isso me gerou profundo incômodo.
Por que aprendemos mais, e nos esforçamos mais em saber, sobre civilizações que estão (ou estiveram) do outro lado do mundo e não sobre aquela na qual nascemos ou vivemos?
Sinceramente, não encontrei uma resposta exata, então o incômodo permaneceu. Comecei a pesquisar alguns documentos, artigos e livros que me apresentassem um pouco mais sobre nossa história e os resultados me surpreenderam. Nossa História é grandiosa!
Este livro é a conclusão de alguns anos de estudos sobre Guaratinguetá e o Vale do Paraíba paulista, contemplando desde os mais longínquos tempos da Pré-História até os finais do Império do Brasil, no século XIX.
E então? Vamos nos aventurar nas trilhas desta Breve História de Guaratinguetá e Região!
Available since: 04/12/2021.

Other books that might interest you

  • Como ser um educador antirracista - Para familiares e professores - cover

    Como ser um educador...

    Bárbara Carine Soares Pinheiro

    • 0
    • 0
    • 0
    Como ser um educador antirracista é um convite e uma inspiração para criarmos uma sociedade verdadeiramente antirracista. Embarque nesta jornada!Em Como ser um educador antirracista, Bárbara Carine, conhecida nas redes como "uma intelectual diferentona", discute sobre como a educação e a escola podem ser pensadas a partir de perspectivas não ocidentalizadas e, sobretudo, racializadas.
    A autora esmiuça conceitos ligados à luta antirracista, como pacto da branquitude, racismo estrutural, cotas raciais e educação emancipatória, para (re)pensar as ações pedagógicas e a formação e o papel dos educadores, que são, afinal, todos nós, os "doadores de memórias" que integram a escola.
    Longe de ser um manual com fórmulas prontas, o livro, resultado de anos de experiência da autora como educadora e idealizadora da Escola Maria Felipa, primeira escola afro-brasileira registrada em uma Secretaria de Educação no Brasil, faz um convite aberto para o leitor conhecer e desenvolver práticas antirracistas em sala de aula e na vida.
    Show book
  • Treinamento cerebral - Como funcionam a inteligência e o pensamento cognitivo (2 em 1) - cover

    Treinamento cerebral - Como...

    Syrie Gallows

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro consiste em dois títulos, que são os seguintes: 
      
    Livro 1: É possível treinar seu cérebro? 
      
    Você pode se tornar mais inteligente ou mais capaz de se lembrar das coisas? 
      
    Mergulhe no reino de infinitas possibilidades, algumas das quais serão reveladas a você neste guia rápido. Vários tópicos serão abordados, como jogos de treinamento cerebral, jogos de computador que podem estimular o tipo certo de atividade cerebral, os efeitos da escola e idéias gerais sobre QI e inteligência. 
      
    Este pequeno livro pode abrir seus olhos para fatos que você não conhecia antes. 
      
      
      
      
    Livro 2: O que são funções cognitivas? 
      
    Como nosso cérebro funciona? 
      
    Que fatos e mitos sobre nossas mentes existem por aí e em que você deve acreditar? 
      
    Essas e várias outras perguntas serão respondidas neste manual abrangente. Você também aprenderá sobre as diferenças sexuais pertencentes ao cérebro humano, como essas diferenças se manifestam nas brincadeiras das crianças e outros tópicos relacionados à nossa consciência consciente.
    Show book
  • Os Três Porquinhos - cover

    Os Três Porquinhos

    Eric Suben

    • 0
    • 0
    • 0
    Texto repetitivo e ilustrações adoráveis ajudam a contar a história clássica de “Os Três Porquinhos”. Quando três porquinhos saem de casa para construir suas próprias casas, a mãe os avisa sobre um lobo malvado. Os porcos aprendem uma lição valiosa enquanto o lobo faminto está determinado a comer os porcos no jantar. Descubra qual porco constrói a casa mais forte e como eles são mais espertos que o lobo mau. Uma reviravolta nova e positiva no final deste conto de fadas o tornará um favorito da família e incentivará o amor pela leitura por toda a vida.
    Show book
  • 100 citações do Novo Testamento - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações do Novo Testamento...

    Anonymous Anonymous

    • 0
    • 0
    • 0
    Com o seu relato da vida e ensinamentos de Jesus Cristo, dos ministérios dos Apóstolos na igreja primitiva, cartas sobre doutrina e conselhos cristãos, e o livro profético do Apocalipse, o Novo Testamento contém a essência do cristianismo e uma fonte infinita de inspiração. Seleccionámos para si 110 citações essenciais, para o acompanhar na sua vida quotidiana, dar-lhe referências para as suas discussões e alimento para o seu pensamento. Estas citações proporcionam uma ocasião preciosa para reflectir sobre a sabedoria acumulada nestas páginas sagradas.
    Show book
  • 100 citações de Jean de la Bruyère - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Jean de la...

    Jean de La Bruyère

    • 0
    • 0
    • 0
    La Bruyère é famosa por uma obra única, Les Caractères ou les Meuurs de ce siècle (1688). Esta obra, constituída por uma colecção de pequenas peças literárias, é uma crónica essencial do espírito do século XVII. La Bruyère foi um dos primeiros escritores a destacar o estilo literário, desenvolvendo uma frase rítmica em que os efeitos da ruptura são predominantes. Este estilo encoraja a leitura em voz alta, dando a esta actividade o estatuto de juízo moral graças ao efeito retórico obtido pela leitura oral sobre os ouvintes. La Bruyère dedica uma secção inteira das Personagens aos efeitos perversos da eloquência. Muitos escritores têm seguido o caminho estilístico traçado por La Bruyère: de Marivaux a Proust e André Gide a Balzac. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • África no Mundo Livre das Imposturas Identitárias - cover

    África no Mundo Livre das...

    Jonuel Gonçalves

    • 0
    • 0
    • 0
    As teorias das identidades transformaram-se em versões atuais dos velhos discursos discriminatórios. Exacerbam diferenças e separatismos em detrimento  das afinidades humanas, servindo projetos ditatoriais. África sofre duplamente os efeitos destes disfarces  ideológicos. Internamente, vários regimes procuram  legitimar políticas de atraso e repressão com apelos  «identitários» que inviabilizam a integração africana 
    necessária ao desenvolvimento e inserção justa no mundo. Externamente, é atribuído um papel a África que  também inviabiliza esse desenvolvimento e inserção,  enquanto africanos e seus descendentes em outros 
    continentes sofrem discriminações e negação de direitos  de cidadania. As políticas identitárias são inimigas da  cidadania e as sociedades africanas têm de sair das lamentações e partir para lutas criadoras de força própria  capaz de derrubar as imposturas locais ou globais.
    Show book