Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Uma breve história da Teologia da Libertação Protestante e suas implicações teológicas - cover

Uma breve história da Teologia da Libertação Protestante e suas implicações teológicas

André Castro

Publisher: Editora Recriar

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Convido leitores e leitoras a ler e aprender desse jovem pensador que nos ilumina com sua perspicácia intelectual e seu desejo de desencobrir riquezas que nossos colonialismos e pretensões absolutistas quiseram ocultar. O percurso do livro é como uma conversa feita entre amigos a partir da qual vai e volta sobre temas, precisa seus pensamentos, vai e volta em relação a referências bibliográficas e situações específicas. Puxa um o e ata-o a outro, tecendo, assim, suas reflexões e argumentos. Sua escolha de privilegiar a obra de Rubem Alves de maneira especial na segunda parte do livro é indicadora de seu desejo de renovação dos conceitos teológicos, sem, no entanto, ter a pretensão de dizer a última palavra sobre a obra e o método do mestre poeta. Finalmente, a luta de André com textos complexos e situações históricas obscuras é em vista de uma compreensão maior do que vivemos ontem e estamos vivendo hoje.É um convite de resgate de uma história esquecida em vista da renovação do pensamento teológico para os dias de hoje. É algo disso e muito mais que sua juventude atenta à evolução do mundo está nos oferecendo. Vale a pena sermos seus leitores! Ivone Gebara
Available since: 05/27/2022.

Other books that might interest you

  • O Que é Felicidade? - Coleção Esclarecimento 02 - cover

    O Que é Felicidade? - Coleção...

    Marcus Gomes

    • 0
    • 0
    • 0
    A felicidade é um tema censurado. Muitos evitam falar dela. Ao mesmo tempo é uma palavra que sempre retorna nas conversas e na reflexão sobre a vida. O que é a felicidade? É possível ser feliz? Nós somos felizes? Como ser feliz? Essas são questões recorrentes sobre esse tema. Poucos pensadores trataram da felicidade, mas as religiões e a literatura menor sempre a tematizam. Marcus Gomes não traz uma receita de como ser feliz, mas traz uma definição e reflexão introdutória sobre felicidade, sobre sua relação com os seres humanos, com a sociedade, e, por fim, aponta caminhos possíveis para se buscar a felicidade. Essa é uma obra importante para todos que buscam a felicidade.
    Show book
  • 100 citações de Michel de Montaigne - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Michel de...

    Michel de Montaigne

    • 0
    • 0
    • 0
    Montaigne pode muito bem ser um dos escritores mais simpáticos alguma vez conhecidos. É conhecido por popularizar o ensaio como um género literário; o seu estilo funde anedotas casuais e autobiografia com profundos conhecimentos intelectuais. Os seus ensaios estão entre os mais influentes jamais escritos; é possível reconhecer a influência directa de Montaigne sobre grandes figuras literárias em todo o mundo, desde René Descartes a Nietzsche, Isaac Asimov, e possivelmente William Shakespeare. Seleccionámos para si 100 das suas citações mais fascinantes, perspicazes e divertidas, para que se possa encontrar directamente com uma das maiores mentes que alguma vez viveu.
    Show book
  • 100 citações sobre a verdade - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações sobre a verdade -...

    Various Various

    • 0
    • 0
    • 0
    O que é a verdade? Como se pode ser fiel a si próprio sem saber o que significa? Como é que se pode ter a certeza de dizer a verdade quando a realidade é tão difícil de alcançar? Tantos filósofos têm lutado para definir a verdade, cada um deles apresentando ideias enriquecedoras que lançam luz sobre o conceito a partir de tantos ângulos diferentes. Seleccionámos para si 100 das mais profundas, reveladoras e fascinantes citações sobre a verdade; estes gracejos, observações e pérolas de sabedoria proporcionar-lhe-ão inspiração, alimento para o pensamento, e diferentes formas de se relacionar com este conceito essencial.
    Show book
  • 100 citações sobre sabedoria - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações sobre sabedoria -...

    Various Various

    • 0
    • 0
    • 0
    Seleccionámos para si 100 grandes citações sobre sabedoria. Todos sabemos o que é a sabedoria: a capacidade de pensar e agir usando conhecimento, experiência, compreensão, senso comum, e discernimento. A sabedoria tem sido considerada como uma das quatro virtudes cardinais; e como uma virtude, é um hábito ou disposição para realizar a acção com o mais alto grau de adequação em qualquer circunstância. Isto implica uma posse de conhecimento ou a procura do mesmo para o aplicar à circunstância em questão. Isto implica uma compreensão de pessoas, objectos, eventos, situações, e a vontade, bem como a capacidade de aplicar a percepção, julgamento e acção de acordo com a compreensão do que é o curso de acção ideal. Muitas vezes requer o controlo das reacções emocionais (as "paixões") para que o princípio universal da razão prevaleça para determinar a própria acção. Em suma, a sabedoria é uma disposição para encontrar a verdade aliada a um julgamento óptimo sobre quais as acções que devem ser empreendidas. Estas citações ajudá-lo-ão a pensar, a agir, a meditar para alcançar uma espécie de sabedoria. Uma grande citação é muito semelhante a um grande pensamento e a um pequeno poema. Pode encapsular uma grande teia de ideias, pensamentos, reflexões, emoções em poucas palavras. O leitor de uma grande citação é forçado a pensar sobre o que acabou de ouvir. Ele tem de pensar sobre essas palavras e o que elas significam. Uma excelente citação exige que o leitor faça uma pausa para contemplar o verdadeiro significado e poesia de algumas palavras. Um grande pensamento atinge um nível de universalidade. As citações atingem duramente a essência do ser humano. A citação certa pode ajudar-nos a ver alguns significados invisíveis de coisas ou assuntos. O leque de autores dessas 100 citações sobre sabedoria é muito vasto: de Mark Twain a Winston Churchill, de Leonardo da Vinci a Albert Einstein, Sun Tzu, Mahatma Gandhi, de Dalai Lama a Henry Ford. Tire partido do conhecimento e da inteligência de todos esses sábios !
    Show book
  • Não-coisas - cover

    Não-coisas

    Byung-Chul Han

    • 0
    • 0
    • 0
    Este é o resumo de Não-coisas. O livro gira em torno de coisas e não-coisas. Desenvolve tanto uma filosofia do smartphone quanto uma crítica da inteligência artificial a partir de uma nova perspectiva. Ao mesmo tempo, recupera a magia do sólido e do tangível e reflete sobre o silêncio que se perde no ruído da informação.
    Show book
  • O livro da Fisiognomia - O estudo da fisionomia humana para identificar a natureza e os comportamentos das pessoas - cover

    O livro da Fisiognomia - O...

    Faḫru-ddīn ar-Rāzī

    • 0
    • 1
    • 0
    Este livro, que faz parte da gigante herança intelectual deixada pela civilização árabe-islâmica, foi escrito no século XII do calendário cristão. Seu autor atribui caracteres e comportamentos, assemelhando o homem ao animal, para concluir que é fanfarrão aquele que possui testa enrugada e que é briguento e implicante aquele cuja testa é plana e sem rugas, enquanto olhos saltados sinalizam ignorância e incoerência e se os olhos forem reentrantes, os mesmos sinalizam nobreza de alma. O autor baseia-se na medicina antiga e em conhecimentos adquiridos por diversas culturas antigas, para defender que é mulherengo e ocioso aquele que possui olhos tremulantes e perversos e que é ardiloso e mulherengo quem possui olhos pequenos e azuis. Atribui-se outros caracteres específicos às faixas etárias, ao gênero e às condições climáticas.
    Show book