Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Uma História das Copas do Mundo - volume 1 - cover

Uma História das Copas do Mundo - volume 1

Airton de Farias

Publisher: Armazém da Cultura

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Para conhecer o futebol. Para conhecer a História. Para conhecer o mundo. Em Uma História das Copas do Mundo – futebol e sociedades, Airton de Farias faz uma apaixonante análise da trajetória do esporte mais popular do planeta e suas conexões com diversas sociedades e processos históricos.“Nunca foi feito nada igual no Brasil”, escreve Juca Kfouri, em sua apresentação do livro Uma História das Copas do Mundo – futebol e sociedade, de autoria do historiador Airton de Farias, a ser lançado em abril pela editora Armazém da Cultura. O texto, em mais de mil páginas, editado em 2 volumes, aborda a contextualização política do mundo pré-Copa, de 1930, ano da primeira Copa, até hoje, quando chegamos à vigésima, insere e relaciona o esporte mais popular do planeta na vida e na política com grandes fatos e processos históricos do final do século XIX, XX e início do XXI. Em nome da bola fez-se guerras, como entre Honduras e El Salvador, em 1969. Em nome da bola, torcidas digladiar-se-iam. Em nome da bola, a paz aconteceu. Com a bola, o neonazismo se expande na Europa, aproveitando-se da crise que o mundo capitalista vive desde 2007. Em nome da bola, povos se confraternizaram, a ponto de inimigos irreconciliáveis, a exemplo de Irã e Estados Unidos, darem-se as mãos dentro de campo e ficarem lado a lado, como se fossem velhos companheiros em divertido jogo de várzea no final da tarde. Com a bola, um indiozinho argentino (Maradona) venceu um gigante inglês, vingando toda uma nação que perdera uma ilha numa guerra delirante estimulada por uma ditadura sanguinária. São relatos do autor Airton de Farias, fundamentados em pesquisa de dois anos e meio com inúmeras fontes e matérias que respaldam e conferem absoluta credibilidade ao livro.
Available since: 07/16/2021.

Other books that might interest you

  • Os Mistérios Egípcios e a Arte de Voltar a Viver - cover

    Os Mistérios Egípcios e a Arte...

    Viktor D. Salis

    • 0
    • 0
    • 0
    Aproveite esta fascinante narrativa da cultura e religião de um dos povos que deixou um dos maiores legados místicos da antiguidade. O significado e a função das pirâmides sempre foi tema de grandes controvérsias. Hoje, no entanto, já está claro de que não são apenas tumbas funerárias dos faraós, mas monumentos geométricos sagrados, cuja função principal era a preparação e a iniciação do homem para voltar a viver e reconquistar a sua imortalidade. A geometria sagrada utilizada em sua construção é reveladora. 
    A base quadrada representa os quatro elementos alquímicos. Os lados são triângulos que representam o nobre, o belo e o justo.Trata-se aqui dos fundamentos da astrologia arcaica, descrevendo que, não importa a que signo alguém pertença, ele terá como missão buscar em sua existência a transformação de seu corpo físico e psíquico em nobreza, beleza e justiça. Somente assim conquistará o direito de voltar a viver e, um dia – quem sabe – reconquistar a imortalidade.
    Show book
  • Culto de Ísis e Osíris Parte 1 - cover

    Culto de Ísis e Osíris Parte 1

    Viktor D. Salis

    • 0
    • 0
    • 0
    Este é talvez o mais significativo mito que a tradição egípcia nos legou, sendo considerado por muitos estudiosos como a base de todas as tradições religiosas e iniciáticas, inclusive a judaico-cristã-islâmicas
    Show book
  • 100 citações do Antigo Testamento - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações do Antigo...

    Anonymous Anonymous

    • 0
    • 0
    • 0
    O Antigo Testamento é o fundamento da Escritura. É a primeira e mais antiga secção da Bíblia cristã; fala da lei e da história dos israelitas, encerra tesouros de poesia e sabedoria, juntamente com uma poderosa profecia. Seleccionámos para si 100 citações que lhe darão respostas às suas perguntas mais íntimas, acompanhá-lo-ão na fé, dar-lhe-ão alimento para reflexão, e oferecer-lhe-ão sabedoria e referências para o inspirar na sua vida quotidiana. Desfruta destas pérolas sagradas de sabedoria retiradas de todos os livros do Antigo Testamento, deixa-as inspirar-te e colocá-las em uso na tua jornada pessoal.
    Show book
  • O olhar inclusivo do espírito por uma pneumatologia integral do cuidado e inclusão de pessoas com deficiência - cover

    O olhar inclusivo do espírito...

    Ailto Martins

    • 0
    • 0
    • 0
    história das pessoas com deficiência demostra uma vida de resistências, contra o preconceito, discriminação, marginalização, segregação,exclusão, opressão, violência, injustiça e morte. Perante esse cenário, surgiram as conquistas de direitos, devido principalmente ao conhecimento científico a respeito da deficiência. A teologia, ainda de forma tímida vem tentando dialogar com a temática. Já são muitos livros de teólogos e teólogas que tem se esmerado a estudar, ensinar e refletir a respeito do conhecimento bíblico e teológico sobre a deficiência. Apesar disso, há um longo caminho, ainda a ser percorrido. Diante desse fato, o livro “O olhar inclusivo do Espírito: por uma pneumatologia integral do cuidado e inclusão de pessoas com deficiência”, procura refletir sobre a possibilidade histórica, bíblica e teológica para o cuidado e inclusão de pessoas com deficiência no pentecostalismo clássico, segundo a natureza cuidadora e inclusiva do movimento pentecostal em relação às pessoas, referente à pneumatologia integral, na perspectiva do olhar inclusivo do Espírito, promovendo assim os princípios dessa pneumatologia, em relação ao fruto do Espírito e a experiência do batismo no Espírito Santo, a nova vida no Espírito, com seus resultados: a transformação da consciência, integridade, acessibilidade, diversidade e unicidade no Espírito Santo, como fundamento para o cuidado e inclusão de pessoas com deficiência.
    Show book
  • Narcisista - Mitos fatos e faces do narcisismo e manipulação - cover

    Narcisista - Mitos fatos e faces...

    Taylor Hench

    • 0
    • 0
    • 0
    Se você está procurando um livro sobre narcisismo, provavelmente já tem uma ideia do que seja. Ainda assim, vamos defini-lo neste livro antes de começarmos a expandir os detalhes intrincados de tal personalidade. Em parte, porque existem tantos mitos sobre isso e o termo é jogado como uma fralda no lixo, enquanto a maioria das pessoas não percebe do que se trata. 
      
    Além disso, existem outros aspectos do narcisismo que precisam ser abordados. Por exemplo, outros transtornos de personalidade, como anorexia nervosa, às vezes estão ligados ao narcisismo; e o narcisismo suscetível ou vulnerável é muito diferente do narcisismo grandioso. E, no entanto, apesar de seus muitos traços pouco atraentes, muitas pessoas ficam definitivamente encantadas com o carisma de um narcisista. 
      
    Esses tópicos são todos fascinantes, então, por favor, dedique um tempo para estudá-los um pouco.
    Show book
  • Manifesto comunista - cover

    Manifesto comunista

    Boitempo, Karl Marx, Friedrich...

    • 0
    • 0
    • 0
    No final de fevereiro de 1848, foi publicado em Londres um pequeno panfleto que acabaria por se tornar o documento político mais importante de todos os tempos: o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. Passado mais de um século e meio, a atualidade e o vigor deste texto continuam reconhecidos por intelectuais das mais diversas correntes de pensamento. A Boitempo Editorial utilizou, com alguns ajustes ortográficos, a tradução feita por Álvaro Pina a partir da edição alemã de 1890, prefaciada e anotada por Engels. O cotejo foi feito de forma minuciosa com as principais edições inglesa, francesa e italiana, confrontadas com duas edições brasileiras anteriores. Além do Manifesto Comunista em si, o volume traz ainda a reflexão de seis especialistas sobre as múltiplas facetas desta que é, ainda hoje, a obra política mais lida e difundida em todo o mundo. Com organização de Osvaldo Coggiola, o livro tem ensaios de Antonio Labriola, Jean Jaurès, Leon Trotsky, Harold Laski, Lucien Martin e James Petras. A edição compila ainda sete prefácios de Marx e Engels à obra, feitos em diferentes períodos.
    Show book