Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Uma História das Copas do Mundo - volume 1 - cover

Uma História das Copas do Mundo - volume 1

Airton de Farias

Publisher: Armazém da Cultura

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Para conhecer o futebol. Para conhecer a História. Para conhecer o mundo. Em Uma História das Copas do Mundo – futebol e sociedades, Airton de Farias faz uma apaixonante análise da trajetória do esporte mais popular do planeta e suas conexões com diversas sociedades e processos históricos.“Nunca foi feito nada igual no Brasil”, escreve Juca Kfouri, em sua apresentação do livro Uma História das Copas do Mundo – futebol e sociedade, de autoria do historiador Airton de Farias, a ser lançado em abril pela editora Armazém da Cultura. O texto, em mais de mil páginas, editado em 2 volumes, aborda a contextualização política do mundo pré-Copa, de 1930, ano da primeira Copa, até hoje, quando chegamos à vigésima, insere e relaciona o esporte mais popular do planeta na vida e na política com grandes fatos e processos históricos do final do século XIX, XX e início do XXI. Em nome da bola fez-se guerras, como entre Honduras e El Salvador, em 1969. Em nome da bola, torcidas digladiar-se-iam. Em nome da bola, a paz aconteceu. Com a bola, o neonazismo se expande na Europa, aproveitando-se da crise que o mundo capitalista vive desde 2007. Em nome da bola, povos se confraternizaram, a ponto de inimigos irreconciliáveis, a exemplo de Irã e Estados Unidos, darem-se as mãos dentro de campo e ficarem lado a lado, como se fossem velhos companheiros em divertido jogo de várzea no final da tarde. Com a bola, um indiozinho argentino (Maradona) venceu um gigante inglês, vingando toda uma nação que perdera uma ilha numa guerra delirante estimulada por uma ditadura sanguinária. São relatos do autor Airton de Farias, fundamentados em pesquisa de dois anos e meio com inúmeras fontes e matérias que respaldam e conferem absoluta credibilidade ao livro.

Other books that might interest you

  • Como o Botafogo conquistou a China - Um épico revolucionário baseado em fatos verossímeis - cover

    Como o Botafogo conquistou a...

    Bruno Porto

    • 0
    • 0
    • 0
    Banido na China por décadas, chega finalmente ao Brasil o inacreditável relato que abalará a história do futebol brasileiro e mundial. Da Nanjing dos anos 1930 à cosmopolita Xangai do século 21, a dramática e verossímel epopeia que deu ao Botafogo de Futebol e Regatas 620 milhões de torcedores.
    Show book
  • Paixão e Ficção; Contos e causos de futebol - cover

    Paixão e Ficção; Contos e causos...

    Luís Pimentel (Organização)

    • 1
    • 1
    • 0
    A verdadeira história sobre o apagão do craque Ronaldo Fenômeno na Copa de 98 é contada por quem estava lá, como coordenador técnico da Seleção: ele mesmo, Zico, o Galinho de Quintino, num relato leve e esclarecedor.      
         Paixão e Ficção – contos de causos de futebol traz ainda contos, crônicas e causos a respeito do mais popular esporte brasileiro, assinados por Aldir Blanc (que conta a deliciosa epopéia da criação do “Artistas da Rua Futebol e Regatas”), Armando Nogueira, Flávio Augusto Falcão, Jéferson de Andrade, Luís Pimentel, Mário Filho, Nani, Rafael Casé, Renato Maurício Prado e Reynaldo Valinho Alvarez.
         Paixão e Ficção – contos de causos de futebol é uma antologia deliciosa, leve e bem-humorada, com ótimos momentos da ficção e da paixão de grandes contistas, cronistas e romancistas brasileiros.
         Show de bola.
    Show book
  • Jornalismo e vestiário - histórias e bastidores contados por um assessor de imprensa - cover

    Jornalismo e vestiário -...

    João Paulo Jobim Fontoura

    • 0
    • 0
    • 0
    No livro “Jornalismo e Vestiário”, João Paulo Jobim Fontoura, conhecido no meio do jornalismo esportivo como JP, escreve sobre a experiência que acumulou em quase uma década de trabalho à frente do Departamento de Futebol do Grêmio. Trata de assuntos de conhecimento público, mas também de bastidores de episódios e fatos que muitos desconhecem. Além disso, leva o leitor a reflexões sobre a prática do jornalismo esportivo. Os textos de apresentação do livro são assinados pelo jornalista esportivo José Alberto Andrade e pelo técnico de futebol Roger Machado.
    Show book
  • Futebol de campo adaptado para idosos - cover

    Futebol de campo adaptado para...

    Newton Luiz Terra, Pedro Augusto...

    • 0
    • 0
    • 0
    O sedentarismo ocorre em todas as faixas etárias, mas, na velhice, ele pode ser mais acentuado pelo mito de que com o envelhecimento deve-se diminuir a intensidade e a quantidade de atividade física. Atualmente sabe-se que o pior inimigo dos idosos é a inatividade. A maioria da população idosa sedentária aponta como barreiras à prática regular de exercícios, entre outras, a falta de oportunidade, a ausência de locais adequados, a insegurança, os problemas financeiros, a falta de tempo, o receio de que o exercício possa “provocar” a sua morte, a falta de profissionais especializados na prescrição de exercícios, o receio de lesões e a falta de motivação. O percentual de idosos no Brasil que pratica uma atividade física regular é de somente 20%. O envelhecimento traz consigo uma série de doenças e situações; e tanto a prevenção como o tratamento de inúmeras dessas doenças que incidem na velhice podem ser beneficiados com a prática regular de atividades físicas.
    Show book
  • Correr - A História de Uma Das Atividades Físicas Mais Praticadas No Mundo - cover

    Correr - A História de Uma Das...

    Thor Gotaas

    • 0
    • 2
    • 0
    Livros sobre corrida a pé são de duas categorias: ou ensinam a correr ou mostram a superação através dela. Pela primeira vez, um autor pesquisa a fundo o assunto para nos mostrar que o ser humano corre desde que aprendeu a ficar em pé e que tornou-se o maior corredor de longa distância do mundo.
    Nesta obra, você vai ver fatos inusitados sobre essa atividade física. Dos famosos corredores mensageiros incas, passando pela corrida ao longo das épocas e de diversos países e por lendas do esporte, como Abebe Bikila – o corredor etíope descalço que venceu a maratona dos Jogos Olímpicos de 1960, em Roma –, até as maratonas e Olimpíadas modernas.
    Show book
  • Consagrado no Gramado - A História dos 110 anos do Futebol do Flamengo - cover

    Consagrado no Gramado - A...

    Roberto Assaf

    • 0
    • 0
    • 0
    Consagrado no Gramado traz informações sobre todos os jogos do Flamengo, desde que o clube aderiu ao futebol, no fim de 1911, até 2021. A investigação esclarece definitivamente os 110 anos de vida dessa história, com as referências de cada partida, incluindo as escalações detalhadas dos adversários e os seus treinadores. O trabalho consumiu dois anos e chegou ao limite. Foram consultados impressos, com prioridade para jornais e revistas oferecidos pela Biblioteca Nacional, além de sites e livros expostos na internet, e os teipes parciais ou completos de mais de três centenas de partidas. A coleção de livros do autor também teve grande importância. Houve ainda frequentes consultas, por e-mail e telefone, no Brasil e no exterior, aos que poderiam fornecer indicações e esclarecimentos. Há ainda um texto de apoio para cada década e a relação completa de todos os jogadores que vestiram a camisa rubro-negra pelo menos uma vez, com a identificação de praticamente todos eles, para que não reste alguma desconfiança sobre as suas existências. De agora em diante ninguém terá mais dúvida sobre o futebol do Flamengo.
    Show book