Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Simplicionário das Relações Internacionais - cover

Simplicionário das Relações Internacionais

Sónia Melo e Castro

Publisher: Europa Edizioni

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Sónia Melo e Castro, minha colega e amiga, decidiu em boa hora oferecer-nos este pequeno livro, com um título delicioso, sem pretensões, como a Sónia admite, de ser uma enciclopédia na matéria, mas que certamente iluminará muitas mentes que do assunto pouco sabem - e até agora pouco se importavam com isso - e cuja curiosidade foi despertada por dois acontecimentos recentes que abalaram as nossas existências: a pandemia da COVID e a guerra na Ucrânia.
Quem trabalhou em instituições multilaterais internacionais ou junto delas identificará de imediato sérias dificuldades para explicar ao cidadão comum, que vive naturalmente alheado de todos os intrincados meandros do multilateralismo, o que faz, porque o faz, e sobretudo qual é o resultado palpável de todo esse labor.
Se não fosse por mais, só por isto, o pequeno livro que a Sónia decidiu escrever seria já de extrema pertinência e utilidade. Mas o seu mérito vai além. É o de explicar de forma simples - claro, fazendo justiça ao título - aquilo que é visto por muitos quase como esotérico, contribuindo assim, de forma relevante, para aproximar as pessoas das instituições. 
Luís Faro Ramos
Embaixador de Portugal em Brasília

Sónia Melo e Castro nasceu em Moçambique em 1966, mas rumou definitivamente para Lisboa com a sua família em 1976. É Licenciada em Relações Internacionais (1989) pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Universidade Técnica de Lisboa) e tem Pós-Graduação em Estudos Europeus pela Universidade Católica de Lisboa.
Ingressou na carreira Diplomática em 1995, exercendo funções muito diversificadas em matérias e níveis de responsabilidade, tendo assumido cargos de chefia, incluindo do Gabinete da Secretária-Geral, duas Presidências portuguesas da União Europeia em que assumiu a condução das reuniões de coordenação dos Estados-membros no ano 2000 em Genebra (UNCTAD) e 2007 em Bruxelas, encarregada de negócios por cerca de um ano em Sarajevo, Bósnia-Herzegovina e as funções de Representante Permanente Adjunta na Missão de Portugal junto das Nações Unidas e outras organizações internacionais em Genebra. Regressada a Lisboa, integra as estruturas da Direção Geral dos Assuntos Europeus. 
Available since: 02/19/2024.

Other books that might interest you

  • The Stone Wall - cover

    The Stone Wall

    Mary Casal

    • 0
    • 0
    • 0
    Mary Casal (pseudônimo) nasceu em 1864. Ainda criança começou a sofrer abusos sexuais que se seguiriam até a idade adulta, geralmente por parte de parentes ou professores.
    Show book
  • A Presença do Invisível - um olhar sobre o neoliberalismo em discursos presidenciais de Fernando Collor a Dilma Rousseff - cover

    A Presença do Invisível - um...

    Allan Freire Nascimento

    • 0
    • 0
    • 0
    Com o fim da Guerra Fria foi vista uma crise global das esquerdas e consequente aumento no campo neoliberal pelo mundo. Tal conjuntura teve reflexos na política brasileira do pós-ditadura militar, o que lançou a reflexão na qual se baseia esta obra: onde estariam marcadores ideológicos do neoliberalismo em falas presidenciais na recente democracia do país? Para esclarecer, entre outros elementos, foram considerados – no escopo da ideologia neoliberal – conceitos como individualidade, liberdade, razão, justiça e tolerância, na forma em que se apresentam como pressupostos que servem de lente teórica para a intepretação dos dados analisados. Para tanto, foi feita uma análise dos conteúdos de discursos dos presidentes eleitos entre 1990 e 2016. Sob momentos emblemáticos para públicos de dentro e de fora do país, um olhar foi montado sobre palavras proferidas dos políticos em questão (Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma) na verificação de maiores ou menores ocorrências de marcadores neoliberais de discurso. Em outras palavras, é a busca em perceber elementos de falas pró-mercado que estenderam sua "mão invisível" e presente na história de um país recente, nos trazendo reflexões acerca de um melhor Brasil no porvir.
    Show book
  • Como vencer um debate tendo razão - Por uma ética do debate racional - cover

    Como vencer um debate tendo...

    Henry Bugalho

    • 0
    • 0
    • 0
    Um guia prático para debater em tempos de polarização! 
    Em um mundo repleto de informações, opiniões e discussões acaloradas, está cada vez mais difícil participar de debates minimamente saudáveis, sobretudo nas redes sociais. Repetidamente, nos vemos embrenhados em batalhas verbais, empunhando palavras afiadas e ofensas em que um lado sai vencedor – e o outro, destruído. 
    Mas a verdade é que, para além do conforto que um simples diálogo pode proporcionar, um debate saudável e racional é capaz de trazer uma vasta troca de ideias, novos conhecimentos e – por que não? – até mudança de opinião. 
    É por isso que, neste livro, Henry Bugalho resgata a tradição da filosofia ocidental, baseada no pensamento racional e crítico, para mostrar como identificar argumentações falhas, falácias lógicas, informações incorretas e agentes maliciosos. E também oferece um guia prático de como conceber um argumento bem elaborado, com clareza, persuasão e, acima de tudo, ética para que você possa vencer um debate no qual tenha, sim, razão.
    Show book
  • Dossiê Gênios da Ciência - Einstein & Galileu - cover

    Dossiê Gênios da Ciência -...

    Daniel Aurélio

    • 0
    • 0
    • 0
    Homens de épocas e trajetórias diferentes, mas unidos pela coragem teórica e experimental, pela inteligência aguda, pensamento inquieto e atitude científica; tornaram-se ícones de inteligência e QI “elevado à estratosfera”.
    Show book
  • Lutando para reverter a destruição da Terra pelo capital: o feminismo para os 99% é ecossocialista - cover

    Lutando para reverter a...

    Cinzia Arruzza, Tithi...

    • 0
    • 0
    • 0
    Moradia inacessível, salários precários, saúde pública, mudanças climáticas não são temas comuns no debate público feminista. Mas não seriam essas as questões que mais afetam a esmagadora maioria das mulheres em todo o mundo? Inspiradas pela erupção global de uma nova primavera feminista, Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser, organizadoras da Greve Internacional das Mulheres (Dia sem mulher), lançam um manifesto potente sobre a necessidade de um feminismo anticapitalista, antirracista, antiLGBTfóbico e indissociável da perspectiva ecológica do bem viver. Esta é uma das teses defendidas por Arruzza, Bhattacharya e Fraser.
    Show book
  • O Príncipe (resumo) - cover

    O Príncipe (resumo)

    Nicolau Maquiavel

    • 0
    • 0
    • 0
    Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender dos laços (das armadilhas) e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto, é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas, e leão, para aterrorizar os lobos.""Um príncipe não deve ter nenhum outro objetivo ou pensamento, nem estudar nada além da guerra e das suas regras e disciplina, pois essa é a única arte que compete a quem governa, e ela é tão forte que não apenas mantém aqueles que nascem príncipes, mas muitas vezes permite a homens de condição comum subir àquele posto. E, ao contrário, vê-se que, quando os príncipes pensaram mais em descansar do que nas armas, perderam o seu estado. E a primeira causa que faz você perder o governo é negligenciar essa arte, e o que lhe permite conquistar o estado é o ser mestre dessa arte." - MaquiavelEscrito em 1513 por Nicolau Maquiavel, a primeira edição desse livro foi publicada postumamente em 1532. É, na verdade, um dos tratados políticos mais fundamentais já elaborados pelo pensamento humano. "O príncipe" tem papel crucial na construção do conceito de Estado Moderno e mapeia como conquistar, conduzir e manter o poder.
    Show book