Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Medicina financeira: - A ética estilhaçada - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Medicina financeira: - A ética estilhaçada

Luiz Vianna Sobrinho

Publisher: Editora Garamond

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A quem realmente serve a nossa medicina? Quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde? O conflito surgido  com a implantação repentina do  programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão.Luiz Vianna Sobrinho - médico cardiologista - lança Medicina Financeira – A ética estilhaçada, pela Garamond. Na obra, o pesquisador questiona se, na vida real, o principal objetivo da medicina contemporânea é de fato o paciente. Para Vianna, este é substituído pelo médico, pelo hospital, pela ciência, pelo plano de saúde, pela sociedade, ou, quando muito, pelo ‘cliente consumidor. Todo esse desvio ocorre em uma atmosfera já marcada pelo impacto do avanço tecnológico, agora agravado pela financeirização da medicina, com uma mais profunda e perversa deterioração da relação entre médico e paciente. O autor analisou como cada um desses componentes tem prioridade em relação ao paciente no sistema de atenção à saúde. Provocador, Vianna questiona e até ironiza a prática médica atual.“O paciente, essa peça fundamental para a existência da medicina, como uma engrenagem sem a qual todo o sistema não funciona, até porque justifica toda a existência do próprio sistema – e em seu nome são levantadas todas as justificativas de resoluções de condutas, principalmente as mais conflituosas – definitivamente, não funciona nem como motivo condutor das ações individuais, nem como finalidade global do sistema”, afirma Vianna.Depois de mais de vinte anos de observação e prática profissional, o médico se debruçou em pesquisas acadêmicas para examinar a doença da medicina contemporânea. O diagnóstico a que chegou aponta para a falta de uma matriz para a já tão enfraquecida ética médica.O livro Medicina Financeira – A ética estilhaçada é dividido em uma introdução conclusiva e seis capítulos: “Para o médico”, “Para o hospital”, “Para o seguro-saúde”, “Para a ciência”, “Para o cliente e a sociedade” e “A conta não fecha”.O prefácio do livro é assinado por Paulo Amarante, Pesquisador Titular da Escola Nacional de Saúde Púbica Sergio Arouca ENSP/Fiocruz) e Editor Científico da Revista Saúde em Debate. Já o texto da orelha ficou a cargo de João Gonçalves Barbosa Neto, Ouvidor da Fiocruz.
Available since: 03/20/2018.

Other books that might interest you

  • Publicitário nato - cover

    Publicitário nato

    Claudio Gabilan

    • 0
    • 0
    • 0
    Publicitário de coração, Cláudio Gabilan apresenta suas dicas para quem está entrando agora no mercado. O autor não possui graduação formal e é isso que o torna um verdadeiro Publicitário Nato.
    Show book
  • Telessaúde e serviços sociais - o futuro do serviço social e relações humanas - cover

    Telessaúde e serviços sociais -...

    Candido Rodrigues

    • 0
    • 0
    • 0
    Com o advento da pandemia de COVID-19, termos como 'distanciamento social' e 'isolamento' obtiveram protagonismo e o acesso a serviços enquanto confinados dentro das próprias habitações tornou-se comum. Da mesma forma, a saúde de cada um foi colocada em destaque, tal como a importância do acompanhamento médico para o nosso bem-estar. O livro de Cândido Rodrigues aborda uma das atuais realidades que fará parte do nosso 'novo normal': o serviço de telessaúde. O termo 'telessaúde' é definido como 'a prestação de cuidados de saúde, educação em saúde e outras informações de saúde por meio de tecnologias remotas.'  ""Telessaúde & Serviços sociais"" constitui um manual acerca das novas práticas presentes no ramo da saúde no século XXI. Aborda os procedimentos, políticas, plataformas recomendadas, entre outros tópicos fundamentais à compreensão em detalhe deste meio. Direcionada essencialmente aos profissionais de saúde, a leitura deste livro é acessível e recomendada a todos os interessados nas inovações tecnológicas estabelecidas na área.
    Show book
  • Da utilização da inteligência artificial nas execuções fiscais no Brasil - cover

    Da utilização da inteligência...

    Pedro Henrique Moreira Simões

    • 0
    • 0
    • 0
    Não há consenso em relação ao conceito de inteligência artificial, tema central da presente obra, que apresenta uma abordagem a respeito da inteligência artificial (IA) e sua utilização relacionada ao sistema judiciário a partir de conceitos e de considerações gerais sobre esse tema, desde o seu surgimento até a sua consolidação como fenômeno humano contemporâneo. Não se pode deixar de considerar o surgimento de fenômenos relacionados à automação e à inteligência artificial, como a tecnologia conhecida como blockchain, cuja finalidade é, entre outras, a de aperfeiçoar o cumprimento de obrigações e proteger dados armazenados e compartilhados. O livro também aborda a exclusão tributária como fenômeno jurídico, seus conceitos e objetivos, o arcabouço de normas e princípios do ordenamento jurídico brasileiro que se aplicam à exclusão tributária, além do conceito de exclusão tributária efetiva, que acarreta diversas dificuldades aos credores e devedores na seara do Direito Tributário Brasileiro. Por fim, a presente obra procura analisar o impacto do uso cada vez maior da inteligência tributária nas execuções fiscais em nosso país.
    Show book
  • I Congresso Nacional de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar - ações inclusivas que contemplam a abordagem interdisciplinar na pluralidade da pessoa com deficiência - cover

    I Congresso Nacional de...

    Voz Sintética, Ana Paula...

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra trata-se de um compilado de artigos que elucidam pesquisas nas áreas da saúde e educação, apresentadas no I Congresso Nacional de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar, promovido pela Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas – ADEFIP. Todos os artigos são apresentados como um convite ao leitor para ressignificar seu olhar para a pessoa com deficiência, vislumbrando novas possibilidades de intervenções, sejam essas no âmbito da saúde ou da educação, mantendo uma escrita amparada pelo conhecimento técnico e científico, que corroboram a assertividade da prática. Assim como no Congresso, as discussões trazidas nesta obra têm como objetivo fomentar e apresentar ações inclusivas, destacando a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, abordagens que abrangem diversas áreas do conhecimento, convidando todos ao compartilhamento de saberes, incentivando a construção de espaços cada vez mais equitativos e inclusivos, incitando o protagonismo social da pessoa com deficiência.
    Show book
  • Coronavírus e as cidades no Brasil - reflexões durante a pandemia - cover

    Coronavírus e as cidades no...

    Andrea Borges, Leila Marques

    • 0
    • 0
    • 0
    As arquitetas e urbanistas Andrea Borges e Leila Marques reuniram 40 mestres e doutores – entre arquitetos, urbanistas, economistas, historiadores, cientistas sociais, engenheiros, filósofos envolvidos com planejamento urbano para exporem suas reflexões sobre o momento atual nas cidades. O livro reúne 33 artigos sobre vários aspectos urbanos durante a pandemia e coloca algumas questões: quais caminhos serão trilhados pela cidade pós pandemia diante do retorno de homens e mulheres como protagonistas das cidades?
    Show book
  • Orgulho - Os 7 pecados capitais (Portuguese Edition) - cover

    Orgulho - Os 7 pecados capitais...

    Carlos Ruiz

    • 0
    • 0
    • 0
    Existem muitos conceitos falsos sobre o orgulho. Alguns acham que é apenas arrogância; outros estão confusos sobre o uso positivo da palavra quando se trata de reconhecer o desempenho de alguém. Qual é realmente o significado do orgulho? 
    E o que é orgulho espiritual? 
    Como é que muitas vezes vemos nos outros, mas não conseguem vê-lo em nós mesmos? 
    O que a Bíblia diz sobre o orgulho? 
    De onde vem o pecado e por que é tão comum? 
    Como podemos evitar ficar orgulhosos e por que nos incomodar? 
    Essas e muitas outras perguntas serão respondidas neste livro. Você verá como o orgulho levou a sérias conseqüências, como ele consome o cerne da nossa identidade e como podemos mudar. Você entenderá por que isso acontece todos os dias e suas muitas manifestações. 
    Show book