Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Pensamento econômico brasileiro - O ciclo ideológico do desenvolvimentismo - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Pensamento econômico brasileiro - O ciclo ideológico do desenvolvimentismo

Ricardo Bielschowsky

Publisher: Contraponto Editora

  • 0
  • 2
  • 0

Summary

Entre 1930 e 1964, o Brasil transitou de uma economia agrária para uma economia de base industrial. Tal movimento foi acompanhado por um debate longo, apaixonado e abrangente, logo polarizado por uma ideia central: o subdesenvolvimento seria superado por meio de uma industrialização capitalista, porém planejada e apoiada pelo Estado. Essa foi a marca do "ciclo ideológico do desenvolvimentismo", que começou em 1930, experimentou um auge a partir de 1945 e entrou em crise no início da década de 1960. Nesse período decisivo, em que se lançaram as bases da configuração atual do nosso sistema produtivo, nossos pensadores imaginaram novos caminhos para uma sociedade mutante, associando suas ideias econômicas a diferentes projetos de modernização do Brasil.

    A produção intelectual dessa época compreende dezenas de milhares de páginas, em livros, periódicos e documentos governamentais. A grande maioria delas ? e, certamente, a totalidade das mais relevantes ? foi reunida, sistematizada e analisada por Ricardo Bielschowsky durante a preparação deste livro, obra única na historiografia econômica brasileira. Na primeira parte, o autor apresenta as posições adotadas pelas grandes correntes ideológicas do período, desde o pensamento ortodoxo, passando pelas várias vertentes do desenvolvimentismo, até os economistas socialistas. Com clareza e imparcialidade, resume e comenta as obras de Roberto Simonsen, Eugênio Gudin, Roberto Campos, Celso Furtado, Caio Prado Júnior e Ignácio Rangel, entre outros. Na segunda parte, as mesmas ideias reaparecem, agora discutidas à luz das diferentes conjunturas econômicas e políticas, explicitando-se a relação entre a produção intelectual e o processo real.


    Aos menos familiarizados com a época, a leitura traz, pelo menos, três grandes surpresas: a alta qualidade do debate, realizado num período em que as faculdades de economia apenas começavam a existir e era débil, ou mesmo nula, a vinculação acadêmica dos debatedores; a clareza com que as elites políticas e intelectuais passaram a compreender a natureza do processo socioeconômico em curso; por fim, a presença exaustiva de todos os temas que frequentam a agenda brasileira atual.


    Escrito originalmente como tese de doutoramento na Universidade de Leicester, Inglaterra, "Pensamento econômico brasileiro" recebeu o Prêmio Haralambos Simeonides da Associação Nacional de Pós-Gradução em Economia (Anpec). Foi publicado pelo Ipea e logo esgotou. Relançado pela Contraponto, tornou-se obra de referência para professores e alunos de economia, bem como para todos os interessados no debate brasileiro do século XX.

                        César Benjamin
Available since: 05/18/2021.

Other books that might interest you

  • Como aumentar seu score de crédito - Para pessoas com um histórico de crédito ruim - cover

    Como aumentar seu score de...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    Um histórico de crédito ruim pode dificultar a obtenção de um empréstimo, cartão de crédito ou outros tipos de crédito. Isso ocorre porque os credores usam o score de crédito para avaliar o risco de você não pagar suas dívidas.Se você tem um histórico de crédito ruim, não se preocupe. Há coisas que você pode fazer para melhorar seu score de crédito e ter mais chances de ser aprovado para crédito.Este ebook fornecerá orientações para pessoas que têm um histórico de crédito ruim. Ao seguir as dicas deste ebook, você poderá aumentar seu score de crédito e melhorar suas chances de obter crédito.
    Show book
  • Como aumentar o score de crédito - Para comprar uma casa - cover

    Como aumentar o score de crédito...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    O score de crédito é um número que representa a probabilidade de você pagar suas dívidas em dia. Ele é usado por credores para avaliar seu risco de crédito, o que pode afetar a taxa de juros que você recebe em empréstimos, incluindo empréstimos hipotecários.Se você está pensando em comprar uma casa, é importante ter um bom score de crédito para se qualificar para um empréstimo hipotecário e obter as melhores taxas de juros.Este ebook fornecerá orientações específicas sobre como aumentar seu score de crédito para comprar uma casa.
    Show book
  • Blockchain para empresas: Guia Completo para Adoção - cover

    Blockchain para empresas: Guia...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    O blockchain é uma tecnologia inovadora que tem o potencial de revolucionar a maneira como as empresas fazem negócios. Ao fornecer uma maneira segura e transparente de registrar transações, o blockchain pode ajudar as empresas a melhorar a eficiência, reduzir custos e gerar novos fluxos de receita.Este livro é um guia completo para empresas que desejam adotar o blockchain. Ele fornece informações sobre como avaliar o blockchain para sua empresa, implementar o blockchain e gerenciar riscos.
    Show book
  • O Fator VDM para PROFISSIONAIS - Um guia antidesastres em projetos criativos - cover

    O Fator VDM para PROFISSIONAIS -...

    Luis Marcelo Mendes

    • 0
    • 0
    • 0
    No ambiente dos serviços criativos, que envolve fornecedores, clientes, atendimento, veículos, públicos, orçamentos, cronogramas, reuniões e cafezinhos, é assim: para cada case de sucesso existem mil histórias onde o resultado final não ficou como esperado ou a relação saiu abalada. Merdas acontecem. Portanto, se as coisas em algum momento deram errado não se martirize: você não está só. Mas também não se acomode. Existem formas de se prevenir dos desastres. Nos dois volumes da série O FATOR VDM, Luis Marcelo Mendes provoca gerentes de marketing, designers, diretores de comunicação, desenvolvedores de sites, cenógrafos, estudantes a entenderem que, na prática, fazer projetos não é fácil como parece. Esses guias, para profissionais criativos e clientes, mostram os caminhos para você estabelecer uma cultura projetual comum e produzir bons resultados.
    Show book
  • Inteligência emocional - lições para criar bons hábitos que podem transformar sua vida e seu futuro - cover

    Inteligência emocional - lições...

    Gilclér Regina

    • 0
    • 0
    • 0
    Com o intuito de mostrar como é possível trabalhar nossa mente para alcançar resultados extraordinários, o autor estimula pequenas mudanças nos hábitos e comportamentos do leitor, buscando aprimorar o seu autoconhecimento de forma a criar hábitos poderosos que possam ajudá-lo em seu desenvolvimento pessoal e conquista de seu destino.Para facilitar o entendimento, Gilclér Regina apresenta situações cotidianas e relata experiências reais, apresentando ao leitor como o correto uso da gestão das emoções faz toda a diferença na transformação de sonhos em realidade.Um livro para homens e mulheres que querem desenvolver a inteligência emocional e vencer a constante batalha para alcançar o equilíbrio dos sentimentos, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
    Show book
  • O Poder do Pensamento Positivo: Sob a Luz de Napoleon Hill - cover

    O Poder do Pensamento Positivo:...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    O pensamento positivo é uma ideia que tem sido explorada por filósofos, religiosos e autores de autoajuda há séculos. A crença básica é que os pensamentos positivos podem ter um impacto significativo em nossa vida, levando a resultados mais positivos.Um dos defensores mais famosos do pensamento positivo foi Napoleon Hill. Em seu livro "Pense e Enriqueça", Hill argumentou que o pensamento positivo é essencial para o sucesso. Ele acreditava que as pessoas que pensam positivamente são mais propensas a alcançar seus objetivos, porque elas têm uma atitude mais confiante e resiliente.A ideia de que o pensamento positivo pode nos ajudar a alcançar o sucesso é atraente. Afinal, quem não gostaria de ter uma vida mais feliz e bem-sucedida? No entanto, a visão de Hill sobre o pensamento positivo é frequentemente criticada por ser simplista e idealista.Neste livro, vamos explorar as ideias de Hill sobre o poder do pensamento positivo. Vamos discutir os benefícios do pensamento positivo, mas também seus limites e riscos.
    Show book