Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Desemprego e Acumulação Integral - O Lumpemproletariado no Capitalismo Contemporâneo - cover

Desemprego e Acumulação Integral - O Lumpemproletariado no Capitalismo Contemporâneo

Nildo Viana

Publisher: Edições Enfrentamento

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O desemprego é um fenômeno tipicamente capitalista. Nas sociedades pré-capitalistas não havia o emprego, nem, por conseguinte, o desemprego. Com a emergência do capitalismo surge o problema do desemprego. Este assume várias formas como a sucessão dos regimes de acumulação. O autor apresenta estes elementos e focaliza sua análise na relação entre regimes de acumulação e desemprego, para apontar para a questão do desemprego no capitalismo contemporâneo, comandado pelo regime de acumulação integral. O desemprego se insere no processo de divisão social do trabalho, marginalizando parte da população, que passa a compor a classe lumpemproletária, os marginalizados na divisão social do trabalho.

Other books that might interest you

  • Noções históricas: - ensino e experiências contemporâneas - cover

    Noções históricas: - ensino e...

    Sérgio Paulo Morais

    • 0
    • 1
    • 0
    O livro “Noções Históricas: ensino e experiências contemporâneas Contemporâneas, Ensino, Narrativas e Experiências” aborda temas correlacionados ao ensino de História (proposta curricular, formação de professores, experimentos em torno de memórias e intervenções escolares) em diálogo com análises sobre constructos e narrativas sociais (teatro, literatura, cinema e arte).
    Show book
  • Suicídio: direito à indenização sob a vigência do contrato de seguro de vida à luz do código civil brasileiro - cover

    Suicídio: direito à indenização...

    Diogo Do Nascimento Cardoso

    • 0
    • 0
    • 0
    O trabalho abordará os aspectos subjetivos e objetivos do artigo 798 do Código Civil de 2002, no que tange ao período de 2 (dois) anos para ser devida a indenização em decorrência do suicídio do segurado. Outros aspectos que foram abordados fizeram relação direta ou indireta com o tema, quais sejam: análises jurisprudências, bem como análises de órgãos regulamentadores, seguradoras e corretoras de seguros. 
    Foi apresentado estudo breve, porém suficiente, a identificar os possíveis motivos pelos quais ocorre o fato suicídio. Para isso, brevemente, foi mencionada a sociologia segundo Émile Durkheim, com base nas obras O Suicídio, Da Divisão do Trabalho Social e As Regras do Método Sociológico. Neste contexto, foi trazido à reflexão e discussão o ato da premeditação, com o fundamento nas súmulas 105 do STF e 61 STJ, que davam suporte às decisões, e o entendimento atual, em decorrência do novo Código Civil de 2002. Por fim, o objetivo da presente pesquisa foi trazer uma reflexão quanto à análise e aplicabilidade do artigo 798 do Código Civil, pois deverá ser analisado o fato suicídio nos moldes do artigo.
    Show book
  • Moda música & sentimento - cover

    Moda música & sentimento

    Rafaela Norogrando

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro MODA, MÙSICA e SENTIMENTO apresenta o universo identitário de distintas manifestações culturais marcadas pela relação entre gênero musical e indumentária. Neste contexto, aspectos históricos, étnicos e comportamentais característicos de determinadas expressões artísticas fundem-se em uma visão complementar sobre algumas práticas em diferentes territórios. A moda é abordada por uma significação ampla, traduzida através de diferentes linguagens indumentárias. A música atua como instrumento catalizador de ações socioculturais, vinculada a períodos históricos e regionalismos. Com uma abordagem apoiada na construção cultural como reflexo de emoções, relações sociais e pessoais, o livro apresenta algumas perspectivas sobre o tema através do contributo de diversos autores.
    Show book
  • Filosofia chinesa - cover

    Filosofia chinesa

    Wu Chun

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro apresenta a filosofia chinesa através de uma sequência de tópicos, ao invés de apresentá-la ao longo da história. O livro destaca cinco tópicos: qual é a natureza do mundo; quais são as relações entre as coisas; quais são as normas sociais; qual é a orientação da vida; como é a estrutura cognitiva. As duas primeiras partes abordam várias visões sobre a natureza ou sobre o mundo; a terceira e a quarta parte são sobre visões a respeito da sociedade e da vida; a quinta parte examina visões sobre cognição e sabedoria.  A ideia é a de oferecer aos leitores o conhecimento mais básico encontrado nos profundos pensamentos filosóficos chineses, assim como as reflexões mais primorosas dos antigos povos e sua sabedoria. O volume faz parte do Selo SHU, que apresenta uma série de títulos sobre a China.
    Show book
  • Destorcer o Brasil - De sua cultura debarroquistas - cover

    Destorcer o Brasil - De sua...

    Jorge Maranhão

    • 0
    • 0
    • 0
    A torção do olhar barroco expressa nas artes plásticas desde os idos do século XVI europeu, como as retorções em nossas artes barrocas e nas figuras retóricas de nossas letras são comoventes. Como deve ser também a compaixão pelas contorções da dor psíquica e física pelo infortúnio da vicissitude humana, particularmente em nossas terras. Todavia, as distorções entre o ver e o crer, o pensar e o agir, entre o código moral e a conduta social, entre a lei e observância da lei na vida em sociedade, sobretudo no cumprimento dos deveres cívicos e políticos entre governantes e governados, me parece uma transposição cultural desastrosa do barroco para os campos da política, da justiça, da moral e dos costumes, e que chamo de nosso resiliente barroquismo. E, se bem entendida, se abre como uma oportunidade única e objetiva de mudança para um país minimamente civilizado e razoável. A oportunidade de destorcer o Brasil como nos desfazer de suas torções, retorções, contorções e distorções. Este bom entendimento de um novo imaginário social para o país, por parte de verdadeiras elites, da alta cultura, e, sobretudo dos produtores de conteúdo da mídia, pode ser uma oportunidade de ouro para a superação de nossa barroquista encruzilhada civilizatória. Prefácio de Mario Guerreiro.
    Show book
  • Mulheres francesas engordam - E as outras também - cover

    Mulheres francesas engordam - E...

    Antonio Carlos Do Nascimento

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste livro, o Dr. Antonio Carlos do Nascimento usa toda a sua experiência de médico e até de viajante e observador atento para mostrar por que o mundo todo está engordando. E como isso afeta as pessoas, como as deixa isoladas, como a genética age no peso, como está o tratamento farmacológico atual da obesidade, as dietas da moda, os distúrbios alimentares, além de textos que convidam o leitor a refletir sobre quilos a mais e a menos.
    Show book