Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
José Miguel Leal da Silva - Entre química e minas - cover

José Miguel Leal da Silva - Entre química e minas

Maria João Alexandre

Publisher: Guerra & Paz Editores

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A biografia de José Miguel Leal da Silva integra a colecção «Histórias de Liderança», que dá a conhecer a vida daqueles que contribuíram para definir a natureza da gestão em Portugal, para memória futura.
José Miguel Leal da Silva, um engenheiro formado em Química Industrial na Universidade do Porto, já na infância brincava «às fábricas» no jardim de casa e, na adolescência, fugia de bicicleta para explorar as minas dos concelhos da Feira, de Valongo e de Gondomar, revelando a sua paixão por fábricas e amostras minerais.
Este livro mostra o seu contributo para a evolução tecnológica da produção de adubos nas fábricas da Companhia União Fabril (CUF) no Barreiro, para onde entrou em 1961. Na área de produção de ácido sulfúrico a partir de pirites e de enxofre, teve várias funções de liderança, deixando o seu legado na transição das unidades de câmaras de chumbo para as fábricas de contacto.
Tanto no grupo fundado pelo industrial português Alfredo da Silva como na QUIMIGAL e na Empresa Mineira e Metalúrgica do Alentejo, acompanhou o aproveitamento dos minérios do Alentejo, defendendo sempre projectos de coordenação entre a mina e a metalurgia.
Available since: 02/22/2022.

Other books that might interest you

  • Brás Bexiga e Barra Funda - cover

    Brás Bexiga e Barra Funda

    Antônio de Alcântara Machado

    • 0
    • 0
    • 0
    Este clássico conjunto de contos faz um registro do dia-a-dia dos imigrantes italianos na cidade de São Paulo durante a década de 1930. Mostra seus hábitos, crenças e costumes. Descreve seu jeito de falar e de vestir. Como pano de fundo, aparece a cidade de São Paulo, na época já vibrante, com seus primeiros automóveis, que se desenvolvia impulsionada por uma miscelânea de raças, credos e costumes.
    Show book
  • A paz que excede todo entendimento - cover

    A paz que excede todo entendimento

    Stormie Omartian

    • 0
    • 0
    • 0
    Muitos anos antes de se tornar conhecida internacionalmente por seus livros sobre a eficácia da oração, Stormie Omartian vivia pelo avesso. Contudo, quando o desespero estava para cobrar seu preço mais alto, ela conheceu Jesus, uma experiência que transformou sua vida. Neste minilivro de testemunho, a autora conta o episódio da sua vida em que reencontrou a sua mãe, com quem no passado havia uma relação estremecida, que agora estava doente com câncer e como a religião a ajudou a perdoar a sua mãe e aceitar sua partida em paz.
    Show book
  • O Advogado e o imperador - A história de um herói brasileiro - cover

    O Advogado e o imperador - A...

    Gilberto Abreu Sodré Carvalho

    • 0
    • 0
    • 0
    A condição degradante dos negros no Brasil do século XIX, após três séculos de escravidão, cujos reflexos ainda hoje estão presentes em nossa sociedade, é retratada numa prosa poética bastante singular em O advogado e o imperador - A história de um herói brasileiro. Seu autor recria neste romance histórico a vida do abolicionista Luiz Gama e o coloca no lugar de protagonista como um herói brasileiro. O processo que levou à abolição da escravatura é um tema muito atual e pertinente, que merece ser revisto e discutido. A relação entre Luiz Gama e o imperador Dom Pedro II coloca em foco questões como liberdade e justiça social. Mais do que isso, aponta também a omissão do imperador em relação à questão escrava e à criação de um projeto de país que incluísse todas as pessoas.O abolicionista Luiz Gama e o imperador Filho de mulher negra livre e homem branco, Luiz foi vendido como escravo pelo próprio pai aos dez anos de idade. Aprendeu várias profissões e exerceu a advocacia sem nunca ter-se formado advogado. Ele acreditava que o Brasil só poderia se desenvolver e ser um país justo quando toda a população recebesse a mesma educação e tivesse as mesmas oportunidades sociais e de trabalho. Sabia que a abolição da escravatura não seria a solução, mas um primeiro passo para uma sociedade mais justa. Considerado um eficaz tribuno da liberdade, ainda hoje seu pensamento é importante para a compreensão das fragilidades sociais do Brasil. Segundo o autor, Dom Pedro II representava o passado, acreditava no escravismo como um 'mal necessário' e tinha a clara intenção de 'branquear' a população brasileira. Acreditava que trazer imigrantes europeus brancos seria uma estratégia de governo para ajudar a dizimar a população negra analfabeta e desassistida, que estaria ainda mais fragilizada após a inevitável abolição da escravatura, exigida pelos britânicos e pelo mundo civilizado em geral. Para o Imperador, os brancos vindos da Europa substituiriam, com vantagem, os negros brasileiros como mão de obra. E estes sucumbiriam com o tempo.
    Show book
  • Na dúvida escolha ser feliz - cover

    Na dúvida escolha ser feliz

    Pequena Lô

    • 0
    • 0
    • 0
    O que a gente faz quando não sabe o que fazer?
    Na dúvida, escolha ser feliz.
    Este livro começa com a minha história e esbarra na sua. Na correria do dia a dia e nos detalhes da rotina, você vai perceber que somos mais parecidos do que imaginamos. O meu desejo é que as minhas vivências e histórias te façam enxergar que é possível encontrar graça onde nada parece fazer sentido.
    Você está pronto?
    Eu espero que sim. Mas se não estiver, tudo bem também.
    Vem comigo, que no caminho eu te explico.
    Show book
  • Clara Nunes - Nas memórias de sua irmã dindinha Mariquita - cover

    Clara Nunes - Nas memórias de...

    Maria Gonçalves da Silva,...

    • 0
    • 0
    • 0
    Clara Nunes foi, sem dúvida, uma das maiores intérpretes da música popular brasileira e a sua voz reverbera até hoje como uma das mais marcantes no país. Não se contentando com o papel de grande cantora, foi também devota pesquisadora da cultura afro-brasileira e do folclore nacional. A morte precoce, aos 41 anos, deixou órfã uma legião imensa de fãs, mas também uma saudade profunda em seus familiares e todos aqueles com quem conviveu. Uma iniciativa do Instituto Clara Nunes, em parceria com Programa de Extensão Memorial Clara Nunes da Universidade Federal de São João del-Rei, traz agora a oportunidade a todos os admiradores da intérprete de conhecerem o seu universo além da música, pelas memórias de sua irmã mais velha, madrinha e tutora, dona Mariquita, ou “dindinha” — como Clara lhe chamava. Com a organização de Maria Gonçalves da Silva e Josemir Nogueira Teixeira, o texto convida os leitores a um passeio que começa pelas origens familiares de Clara Nunes na cidade mineira de Caetanópolis e termina com sua ascensão artística, já no Rio de Janeiro. São histórias transcritas, contadas na primeira pessoa pela irmã, Mariquita, que temos a sensação de escutar a nosso lado, com a companhia do cheiro fumegante do café, passado numa humilde cozinha do interior de Minas — quiçá, nas décadas de 1940 e 1950.
    Show book
  • O mestre dos abraços - um olhar humano sobre o sofrimento - cover

    O mestre dos abraços - um olhar...

    Celso Traub

    • 0
    • 0
    • 0
    Abraçar e acolher são duas palavras-chave neste livro do psicanalista Celso Traub. Seguindo a máxima grega "conhece a ti mesmo", o autor, que demarca sua posição questionadora e rejeita fórmulas prontas, dá saltos cronológicos, convidando os leitores a conhecer histórias atuais (ou atemporais) e narrativas passadas. Neste movimento pendular entre tempos distintos, deparamo-nos com as aspirações, frustrações, euforias, calmarias, conflitos e resoluções das personagens. Em outras palavras: experiências comuns a todos nós, humanos. Celso Traub mescla diálogos entre pacientes e psicanalista com os seus relatos pessoais, criando, assim, uma obra sensível e rica em que ficção, memória e biografia se confundem. Diante de temas delicados, o escritor opta por uma linguagem fácil e convidativa, para apresentar os bastidores das relações genuínas e significativas que nos fascinam como indivíduos. Não por acaso, o título do livro é uma homenagem ao pai do autor, personalidade cativante e essencial à obra, com quem o escritor mantinha uma relação especial. Surpresa, comoção, identificação e libertação são algumas das sensações despertadas pelos personagens-espelhos deste admirável livro "O mestre dos abraços: um olhar humano sobre o sofrimento", que é, desde a primeira página, um convite sedutor à leitura.
    Show book