Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Uma gramática simpática - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Uma gramática simpática

Luiz Eduardo De Castro Neves

Publisher: Lexikon

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

“Luiz Eduardo de Castro Neves nesta sua Gramática Simpática nos induz, com leveza e bom humor, a querer saber mais sobre a língua portuguesa, à medida que aprendemos sem muito esforço, com muitos exemplos, ilustrações e histórias, essas coisas ex-terríveis que se chamam regras gramaticais. Sem infantilizar, sem amenizar, “apenas” tornando fácil apreender e aprender. Está tudo registrado nesta obra, mas nada pesa nem enfastia. É uma gramática que pode ser “lida”, como um dos livros de história do mesmo autor, e que pode ser consultada a qualquer momento, como se requer de uma gramática como referência. Não concorre, não disputa, não se arroga alternativa a nenhuma gramática existente. “Apenas” oferece um caminho leve, sem deixar de ser completo, para bons textos no falar e no escrever.
Por essa razão é simpática tanto no texto como no nome. E por isso é justo que agradeçamos ao autor — ele pensou principalmente em nós.
As ilustrações de Juliana Montenegro conferem um charme especial ao livro.”
Paulo Geiger

Esta gramática está dividida em seis partes:
Sons e grafias. A origem da língua: sons que se tornam letras, as sílabas. Os encontros das letras, os acentos.
Morfologia. A estrutura das palavras, sua formação e as classes de palavras. 
Crase. Em destaque para que fique claro que ela não se confunde com os acentos. 
Sintaxe. Estudo da estrutura das orações e de seus termos principais e acessórios. No início do capítulo, a oração e seus termos, cuja compreensão é necessária para a análise sintática. Ao final, a concordância nominal e verbal, indispensáveis para que se escreva corretamente.
Morfossintaxe. Com a morfologia e a sintaxe bem compreendidas, os seus conceitos podem se unir neste capítulo para uma melhor compreensão.
E como encerramento do estudo: 
Figuras de Linguagem, a sofisticação da comunicação.
Integra ainda a obra: exercícios com gabarito, índice de assuntos e bibliografia.
Available since: 12/17/2020.

Other books that might interest you

  • Plantas e animais da Província de Santa Cruz - Trechos selecionados de "História da província de Santa Cruz" de Pero de Magalhães Gandavo - cover

    Plantas e animais da Província...

    Pop Stories, Pero de Magalhães...

    • 0
    • 0
    • 0
    Na presente seleção de textos do livro "História da província de Santa Cruz", do cronista Pero de Magalhães Gandavo, predomina o pitoresco, como, por exemplo, a descrição da... banana! "Parecem-se na feição com pepinos, e criam-se em cachos." Bichos venenosos e, principalmente, o monstro marinho de São Vicente, são outras descrições interessantes o bastante para estimular sua leitura.
    Show book
  • De Volta às Paisagens - cover

    De Volta às Paisagens

    Marcelo João Bauer

    • 1
    • 3
    • 0
    Reunindo poesia, pensamento filosófico e aconselhamento, De volta às paisagens, traz a reflexão na busca do conhecimento e do discernimento do pensamento e coração humanos. Sensível, não perde um milímetro na oportunidade de denunciar todo seu ardor na exploração das paisagens muito internas de todos, na busca da reconciliação da alma com seu Deus.
    Show book
  • 100 citações de Mahatma Gandhi - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Mahatma Gandhi -...

    Mahatma Gandhi

    • 0
    • 0
    • 0
    Mahatma Gandhi é uma figura pacifista mundialmente famosa que conseguiu liderar o movimento de independência indiano contra o domínio britânico empregando a desobediência civil não violenta. A sua ética e postura inabalável inspiraram movimentos pelos direitos civis e pela liberdade em todo o mundo, muito depois do seu assassinato em 1948. Estas 100 citações foram cuidadosamente seleccionadas para o apresentar ao seu carácter e à sua forma de pensar, e para o inspirar a viver uma vida inteira, ética e empenhada.
    Show book
  • verdade vencerá A (3ª edição) - O povo sabe por que me condenam - cover

    verdade vencerá A (3ª edição) -...

    Luiz Inácio Lula da Silva

    • 0
    • 0
    • 0
    A verdade vencerá: o povo sabe por que me condenam foi lançado originalmente em 2018, semanas antes da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve como cerne as três sessões presenciais de entrevistas com Lula, nas quais discorreu sobre sua vida, os governos do PT, o golpe parlamentar de 2016, sua prisão que parecia cada vez mais certa e o futuro do Brasil. A segunda edição foi lançada em 2019, após 580 dias de prisão em Curitiba, impedido de participar das eleições presidenciais de 2018, na qual era favorito. A edição em audiolivro conta com trechos das horas de conversa aberta com os jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, o professor de relações internacionais Gilberto Maringoni e a editora Ivana Jinkings, fundadora e diretora da Boitempo. Soma-se a essa entrevista a íntegra do discurso feito por Lula horas antes de ser preso, no dia 7 de abril de 2018, e o discurso feito por ele no dia 10 de março de 2021, quando recuperou seus direitos políticos após o Supremo Tribunal Federal anular os processos da Operação Lava Jato comandados por Sergio Moro, que foi considerado, logo depois, um juiz suspeito. Ao fim, a participação de Lula no ato "Cartas do povo brasileiro", em 31 de maio de 2022, que marcou o lançamento do livro Querido Lula: cartas a um presidente na prisão, publicação da Boitempo organizada pela historiadora francesa Maud Chirio, que reúne uma seleção das mais de 25 mil cartas que o ex-presidente recebeu ao longo dos 580 dias de cárcere.
    Show book
  • A inserão de "a gente" no quadro pronominal do português - cover

    A inserão de "a gente" no quadro...

    Célia dos Santos Lopes

    • 0
    • 1
    • 0
    Este livro é o resultado de uma pesquisa sobre a pronominalização de nominais, particularmente, sobre o percurso histórico da gramaticalização da forma a gente em português. A autora analisa os fatores lingüísticos e extralingüísticos que atuaram na mudança categorial de nome para pronome, testando hipóteses funcionalistas, variacionistas e gerativistas que, conjugadas, contribuem para uma descrição mais eficaz da gramática do português, no tópico relativo à inserção de novas formas no sistema pronominal.
    O livro destina-se a um público amplo. Atende, em primeiro lugar, a pesquisadores interessados em conhecer um pouco da história da língua portuguesa, mas visa sobretudo a despertar a curiosidade de todos aqueles que vêem a língua como uma atividade dinâmica e criativa, em pleno processo de variação e mudança. Atende ainda aos que se interessam pelo fenômeno da gramaticalização, pelo estudo dos pronomes pessoais, pelas razões sócio-históricas da mudança lingüística...
    Show book
  • Coragem é agir com o coração - como abraçar a vulnerabilidade e ter relações mais honestas e verdadeiras (inclusive com você mesmo) - cover

    Coragem é agir com o coração -...

    Fred Elboni

    • 0
    • 0
    • 0
    Como abraçar a vulnerabilidade e ter relações mais honestas e verdadeiras (inclusive com você mesmo). 
     COR  (coração) +  AGEM  (do verbo agir) =  CORAGEM  (agir com o coração)
    Coragem não tem nada a ver com pular de paraquedas, falar em público ou enfrentar um adversário poderoso.
    Experimentamos a verdadeira coragem quando revelamos o que está dentro de nós e expressamos nossos sentimentos e desejos mais profundos: quando convidamos uma pessoa para sair, dividimos o que sentimos, escolhemos um caminho profissional, defendemos uma causa.
    A coragem nos abre para o que realmente importa na vida: conexões baseadas na verdade e no amor.
    Mas como ser verdadeiro e vulnerável nesse mundo de perfeccionismo, cobranças e comparações constantes?
    Este é o tema deste livro.
    Show book