Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Contar Histórias Um Treino Para Facilitar A Inteligência Emocional - A Inteligência Emotiva - cover

Contar Histórias Um Treino Para Facilitar A Inteligência Emocional - A Inteligência Emotiva

Juan Moisés de la Serna, Paula G. Eleta

Publisher: Tektime

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Durante séculos, as histórias narradas acompanharam a vida das mulheres e homens de todo o mundo, ajudando-os a afrontar dificuldades e medos, desde os primeiros anos da sua vida, a prescindir da sua classe social, cultural ou da etnia de pertença. De facto, a narração representa um elemento generativo nas sociedades e da socialidade. Contar histórias é portanto um suporte significativo não apenas para a construção da identidade pessoal mas também da identidade cultural. Além disso, as histórias oferecem uma gama de significados para fazer rente à vida que ajuda as pessoas a desviar o olhar do medo. Isto acontece porque, quando articulamos um discurso narrativo, acionamos mecanismos importantes de reflexão: em muitas situações trata-se de pôr em confronto os nossos pensamentos, a fim de exprimi-los adequadamente sobre aspetos cujo poderíamos mesmo não ter pensado. Nos capítulos sucessivos aprofundar-se-á o porquê e como pôr em relação a narração de histórias com o desenvolvimento da inteligência emotiva. Ainda mais, pretendemos valorizar o storytelling (contar histórias) como uma atividade divertida e ao mesmo tempo um instrumento interessante no âmbito comunicativo, educativo, formativo e terapêutico. Na verdade, representa também uma metodologia que enquadra emoções, acontecimentos e/ou fantasias e os explica consoante uma lógica do sentimento. A narração de histórias facilita a participação, no sentido inclusivo, tramite a experiencia de mais linguagens expressivas que permitem para colher por contraste e diversidade dos pensamentos, das consequências e das exigências individuais e de grupo seja de crianças e rapazes, seja de adultos. Um aspeto realmente interessante que tencionamos sublinhar desta metodologia é a sua utilidade nos contextos escolares para encorajar a participação critica e ativa na comunicação, permitindo aos alunos para refletir, para pensar, num clima estimulante que consente para experimentar o próprio modo de agir relativamente aos conteúdos ainda por aprender. Substancialmente, neste volume pretende-se destacar a importância de restituir tempo e espaço à narração, porque ela representa para os humanos um meio eficaz para exprimir as próprias emoções. Pelas suas características, a narração de histórias pode-se realizar na presença e/ou à distância mas não se pode improvisar, efetivamente é fundamental programá-lo com método, competência e dedicação. Enfim, pretendemos fazer notar que este livro, de caracter divulgativo, represente a primeira de uma serie de publicações que irão aprofundar posteriormente a temática e os vários âmbitos de aplicação.PUBLISHER: TEKTIME
Available since: 11/17/2022.

Other books that might interest you

  • 100 citações de Georg-Christoph Lichtenberg - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Georg-Christoph...

    Georg-Christoph Lichtenberg

    • 0
    • 0
    • 0
    Georg Christoph Lichtenberg é um filósofo, escritor e físico alemão. Para além das suas obras científicas, Lichtenberg produziu vários ensaios literários e sobretudo numerosos escritos satíricos, caracterizados pela sua verve e humor. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 100 citações de Woody Allen - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Woody Allen -...

    Woody Allen

    • 0
    • 0
    • 0
    Woody Allen é um realizador, escritor e actor americano. Tem vindo a realizar quase um filme por ano desde o início dos anos 70, quando a sua popularidade explodiu. Woody Allen é um dos cineastas americanos mais conhecidos e mais prolíficos dos últimos quarenta anos. A comédia de costumes é inegavelmente o seu campo favorito, embora por vezes tente a sua mão em outros géneros. Ganhou inúmeros prémios de cinema, incluindo quatro Óscares de melhor realizador e melhor argumento original. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • Os Deuses Devem Estar Loucos! - Do Berço do Comunismo à Catacumba do Capitalismo - cover

    Os Deuses Devem Estar Loucos! -...

    Tiger Rider, Saji Madapat, EPM...

    • 0
    • 0
    • 0
    É o intervalo de meio tempo da América! 
    Ay Yi Yai Yi! Estamos no meio da Nova Ordem Mundial! 
    Os impérios sobem, descem e caem. A história tem testemunhado este ciclo com os romanos, os otomanos e os britânicos. Todos caíram, e se não tivermos cuidado, os EUA serão os próximos. 
    Muitas das empresas de hoje são um bando de sapos da engenharia financeira extrema viciados em dívidas se debatendo em óleo de cobra tépido. Infelizmente, muitos encontrarão sua morte nas garras dos abutres da Propriedade Intelectual. 
    Se não jogarmos bem nossos trunfos, o próximo Império voraz - o Reino do Meio da China - nos consumirá; enviando seus garotos de recados para cobrar contas dos EUA e de mais de uma centena de outros países que colonizaram econômica e digitalmente desde o Tsunami Econômico de 2008, por meio da “Belt and Road Initiative” (BRI) até sua “Digital Silk Road” (DSR). 
    “Make Enterprise Great Again” investiga as fundações do capitalismo e traça os ideais, triunfos e zeitgeist dos anos Roosevelt para“ Reconstruir Melhor ”- e para nos salvar do iminente Quarto Reich. 
    Sim! É hora de meio tempo, América
    Show book
  • Ao Brasil com amor - cover

    Ao Brasil com amor

    Jamil Chade, Juliana Monteiro

    • 0
    • 0
    • 0
    O que será e quem seremos nesse momento de revolução?Ao Brasil, com amor é a reunião de cartas trocadas entre os jornalistas Jamil Chade, que vive em Genebra, e Juliana Monteiro, moradora de Roma. Nesta correspondência os autores compartilham fatos cotidianos, histórias e impressões de um período que começa no verão pós-vacina europeu e se encerra às vésperas das eleições brasileiras de 2022. São cartas que refletem inquietações, expectativas e incertezas em um momento histórico de transição, no qual as sociedades ainda elaboram o trauma da pandemia, mas parecem tentadas a reproduzir ou sofisticar os mesmos mecanismos que promovem a desigualdade entre as pessoas, os povos e as nações.Olhando para o Brasil a partir da Europa, Jamil e Juliana dividem, além da estrangeiria, o olhar sensível às injustiças e contradições da sociedade, a preocupação com a situação sociopolítica do Brasil e a luta contra a indiferença que mantém seres humanos na periferia dos direitos.Os jornalistas convocam o leitor ao retorno às utopias e à construção coletiva de respostas que deem conta de um mundo conduzido na velocidade das novas tecnologias, muitas vezes manipulado por novas formas de comunicação.Ao Brasil, com amor é um convite à luta. Mas também à delicadeza, à liberdade e ao amor.Correspondência publicada originalmente na Revista Pessoa entre setembro de 2021 e julho de 2022.___________________________________________________________________"Ao Brasil, com amor pulsa com a urgência do tempo presente. Na era da brutalidade, Juliana Monteiro e Jamil Chade costuram com a fibra da delicadeza, do afeto e da indignação as cartas que nos trazem o assombro diante de mundos em rota de colisão. E de um país, o nosso, em vertiginosa espiral de desumanidades. Brasileiros, desterrados, andarilhos da terra em transe, os dois refletem sobre agressões amplificadas em escala planetária: desigualdade, xenofobia, racismo, guerras, fome, a fabricação do ódio."Cristina Serra, Jornalista e escritora
    Show book
  • arte de ter razão A (resumo) - cover

    arte de ter razão A (resumo)

    Frederick Douglass

    • 0
    • 0
    • 0
    Este minilivro é um resumo produzido a partir da obra originalNeste livro Schopenhauer apresenta 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate, não importando os meios, utilizando a maior ferramenta que possuímos; a palavra. É possível recorrer a estes estratagemas, lícitos e ilícitos, para 'obter' razão, e defendê-la quando ela estiver do nosso lado ou conquistá-la quando estiver do lado do adversário. Com frieza classificatória, Schopenhauer indica 'os caminhos oblíquos e os truques de que se serve a natureza humana em geral para ocultar seus defeitos'.
    Show book
  • 100 citações de Adam Smith - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Adam Smith -...

    Adam Smith

    • 0
    • 0
    • 0
    Adam Smith é um filósofo e economista escocês do Iluminismo. Ele permanece na história como o pai da economia moderna, cuja obra principal, A Riqueza das Nações, é um dos textos fundadores do liberalismo económico. Este texto inspirou os seguintes grandes economistas, aqueles a quem Karl Marx chamaria "clássicos" e que estabeleceram os grandes princípios do liberalismo económico. A maioria dos economistas consideram-no "o pai da economia política". Estas 100 citações visam dar acesso a uma vida exemplar e espantosa ou a uma obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book