Junte-se a nós em uma viagem ao mundo dos livros!
Adicionar este livro à prateleira
Grey
Deixe um novo comentário Default profile 50px
Grey
Assine para ler o livro completo ou leia as primeiras páginas de graça!
All characters reduced
A Culpa do Homem Branco - cover
LER

A Culpa do Homem Branco

João Pedro Marques

Editora: Guerra e Paz Editores, Lda.

  • 0
  • 0
  • 0

Sinopse

Uma resposta aos que querem envenenar os manuais escolares dos nossos filhos e assombrar a memória colectiva reduzindo os Descobrimentos e o Império Colonial a episódios sangrentos ou iníquos.Em Dezembro de 2023, de passagem por Lisboa, o historiador britânico Simon Sebag Montefiore disse que há muita gente a querer envenenar a História, a ir ao passado à procura de crimes e a olhar para esse passado pelos padrões de hoje. Montefiore tem razão. Contudo, ter-lhe-á faltado dizer que a gente a que se refere não se limita a olhar erradamente para o passado, quer, também, construir uma narrativa que condicione o futuro. E tem geralmente duas formas de o fazer. A primeira, é através do debate e do esforço para influenciar a opinião pública; a segunda, mais insidiosa e difícil de contrariar, é através do ensino de crianças e adolescentes. Num caso ou no outro, essas pessoas tentam, aqui em Portugal, impor uma memória negativa do que foram o império português e a acção do homem branco no mundo.Este livro confronta directamente essa venenosa narrativa. Pergunta ao leitor se quer que a memória do nosso império fique reduzida a um sentimento de culpa e de vergonha, e tenta fornecer-lhe elementos e argumentos históricos para escapar a essa armadilha política e ideológica.
Disponível desde: 29/05/2025.
Comprimento de impressão: 208 páginas.

Outros livros que poderiam interessá-lo

  • Plantas e animais da província de Santa Cruz: Trechos selecionados de História da Província de Santa Cruz - Documentos do Brasil - cover

    Plantas e animais da província...

    Pop Popstories, Pero de...

    • 0
    • 0
    • 0
    Na presente seleção de textos do livro "História da província de Santa Cruz", do cronista Pero de Magalhães Gandavo, predomina o pitoresco, como, por exemplo, a descrição da... banana! "Parecem-se na feição com pepinos, e criam-se em cachos." Bichos venenosos e, principalmente, o monstro marinho de São Vicente, são outras descrições interessantes o bastante para estimular sua leitura.
    Ver livro
  • Page e Brin: Os Visionários por Trás do Google - cover

    Page e Brin: Os Visionários por...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    Em meio ao burburinho do Vale do Silício na década de 1990, dois estudantes de doutorado em Stanford, Larry Page e Sergey Brin, uniram suas mentes geniais para dar vida a uma ideia que transformaria o mundo: o Google. A missão era simples, porém ousada: organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil.Nasce o BackRub, um embrião do que viria a ser o Google. Este humilde motor de busca operava em um servidor desajeitado no dormitório de Page, indexando a web nascente e utilizando um algoritmo inovador de classificação de páginas. A genialidade de Page e Brin reside na criação do PageRank, que avalia a relevância de um site não apenas pelo número de links recebidos, mas também pela qualidade dos sites que o referenciam. Saiba Muito Mais...
    Ver livro
  • A história do skate feminino no Brasil - Entrevistas com Dinha Viviane Lunardon e Débora Ribas - cover

    A história do skate feminino no...

    Victor Augustus Graciotto

    • 0
    • 0
    • 0
    Ao longo de quase duas décadas, entre 1990 a 2007, tínhamos as duas principais marcas nacionais, que realizavam os principais campeonatos e circuitos nacionais, investiam em pistas e patrocinavam skatistas, que despontam nos campeonatos mundiais subindo ao pódio e levando títulos. Tudo isso inserido em uma ebulição musical e de moda onde o principal público era de adolescentes e jovens, que viam no skate uma forma de expressão. Desde o carrinho até as roupas streetwear, produziam e reproduziam um comportamento e uma identidade própria. Surgiu um estilo de vida, o skate como um lifestyle, e Curitiba reconhecida como a capital do skate brasileiro. A cultura do skate é resiliente, diversa e se reinventa. Desde 1972, quando tudo era desconhecido e novo, os pioneiros do skate paranaense criaram as referências. A nossa essência começou ali. E o skate passou de mão em mão, evoluiu de geração para geração. A criatividade e a liberdade movem nossa história do skate. É o que buscamos expressar neste livro. Este volume são entrevistas realizadas com Débora Ribas, Viviane Lunardon e Edilene Osório, três referências do skate feminino de Curitiba e do Brasil entre o final da década de 1980 até início da década de 2000.
    Ver livro
  • Cativos na província de Santa Cruz: Trechos selecionados de História da Província de Santa Cruz - Documentos do Brasil - cover

    Cativos na província de Santa...

    Pop Popstories, Pero de...

    • 0
    • 0
    • 0
    Nesta seleção de textos do livro "História da província de Santa Cruz", Pero de Magalhães Gandavo oferece ao leitor uma amostra da crueldade com que os índios tratavam os inimigos capturados, com ênfase no canibalismo. Descritos com detalhes, os rituais surpreendes pelos requintes, como, por exemplo, a defumação de pernas e braços, para serem consumidos ao longos dos meses após a morte do cativo.
    Ver livro
  • O que as emoções têm a ver com isso? - cover

    O que as emoções têm a ver com...

    Editora Pormenor, Vanessa Pérola

    • 0
    • 0
    • 0
    Já se perguntou por que é tão difícil lidar com emoções como raiva e tristeza, ou por que, muitas vezes, nem conseguimos nomear o que estamos sentindo? Nascemos em uma sociedade que, desde cedo, nos ensina a reprimir nossas emoções, fazendo com que cresçamos acreditando que ter sentimentos negativos é errado ou sinal de fraqueza. Sem ferramentas para lidar com o que sentimos, aprendemos a silenciar o que se passa dentro de nós a todo custo.O que as emoções têm a ver com isso? é um convite ao autoconhecimento e à reconciliação com nossas emoções. Escrito por uma psicóloga que trabalha diariamente com os afetos, o livro propõe uma reflexão sobre a importância de acolher o que sentimos sem julgamento. Além disso, discute como questões sociais como gênero e racismo impactam diretamente a forma como lidamos com as nossas emoções. Com uma abordagem acolhedora e acessível, a autora aponta caminhos para construir uma relação mais respeitosa e saudável com aquilo que sentimos, mesmo em um mundo que insiste em tentar nos calar.
    Ver livro
  • Respire de Novo - cover

    Respire de Novo

    Olivier Dubois

    • 0
    • 0
    • 0
    Você já sentiu o peso esmagador das dívidas? O nó no estômago ao atender o telefone, o medo de passar o cartão e não ser aprovado, a vergonha de não conseguir sair do vermelho? Se essa é a sua realidade, saiba: você não está sozinho — e há uma saída. 
    Respire de Novo é mais do que um guia de finanças. É um plano passo a passo para recuperar sua paz de espírito e reconstruir sua vida financeira sem fórmulas impossíveis ou promessas vazias. Davi Fontana combina estratégias comprovadas de finanças pessoais com uma visão profunda da psicologia da dívida, mostrando que vencer esse desafio é metade matemática, metade mentalidade. 
    Dentro deste livro, você vai descobrir como:Parar o sangramento financeiro com ações imediatas.Quebrar o ciclo de vergonha e gastos por impulso.Escolher entre os métodos Bola de Neve e Avalanche para acelerar o pagamento.Negociar com credores e reduzir taxas de forma eficaz.Criar novas fontes de renda e pedir aumento com confiança.Construir um fundo de emergência e dar os primeiros passos nos investimentos. 
    Sua dívida não define quem você é. Ela é apenas um capítulo, não a sua história inteira. Com clareza, esperança e ferramentas práticas, este livro mostra que a liberdade financeira não é um sonho distante — é uma decisão que você pode tomar hoje.
    Ver livro