Today could be the day that you start a whole year of unlimited reading!
Add this book to bookshelf
Grey 902feb64d8b6d481ab8ddda06fbebbba4c95dfa9b7936a7beeb197266cd8b846
Write a new comment Default profile 50px
Grey 902feb64d8b6d481ab8ddda06fbebbba4c95dfa9b7936a7beeb197266cd8b846
Read online the first chapters of this book!
All characters reduced 7236434c7af12f85357591f712aa5cce47c3d377e8addfc98f989c55a4ef4ca5
Cinema e exibição cinematográfica em Montes Claros (MG): - Dos primórdios à consolidação do circuito exibidor - cover

Cinema e exibição cinematográfica em Montes Claros (MG): - Dos primórdios à consolidação do circuito exibidor

Jailson Dias Carvalho

Publisher: Edições Verona

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O tema Cinema e exibição cinematográfica em Montes Claros (MG): dos primórdios à consolidação do circuito exibidor, refere-se a uma investigação sobre a gênese da rede exibidora montesclarense, e as diferentes formas de lazer que incidiram no espaço público da cidade. Teve como propósito, ainda, refletir sobre como a modernidade configurou-se no município norte-mineiro. A partir de um conjunto de fontes, notou-se que ao longo do século XIX, entre 1840 a 1880, a cidade norte-mineira passou a ocupar um importante papel no comércio regional. Assim, vários foram os eventos advindos com essas transformações. Contudo eles não patentearam mudanças meramente econômicas. Concomitante às transformações, verificou-se que, sobrevieram à cena pública da pequena urbe norte-mineira, companhias circenses, grupos mambembes e espetáculos de prestidigitação, que revelaram o não insulamento artístico da região. Observou-se, ainda, que, pela intermediação do cinema e das inaugurações das salas, concomitante às reformas e as instalações de aparelhos modernos de projeção, a representação de progresso em Montes Claros operacionalizou-se e tornou-se ativa. Nesse sentido, o cinema, mediante os discursos dos jornais, por exemplo, estabeleceu um índice daquilo que era “moderno”, “civilizado”, “progresso”, e constituiu um veio de identificação para avaliar a cidade como uma “metrópole do norte”, “metrópole nordestina”, “sociedade culta”.

Other books that might interest you

  • Quadros e programas institucionais em políticas públicas - cover

    Quadros e programas...

    Delma Pessanha Neves, Ramonildes...

    • 0
    • 0
    • 0
    O conjunto de textos agregados nesta coletânea incide sobre reflexões em torno do tema políticas públicas, a partir de investimentos de pesquisa, demonstrativos dos múltiplos espaços de definição de regras para circulação de recursos e de formulação de ideários voltados para construção de comportamentos esperados. Por eles, valoriza-se a criação de redes interdependentes de aparatos institucionais correspondentes aos objetivos delineados. Considera-se, ainda, a formação de agentes sociais capazes de operar na formulação e realimentação de ideais que permitam que os objetivos sejam reconhecidos na capilaridade das práticas cotidianas.
    Show book
  • A inserão de "a gente" no quadro pronominal do português - cover

    A inserão de "a gente" no quadro...

    Célia dos Santos Lopes

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro é o resultado de uma pesquisa sobre a pronominalização de nominais, particularmente, sobre o percurso histórico da gramaticalização da forma a gente em português. A autora analisa os fatores lingüísticos e extralingüísticos que atuaram na mudança categorial de nome para pronome, testando hipóteses funcionalistas, variacionistas e gerativistas que, conjugadas, contribuem para uma descrição mais eficaz da gramática do português, no tópico relativo à inserção de novas formas no sistema pronominal.
    O livro destina-se a um público amplo. Atende, em primeiro lugar, a pesquisadores interessados em conhecer um pouco da história da língua portuguesa, mas visa sobretudo a despertar a curiosidade de todos aqueles que vêem a língua como uma atividade dinâmica e criativa, em pleno processo de variação e mudança. Atende ainda aos que se interessam pelo fenômeno da gramaticalização, pelo estudo dos pronomes pessoais, pelas razões sócio-históricas da mudança lingüística...
    Show book
  • Bebê a bordo - Guia para curtir a gravidez a dois - cover

    Bebê a bordo - Guia para curtir...

    Dr. Flávio Garcia De Oliveira

    • 0
    • 0
    • 0
    Este grande sucesso volta em nova edição e com nova capa. Simpático e dono de uma conversa cativante, o ginecologista e obstetra Flavio Garcia de Oliveira, pai de cinco filhos, transformou o linguajar técnico das consultas numa agradável, alegre e esclarecedora obra, acompanhando as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê.
    Show book
  • A paz Como Moçambique saiu da guerra - cover

    A paz Como Moçambique saiu da...

    Roberto Morozzo Della Rocca

    • 0
    • 0
    • 0
    Roberto Morozzo Della Rocca é estudioso das relações entre nação e religiões e é professor na Universidade Roma Tre. Entre as suas publicações: Le nazioni non muoiono. Russia rivoluzionaria, Polonia indipendente e Santa Sede (Bolonha, 1992). Albania. Le radici della crisi (Milão, 1997). Le Chiese Ortodosse. Una storia contemporanea (Roma, 1997). Kosovo. La guerra in Europa (Milão, 1999). Primeiro Dios, vida de Monseñor Romero (Buenos Aires, 2010).
    -------------------------------------------------------
    No dia 4 de Outubro de 1992, Moçambique voltava à paz, com a assinatura dos acordos de Roma. Este livro reconstrói a história deste grande país africano, precipitado na guerra civil logo a seguir à independência, saindo dela somente após dezasseis anos e um milhão de mortos.
    A paz negociada entre o governo e a RENAMO foi extraordinária, com a insólita mediação da Comunidade de Sant’Egidio e de um mix de homens de boa vontade. Paciência geológica e compreensão profunda das partes em luta caracterizaram esta mediação.
    Moçambique tornou-se um modelo de paz num continente africano dramaticamente marcado por guerras e conflitos.
    Show book
  • Cds: a saúde é possível - cover

    Cds: a saúde é possível

    Andreas Kalker

    • 0
    • 0
    • 0
    O mundo está mudando a passos gigantescos. A economia, as religiões, as relações pessoais, nossas prioridades, incluindo o nosso próprio planeta, não parecem os mesmos. Cada vez mais pessoas estão decididas e mudar, explorar novos caminhos, e, se você possui este livro em suas mãos, sem dúvida, é uma delas! Parabéns! Seja qual for a razão que te trouxe até aqui, siga adiante!
    
    Após o marco curativo do MMS, apresentamos o CDS. Um grande passo revolucionário no âmbito da saúde, uma solução incrível para ajudar o seu corpo a se prevenir e a superar desde o mais simples até os mais severos problemas de saúde.
    
    Seja você um médico em busca de novas opções para seus pacientes, terapias alternativas, ou um ser humano mais consciente quanto à sua saúde e a do seu próximo. O processo do CDS mudará sua vida!
    Show book
  • Resumo: 12 Regras Para A Vida: Um Antídoto Para O Caos - cover

    Resumo: 12 Regras Para A Vida:...

    Abbey Beathan

    • 0
    • 0
    • 0
    Testemunhe este psicólogo renomado reponder as questões mais difíceis e te iluminar no processo. 
    
    
    Em 12 Regras Para A Vida, Jordan B. Peterson com seu tom humorístico condensa a sabedoria do mundo em 12 regras práticas para a vida. Através de perguntas interessantes, Peterson te ensinará 12 regras para viver que te farão uma pessoa mais feliz. Ler o livro é como uma pessoa amigável te dando conselhos mas é muito mais do que isso. É implementar conhecimentos sobre biologia, psicologia e religião. 
    
    
    (Nota: Este resumo é totalmente escrito e publicado por Abbey Beathan. Não é afiliado com o autor original de nenhuma maneira)  
    
    
    “It took untold generations to get you where you are. A little gratitude might be in order. If you’re going to insist on bending the world to your way, you better have your reasons.”   – Jordan B. Peterson 
    
    
    Por que você deveria sempre fazer carinho em um gato quando o ver na rua? Porque você não deeveria incomodar crianças quando estão andando de skate? Por que você sempre deve presumir que a pessoa com quem está falando deve saber algo que você não sabe? Acredite ou não, através destas perguntas estranhas, Peterson te fará se dar conta que o que é realmente imporante e te mostra os principios dele para viver uma vida melhor. 
    
    
    Peterson educa seu público através das questões mais estranhas e a parte louca, é que realmente faz sentido quando você lê o livro. 
    
    
    P.S. 12 Regras paara a vida é um livro extremamente interessante feito para te educar através de uma maneira não convencional porém divertida de aprender.  
    
    
    P.P.S. Foi Albert Einstein que disse que uma vez que você para de aprender, você começa  morrer. Foi Bill Gates que disse que ele gostaria de ter a habilidade de ler mais rápido se ele pudesse ter apenas um super poder neste mundo. A missão de Abbey Beathan é trazer as informações maravilhosas contidas em livros excelentes através
    Show book