Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O princípio responsabilidade - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

O princípio responsabilidade

Hans Jonas

Publisher: Contraponto Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este é um dos mais importantes livros do final do século XX. Um livro erudito e polêmico, que trata de um tema central para a sobrevivência física e espiritual da humanidade: a busca de uma ética para a civilização tecnológica. "Certas transformações em nossas capacidades", diz Hans Jonas, "acarretaram uma mudança na natureza do agir humano. Já que a ética tem a ver com o agir, a natureza modificada do agir humano também impõe uma modificação na ética." A natureza qualitativamente nova de muitas das nossas ações descortinou uma dimensão inteiramente nova, não prevista nas perspectivas e nos cânones da ética tradicional. A técnica moderna introduziu ações de tal ordem inédita de grandeza, com novos objetos e tamanhas consequências, que a moldura da ética antiga não consegue mais enquadrá-las. No pensamento tradicional, a presença do homem no mundo era um dado primário e indiscutível, de onde partia toda ideia de dever referente à conduta humana. Agora, essa presença tornou-se, ela mesma, um objeto de dever, o dever de conservar o mundo e preservar as condições dessa presença. A pesquisa de Hans Jonas converge para uma pormenorizada crítica ao ideal utópico contido no programa de Bacon e atualizado na obra de Marx e de Bloch: "Como tem a seu favor os sonhos mais antigos da humanidade, e agora parece também possuir na técnica os meios para transformar o sonho em empreendimento, o utopismo, outrora inócuo, tornou-se a mais perigosa das tentações precisamente porque idealista da humanidade em nossos dias. À imodéstia de seus objetivos, equivocada tanto em termos ecológicos como antropológicos, o Princípio Responsabilidade contrapõe a tarefa mais modesta que obriga ao temor e ao respeito: conservar incólume para o homem, na persistente dubiedade de sua liberdade que nenhuma mudança das circunstâncias poderá suprimir, seu mundo e sua essência, contra os abusos de seu poder." Hans Jonas (1903-1993) foi aluno de Martin Heidegger na Universidade de Freiburg na década de 1920. De origem judaica, deixou a Alemanha em 1934, pouco depois da ascensão do nazismo ao poder. Viveu na Inglaterra e nos Estados Unidos. Em 1966 publicou "The Phenomenon of Life, Toward a Philosophical Biology", obra em que estabelece os parâmetros de uma filosofia da biologia. Em 1979 veio à luz sua obra mais importante, "Das Prinzip Verantwortung. Versuch einer Ethic für die Technologische Zivilisation", agora finalmente traduzida para a língua portuguesa. César Benjamin
Available since: 12/29/2020.

Other books that might interest you

  • Mulheres e caça às bruxas - Da idade média aos dias atuais - cover

    Mulheres e caça às bruxas - Da...

    Boitempo, Silvia Federici

    • 0
    • 0
    • 0
    Por que voltar a falar, hoje, sobre caça às bruxas? Em Mulheres e caça às bruxas, Silvia Federici revisita os principais temas de um trabalho anterior, Calibã e a bruxa, e nos brinda com um livro que apresenta as raízes históricas dessas perseguições, que tiveram como alvo principalmente as mulheres. Federici estrutura sua análise a partir do processo de cercamento e privatização de terras comunais e, examinando o ambiente e as motivações que produziram as primeiras acusações de bruxarias na Europa, relaciona essa forma de violência à ordem econômica e argumenta que marcas desse processo foram deixadas também nos valores sociais, por exemplo, no controle da sexualidade feminina e na representação negativa das mulheres na linguagem. A partir desse debate, a autora nos mostra como as acusações e a punição de "bruxas" se repete na atualidade, especialmente em países como Congo, Quênia, Gana e Nigéria, na África, e Índia. Com apresentação da estudiosa Bianca Santana, a obra conta também com orelha de Sabrina Fernandes.
    Show book
  • O Estoicismo - cover

    O Estoicismo

    George Stock

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste volume introdutório, o ilustre professor de Oxford George Stock proporciona um panorama esclarecedor a respeito do estoicismo, escola filosófica helenística mais influente da história, examinando suas doutrinas básicas, bem como sua relação com o pensamento de grandes mestres como Sócrates, Platão e Cícero. Ao final do volume, George Stock expõe as principais datas e autoridades ligadas aos ensinamentos estoicos, com informações relevantes para auxiliar em consultas.
    Show book
  • Seguindo os Ensinamentos de Napoleon Hill para Conquistar a Liberdade Financeira - cover

    Seguindo os Ensinamentos de...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    A liberdade financeira é a capacidade de viver a vida que você deseja, sem precisar se preocupar com dinheiro. Isso significa ter renda suficiente para cobrir todas as suas despesas, incluindo moradia, alimentação, transporte, saúde, educação, lazer e investimentos.
    Show book
  • Uma breve história da Teologia da Libertação Protestante e suas implicações teológicas - cover

    Uma breve história da Teologia...

    André Castro

    • 0
    • 0
    • 0
    Convido leitores e leitoras a ler e aprender desse jovem pensador que nos ilumina com sua perspicácia intelectual e seu desejo de desencobrir riquezas que nossos colonialismos e pretensões absolutistas quiseram ocultar. O percurso do livro é como uma conversa feita entre amigos a partir da qual vai e volta sobre temas, precisa seus pensamentos, vai e volta em relação a referências bibliográficas e situações específicas. Puxa um o e ata-o a outro, tecendo, assim, suas reflexões e argumentos. Sua escolha de privilegiar a obra de Rubem Alves de maneira especial na segunda parte do livro é indicadora de seu desejo de renovação dos conceitos teológicos, sem, no entanto, ter a pretensão de dizer a última palavra sobre a obra e o método do mestre poeta. Finalmente, a luta de André com textos complexos e situações históricas obscuras é em vista de uma compreensão maior do que vivemos ontem e estamos vivendo hoje.É um convite de resgate de uma história esquecida em vista da renovação do pensamento teológico para os dias de hoje. É algo disso e muito mais que sua juventude atenta à evolução do mundo está nos oferecendo. Vale a pena sermos seus leitores! Ivone Gebara
    Show book
  • 100 citações de Karl Marx - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Karl Marx -...

    Karl Marx

    • 0
    • 0
    • 0
    Karl Marx, pensador revolucionário no verdadeiro sentido da palavra. O seu trabalho marcou a história e influenciou consideravelmente o século XX através do comunismo. O seu pensamento ainda está no centro das lutas ideológicas contemporâneas. Como filósofo, deu ao proletariado uma doutrina e estabeleceu a luta de classes como um sistema; como economista, analisou o capital e a mercadoria; como político, fundou a Internacional. Estas 100 citações irão familiarizá-lo com o seu trabalho, a sua doutrina, e o seu estilo afiado.
    Show book
  • O Despertar da Consciência: A Filosofia de Napoleon Hill para o Sucesso na Vida Moderna - cover

    O Despertar da Consciência: A...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    Napoleon Hill foi um autor e palestrante motivacional americano que escreveu o livro "Pense e Enriqueça" em 1937. Este livro é um dos livros de autoajuda mais vendidos de todos os tempos e foi traduzido para mais de 50 idiomas.A filosofia de Hill é baseada na ideia de que o sucesso é alcançado por meio de um processo de autodesenvolvimento. Ele acreditava que todos têm o potencial de alcançar grandes coisas, mas que precisam primeiro despertar sua consciência para esse potencial.Neste ebook, vamos explorar a filosofia de Hill e como ela pode ser aplicada à vida moderna.Hill acreditava que a mente é o mais poderoso instrumento que temos à nossa disposição. Ele dizia que a mente é capaz de criar qualquer coisa que possamos imaginar.Para Hill, o sucesso é alcançado por meio do uso da mente para criar uma visão clara do que queremos alcançar. Ele chamava essa visão de "objetivo definido".Quando temos um objetivo definido, nossa mente começa a trabalhar para alcançá-lo. Ela nos fornece insights, nos motiva e nos ajuda a superar obstáculos.
    Show book