Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A vida cotidiana no movimento das águas pantaneiras - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

A vida cotidiana no movimento das águas pantaneiras

George Moraes De Luiz

Publisher: Edições Verona

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este livro foca a convivência dos povos pantaneiros com o ciclo das cheias nos pantanais dos municípios mato-grossenses de Barão de Melgaço, Poconé e Nossa Senhora do Livramento. Desdobramento da tese de doutorado em Psicologia Social, defendida em 2015, esta obra é resultado das experiências vividas pelo pesquisador-morador da região pantaneira de Poconé, da convivência e conversas formais e informais com pessoas ligadas diretamente às atividades nos pantanais, com destaque para os(as) pantaneiros(as) e ribeirinhos(as), e da imersão na literatura cientifica sobre essas regiões.
Available since: 12/18/2017.

Other books that might interest you

  • Diaconia no horizonte do reino de Deus - cover

    Diaconia no horizonte do reino...

    Jürgen Moltmann

    • 0
    • 0
    • 0
    Teologia signica conhecimento de Deus. Mais precisamente, reconhecimento da revelação da vontade de Deus. Toda pessoa que crê reconhece um pouco disso. Por isso, na verdade, todo crente é um teólogo. Os teólogos devem reconhecer na teologia a busca pela conexão entre sua área particular de especialização teológica e a práxis. A teologia diacônica que está emergindo é um passo decisivo nesta direção. O método da compreensão e da interpretação das Escrituras indica o caminho do texto para a prática. Diaconia é uma forma de interpretação do texto sagrado por meio da práxis, e teologia diacônica é, então, a consciência crítica dessa prática. Sem ela, as outras atividades teológicas cristãs e suas formas teológicas de consciência não são apenas pobres, mas também incongruentes com aquele que as vocaciona: Jesus Cristo. Somente na construção de vida comunitária entre impedidos e não-impedidos, sãos e doentes, jovens e idosos, homens e mulheres se pode superar o isolamento da atual sociedade segregacionista. Por meio deles, o mal social será atacado em sua raiz. Por isso a diaconia cristã não pode entender-se como acréscimo voluntário de serviço social àquilo que é oferecido pelo poder público. Mas, a diaconia é cristã, sempre que surge a partir da comunidade de fé e, espiritualmente, dedica-se a combater a injustiça, a segregaçãoe o mal presentes no mundo e na sociedade através do anúncio do reino de Deus.
    Show book
  • Fernando da Gata - e outros contos - cover

    Fernando da Gata - e outros contos

    Roberto de Castro Neves

    • 0
    • 0
    • 0
    'O terceiro livro de contos de  Roberto de Castro Neves já surpreende pelo título: Fernando da Gata, o codinome de um estuprador que na década de 80 foi preso, morto e enterrado em Pouso Alegre (MG) num caixão de luxo, com terno e gravata, comprado pelo povo da cidade, para “dar um enterro decente” ao bandido. No conto-título, o autor explora as reflexões sobre as frustrações, fantasias, desesperanças de uma caixa de supermercado, ao voltar para casa no trem da Central.  Em 25 contos, o autor aborda questões da  sociedade contemporânea:  rotina,  casamentos falidos, adultérios, educação dos filhos, relações sem futuro, abandono da velhice, vida sexual de adolescentes, encontros e desencontros, solidão etc.   '
    Show book
  • O Significado da Comuna de Paris - cover

    O Significado da Comuna de Paris

    Attila Kotányi, Nildo Viana,...

    • 0
    • 0
    • 0
    Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista buscam, a partir de suas concepções, interpretar a Comuna de Paris. A Comuna foi uma “festa”, afirmam eles. Assim, a partir da crítica da vida cotidiana, eles analisam a experiência comunarda. Nildo Viana realiza uma análise crítica das duas interpretações, extremamente semelhantes. Marcus Vinicius Conceição, por sua vez, aborda a questão do plágio e polêmica entre o sociólogo e os situacionistas. Os textos trazem elementos analíticos da Comuna de Paris, análise das interpretações sobre essa experiência revolucionária, análise das posições e polêmica entre Lefebvre e situacionistas.
    Show book
  • Plano de Contingência de Desastres Naturais na Atenção Primária em Saúde - Módulo Inundações - Vale do Jari: Laranjal do Jari e Vitória do Jari - cover

    Plano de Contingência de...

    Cíntia do Socorro Matos Pantoja

    • 0
    • 0
    • 0
    Os municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari apresentam um histórico severo e devastador de enchentes e inundações causadas pela elevação do nível do rio Jari. A média anual de precipitação de chuvas varia entre 1.850 e 2.550 mm, e os meses mais chuvosos são março, abril e maio. Historicamente, a maior enchente que atingiu o vale do Jari ocorreu no ano de 2000, sendo considerada a mais grave em danos socioambientais e econômicos da história do Estado do Amapá, expondo a população a condições sanitárias degradantes e, consequentemente, a vulnerabilidades e adversidades ambientais. Em 2022, o rio Jari voltou a atingir níveis altos, alcançando em Laranjal do Jari a marca de 3,40 metros e em Vitória do Jari a marca de 3,60 metros afetando um total de 31.966 pessoas. É importante destacar que a construção de numerosas edificações em áreas de risco de inundação às margens do rio Jari eleva o risco de ocorrência de doenças de veiculação hídrica, como a leptospirose, hepatite e doenças diarreicas, além do risco de ocorrência de traumas e acidentes com animais peçonhentos e que geram descarga elétrica (peixe poraquê - Electrophorus electricus). Neste aspecto, a proposta de um Plano de Contingência para situações de calamidade pública e emergências é essencial para que as ações sejam desenvolvidas em nível local com definição de responsabilidades e competências de cada integrante da administração pública estadual e municipal para o enfrentamento do cenário.
    Show book
  • Aprender Francês - Simplesmente Através da Música - a Peça Radiofónica - Aprenda Francês Com Música - cover

    Aprender Francês - Simplesmente...

    Rico Saage

    • 0
    • 0
    • 0
    Aprender novas línguas pode ser assim tão fácil! Aprenda francês com música Estás a perguntar-te como é que isto funciona? Usa o nosso rádio de aprendizagem de francês para tocar música cativante! Com a ajuda de seis diálogos que apresentam as nossas personagens principais carismáticas, a Alex e o Robin, vais começar a aprender uma nova língua rapidamente. Acompanha as histórias das nossas duas personagens carismáticas e aprende vocabulário básico em francês em seis aulas de vocabulário, gravadas por falantes nativos de França. Os vários exercícios orais e de escuta, sempre acompanhados por música de guitarra melódica vai fazer com que seja fácil memorizar novas palavras. O destaque especial deste curso áudio são as músicas cativantes cantadas por falantes nativos. Com estas batidas cativantes, vais aprender a nova língua ainda mais fácil e rapidamente e em breve puderás cantar também! O guião que acompanha o audiobook ajuda-te a compreender a pronúncia e vai levar o teu sucesso de aprendizagem para outro nível. No guião do curso de língua, também podes seguir o encontro romântico da Robin e do Alex numa banda desenhada. Já estás a sonhar com umas férias em Paris, Provença ou Nice? Com este curso intensivo de francês, nada se mete entre ti e a tua viagem! simplesmente através da música O curso de língua para iniciantes e avançados.
    Show book
  • carta de Caminha A: destaques - cover

    carta de Caminha A: destaques

    Pop Stories, Pero Vaz de Caminha

    • 0
    • 0
    • 0
    Primeiro documento a descrever o Brasil, a Carta de Pero Vaz de Caminha conta como foi o desembarque dos navegantes portugueses no que hoje é a chamada Costa do Descobrimento – Porto Seguro e entorno. Considerada por muitos poética, a carta ao rei D. Manuel I narra o primeiro encontro de índios e colonizadores, bem como a primeira missa no Brasil.
    Show book