Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O manual para a vida (Encheiridion de Epicteto) - cover

O manual para a vida (Encheiridion de Epicteto)

Epicteto de Hierápolis

Publisher: Bibliomundi

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

'Este é um livro de autoajuda?' 
Sabemos do costumeiro preconceito e descrédito do meio literário para com os livros de autoajuda. Porém isto também se deve, em grande parte, aos próprios escritores de autoajuda, que em sua maioria optam em seguir por “caminhos fáceis”, evitando tocar no cerne da questão – o autoconhecimento. 
Se analisarmos os livros de autoajuda produzidos hoje no mundo, encontraremos basicamente duas categorias. Uma delas nos diz assim: “Tudo é possível! Basta desejar profundamente que irá conseguir!”; Já a outra se ocupa de nos consolar quando não temos sucesso em “conseguir tudo”, e nos sentimos um lixo. 
Há, portanto, uma clara correlação entre uma sociedade que nos anuncia por todos os cantos da cidade que podemos conseguir tudo o que quisermos, e a existência da chamada baixa autoestima. 
Antigamente uma pessoa pobre era chamada desafortunada. Hoje, criamos uma alcunha um tanto mais cruel: perdedora. Hoje os anúncios nos dizem que somos nós quem estamos no comando, e não os deuses. Se não temos sucesso, a culpa é nossa – perdemos. 
Mas é aqui que entra a filosofia. A filosofia é a verdadeira autoajuda, o verdadeiro autoconhecimento, o verdadeiro amor ao saber. 
Segundo Epicteto e os estoicos, devemos ter sempre em mente os infortúnios da vida, e o conhecimento de que há coisas que estão sob nosso controle, e outras que não estão. Somente assim saberemos que podemos sim perder, mas que não somos perdedores. E, da mesma forma, também saberemos que podemos sim ganhar, mas que não somos ganhadores. 
Somente com este desapego aos anúncios da cidade grande é que teremos enfim o tempo e a disposição de olhar para dentro, e nos conhecer. Se isto é autoajuda? Certamente – autoajuda da melhor espécie! 
Com vocês, o manual para a vida, o Enchiridion de Epicteto... 
O editor. 
*** 
Número de páginas 
 Equivalente a aproximadamente 60 págs. de um livro impresso (tamanho A5). 
Sumário (com índice ativo) 
- Prefácio 
- Enchiridion de Epicteto 
- Apêndice (inclui trechos do Diatribes de Epicteto) 
*** 
Por que vendemos ebooks tão baratinho? 
 - Geralmente trabalhamos com autores em domínio público, de modo que não precisamos compartilhar direitos autorais. 
- Mesmo no caso dos livros de nossa autoria, ou naqueles em que trabalhamos na tradução, continua sendo de nosso interesse divulgar um conhecimento que acreditamos ser fundamental para a vida de qualquer caminhante ou buscador. 
- Finalmente, é o nosso hobby. 
[ uma edição Textos para Reflexão distribuída em parceria com a Bibliomundi - saiba mais em raph.com.br/tpr ]

Other books that might interest you

  • Alicia Green - cover

    Alicia Green

    Lislane Santos

    • 0
    • 0
    • 0
    Alicia Green, doce e marreta. Uma bruxinha fora dos limites. Nada pode deter ela. Onde há perigo ele quer está e resolver tudo do seu jeito. Mais as coisas podem mudar quando conhece um garoto um tanto sombrio, que tem muitos segredos a serem revelados. Onde essa estória a vai dar?
    Show book
  • História e Memória do Adventismo em Mogi das Cruzes - 1913-2017 - cover

    História e Memória do Adventismo...

    Leandro Bertoldo

    • 0
    • 0
    • 0
    Ao relatar pela primeira vez a história adventista mogiana, este livro faz história e entra para a história como um memorial que vem a lume para marcar época.A igreja adventista de Mogi das Cruzes nunca teve sua história resgatada e muito menos sistematizada e escrita para consultas. Tudo o que tinha eram recortes e fiapos de uma tradição oral transmitida pelos mais antigos.Além de recuperar os fatos históricos, essa obra tem por objetivo corrigir equívocos e manter viva a verdadeira “História e Memória do Adventismo em Mogi das Cruzes”.Seus 42 capítulos, distribuídos em 500 páginas, proporcionam aos leitores mais de cem anos (1913-2017) de história adventista mogiana, fornecendo centenas de informações preciosas, a maioria das quais, esquecidas pelos adventistas contemporâneos.Todos os assuntos foram tratados com o devido rigor científico e fundamentados em centenas de documentos oficiais, atas da igreja e publicações da época.Para facilitar a compreensão do conteúdo, bem como servir de referência aos que desejam conhecer a história adventista mogiana, os tópicos do livro foram abordados com simplicidade, clareza e objetividade.Espero de coração, que esse livro seja uma bênção aos leitores, bem como um justo tributo aos homens e mulheres que dedicaram tempo, talento, recursos e esforços para estabelecer, desenvolver e consolidar o adventismo no município de Mogi das Cruzes.
    Show book
  • A Lembrança - cover

    A Lembrança

    Antonia de Maria Bezerra Santiago

    • 0
    • 0
    • 0
    Essa maravilhosa autobiografia é apenas um pequeno trecho da minha vida ,sou uma mulher realizada e feliz ,sou mãe sou esposa e sou uma avó nordestina agradeço muito a Deus pai todo poderoso por essa oportunidade ,agradeço também ao projeto mulheres em ação literária e às minhas professoras da faculdade .
    Show book
  • Ensaios - cover

    Ensaios

    Igor Souza

    • 0
    • 0
    • 0
    'A mente é bela por isso, pela capacidade de criar. O mundo pode ser concebido de outra forma para além desta ou aquela maneira de viver. Mas os seres humanos devem enfrentar suas contradições e conceber um mundo onde todos caibam e possam exercer sua liberdade e onde possam existir de coexistirem de maneira pacífica.' Os Ensaios presentes nesse texto buscam através da investigação filosófica, buscar lucidez e debater diversos temas importantes da vida humana. Não se trata de ter domínio da verdade, mas pelo contrário, colocar as coisas em debate e buscar uma vida mais justa e pacífica a partir do pensamento e do questionamento na vida diária.
    Show book
  • Qual a marca que deixará na terra? - qual lembrança e diferença esta deixando e fazendo - cover

    Qual a marca que deixará na...

    Jose Eduardo vIANA

    • 0
    • 0
    • 0
    durante suas vidas e qual resultado estátendo com tudo isso.Muitos pensamentos são formados de acordo com a experiência. Caso, você que esta lendo, ainda é jovem, parabéns, você ainda tem tempo de reorganizar seufuturo e construir algo para registrar na sociedade.Querendo sim ou não, marcas ou pegadas você está deixando nesta terra e o detalhe é saber quais serão perspectiveis e importantes e quais serão indiferentes.Quando comento sobre este tema, muitos pensam que gostariam de deixar marcas como pessoas que inventaram algo que melhorou a sociedade, ou7 pensamentos que mudaram pontos de vista, ou mesmo livros que formaram duvidas e assim abalaram conceitos e padrões.Se notarmos, todos os casos que possam serselecionados, a grande maioria, ao ler a biografia de seus autores, notarão que o fato aconteceu não com o desejo de mudar os outros, mas de melhorar a simesmo e o grupo que o rodeia. Trazer solução a desafios que outrora se consideravam impossíveis deresolver. Sabendo que o impossível somente é impossível até que alguém mude o parâmetro da resposta.Como em todas as histórias, quero fazer notória uma passagem bíblica que uma mulher tomou uma atitude por amor e por essa razão foi registrado que suaatitude será lembrada em todas as gerações.Vamos aos fatos... Ao texto!
    Show book
  • Absorciologia - cover

    Absorciologia

    Leandro Bertoldo

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro encerra simplificadamente as definições matemáticas dos fenômenos que envolvem a absorção.Tem o objetivo de fornercer aos estudiosos e pesquisadores um ponto de partida para futuras pesquisas dentro dessa área.Com um texto altamente didádito e com fórmulas de fácil compreensão, forma uma estrutura básica que vem servir aos estudantes mais novos, bem como a todos que desejam iniciar-se neste campo de atividade.Nas singelas páginas deste artigo, o leitor encontrará as colunas básicas que formam a estrutura da Absorciologia, como por exemplo: definições gerais dessa ciência, conceitos de corpo absorvedor e de substância absorta, características da absorção, classificação dos fluídos etc.
    Show book