Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Identidade dissidente - Temas para uma nova história do Brasil - cover

Identidade dissidente - Temas para uma nova história do Brasil

Edgard Leite

Publisher: Jaguatirica

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Em ‘Identidade dissidente’, Edgard Leite dá continuidade ao trabalho realizado em ‘Predadores’, em que aborda a história brasileira desde outro lado, resgatando fatos, contradições e ideias que, ao longo dos anos e devido a uma historiografia muitas vezes tendenciosa, permaneceram esquecidos. Um trabalho minucioso e uma tarefa árdua da qual o autor não se exime, mas enfrenta; assim como enfrenta certa tradição nos estudos históricos. Com uma escrita concisa, o autor desenvolve seus argumentos a partir da ideia de que, desde a revolução copernicana, a humanidade se voltou para a quantidade, em detrimento da qualidade. É justamente nesse mundo que emergirá o Brasil, uma vez que a chegada dos europeus se dará justamente no período em que os efeitos do giro copernicano instauram-se na Europa. Outro ponto importante para a compreensão da história brasileira será a laicização do Estado, que ganha força com o Iluminismo e tem na Revolução Francesa, sobretudo, o seu acontecimento mais agudo. Compreender a relação entre Estado e religião e, principalmente, a compreensão do conceito de espírito, será primordial para uma discussão acerca dos valores que moldam – ou deixam de moldar – uma sociedade. O livro termina com o evento de 1964, e o leitor certamente aguardará que o autor aborde, em livros vindouros, a continuação da história brasileira. Sempre com seu viés provocador e potente.
Available since: 09/21/2020.

Other books that might interest you

  • Febre de publicação - duas crônicas de José de Alencar - cover

    Febre de publicação - duas...

    Pop Stories, José de Alencar

    • 0
    • 0
    • 0
    As duas crônicas aqui reunidas, extraídas livro "Ao correr da pena", de José Alencar, trazem uma reflexão sobre a necessidade que o cronista tem de discorrer sobre assuntos diversos e por vezes antagônicas, como as desgraças que afligem o mundo e a vida social da corte – com pendência para esta última, sempre se dirigindo "às leitoras".
    Show book
  • Em busca do rei Vol 2 - volume 2 - cover

    Em busca do rei Vol 2 - volume 2

    Thiago de Barros

    • 0
    • 0
    • 0
    A vida de Dora e de seu melhor amigo Estevão se transforma em uma grande aventura quando o pai da garota, o rei de Pragadasa, desaparece sem deixar nenhuma pista. Ao tentar desvendar esse mistério, os jovens encontram um reino de cabeça para baixo, imerso em uma crise política e refém de uma revolução eminente.  'Em busca do rei' é um romance de ação que mistura elementos da cultura nacional com o mundo pop, em uma quebra-cabeças montado de maneira que a última peça seja revelada somente no final. Descubra os mistérios de Pragadasa e se perca nessa trama de tirar o fôlego
    Show book
  • A Arte da Sabedoria - cover

    A Arte da Sabedoria

    Balthasar Gracián

    • 0
    • 0
    • 0
    O autor Baltasar Gracián, um erudito jesuíta espanhol, apresenta 300 ensinamentos para colocarmos em prática em nosso dia a dia. São estratégias de sobrevivência em um mundo orquestrado pela ambição e pela aparência. Desnudando as hipocrisias das relações humanas, os conselhos de Gracián envolvem temas como, amizade, trabalho, relacionamentos, sonhos e conquistas, além de evidenciar sua visão espiritual e religiosa sobre os fatos. Um guia prático para saber qual comportamento adotar em diversas situações da vida. Apesar de ter sido escrito há mais de 350 anos, impressiona pela sua essência atual. Um livro destinado aqueles que desejam alcançar sucesso pessoal e profissional com ética e extrema inteligência.
    Show book
  • 100 citações de Sun Tzu - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Sun Tzu -...

    Sun Tzu

    • 0
    • 0
    • 0
    Sun Tzu era um venerado general chinês, estratega e filósofo. Ele é creditado com um dos mais influentes tratados militares jamais escritos, A Arte da Guerra. Inúmeros líderes inspiraram-se neste trabalho, desde Mao Tse Tung ao General Douglas MacArthur. É tão poderosa e directa que continua a influenciar muitos outros domínios para além do pensamento militar, como tácticas empresariais, estratégia legal, empreendedorismo, e mais além. Seleccionámos de si 100 das citações mais poderosas de Sun Tzu, para que adquira uma nova compreensão na dinâmica interpessoal, estratégia, e vida quotidiana.
    Show book
  • Carta do Achamento do Brasil - cover

    Carta do Achamento do Brasil

    Pero Vaz de Caminha

    • 0
    • 0
    • 0
    «A carta de Caminha é algo inteiramente novo e, repita‑se, um documento único na história da humanidade. Estou consciente de que me restrinjo à «humanidade europeia» (e especificamente ocidental), mas na minha vasta ignorância não tenho notícia de nada que se lhe assemelhe. Nem Marco Polo revela tal candura perante o inesperado, o maravilhoso descoberto, mesmo se planeado (e a isso já iremos mais adiante).
    A narrativa de Pêro Vaz de Caminha − confesso que prefiro não entrar em pormenores sobre ela para que o leitor a descubra virgem, e a aprecie por si próprio, pois ela dispensa glosas − basta lê-la atentamente para nos darmos conta da abertura de horizontes dos recém-chegados a um universo novo, inteiramente inesperado. Vemo-los fascinados perante a natureza e a beleza de um povo que os deslumbra.
    Tudo surge descrito numa linguagem gostosa, ditada por um olhar eivado de quase ingénua inocência.»
                                                                                                                                          Onésimo Teotónio Almeida
    Show book
  • Depois da Morte - Explicação da doutrina dos espíritos Solução científica e racional dos problemas da vida e da morte Natureza e destino do ser humano As vidas sucessivas - cover

    Depois da Morte - Explicação da...

    Léon Denis

    • 0
    • 0
    • 0
    Um daqueles que você ama vai morrer. Debruçado sobre ele, o coração apertado, vê estender-se, lentamente, sobre seus traços a sombra do Além. O fogo interior lança apenas pálidas e trêmulas luzes; e eis que se enfraquece ainda mais, depois se apaga. E agora, tudo o que, nesse ser, atestava a vida, esse olho que brilhava, essa boca que emitia sons, esses membros que se agitavam, tudo está velado, silencioso, inerte. Sobre esse leito fúnebre, há somente um cadáver! Que homem não se perguntou sobre a explicação desse mistério e, durante o velório, nesse colóquio solene com a morte, pôde não pensar no que o aguarda a si próprio? Este problema nos interessa a todos, pois todos nos submeteremos à lei. Importa-nos saber se, a essa hora, tudo está terminado, se a morte é apenas um melancólico repouso no aniquilamento ou, ao contrário, a entrada numa outra esfera de sensações.”Léon Denis
    Show book