Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
História dos cristãos-novos no Brasil - cover

História dos cristãos-novos no Brasil

Edgard Leite

Publisher: Jaguatirica

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O fenômeno histórico dos cristãos-novos é um dos elementos mais significativos na construção da identidade nacional brasileira. Após a conversão forçada dos judeus em Portugal, em 1497, um significativo contingente populacional de origem judaica passou a fazer parte da história da colonização portuguesa do mundo. O Brasil foi o maior receptor dessas populações forçadamente convertidas. O Centro de História e Cultura Judaica teve a honra de reunir alguns dos maiores historiadores brasileiros para elaborar este 'História dos Cristãos-Novos no Brasil'.O Centro de História e Cultura Judaica (CHCJ), fundado em 2000, é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo incentivar e difundir o estudo da história e da cultura judaica dentro de um contexto amplo, buscando relacioná-las com a cultura e a história universal.Cursos e palestras são ministrados no CHCJ por acadêmicos de expressão, brasileiros e estrangeiros. A culminância dos cursos realizados no CHCJ é alcançada com a publicação de livros que contêm os textos das aulas ministradas.A variedade de temas, de palestrantes e professores cujos trabalhos se encontram nesses livros é importante contribuição para o enriquecimento da cultura geral de judeus e não judeus, no Brasil ou onde quer que sejam lidos.
Available since: 12/17/2020.

Other books that might interest you

  • 100 citações de Marcel Proust - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Marcel Proust -...

    Marcel Proust

    • 0
    • 0
    • 0
    Marcel Proust é um escritor francês, cuja obra principal é uma suite de romances intitulada À la recherche du temps perdu, publicada de 1913 a 1927. Em 1907, Marcel Proust começou a escrever a sua obra-prima À la recherche du temps perdu, cujos sete volumes foram publicados entre 1913 (Du côté de chez Swann) e 1927, ou seja, parcialmente após a sua morte; o segundo volume, À l'ombre des jeunes filles en fleurs, ganhou o Prix Goncourt em 1919. Marcel Proust morreu exausto, a 18 de Novembro de 1922, de bronquite mal tratada: foi enterrado no cemitério Père-Lachaise em Paris, acompanhado por uma grande audiência que saudou um escritor de importância que as gerações seguintes colocariam no topo, fazendo dele um verdadeiro mito literário. Os romances de Marcel Proust são uma grande reflexão sobre o tempo e a memória emocional, bem como sobre as funções da arte, que deve propor os seus próprios mundos, mas é também uma reflexão sobre o amor e os ciúmes, com um sentimento de fracasso e o vazio da existência que colorem de cinzento a visão proustiana, na qual a homossexualidade ocupa um lugar importante. La Recherche é também uma vasta comédia humana com mais de duas centenas de actores. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 100 citações de Albert Einstein - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Albert Einstein...

    Albert Einstein

    • 0
    • 0
    • 0
    Albert Einstein é amplamente considerado como uma das maiores mentes que alguma vez viveu. Ele desenvolveu a teoria da relatividade, um dos dois pilares da física moderna juntamente com a mecânica quântica, e escreveu a equação mais famosa do mundo, E=mc². Foi um imenso cientista e pensador, e o seu trabalho é também conhecido pela sua influência na filosofia da ciência. Como um autêntico génio, também era cheio de humor; estas 100 citações foram cuidadosamente seleccionadas para lhe apresentar o seu carácter e o seu espírito de sagacidade, num formato conveniente e eficiente.
    Show book
  • A Missão Pentecostal Quadrangular - aproximações teológicas - cover

    A Missão Pentecostal...

    Jefferson Grijo

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro A Missão Pentecostal Quadrangular: aproximações teológicas faz parte da minha pesquisa de doutorado em Teologia pela PUC-Rio (2020), considerada a primeira tese em teologia acadêmica sobre a IEQ no Brasil. O recorte adaptado ao livro é fiel à versão da tese, e talvez esteja voltado a estudiosos da missão e a acadêmicos, pois abrimos o diálogo direto em torno da missão quadrangular. A intenção é representar a teologia quadrangular no circuito acadêmico, na esperança de que os resultados das pesquisas promovam o retorno à prática missionária pentecostal quadrangular. Pensamos que o serviço do teólogo seja exatamente contribuir na tensão vivenciada na complexidade de ser Igreja na atualidade. Sabemos que as respostas vêm de estudos, pesquisas e análises. Eis aí a necessidade de situar a teologia quadrangular como objeto de reflexão. Lembremos que se o pentecostalismo não tiver voz própria, cedo ou tarde surgirá quem se disponha a falar em nome do movimento. - Jefferson Grijo Brasil
    Show book
  • Kit Ritmos no Violão - Aprenda 33 Ritmos e 64 Batidas no Violão - cover

    Kit Ritmos no Violão - Aprenda...

    Marco Bertaglia

    • 0
    • 0
    • 0
    APRENDA A TOCAR FACILMENTE 33 RITMOS E 64 BATIDAS NO VIOLÃO!Com o Kit Ritmos no Violão você vai aprender como tocar as Batidas, Ritmos e Dedilhados de músicas Nacionais, Internacionais, Sertanejas e Gospel.Aprenda com Vídeo-Aulas práticas e completas!Treine as batidas junto com Áudios em MP3.Saiba como é a Escrita Musical dos ritmos e batidas com todos os detalhes: na pauta, cifras e tablatura.Tudo isso através de uma didática simples e prática, pra você aprender a tocar violão de forma fácil e rápida!
    Show book
  • A viagem do descobrimento - cover

    A viagem do descobrimento

    Eduardo Bueno

    • 0
    • 0
    • 0
    Embarque nas naus e caravelas da vasta frota comandada por Pedro Álvares Cabral. Circule por entre marujos lusitanos, pilotos árabes, astrólogos judeus e nobres ibéricos. Viaje com eles por mares tempestuosos, em meio a perigos desconhecidos ou calmarias enervantes. Saiba quais forças políticas moviam a esquadra que chegou ao Brasil, mergulhando no mundo da Escola de Sagres e do misterioso infante D. Henrique, um herdeiro dos Cavaleiros Templários. "A viagem do descobrimento", primeiro volume da coleção Brasilis, revisita os momentos inaugurais da história do nosso país descrevendo-os como a grande aventura que de fato foram. A partir de cartas, documentos e crônicas da época, assim como estudos de historiadores consagrados, o jornalista e escritor Eduardo Bueno conta com riqueza de detalhes a trajetória de homens que venceram seus limites em busca de um novo mundo. Agora lançado em formato de audiolivro com o selo Pop Stories, "A viagem do descobrimento" é uma edição especial narrada com a inconfundível voz do próprio Eduardo, cuja popularidade cresce a cada dia  por meio de seu canal Buenas Ideias.Sobre o autorEDUARDO BUENO, o Peninha, é escritor, com mais de 30 livros publicados, jornalista, editor e tradutor. Com a coleção Brasilis, que reúne "A viagem do descobrimento", "Náufragos, traficantes e degredados", "Capitães do Brasil" e "A coroa, a cruz e a espada", tornou-se o primeiro autor brasileiro a emplacar simultaneamente quatro títulos entre os cinco primeiros nas listas de mais vendidos dos principais jornais e revistas do País. Além de ser colunista do ZH, Peninha também é apresentador do canal Buenas Ideias no Youtube.
    Show book
  • 300 citações de filósofos idealistas - Recolha as melhores citações - cover

    300 citações de filósofos...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Familiarize-se com as figuras essenciais da filosofia idealista, de Platão a Arthur Schopenhauer e Immanuel Kant. O seu trabalho moldou a totalidade da filosofia ocidental; aprofundar as suas obras e pensamentos com uma selecção das citações essenciais, introduzindo as suas principais ideias e delineando com clareza a estrutura do seu trabalho.
    Show book