Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
História dos cristãos-novos no Brasil - cover

História dos cristãos-novos no Brasil

Edgard Leite

Publisher: Jaguatirica

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O fenômeno histórico dos cristãos-novos é um dos elementos mais significativos na construção da identidade nacional brasileira. Após a conversão forçada dos judeus em Portugal, em 1497, um significativo contingente populacional de origem judaica passou a fazer parte da história da colonização portuguesa do mundo. O Brasil foi o maior receptor dessas populações forçadamente convertidas. O Centro de História e Cultura Judaica teve a honra de reunir alguns dos maiores historiadores brasileiros para elaborar este 'História dos Cristãos-Novos no Brasil'.O Centro de História e Cultura Judaica (CHCJ), fundado em 2000, é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo incentivar e difundir o estudo da história e da cultura judaica dentro de um contexto amplo, buscando relacioná-las com a cultura e a história universal.Cursos e palestras são ministrados no CHCJ por acadêmicos de expressão, brasileiros e estrangeiros. A culminância dos cursos realizados no CHCJ é alcançada com a publicação de livros que contêm os textos das aulas ministradas.A variedade de temas, de palestrantes e professores cujos trabalhos se encontram nesses livros é importante contribuição para o enriquecimento da cultura geral de judeus e não judeus, no Brasil ou onde quer que sejam lidos.
Available since: 12/17/2020.

Other books that might interest you

  • Estranhos íntimos - cover

    Estranhos íntimos

    Márcia Infante

    • 0
    • 0
    • 0
    'A autora, uma psicanalista clínica carioca, relata, de forma divertida e nada maniqueísta, o enredo de relações entre homens e mulheres que vivem nas grandes cidades. Conclui que inteligência não imuniza a mulher contra o jogo de sedução e que a intimidade sexual não elimina a estranheza emocional. '
    Show book
  • A História à luz do espiritismo - V III - Contemporânea - cover

    A História à luz do espiritismo...

    Graça Palha, Sonia Campos

    • 0
    • 0
    • 0
    Tem o Espiritismo um olhar para a história e pode nos ajudar a compreender os passos dados pela humanidade até aqui? Este trabalho Reforça os ensinamentos da doutrina espírita, no sentido de que o acaso não existe e os acontecimentos históricos, antes de se concretizarem, são plasmados no plano superior. A Revolução Francesa e a caminhada atual do homem em busca da superação dos vícios e da aquisição das virtudes são apresentados sob uma nova perspectiva, possibilitando compreender o processo histórico em diferentes épocas, lugares e desempenhando diferentes papéis, através de múltiplas reencarnações, pois todos fazem parte do grande concerto universal, regido pela lei do progresso e sob a orientação de Jesus. Integra a Coleção A História à Luz do Espiritismo, composta pelos volumes História à Luz do Espiritismo, A – Idade Moderna, História à Luz do Espiritismo, A – Antiga e Medieval e História à Luz do Espiritismo, A – Contemporânea.
    Show book
  • Lênin: Burocracia e Ideologia - cover

    Lênin: Burocracia e Ideologia

    Aline Ferreira

    • 0
    • 0
    • 0
    Lênin é considerado um dos grandes nomes do pensamento comunista e o responsável pela primeira revolução socialista da história. A obra de Aline Ferreira e Gabriel Teles aponta para uma análise que contradiz essa interpretação. Lênin é apresentado como um ideólogo da burocracia. Assim, o processo de burocratização da Rússia pós-revolucionária não seria um produto posterior a Lênin e sim contemporâneo dele. Lênin pode ser considerado um dos principais responsáveis pela burocratização e derrota do movimento operário na Rússia. Analisando o seu materialismo mecanicista, a sua ideologia da transição, o seu vínculo com o taylorismo, os autores mostram a relação entre Lênin, a burocracia e a ideologia.
    Show book
  • Psicologia sombria - O significado de controle emocional persuasão e influência - cover

    Psicologia sombria - O...

    Amanda Grapes

    • 0
    • 0
    • 0
    Este libro combinado consta de 3 títulos, que son estos: 
    Livro 1: As pessoas manipuladoras costumam usar táticas secretas para fazer com que outras pessoas façam o que querem. Eles tentam exercer controle sobre suas vítimas usando métodos de agressão ocultos. Isso é diferente da agressão regular, porque geralmente é sorrateira e sutil. 
      
    Livro 2: Qual é o lado sombrio da natureza humana? 
      
    As pessoas cuidam de si mesmas ou umas das outras? 
       
    Questões como essas serão discutidas neste livro breve, mas informativo. Serão abordados tópicos como bullying, esquizofrenia, outros transtornos de personalidade e violência doméstica. Por último, mas não menos importante, seus pensamentos serão alterados sobre mentirosos e o dilema ético de contar mentiras. Nesse sentido, este livro mostra uma variedade de tópicos inter-relacionados que moldarão sua visão sobre os tópicos mencionados. 
      
      
    Livro 3: Neste livro, você aprenderá mais sobre a cultura em que vivemos hoje. Estamos sendo lavados pela mídia? Como a mídia social está nos afetando? 
      
    E com essas duas perguntas em mente, isso significa que existem mais narcisistas hoje do que nunca? 
      
    Não apenas vamos nos aprofundar nesses tópicos específicos, mas também falaremos sobre cultos reais. Os cultos existem há muito tempo. Alguns até veem a relação entre cultos e religiões reais. Mas por que os cultos são tão sombrios e assustadores? Como os líderes de culto fazem as pessoas acreditarem em algo que não é verdade ou as fazem fazer coisas que nunca teriam feito antes de fazer uma lavagem cerebral? 
      
    Vamos dar uma olhada.
    Show book
  • A inserão de "a gente" no quadro pronominal do português - cover

    A inserão de "a gente" no quadro...

    Célia dos Santos Lopes

    • 0
    • 1
    • 0
    Este livro é o resultado de uma pesquisa sobre a pronominalização de nominais, particularmente, sobre o percurso histórico da gramaticalização da forma a gente em português. A autora analisa os fatores lingüísticos e extralingüísticos que atuaram na mudança categorial de nome para pronome, testando hipóteses funcionalistas, variacionistas e gerativistas que, conjugadas, contribuem para uma descrição mais eficaz da gramática do português, no tópico relativo à inserção de novas formas no sistema pronominal.
    O livro destina-se a um público amplo. Atende, em primeiro lugar, a pesquisadores interessados em conhecer um pouco da história da língua portuguesa, mas visa sobretudo a despertar a curiosidade de todos aqueles que vêem a língua como uma atividade dinâmica e criativa, em pleno processo de variação e mudança. Atende ainda aos que se interessam pelo fenômeno da gramaticalização, pelo estudo dos pronomes pessoais, pelas razões sócio-históricas da mudança lingüística...
    Show book
  • Movimento LGBTI+ - Uma breve história do século XIX aos nossos dias - cover

    Movimento LGBTI+ - Uma breve...

    Renan Quinalha

    • 0
    • 0
    • 0
    "Sem a pretensão de escrever um manual exaustivo, o autor nos oferece um panorama da constituição moderna do movimento LGBTI+ como movimento político que reivindica direitos, equidade e respeito, a partir de um recorte geográfico ocidental."Erika Hilton"Cada uma das partes que compõem este livro faz com que avancemos numa compreensão de que nossa existência é um ato político e o que fazemos a partir dessa conscientização pode, literalmente, ser a medida de nosso sucesso em um projeto de emancipação, horizontalidade e democracia."Rita von HuntyEm tempos de autoritarismos e conservadorismos morais, nada como a história para nos ensinar e inspirar nas resistências do presente. Sistematizando anos de estudos e elaborações em torno da temática da diversidade sexual e de gênero, Renan Quinalha compartilha neste livro reflexões teóricas e historiográficas em linguagem acessível, sem renunciar à profundidade das discussões, com o objetivo de atingir um público mais amplo interessado no universo LGBTI+. Esta obra destina-se tanto a pessoas que desejam investigar a fundo essa temática como àquelas que estão dando seus primeiros passos nos estudos de gênero e sexualidade. Ela é, sobretudo, um convite à ação política e à luta por igualdade, diversidade e democracia.
    Show book