Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A tragédia grega transformada em Gota D’água - usos do teatro clássico no Brasil da década de 1970 - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

A tragédia grega transformada em Gota D’água - usos do teatro clássico no Brasil da década de 1970

Dolores Puga

Publisher: Edições Verona

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

“Assassinou os dois filhos e se matou”. Assim começa o programa da peça teatral Gota D’água. A tragédia de um subúrbio carioca camuflada de vingança de mulher traída é escancarada na obra de Chico Buarque e Paulo Pontes, com direção de Gianni Ratto nos anos de 1970 no país. A proposta deste livro é escrutinar, pelo fascínio por trás da imagem da feiticeira Medeia da tragédia grega de Eurípides criada em 431 a. C., o pano de fundo da ditadura civil-militar brasileira e os problemas dela decorrentes, debatendo a maneira como foi ressignificada, primeiramente pelas mãos de Oduvaldo Vianna Filho em uma teledramaturgia de 1972 – homônima à obra grega –, e, posteriormente, pelo musical de Buarque e Pontes, a partir de 1975. Mitologia, versos, canções e fotografias de espetáculo preenchem este livro, que pretende surpreender o leitor não apenas pela triste poesia inerente às obras de arte analisadas, mas também suscitar reflexões históricas de caráter cultural, sociopolítico e econômico. Busca revelar os sentidos da tragédia em tempos diferentes e a ideia da luta pela resistência democrática no Brasil.
Available since: 02/21/2019.

Other books that might interest you

  • Embalagens Papel & Papelcartão - Embalagem Melhor Mundo Melhor - cover

    Embalagens Papel & Papelcartão -...

    Instituto de Embalagens, Assunta...

    • 0
    • 0
    • 0
    Assim como os demais livros da coleção Embalagem Melhor Mundo Melhor, nosso objetivo é entregar uma obra que aborde o assunto embalagem de papel e papelcartão desde a concepção até as orientações sobre o correto descarte.  Cada autor se dedicou a informar o que há de mais atual sobre seu tema, enquanto a curadoria da equipe do Instituto de Embalagens esteve atenta para agrupar todas as informações de forma coerente.Por entendermos que existe essa necessidade de conscientizar a população e os desenvolvedores de embalagens que atuam nas empresas donas de marcas sobre as possibilidades e aplicações das embalagens de papel e papelcartão, o livro fornece informações que balizam suas tomadas de decisão, além de permitir usar melhor todo o potencial do material.Precisamos ter bibliografia isenta e imparcial e com uma linguagem que orienta a indústria de bens duráveis, de consumo e de embalagens. Os coautores convidados entenderam o desafio e buscaram atualização para chegarmos ao resultado esperado: explicar aos leitores os benefícios das embalagens de papel e papelcartão no novo mundo.Embalagens de Papel e Papelcartão Melhores, Mundo Melhor!
    Show book
  • A Importância do Sindicato na Vida dos Trabalhadores - cover

    A Importância do Sindicato na...

    Luiz Augusto Flores

    • 0
    • 0
    • 0
    Disponibilizamos o livro digital ilustrado colorido de história em quadrinhos ”A Importância do Sindicato na Vida dos Trabalhadores”, cujo conteúdo foi editado com base na Lei Federal nº 13.467 de 13 de julho de 2.017, que passou a valer em 11/11/2017, lei chamada de Reforma Trabalhista. Transformados os termos jurídicos para linguagem simples, de fácil entendimento e leitura, apresentando seu conteúdo de leitura nos balões de diálogo entre o personagem um trabalhador e o personagem um empresário, tratando do tema sobre da importância do sindicato para os trabalhadores.
    Show book
  • Tecnologias digitais aplicadas à educação - os professores utilizam como ferramenta ou como artefato didático pedagógico - cover

    Tecnologias digitais aplicadas à...

    Ricardo Selas Vieira de Andrade

    • 0
    • 0
    • 0
    O estudo apresentado tem como foco o professor da contemporaneidade colocado diante de um grande desafio, o de trabalhar em meio a um universo marcado não somente pelo livro ou pela linguagem verbal meramente instrucional e funcional, mas pelas linguagens complexas e híbridas; o desafio do professor comprometido com a aprendizagem e formação profissional de seus estudantes, que precisam desenvolver habilidades ligadas também ao uso de dispositivos e recursos tecnológicos digitais que fazem parte do contexto cultural dos estudantes e do mundo do trabalho. Para justificar a importância da pesquisa, volto à contemporaneidade, sociedade do conhecimento e contexto de como vivemos, ritmo de vida acelerado, excesso de informação, mudanças constantes e desafios diários. Os jovens estudantes fazem parte dessa sociedade e nasceram em plena revolução tecnológica. Observo que a sala de aula tem se transformado em um espaço cruzado por mensagens, signos e códigos que não se ajustam ou se limitam à tradição conteudista que rege a educação formal tradicional, mas à qual muitos professores ainda estão presos, exigindo destes o uso de linguagens complexas e híbridas em sala de aula, aliadas à tecnologia. Diante deste paradoxo, sociedade do conhecimento e escola, para o desenvolvimento deste livro, investiguei qualitativamente professores sem formação pedagógica e como utilizam os recursos e dispositivos tecnológicos digitais na sala de aula. Principais bases teóricas, Vygotsky e Pozo.
    Show book
  • Aprender Word usando - cover

    Aprender Word usando

    Ricardo Garay

    • 0
    • 0
    • 0
    Este audiolivro oferece em 13 capítulos de forma dinâmica e fácil de aprender a usar de forma profissional o Word, editor de textos para Windows da Microsoft. Ele é o livro definitivo sobre o WORD, porque apresenta os recursos das versões 2003, 2007, 2010, 2013, Word 360 (versão web do word) e faz uma introdução a versão 2016. Com ele você poderá produzir textos e documentos de diversos tipos, como contratos, livros, malas diretas e muito mais. Acredite, sua criatividade será o limite.
    Show book
  • Natureza - A Bíblia do Naturalismo - cover

    Natureza - A Bíblia do Naturalismo

    Ralph Waldo Emerson

    • 0
    • 1
    • 0
    Ralph Waldo Emerson nasceu em 25 de maio de 1803 em Boston e foi um famoso escritor, filósofo e poeta americano. Foi pastor em Boston, mas, abandonou a atividade por divergências doutrinárias. 
    
    Natureza foi publicado em 1836 e é considerado um dos mais importantes trabalhos de Emerson e serviu de inspiração para importantes escritores como Walt Whitman, Emily Dickinson e Henry David Thoreau em Walden, um dos mais importantes clássicos americanos. 
    
    Esse livro é visto como um dos pilares do transcendentalismo e foi responsável por transformá-lo em um movimento cultural focado entre outras coisas, no respeito a natureza. Morreu em 27 de abril de 1882 em sua casa em Concord, Massachusetts nos Estados Unidos.
    Show book
  • Benefícios da cannabis medicinal no glaucoma - cover

    Benefícios da cannabis medicinal...

    Pharmacology University

    • 0
    • 0
    • 0
    Glaucoma e cannabis? Se você pensa que eles não podem estar relacionados, este audiolivro é para você. Primeiro, o que é glaucoma? … Glaucoma é uma doença ocular que tem entre suas consequências finais a perda de visão, geralmente bilateral. Estatisticamente falando, é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo. 
    Desta forma, neste audiolivro; é possível encontrar alguns aspectos relevantes do glaucoma e sua relação com a cannabis medicinal. Começamos com uma descrição da estrutura anatômica do olho e nas bases fisiológicas de seu funcionamento normal, para depois abordar os aspectos patológicos do glaucoma, aprendendo ao longo do caminho os processos pelos quais essa doença leva à perda irreversível da visão. Depois, você encontrará as características e funções do sistema endocanabinóide no olho. Você sabia de sua existência? É um conjunto de receptores celulares suscetíveis à estimulação por canabinóides como o THC e o CBD, cujos efeitos no olho são extremamente significativos. 
    Compreendendo esse mecanismo especial, presente nos olhos e no corpo humano em geral; são revisados ​​artigos e autores que relacionem a estimulação desse sistema por meio da administração de canabinóides, com a possível diminuição da pressão intraocular e com outros aspectos celulares e neurológicos que poderiam influenciar na prevenção do glaucoma e sua consequente perda da visão. Por fim, são incluídos alguns aspectos promissores quanto ao futuro do uso de canabinóides no tratamento do glaucoma, destacando os avanços ocorridos no desenvolvimento da indústria da cannabis que permitem superar os obstáculos existentes e que impedem os derivados desta planta estabelecer-se como alternativa terapêutica oficialmente reconhecida para o manejo e controle desta doença.
    Show book