Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Oh margem! Reinventa os rios! - cover

Oh margem! Reinventa os rios!

Cidinha da Silva

Publisher: Oficina Raquel

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O livro Oh, margem! Reinventa os rios! marca o reencontro de Cidinha da Silva com a crônica. A escrita ágil, irônica e multifacetada da autora promove sensações diversas em que a lê, incluindo a reflexão sobre temas como as práticas racistas arraigadas no dia-a-dia das relações humanas no Brasil, assimetrias de gênero e opressão sócio-política.Com vinte e dois textos, o livro ganha nova edição aumentada e nova organização dos textos que flui como o curso de um rio, nascente, afluente, leito e foz. Este lançamento tem prefácio de Paulo Scott, dois contos e três crônicas novas: Thriller (originalmente publicado na Alemanha), Querubim Pretim, O dia que o livro foi traje de gala, Musashi e Spider e O lugar defala de quem se pergunta em que inimaginável mundo novo vivemos? Das crônicas emergem sujeitos dignos, plenos de humanidade que enfrentam (como podem) os dilemas narrativos propostos em situações amorosas, sensuais, futebolísticas e do cotidiano da pobreza, vivida e apresentada com dignidade. Em sua apresentação, Paulo Scott ressalta: 'Ainda assim quero chamar atenção para a última narrativa desta coleção, 'O lugar de fala de quem se pergunta: em que inimaginável mundo novo vivemos?', sobre a sensibilidade da autora, sobre a sua leitura criteriosa a respeito da, nada óbvia, tensão presente nos constantes embates de nossa rotina brasileira, rotina em que sobressai – em graus diversos, sempre sobressai – o velho e anacrônico racismo estrutural brasileiro. E nisso também, aqui, diante de vocês, com a força que este nosso tempo exige, um livro urgente.'
Available since: 11/09/2020.

Other books that might interest you

  • História do Português desde o Big Bang - cover

    História do Português desde o...

    Marco Neves

    • 0
    • 0
    • 0
    A História do Português desde o Big Bang visita a mais remota história da língua, muito antes do latim: mostra a origem das línguas da Europa, como se desenvolveu o português na Península, quem deu nome à língua, o que aconteceu no Brasil e como o português se transformou noutras línguas, os crioulos, que revelam muito mais sobre a humanidade do que pensamos. No final, o livro também imagina como será a língua daqui a 500 anos, quando Os Lusíadas fizerem mil anos. Que língua se falará então?
    
    Este livro baseia-se em ciências como a física e a biologia para contar a história da nossa língua. Só compreenderemos a origem do português se compreendermos a origem da humanidade e só compreenderemos o funcionamento da língua se compreendermos o cérebro humano e o Universo em que se insere. 
    
    A História do Português desde o Big Bang tem uma visão original da humanidade, plasmada numa ideia, a do círculo da traduzibilidade. O filho de qualquer ser humano pode aprender qualquer língua humana — e não aprende nenhuma linguagem animal, por mais que tente. Tudo o que um ser humano diz ou escreve pode ser traduzido para todas as línguas da humanidade, por qualquer pessoa, independentemente da raça ou do sexo. No entanto, a humanidade nunca poderia falar uma só língua. Estamos condenados a traduzir. Também por isso, a ideia da intraduzibilidade é profundamente contrária à ideia de humanidade.
    Show book
  • O Manifesto do Partido Comunista - cover

    O Manifesto do Partido Comunista

    Karl Marx, Friedrich Engels

    • 0
    • 0
    • 0
    Idealizado em 1848 pelos teóricos políticos Karl Marx e Friedrich Engels, sob o título original Manifest der Kommunistischen Partei, este manuscrito político tem como foco uma abordagem analítica sobre a natureza da sociedade, em especial, a luta de classes entre burgueses e proletários. Expõe o programa da Liga Comunista, apresentando ideias discutidas na época de como o capitalismo poderia ser substituído pelo regime do socialismo e, depois, do comunismo, com a finalidade de alcançar uma igualdade social que, apesar de não ter se consolidado na prática, levanta um questionamento sobre os caminhos da nossa sociedade.
    Show book
  • Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise - cover

    Cartas de um terapeuta para seus...

    Alexandre Coimbra Amaral

    • 0
    • 0
    • 0
    Há quanto tempo você não recebe uma carta de alguém?Alexandre é um psicólogo e terapeuta familiar que escreve cartas. Mas aqui elas se revestem de poesia, num encontro da intensidade com a beleza. Os remetentes das cartas são os sentimentos humanos, que chegam para uma conversa honesta e terna sobre como eles cumprem uma jornada viva dentro de cada um de nós. Abra o livro e leia a carta da saudade, da tristeza, do medo e da esperança, entre outras tantas que certamente encontrarão em você o melhor endereço de destino. Estas cartas dialogam com sua sensibilidade, com sua vontade de se aceitar, de viver uma vida mais autêntica e de construir um mundo melhor à sua volta."Em seu livro cheio de beleza e encantadoras metáforas, Alexandre nos convida à construção de um novo texto, no qual nossas dores emocionais, culpas e limitações, possam ser vistas, não como o capítulo final de nossa história, mas como os textos iniciais de uma vida repleta de possibilidades promessas e significados".  - Rossandro Kinjey, escritor.
    Show book
  • 100 citações de Jean de la Bruyère - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Jean de la...

    Jean de La Bruyère

    • 0
    • 0
    • 0
    La Bruyère é famosa por uma obra única, Les Caractères ou les Meuurs de ce siècle (1688). Esta obra, constituída por uma colecção de pequenas peças literárias, é uma crónica essencial do espírito do século XVII. La Bruyère foi um dos primeiros escritores a destacar o estilo literário, desenvolvendo uma frase rítmica em que os efeitos da ruptura são predominantes. Este estilo encoraja a leitura em voz alta, dando a esta actividade o estatuto de juízo moral graças ao efeito retórico obtido pela leitura oral sobre os ouvintes. La Bruyère dedica uma secção inteira das Personagens aos efeitos perversos da eloquência. Muitos escritores têm seguido o caminho estilístico traçado por La Bruyère: de Marivaux a Proust e André Gide a Balzac. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 100 citações de Søren Kierkegaard - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Søren...

    Søren Kierkegaard

    • 0
    • 0
    • 0
    Soren Kierkegaard, um nome que significa "jardim da igreja", é um filósofo cristão cuja obra teve uma influência considerável na filosofia e teologia ocidentais. Os seus pensamentos concentraram-se principalmente no que significa tornar-se um sujeito da própria existência, quais os sentimentos que surgem quando confrontados com as escolhas da vida, e a relação com Deus através da fé. É creditado a ele numerosas reflexões sobre as três fases da vida; também questionou o desespero existencial, o absurdo e a ansiedade. Seleccionámos para si 100 das suas citações mais inspiradoras, para que possa descobrir o funcionamento interior deste pensador mais sincero e comovente.
    Show book
  • Cannabis no tratamento da ansiedade - cover

    Cannabis no tratamento da ansiedade

    Pharmacology University

    • 0
    • 0
    • 0
    Seja bem-vindo a conhecer este audiolivro no qual você aprenderá sobre os benefícios da Cannabis sativa como tratamento para a ansiedade. 
    Para começar, certamente você terá algumas dúvidas como: o que é ansiedade? Como saber se sofre ansiedade? Por tanto, fique conosco para descobrir. 
    O transtorno de ansiedade é um conjunto de condições de saúde mental, caracterizadas por situações incertas, por uma preocupação desproporcional com eventos futuros que provocam respostas fisiológicas e comportamentais, que preparam o indivíduo para a defesa ou a fuga. 
    No mundo, o número total estimado de pessoas com transtornos de ansiedade era de 264 milhões em 2015, consequência do crescimento e envelhecimento da população. Na Região das Américas, estima-se que até 7,7% da população feminina sofre de transtornos de ansiedade (3,6% dos homens). Portanto, há uma necessidade maior de abordar novas alternativas terapêuticas, como a cannabis medicinal, para o tratamento e controle dessas doenças e para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com este transtorno. 
    Neste audiolivro, você entenderá como as moléculas derivadas da planta cannabis, conhecidas como canabinóides, podem ser indicadas para um tratamento eficaz em pacientes diagnosticados com esse distúrbio. Para isso, é importante conhecer a história evolutiva da ansiedade, epidemiologia, fatores de risco e como é feito o diagnóstico, o sistema endocanabinoide e sua distribuição no organismo, seus receptores e todas as funções homeostáticas e fisiológicas que desempenha em nosso sistema nervoso central, bem como estudos clínicos que mostram que os fitocanabinóides, principalmente o CBD, funcionam como um possível tratamento ansiolítico, para uma evolução clínica satisfatória.
    Show book