Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Prova Penal e Falsas Memórias - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Prova Penal e Falsas Memórias

Cristina Di Gesu

Publisher: Livraria do Advogado Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A ilusão do sujeito racional de poder apreender toda a realidade que o circunda (visão, olfato, tato, temperatura, etc.) é arrostada pelo trabalho de Cristina di Gesu. Profissional dedicada e estudiosa, foi a primeira a articular teoricamente, no campo do processo penal, o complicado diálogo entre as falsas memórias e o regime probatório. Essa segunda edição procura aprofundar a questão da indução e do sugestionamento da maneira pela qual a prova é produzida. Não se pode admitir alguém condenado por falsas provas, nem muito menos favorecer um culpado. A proposta é a de sofisticar a aquisição da prova, inserindo critérios para sua produção e valoração. Entre os quatro momentos da prova (requerimento, deferimento, produção e valoração), o modo pelo qual as perguntas serão elaboradas (abertas, fechadas, etc.), bem assim o contexto em que a pergunta é formulada, podem modificar o resultado. Daí que, entendido o processo penal metáfora do jogo, a batalha instrutória exige que o jogador processual esteja apto a reconhecer e evitar as falsas memórias. Diferente da má-fé, as falsas memórias não se apresentam como dolo, mas sim como consequência da inserção antecedente de elemento não verdadeiro e que condiciona o sentido. Precisamos estudar mais, e o livro que segue é precioso. Quem não ler, perde. Alexandre Morais da Rosa
Available since: 06/21/2019.

Other books that might interest you

  • A importância e necessidade da formação dos professores com qualidade para o Ensino Fundamental e Médio - especificamente na disciplina de História em uma cidade do interior paulista - cover

    A importância e necessidade da...

    Renata Picoli

    • 0
    • 0
    • 0
    No espaço escolar, uma das dificuldades encontradas pelos docentes é o exercício da reflexão sobre a prática pedagógica. A apropriação de teorias se constitui em um caminho para subsidiar essas reflexões e promover melhorias na prática do ensino. A partir das teorias, o professor pode aprimorar seu saber-fazer e seu instrumento de ação pedagógica. O objetivo do presente estudo é analisar os desafios do ensino de História na contemporaneidade. Os estudos apoiaram-se na realização de observações das práticas pedagógicas e, consequentemente, de registros decorrentes de reflexões diárias de aprendizagens. A partir daí, por meio da relação entre teoria e prática, reconhece-se a extrema importância que a reflexão crítica desempenha na formação de educadores e suas respectivas implicações sobre o exercício pedagógico. A metodologia adotada foi a revisão sistemática da bibliográfica específica, definindo a pesquisa, por conseguinte, enquanto qualitativa descritiva, de cunho indutivo, com posterior estudo de caso.
    Show book
  • Justiça Restaurativa pela lente de uma Magistrada - um relato de experiência - cover

    Justiça Restaurativa pela lente...

    Carolina Valões

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro trata da política judiciária da Justiça Restaurativa (JR) e sua aplicação nos crimes cometidos com violência doméstica e familiar contra a mulher. A autora, que é Juíza do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e coordenou o Núcleo de JR do referido Tribunal entre 2018 e 2021, apresenta o panorama detalhado da implementação da política no Poder Judiciário (PJ). A obra é dividida em três capítulos. No primeiro, a autora discorreu sobre a Política Nacional de Justiça Restaurativa e a sua aplicação na seara da violência doméstica e familiar contra a mulher. Nesse ponto, apresentou inédito e extenso mapeamento de todos os Tribunais de Justiça do país que desenvolvem práticas restaurativas nessa seara, com informações específicas de cada programa. O segundo capítulo revelou o modelo de JR do TJAL e o passo a passo da implementação do programa em Alagoas, que se deu no 4º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Maceió. Há valiosos destaques sobre os desafios, projetos, parcerias, metodologia e atuação das equipes (multidisciplinar e de facilitadoras). O terceiro e último capítulo expôs a análise da autora sobre os processos restaurativos de atendimentos das vítimas e ofensores e da aptidão de as práticas restaurativas aplicadas funcionarem como política judiciária de enfrentamento à violência contra a mulher. Em suas conclusões, além de apresentar os resultados da pesquisa, a autora levanta uma série de preocupações e de propostas para o aperfeiçoamento do programa no PJ.
    Show book
  • Psicologia sombria - Decepção influência e narcisismo explicados - cover

    Psicologia sombria - Decepção...

    Amanda Grapes

    • 1
    • 0
    • 0
    Este libro combinado consta de 3 títulos, que son estos: 
    Livro 1: Qual é o lado sombrio da natureza humana? 
    Serão abordados tópicos como bullying, esquizofrenia, outros transtornos de personalidade e violência doméstica. Por último, mas não menos importante, seus pensamentos serão alterados sobre mentirosos e o dilema ético de contar mentiras. Nesse sentido, este livro mostra uma variedade de tópicos inter-relacionados que moldarão sua visão sobre os tópicos mencionados. 
      
      
    Livro 2: Neste livro, você aprenderá mais sobre a cultura em que vivemos hoje. Estamos sendo lavados pela mídia? Como a mídia social está nos afetando? 
      
    E com essas duas perguntas em mente, isso significa que existem mais narcisistas hoje do que nunca? 
      
    Não apenas vamos nos aprofundar nesses tópicos específicos, mas também falaremos sobre cultos reais. Os cultos existem há muito tempo. Alguns até veem a relação entre cultos e religiões reais. Mas por que os cultos são tão sombrios e assustadores? Como os líderes de culto fazem as pessoas acreditarem em algo que não é verdade ou as fazem fazer coisas que nunca teriam feito antes de fazer uma lavagem cerebral? 
      
      
    Livro 3: Homens e mulheres não são os mesmos. Todos sabemos que eles pensam de maneira diferente. Mas como eles usam esses padrões de pensamento para conseguir o que querem? Como eles convencem o outro gênero a dar o que desejam? É aqui que alguma psicologia humana será útil. As diferenças serão abordadas no primeiro capítulo deste livro.
    Show book
  • Kit Ritmos no Violão - Aprenda 33 Ritmos e 64 Batidas no Violão - cover

    Kit Ritmos no Violão - Aprenda...

    Marco Bertaglia

    • 0
    • 0
    • 0
    APRENDA A TOCAR FACILMENTE 33 RITMOS E 64 BATIDAS NO VIOLÃO!Com o Kit Ritmos no Violão você vai aprender como tocar as Batidas, Ritmos e Dedilhados de músicas Nacionais, Internacionais, Sertanejas e Gospel.Aprenda com Vídeo-Aulas práticas e completas!Treine as batidas junto com Áudios em MP3.Saiba como é a Escrita Musical dos ritmos e batidas com todos os detalhes: na pauta, cifras e tablatura.Tudo isso através de uma didática simples e prática, pra você aprender a tocar violão de forma fácil e rápida!
    Show book
  • Arte da Guerra A - Maquiavel - cover

    Arte da Guerra A - Maquiavel

    Nicolau Maquíavel

    • 0
    • 0
    • 0
    Escrito por volta de 1520, este é mais um dos importantes tratados do renascentista italiano Maquiavel, resultado de sua vivência como diplomata, fato que possibilitou sua convivência com alguns dos principais protagonistas da política de sua época. As máximas e os conselhos reunidos nesta obra compreendem reflexões acerca do planejamento militar, bem como da intencionalidade da ação, do recrutamento, da ordem e do treinamento dos soldados, de maneira a se obter êxito em combate. Mais uma das leituras atemporais e essenciais para todo líder estrategista.
    Show book
  • Gestor Público - cover

    Gestor Público

    Ricardo Garay

    • 0
    • 0
    • 0
    Este audiolivro foi baseado no software Gestor Público e oferece orientação e recursos em: Metodologia, Planejamento, Gerenciamento, Ações Públicas e Politicas Públicas. Ele oferece recursos descritivos para o gestor público para: Atividades, Auditorias, Autarquias, Despesas, Financiamentos, Gerenciamento, Licitações, Negociações, Orçamento, Patrimônio, Planejamento, Receitas, Recursos, Relatórios, Viagens e Dicas. Fundamental para quem busca dinamizar os processos de organização e gerenciamento, bem como de redesenhar as ferramentas de gestão pública.
    Show book