Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Os indesejados - uma história de refugiados no tempo do nazismo - cover

Os indesejados - uma história de refugiados no tempo do nazismo

Rubens Glasberg

Publisher: Terceiro Nome

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Rubens Glasberg reúne em livro memórias de uma geração que conheceu de perto o lado mais cruel e desumano da humanidade

Nos terríveis anos do nazismo, Elisa Klinger e Hans Glasberg se conheceram num navio, a caminho do Brasil. Eles são dois dos milhares de judeus que compreenderam a extensão do perigo que corriam na Europa e não mediram esforços para sair do continente. Ela portava uma das centenas de vistos diplomáticos que o embaixador Luiz Martins de Souza Dantas concedeu para salvar vidas, contrariando diretrizes do Estado Novo; ele era uma das centenas de judeus salvos pelo acordo celebrado entre o governo brasileiro e o Vaticano para acolhimento no Brasil dos chamados “católicos não-arianos”. 

Muitos anos depois de sua chegada no Brasil, Elisa registrou a memória do que viveu, ao contrário do que aconteceu com muitos judeus, que, compreensivelmente, preferiram silenciar sobre essa experiência tão traumática. Com isso, Elisa acrescentou algumas peças ao quebra-cabeça da História. 

Neste livro, Rubens Glasberg fez mais do que apenas reproduzir a história dos seus pais, a partir do relato de sua mãe. Às memórias da família ele somou uma pesquisa de fôlego e a inseriu no contexto dos acontecimentos que marcaram a Europa no começo do século XX e culminaram no Holocausto. Mostrou o Velho Mundo desmoronando e sendo reorganizado com a força bruta da barbárie nazista; ressaltou o que o ser humano tem de pior, mas também a dignidade e a generosidade de muitos.

Para o autor, é possível traçar alguns paralelos com os dias atuais, como com o desemprego, o empobrecimento e a insegurança da chamada classe média temerosa de cair na escala social. “É um caldo de cultura para a discriminação racial e do imigrante, além dos demais preconceitos e ódios semelhantes aos do fascismo e nazismo dos anos 20 e 30 do século passado que resultaram no Holocausto", afirma. 

No caso do Brasil contemporâneo, o autor também vê semelhanças: "Ao analisar o colapso da IIIª República e o antissemitismo na França, vejo que a fraude processual do caso Dreyfus e suas consequências políticas têm aspectos comuns com o resultado das acusações e julgamento em Curitiba do ex-presidente Lula. Os dois episódios acabaram numa divisão irremediável da sociedade", completa.

Other books that might interest you

  • A arte de pesquisar: seminário de memória e educação - cover

    A arte de pesquisar: seminário...

    Andréa Lúcia Da Silva De Paiva

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro apresenta um panorama do evento “A Arte de Pesquisar: seminário de memória e educação II” realizado na Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes, no dia 06 de maio de 2019. A atividade foi realizada em parceria entre o projeto de pesquisa História da Educação: perspectivas do século XX, coordenado pela Profª. Jane Santos da Silva, e a pesquisa “Memória, religiosidade e educação patrimonial: um olhar sobre Campos dos Goytacazes”, coordenado pela Profª Andréa Lúcia da Silva de Paiva (UFF/Campos), Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura Motirõ Nhãdereko (do curso de Ciências Sociais da UFF/Campos). Aqui vocês encontrarão reflexões e os resultados das pesquisas discutidas no evento que tem o foco nos temas: educação, memória e religiosidade.
    Show book
  • Fábulas volume 1 - cover

    Fábulas volume 1

    Aesop Aesop

    • 0
    • 0
    • 0
    Esopo é um lendário autor grego, que teria vivido na Antigüidade, ao qual se atribui a paternidade da fábula como gênero literário. As Fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine. O local de seu nascimento é incerto — Trácia, Frígia, Etiópia, Samos, e Sardes todas clamam a honra. Eventualmente morreu em Delfos. Na verdade, todos os dados referentes a Esopo são discutíveis e trata-se mais de um personagem lendário do que histórico. A única certeza é que as fábulas a ele atribuídas foram reunidas pela primeira vez por Demétrio de Falero, em 325 a.C.. 
     
    Esopo teria sido um escravo, que foi libertado pelo seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. Ao que tudo indica, viajou pelo mundo antigo e conheceu o Egito, a Babilónia e o Oriente. Concretamente, não há indícios seguros de que tenha escrito qualquer coisa.Entretanto, foi-lhe atribuído um conjunto de pequenas histórias, de carácter moral e alegórico, cujos papéis principais eram desenvolvidos por animais. Na Atenas do século V a.C., essas fábulas eram conhecidas e apreciadas. 
     
    As fábulas que lhe são atribuídas sugerem normas de conduta que são exemplificadas pela ação dos animais (mas também de homens, deuses e mesmo coisas inanimadas). Esopo partia da cultura popular para compor seus escritos. Os seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. A intenção de Esopo, em suas fábulas, era mostrar como os seres humanos podiam agir, para bem ou para mal.Assim como Homero, as fábulas de Esopo faziam parte da tradição oral dos gregos, por isso não foram escritas pelo seu suposto autor. Mais de duzentos anos depois da suposta morte de Esopo é que as fábulas foram reunidas e escritas. 
     
    (Adaptado da wikipedia por Vicente)
    Show book
  • Dinheiro e a Vida Cristã - cover

    Dinheiro e a Vida Cristã

    Andrew Murray

    • 0
    • 0
    • 0
    Saiba como administrar o dinheiro e as finanças do lar a Luz da Bíblia. Dinheiro e vida cristã é um livro de finanças pessoais para cristãos e através da leitura da Bíblia busca trazer informações praticas sobre esse tema de interesse geral. Um livro que irá abençoar a sua vida.
    Show book
  • Estranhos íntimos - cover

    Estranhos íntimos

    Márcia Infante

    • 0
    • 0
    • 0
    'A autora, uma psicanalista clínica carioca, relata, de forma divertida e nada maniqueísta, o enredo de relações entre homens e mulheres que vivem nas grandes cidades. Conclui que inteligência não imuniza a mulher contra o jogo de sedução e que a intimidade sexual não elimina a estranheza emocional. '
    Show book
  • Representações sociais na educação física: investigações do cotidiano - cover

    Representações sociais na...

    Felipe Da Silva Triani

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro apresenta capítulos essencialmente teóricos sobre a Teoria das Representações Sociais e a Educação Física, bem como pesquisas desenvolvidas na Educação Física do ponto de vista da Teoria das Representações Sociais. O objetivo da obra é subsidiar de maneira teórica e prática estudantes, professores e pesquisadores que têm interesse no estudo das representações sociais, mais especificamente no campo da Educação Física e do Esporte.
    Show book
  • Tem que mudar - propostas e soluções para mudar o Brasil - cover

    Tem que mudar - propostas e...

    Antonio Didier Vianna

    • 0
    • 0
    • 0
    Após apresentar sua história e suas visões sobre os obstáculos que a indústria brasileira precisa ultrapassar em seu livro de estreia 'Competitividade e a indústria brasileira - por que o Brasil não é competitivo', o autor Antonio Didier Vianna reúne em seu novo livro 'Tem Que Mudar' todos os seus textos, publicados desde 2013 até o fim de 2015 no blog homônimo e em sua página de Facebook, nos quais ele acompanha de perto a política e o que tem sido feito para tirar o Brasil da péssima situação econômica em que se encontra.
    Show book