Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Isla de la Juventud - memórias de um bolseiro em Cuba - cover

Isla de la Juventud - memórias de um bolseiro em Cuba

Pedro Luis Nguvulo

Publisher: Editora Gato-Bravo

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Nas palavras de Alcino Francisco, jornalista radicado em Londres, mais do que um livro que retrata os romances próprios da idade da juventude, este livro é um documento histórico que serve para memória futura sobre o que aconteceu nas relações entre Cuba e Angola no período após a independência. Contada na primeira pessoa e com uma preciosa descrição de detalhes, "Isla de la Juventud – memórias de um bolseiro em Cuba" de Pedro Luis Nguvulo conduz o leitor para um período e um lugar que têm em comum milhares de jovens angolanos que tiveram o mesmo percurso académico. Trata-se de um compêndio que ajuda a melhor entender o cotidiano dos jovens angolanos que fizeram parte da sua formação naquele país do continente americano. É, pois, de esperar que o livro "Isla de la Juventud" possa captar o interesse de leitores, historiadores e bibliotecas públicas, quer em ambos os países, quer mesmo em outros países de língua portuguesa que conquistaram a independência no mesmo período.
Available since: 02/27/2023.
Print length: 170 pages.

Other books that might interest you

  • O barão do café - cover

    O barão do café

    Vera Moll

    • 0
    • 0
    • 0
    Vera e Sônia convidam o leitor para uma emocionante viagem ao passado, onde a bagagem e o maior desafio foi trabalhar com fios de memórias, que foram colhendo, tecendo e costurando, pequenos pedaços de lembranças, para reconstruirem um tempo já findo, e encoberto, até então, pela névoa do esquecimento.
    Show book
  • Escolhas para a morte - cover

    Escolhas para a morte

    Stormie Omartian

    • 0
    • 0
    • 0
    Muitos anos antes de se tornar conhecida internacionalmente por seus livros sobre a eficácia da oração, Stormie Omartian vivia pelo avesso. Contudo, quando o desespero estava para cobrar seu preço mais alto, ela conheceu Jesus, uma experiência que transformou sua vida. Neste minilivro de testemunho, a autora conta o seu relato sobre a época da sua vida em que engravidou e decidiu por fazer um aborto.
    Show book
  • verdade vencerá A (3ª edição) - O povo sabe por que me condenam - cover

    verdade vencerá A (3ª edição) -...

    Luiz Inácio Lula da Silva

    • 0
    • 0
    • 0
    A verdade vencerá: o povo sabe por que me condenam foi lançado originalmente em 2018, semanas antes da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve como cerne as três sessões presenciais de entrevistas com Lula, nas quais discorreu sobre sua vida, os governos do PT, o golpe parlamentar de 2016, sua prisão que parecia cada vez mais certa e o futuro do Brasil. A segunda edição foi lançada em 2019, após 580 dias de prisão em Curitiba, impedido de participar das eleições presidenciais de 2018, na qual era favorito. A edição em audiolivro conta com trechos das horas de conversa aberta com os jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, o professor de relações internacionais Gilberto Maringoni e a editora Ivana Jinkings, fundadora e diretora da Boitempo. Soma-se a essa entrevista a íntegra do discurso feito por Lula horas antes de ser preso, no dia 7 de abril de 2018, e o discurso feito por ele no dia 10 de março de 2021, quando recuperou seus direitos políticos após o Supremo Tribunal Federal anular os processos da Operação Lava Jato comandados por Sergio Moro, que foi considerado, logo depois, um juiz suspeito. Ao fim, a participação de Lula no ato "Cartas do povo brasileiro", em 31 de maio de 2022, que marcou o lançamento do livro Querido Lula: cartas a um presidente na prisão, publicação da Boitempo organizada pela historiadora francesa Maud Chirio, que reúne uma seleção das mais de 25 mil cartas que o ex-presidente recebeu ao longo dos 580 dias de cárcere.
    Show book
  • Anábase - A Expedição dos Dez Mil - cover

    Anábase - A Expedição dos Dez Mil

    Xenofonte

    • 0
    • 0
    • 0
    No ano 401 antes de Cristo, um grupo de soldados gregos marcha até ao interior do império persa. Os gregos, em número aproximado a dez mil, integram o exército de Ciro, irmão do rei persa Artaxerxes II, e participam numa guerra civil entre os dois. 
    Os exércitos de ambos os irmãos defrontam-se em setembro de 401 a.C. na planície de Cunaxa, perto de Babilónia, no atual Iraque. Nessa batalha, apesar de os gregos saírem vitoriosos no setor que ocupam, Ciro é atingido na cabeça e é morto. Os comandantes dos soldados gregos são posteriormente atraídos a um banquete, aprisionados e mais tarde executados pelos partidários do rei persa vitorioso. 
    Dez mil soldados gregos ficam assim isolados no interior de território hostil, sem liderança, a milhares de quilómetros das suas casas. Como os “Dez Mil” – nome pelo qual os mercenários de Ciro têm sido conhecidos ao longo dos tempos – efetuam a marcha inicial até ao campo de batalha de Cunaxa e como conseguem regressar à Grécia é relatado na Anábase, escrita por Xenofonte, um dos generais que os comandou.
    Show book
  • O Advogado e o imperador - A história de um herói brasileiro - cover

    O Advogado e o imperador - A...

    Gilberto Abreu Sodré Carvalho

    • 0
    • 0
    • 0
    A condição degradante dos negros no Brasil do século XIX, após três séculos de escravidão, cujos reflexos ainda hoje estão presentes em nossa sociedade, é retratada numa prosa poética bastante singular em O advogado e o imperador - A história de um herói brasileiro. Seu autor recria neste romance histórico a vida do abolicionista Luiz Gama e o coloca no lugar de protagonista como um herói brasileiro. O processo que levou à abolição da escravatura é um tema muito atual e pertinente, que merece ser revisto e discutido. A relação entre Luiz Gama e o imperador Dom Pedro II coloca em foco questões como liberdade e justiça social. Mais do que isso, aponta também a omissão do imperador em relação à questão escrava e à criação de um projeto de país que incluísse todas as pessoas.O abolicionista Luiz Gama e o imperador Filho de mulher negra livre e homem branco, Luiz foi vendido como escravo pelo próprio pai aos dez anos de idade. Aprendeu várias profissões e exerceu a advocacia sem nunca ter-se formado advogado. Ele acreditava que o Brasil só poderia se desenvolver e ser um país justo quando toda a população recebesse a mesma educação e tivesse as mesmas oportunidades sociais e de trabalho. Sabia que a abolição da escravatura não seria a solução, mas um primeiro passo para uma sociedade mais justa. Considerado um eficaz tribuno da liberdade, ainda hoje seu pensamento é importante para a compreensão das fragilidades sociais do Brasil. Segundo o autor, Dom Pedro II representava o passado, acreditava no escravismo como um 'mal necessário' e tinha a clara intenção de 'branquear' a população brasileira. Acreditava que trazer imigrantes europeus brancos seria uma estratégia de governo para ajudar a dizimar a população negra analfabeta e desassistida, que estaria ainda mais fragilizada após a inevitável abolição da escravatura, exigida pelos britânicos e pelo mundo civilizado em geral. Para o Imperador, os brancos vindos da Europa substituiriam, com vantagem, os negros brasileiros como mão de obra. E estes sucumbiriam com o tempo.
    Show book
  • Confrontando o passado - cover

    Confrontando o passado

    Stormie Omartian

    • 0
    • 0
    • 0
    Muitos anos antes de se tornar conhecida internacionalmente por seus livros sobre a eficácia da oração, Stormie Omartian vivia pelo avesso. Contudo, quando o desespero estava para cobrar seu preço mais alto, ela conheceu Jesus, uma experiência que transformou sua vida. Neste minilivro de testemunho, a autora faz um relato de sua vida, sobre o momento em que se deparou com provas físicas do que havia feito em seu passado e como, com coragem e perdão, precisou confrontar tudo o que as memórias levantavam.
    Show book