Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A história química de uma vela - As forças da matéria - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

A história química de uma vela - As forças da matéria

Michael Faraday, Vera Ribeiro

Publisher: Contraponto Editora

  • 1
  • 0
  • 0

Summary

Michael Faraday (1791-1867) foi um extraordinário experimentador e é considerado, com justiça, um dos maiores cientistas de todos os tempos. Deixou uma grande variedade de contribuições fundamentais para a física e a química. Descobriu a indução eletromagnética, que possibilitou a construção do motor elétrico, o efeito magneto-óptico e o diamagnetismo. Estabeleceu as leis básicas da eletroquímica e, junto com Maxwell, foi um dos criadores do conceito de campo na física. Homem de rígidos princípios morais, filosóficos e religiosos, perseguiu ao longo de toda a vida a unificação das forças da natureza, uma meta que continua a mover a física moderna.

    Faraday dava muito valor à popularização da ciência. Em 1826, iniciou palestras semanais de divulgação científica na Royal Institution e, pouco depois, fez conferências natalinas destinadas aos jovens. Entre 1826 e 1862, realizou 123 palestras e 19 séries natalinas. Essas atividades lhe deram a reputação de maior conferencista científico de sua época. Tanto as palestras científicas semanais como as conferências natalinas prosseguem até hoje. As últimas são transmitidas pela BBC para milhões de pessoas.


    Este livro traz para o leitor brasileiro, pela primeira vez, as duas séries mais famosas de suas conferências publicadas em livro. Elas se tornaram clássicos da ciência pela clareza, a ênfase na experimentação e a capacidade de o autor explicar, de modo acessível e instigante, os mais variados fenômenos científicos.


    "A História química de uma vela" tornou-se o texto de divulgação mais famoso do século XIX e um dos livros de ciência mais editados, tendo sido traduzido para inúmeras línguas. No início dessas conferências, para surpresa geral, Faraday, exibindo uma vela acesa para os jovens que o assistiam, disse: "Proponho apresentar-lhes, no decorrer destas conferências, a história química de uma vela. (...) Não existe lei pela qual seja regida qualquer parte deste Universo que não entre em ação e não seja abordada nesses fenômenos. Não há porta melhor nem mais aberta para que os senhores possam iniciar o estudo da filosofia natural do que o exame dos fenômenos de uma vela."


    A seis conferências reunidas na segunda parte do livro, "As forças da matéria", tratam de gravitação, coesão, afinidade química, calor, magnetismo e eletricidade. Elas oferecem ao leitor uma introdução e um panorama fascinante de alguns dos trabalhos mais importantes de Faraday e de suas ideias sobre a unidade das forças físicas do universo.


    Como introdução, esta edição brasileira apresenta o ensaio que James Clerk Maxwell redigiu após a morte de Faraday, publicado na Enciclopédia Britânica, e que traça os principais aspectos da obra e da personalidade de seu ilustre precursor.


                        César Benjamin
Available since: 08/12/2021.

Other books that might interest you

  • Estudando a química da cannabis: métodos de extração de canabinóides - cover

    Estudando a química da cannabis:...

    Pharmacology University

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste incrível audiolivro, convidamos você a aprender sobre os diferentes métodos de extração e análise dos principais canabinóides para o uso de derivados na indústria da cannabis. 
    	Atualmente, cerca de 113 compostos foram isolados da espécie Cannabis sativa, entre os mais importantes estão o tetrahidrocanabinol (Δ9-THC) e o canabidiol (CBD). Estes fitocanabinóides estão presentes principalmente sob a forma de ácidos carboxílicos e estão localizados nos tricomas desta planta. 
    	A fim de identificar e caracterizar as moléculas químicas presentes na cannabis, é importante saber selecionar o método de extração mais apropriado. Esta técnica depende de parâmetros tais como temperatura, velocidade de agitação, tempo de processo, tamanho das partículas e distribuição para alcançar a concentração dos diferentes canabinóides. Da mesma forma, é necessário implementar um sistema analítico para a determinação dos canabinóides, aumentando assim a confiabilidade da eficácia dos produtos formulados, seja para a indústria farmacêutica, cosmética, gastronômica ou têxtil. 
    	Se estiver interessado em aprender mais sobre as técnicas mais inovadoras de extração e análise de fitocanabinóides, convidamos-lhe a conhecer este audiolivro que a Pharmacology University trouxe até você.
    Show book
  • Biotecnologia ao serviço da cannabis: genética e fitomelhoramento - cover

    Biotecnologia ao serviço da...

    Pharmacology University

    • 0
    • 0
    • 0
    Nos últimos anos, numerosas pesquisas têm sido incentivadas a fim de descobrir a importância da espécie Cannabis sativa para o controle de diferentes doenças do sistema imune e nervoso, graças a isso, foi considerada a implementação da biotecnologia vegetal para o melhoramento da produção de canabinoides, que até agora, têm gerado excelentes resultados para a multiplicação e potencialização genética desta planta medicinal. 
    	Neste incrível audiolivro, convidamos você a conhecer as diferentes técnicas de melhoramento genético no cultivo de cannabis, desde as metodologias mais tradicionais até avanços tecnológicos de última geração na clonagem de variedades com características desejadas. 
    	Além disso, você encontrará os conceitos gerais de herança e diferentes pesquisas relacionadas ao uso de marcadores moleculares para a construção do genoma da cannabis e as principais variedades das espécies que você pode encontrar atualmente. 
    Se estiver interessado em aprender mais sobre o fitomelhoramento e os avanços genéticos na planta de cannabis, o convidamos a conhecer este audiolivro que a Pharmacology University traz para você.
    Show book
  • Ecogeografia da Amazônia - Aplicação da primeira Lei da Geografia na Pedologia - cover

    Ecogeografia da Amazônia -...

    Joiada Moreira da Silva Linhares

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro destina-se a estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais (docentes e técnicos) e pesquisadores nas áreas de Geografia, Agronomia, Engenharia florestal, Ciências Ambientais e afins, que tenham interesse em aprofundar o conhecimento de solo como suporte à vida no ecossistema de floresta tropical no Brasil.Em cinco capítulos, o autor oferece uma análise comparativa do processo de mudança de uso e de cobertura da terra em relação ao estoque de carbono (CO2) e mercúrio (Hg) no solo sob sistema florestal e agroflorestal no espaço rural sul-amazônico. Define, com base em dados geoquímicos recentes, o SAF como a tecnologia agrícola sustentável que tem elevado potencial na produção de bens materiais e, ao mesmo tempo, de atenuar o lançamento de GEE e Hg, e a mudança climática local, regional e mundial.Por fim, oferece uma proposta metodológica pioneira de tratamento de dados geográficos espaciais em Sistema de Informação Geográfico – SIG com base na primeira Lei de Geografia.
    Show book
  • Métodos de Aprendizagem - Trabalhe e estude com mais eficácia - cover

    Métodos de Aprendizagem -...

    Dave Farrel, Cory Hanssen

    • 0
    • 0
    • 0
    Existem 2 títulos neste livro, que são os seguintes: 
    Livro 1: Deseja aprender mais e mais rápido? 
      
    Gostaria de ter uma memória melhor? 
      
    Então não procure mais! Neste guia, você receberá várias respostas sobre como fazer essas coisas. Por exemplo, abordaremos a importância de memorizar coisas para aumentar a capacidade do seu cérebro de reter informações. 
    Livro 2: Este livro cobre uma variedade de tópicos, todos inter-relacionados e de alguma forma conectados à nossa capacidade de nos concentrar nas tarefas mais importantes que temos. Muitas pessoas sofrem por serem distraídas, indo de uma coisa para outra e nunca realizando muito. Hoje, enfrentamos esses problemas com alguns ideas inspiradores.
    Show book
  • Embalagens Papel & Papelcartão - Embalagem Melhor Mundo Melhor - cover

    Embalagens Papel & Papelcartão -...

    Instituto de Embalagens, Assunta...

    • 0
    • 0
    • 0
    Assim como os demais livros da coleção Embalagem Melhor Mundo Melhor, nosso objetivo é entregar uma obra que aborde o assunto embalagem de papel e papelcartão desde a concepção até as orientações sobre o correto descarte.  Cada autor se dedicou a informar o que há de mais atual sobre seu tema, enquanto a curadoria da equipe do Instituto de Embalagens esteve atenta para agrupar todas as informações de forma coerente.Por entendermos que existe essa necessidade de conscientizar a população e os desenvolvedores de embalagens que atuam nas empresas donas de marcas sobre as possibilidades e aplicações das embalagens de papel e papelcartão, o livro fornece informações que balizam suas tomadas de decisão, além de permitir usar melhor todo o potencial do material.Precisamos ter bibliografia isenta e imparcial e com uma linguagem que orienta a indústria de bens duráveis, de consumo e de embalagens. Os coautores convidados entenderam o desafio e buscaram atualização para chegarmos ao resultado esperado: explicar aos leitores os benefícios das embalagens de papel e papelcartão no novo mundo.Embalagens de Papel e Papelcartão Melhores, Mundo Melhor!
    Show book
  • Tecnologias habilitadoras da Indústria 40 aplicadas para melhoria da segurança do trabalho na construção civil - cover

    Tecnologias habilitadoras da...

    Gilberto Gomes Soares Júnior

    • 0
    • 0
    • 0
    O trabalho tem por objetivo identificar como as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 podem ser aplicadas para melhoria da segurança do trabalho na construção civil, uma vez que as empresas desse setor estão buscando aprimorar e desenvolver os trabalhos para diminuir os riscos e acidentes. A metodologia foi desenvolvida com embasamento na revisão da literatura referente ao tema e em pesquisa de campo, sendo que a coleta de dados se deu por meio de entrevista de especialistas com 8 profissionais do setor da construção civil, por meio da aplicação de um questionário em escala Likert de 5 pontos, para identificação da possibilidade de melhoria da segurança do trabalho na construção civil, através das tecnologias da Indústria 4.0. Os resultados desta pesquisa apontaram que as principais tecnologias elencadas para tal melhoria foram: (1º) impressora 3D e o drone, (2º) realidade aumentada e sensores vestíveis, (3º) colete de segurança, (4º) realidade virtual, (5º) exoesqueleto biônico, (6º) BIM, RFID, capacete com sensores e capacetes inteligentes, (7º) Internet das coisas e, por fim, (8º) caminhão betoneira. A contribuição deste trabalho se dá pela apresentação de tecnologias da Indústria 4.0 que podem maximizar a segurança na indústria da construção civil, mitigando os acidentes de trabalho, colaborando assim para a gestão da tecnologia e inovação.
    Show book