Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Frederico da Cunha - gestor empático e próximo das equipas - cover

Frederico da Cunha - gestor empático e próximo das equipas

Maria João Alexandre

Publisher: Guerra & Paz Editores

  • 1
  • 0
  • 0

Summary

A biografia de Frederico da Cunha integra a colecção «Histórias de Liderança», que dá a conhecer a vida daqueles que contribuíram para definir a natureza da gestão em Portugal, para memória futura.
Esta obra acompanha a carreira de um gestor que, aos 22 anos, entra no Grupo CUF como estagiário e, uma década depois, assume a direcção de todas as fábricas do Barreiro. Frederico da Cunha tem um papel decisivo na reestruturação da CUF em 1970, mas, com a revolução de Abril de 1974, seria preso em Caxias, por ser cunhado de Jorge de Mello (marido da sua irmã) e de Manuel Ricardo Espírito Santo (irmão da sua mulher). Um ano depois, é saneado da CUF.
Dedica quatro décadas da sua carreira ao Grupo Queiroz Pereira, contando neste livro os detalhes da privatização da Secil e da Portucel Soporcel. A obra põe ainda a descoberto os meandros da queda do Banco Espírito Santo, escândalo e saga familiar em que Frederico da Cunha é peça central na revelação da verdade.
Available since: 05/02/2022.
Print length: 320 pages.

Other books that might interest you

  • Auschwitz - Prisioneiro (sobrevivente) 186650 - Romance baseado na história de Francisco Balkanyi - cover

    Auschwitz - Prisioneiro...

    Maura Palumbo

    • 0
    • 0
    • 0
    'Tenho 88 anos e não vou viver para sempre. Por isso é muito importante continuarmos a contar essa história para que o mundo nunca se esqueça do que aconteceu.' Ao ouvir este trecho da entrevista de Francisco Balkanyi, Maura Palumbo decide ser a porta-voz dessa história.Francisco Balkanyi nasceu no Uruguai em 1928. Seus pais, húngaros, atendendo aos pedidos da família, decidem voltar para seu país. Assim, com menos de dois anos de idade, Francisco chega a Cakovec (hoje território da Croácia). Se ao menos pudessem imaginar o que os esperava...Em maio de 1944 Francisco e seus pais são levados para Auschwitz no primeiro trem de judeus húngaros. Aos quinze anos, Francisco passa a viver todo o drama de um campo de concentração. Libertado pelos norte-americanos no fim da guerra, retorna ao Uruguai para refazer a vida e finalmente se muda para São Paulo em 1971. O número 186650, tatuado no antebraço esquerdo e quase apagado pelo tempo, ainda é um sinal de sua vitória.Neste livro, Francisco Balkanyi e Maura Palumbo relatam as dolorosas situações que ele vivenciou no maior campo de extermínio humano e que devem ser um alerta para que as futuras gerações não se deixem levar por doutrinas que conduzam ao fanatismo.Leia um trecho:“O exército invadiu a casa, a papelaria, a livraria e a gráfica da família de Francisco. A ordem era para que todos os judeus se apresentassem na sinagoga. Uma lista dos judeus da cidade já havia sido providenciada, impossibilitando qualquer tentativa de fuga. A ameaça era clara: quem não se apresentasse seria capturado e fuzilado, e os reféns seriam mortos.— Eu ficarei com as chaves — disse o oficial a Lajos.Francisco ainda não conseguia assimilar a extensão do problema e, junto com seus pais, foi escalado para o primeiro transporte, acreditando que iriam permanecer juntos trabalhando na região rural de alguma cidade húngara.Mas Lajos, que havia trabalhado como ferroviário no final da Grande Guerra, antes de ir para o Uruguai, conhecia o caminho e percebeu que em determinado trecho da viagem o trem desviou em direção à Polônia. Neste destino os campos não semeavam vida...”
    Show book
  • Supla nos palcos - cover

    Supla nos palcos

    Supla

    • 0
    • 0
    • 0
    Escritos com bom humor e o estilo peculiar, os textos são como conversas em mesas de bar, causos contados por aquele que viveu essas peripécias, num tom despojado e original. E todos são ilustrados por fotos: o registro visual de uma vida rock and roll! Neste minilivro, Supla conta sobre sua experiência nos palcos.
    Show book
  • Platão - Vida e Obra - cover

    Platão - Vida e Obra

    Carlos Eduardo Meirelles Matheus

    • 0
    • 0
    • 0
    Audiolivro : o Pensamento de Platão, Vida e Obra 
    Ler Platão é dialogar com ele e entender o que os gregos pensavam sobre temas que no s inquietam até hoje, com o a justiça, a verdade, a razão, o prazer, a alma, a beleza e o amor.Platão viveu no fim do período áureo da cultura grega. 
    Quando jovem, pensou se dedicar à política mas, ao conhecer Sócrates e, principalmente, ao assistir à sua injusta condenação, decidiu se empenhar em transmitir às gerações seguintes as idéias e os ensinamentos que recebera de seu mestre. 
    Platão fundou a primeira escola de filosofia do mundo antigo e seus discípulos conservaram sua s obras ao longo dos séculos.Entender o pensamento de Platão não consiste apenas em entender a essência do pensamento grego na antigüidade mas também a fonte de inspiração para toda a filosofia nestes vinte e cinco séculos que nos separam de suas obras.
    Show book
  • Sertório e Eumenes - Vidas Paralelas - cover

    Sertório e Eumenes - Vidas...

    Plutarco

    • 0
    • 0
    • 0
    Sertório e Eumenes é um dos pares de biografias que Plutarco escreveu e que pertence a uma série que se conhece por Vidas Paralelas. 
    Nascido provavelmente no ano 46 da nossa era, na cidade grega de Queroneia, na Beócia, Plutarco deixou-nos muitos escritos, sob a forma de curtos ensaios, sobre temas tão diversos como filosofia, ética, educação, política, religião, psicologia, ciências naturais, literatura, retórica e biografias. 
    Plutarco busca nas suas Vidas Paralelas o carácter, a influência da educação, o drama dos sucessos e dos insucessos dos seus personagens, a atitude dos seus sujeitos face a tais destinos e os respetivos ensinamentos morais que daí podem advir. 
    Neste par, Plutarco aborda a vida do general romano Sertório, personagem de relevo na história antiga do território português, e a de Eumenes de Cárdia, um dos generais de Alexandre, o Grande.
    Show book
  • Barão de Mauá E Eusébio de Queirós - biografias - cover

    Barão de Mauá E Eusébio de...

    Sébastien Auguste Sisson

    • 0
    • 0
    • 0
    Sisson tem um ponto de vista singular sobre os biografados – o de um contemporâneo deles! Esse frescor, por si só, justifica sua leitura nos dias de hoje dessas biografias. De "Barão de Mauá", destaca-se a vertiginosa ascensão como empresário, cujo exemplo atualíssimo é ter fundando o Banco do Brasil. De "Eusébio de Queirós", é de se notar seu vigoroso combate ao crime num Rio de Janeiro assolado por ladrões e falsários.
    Show book
  • Respire - uma vida em movimento - cover

    Respire - uma vida em movimento

    Rickson Gracie, Peter Maguire

    • 0
    • 0
    • 0
    Um dos maiores campeões do jiu-jitsu, Rickson Gracie conta como foi crescer na família pioneira do esporte e relembra momentos marcantes de sua carreira. Com relatos que vão desde a infância no Rio de Janeiro, passando pelas conquistas nos tatames no Japão, até sua aposentadoria, Rickson explora a essência do jiu-jitsu e mostra como a filosofia da arte marcial mudou sua vida, ajudando-o a superar medos, enfrentar momentos difíceis e a aprender lições valiosas que ele agora compartilha.
    Com prefácio do cineasta José Padilha, fotos inéditas e revelações profundas sobre o esporte e a forma de viver que apenas uma lenda pode oferecer, Respire: uma vida em movimento é a história magnífica de um legado duradouro e uma narrativa emocionante sobre resistir e superar as dificuldades da vida com estilo e graça.
    Show book