Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Temas Relevantes no Direito de Energia Elétrica - TOMO III - cover

Sorry, the publisher does not allow users to read this book from the country from which you are connecting.

Temas Relevantes no Direito de Energia Elétrica - TOMO III

Fábio Aamorim Da Rocha

Publisher: Synergia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O direito da energia é um processo de construção de um conhecimento jurídico pragmático
Ao longo dos últimos anos, vem sendo produzida no Brasil uma regulação legislativa e infralegislativa muito ampla no setor da Energia Elétrica. Como resultado, a sociedade brasileira passou a conviver com uma extensa regulação, sobre temas muito diversos – mas sem uma meditação sistêmica e organizada sobre esses temas. O resultado tem sido dramático. Não apenas para os próprios operadores do direito, mas para a sociedade em seu conjunto. A ausência de meditação doutrinária acarreta a inexistência de discussões científicas e, mesmo, políticas sobre o conteúdo da regulação existente. 
Os dois primeiros volumes da série TEMAS RELEVANTES NO DIREITO DE ENERGIA ELÉTRICA propiciaram a sistematização de questões essenciais e relevantes. Mas há muito ainda por ser discutido, desenvolvido e analisado. Daí a importância desse terceiro volume. Nele são examinados temas de direito constitucional, relacionados com os limites da competência da ANEEL. Também questões de Direito Administrativo especial, tal como a disciplina dos contratos de concessão, revisões e segurança jurídica. E matéria de direito tributário, envolvendo a tributação da comercialização da energia elétrica. Há abordagens de direito econômico, versando sobre a análise de impacto regulatório e da renovação das concessões no Setor Elétrico, e de direito ambiental, versando sobre licenciamento. São trabalhos essenciais para o progresso do Direito de Energia Elétrica.
Fábio Amorim da Rocha, exímio especialista no setor, que abrilhanta a coordenação da obra com sua extensa atuação profissional e acadêmica no Direito de Energia Elétrica, reúne mais uma vez um time de especialistas da Academia e do Mercado comprometidos com o enfoque último consagrado no art. 3º da CF/1988 de promover a dignidade humana de todos, sem distinção alguma, eliminar a miséria, reduzir as desigualdades e assegurar o desenvolvimento econômico e social. Pois nada disso é possível sem o fornecimento universal de energia elétrica e sem segurança jurídica. Cada um dos autores dos trabalhos coletados nessa obra respondeu a esse chamamento da sociedade brasileira contribuindo com temas relevantes para uma nova etapa do Direito de Energia Elétrica no Brasil.
Available since: 09/22/2017.

Other books that might interest you

  • Canção da escócia - cover

    Canção da escócia

    Barbara Cartland

    • 1
    • 7
    • 0
    Assim que a carruagem atravessou os imensos portões de ferro, Sona teve a sensação de entrar num cenário mágico de contos de fadas. À sua frente, estava o Castelo medieval dos McChad, onde guardava o mistério e a magia que se insinuavam nas canções tocadas pelas gaitas de fole. Encantada com toda a beleza da Escócia, ela mal imaginava que logo em breve, ouviria um sinistro rufar de tambores. Era um sinal, anunciavam a morte do homem que ela iria amar perdidamente! Na encruzilhada do destino, ela estava comprometida com outro homem, mas era impossível resistir aos desígnios do amor… 
    Show book
  • Tormentas intensas - Pelo espírito de Rita de Cássia - cover

    Tormentas intensas - Pelo...

    Cláudio Guilhon

    • 0
    • 0
    • 0
    Culpa, perdão, amor, reflexão e o poder da fé são abordados no livro de Cláudio Guilhon, pelo espírito Rita de Cássia, que nos mostra como indagações, motivações, a recapitulação de vida pregressa e as leis divinas são caminhos de evolução e aprendizado. Em meio a um exército invencível, temos a peregrinação do soldado Longino e seu arrependimento por ter perfurado Jesus Cristo. Em uma longa jornada em busca de perdão e pela família do profeta, em especial de Maria, ele se torna um instrumento de cura e conversão.
    Show book
  • Uma carta - cover

    Uma carta

    Pop Stories, Eça de Queiroz

    • 0
    • 0
    • 0
    Uma carta pública destinada ao médico e intelectual Carlos Mayer, que assume contornos literários e justifica sua presença no livro "Prosas bárbaras": eis o teor de "Uma carta". Em tom memorialista, Eça de Queiroz lembra ao amigo os tempos de sua passagem pela universidade de Coimbra, deixando ao leitor entrever o germe de sua genialidade literária.
    Show book
  • Histórias da Meia-Noite - cover

    Histórias da Meia-Noite

    Machado de Assis

    • 0
    • 0
    • 0
    Histórias da meia-noite, publicada em 1873, é asegunda coletânea de narrativas curtas de Machado de Assis. O autor adverte no início que não tem maiores pretensões do que ocupar o tempo livre do leitor. Os seis contos mostram com humor os costumes da sociedade, as relações de amor, o ciúme, a preparação de uma festa de casamento, a escolha dos bons partidos, a ilusão de um homem que se acredita mais do que é, terminando com um conto epistolar entre duas irmãs falando de seus amores. Machado mostra neste livro o humor que caracterizaria sua obra aliada a uma crítica mordaz à sociedade e suas regras e costumes, com finais inesperados, como só um talentoso contador de histórias consegue criar.
    Show book
  • Equação sobre o abismo - cover

    Equação sobre o abismo

    Sérgio Tavares

    • 0
    • 1
    • 0
    Nos contos de "Equação sobre o abismo", do escritor premiado brasileiro Sérgio Tavares, deparamo-nos com tramas contundentes: dominados por desvios, manias, compulsões ou pensamentos intrusivos, seus personagens agem por instinto, mergulhados num estado de espírito tal, que sequer questionam a natureza e a consequência dos seus actos. A escolha do autor em narrar sempre em primeira pessoa, com o uso estético das minúsculas, feito um diário ou caderno de anotações, tem o efeito de trazer o leitor para mais próximo, convidando-nos a observar cada gesto e pormenor essenciais às histórias. A depender de quem as lê, estas ficções podem tanto mostrar uma projecção distorcida de nós mesmos quanto um espelho exacto da condição humana em situações extremas. E, se por um lado estes contos têm uma crueza que nos desconcerta e nos tira do eixo, por outro lado também nos dá a ver uma espécie de delicadeza e ingenuidade nos personagens complexos criados pelo talento literário do escritor brasileiro Sérgio Tavares. Com prefácio de Ronaldo Cagiano, premiado em 2010 pelo SESC, um prémio de grande renome no Brasil, e também finalista do 2º. Prémio Brasília de Literatura, o autor apresenta esta sua obra para os leitores portugueses, publicada com o título original de "Cavala", termo brasileiro que se refere no registo popular a mulheres vistosas e sedutoras, adaptado para o actual "Equação sobre o abismo".
    Show book
  • Raio de Sol - cover

    Raio de Sol

    Barbara Cartland

    • 1
    • 0
    • 0
    O Visconde Frome está apaixonado e pretende casar-se com Claribell Stamford o mais rápido possível, com uma das mais destacadas beldades da sociedade londrina. Ela é jovem, bonita, charmosa e rica e na verdade ele a considera como a parceira perfeita. A única desvantagem, é que ele precisa da permissão de seu tio, o Duque de Alverstode, antes de a propor em casamento. O Duque, que é um homem mais cauteloso e experiente com as artimanhas de aspirantes a mulheres jovens, sugere ao sobrinho, uma visita à casa de Claribell para conhecer o seu pai, Sir Jarvis, o conhecido proprietário de cavalos de corrida. Assim, o Duque poderá conhecer melhor Claribell e seu pai e sossegar antes de recebê-la na sua ilustre família. Impressionado com a mansão de Stamford Towers, e ansioso para escapar da ofensiva do charme inebriante de Claribell e seu pai, o Duque não consegue se livrar do instinto de que algo está errado e permanece em guarda. Ele fica chocado ao descobrir que existe uma jovem triste, de nome Giona, que por ali anda sozinha observando o pôr do sol sobre os magníficos jardins. Ele fica surpreso ao descobrir que ela é sobrinha de Sir Jarvis, mas vive ali escondida como se de um "esqueleto no armário" se tratasse. Horrorizado com a sua descoberta, a história de maus tratos, fica intrigado com o mistério que a cerca. O Duque decide oferecer a Giona a sua proteção e jura descobrir o segredo da sua família e restaurar toda a sua fortuna. Mas Sir Jarvis, está igualmente comprometido em guardar os segredos de sua família fechados a sete chaves para sempre e não vai descansar em manter a sua reputação intacta. Dois homens determinados, ambos acostumados a fazer o que querem, mas só um deles pode vencer. Giona não imagina que o encontro casual com o Duque de Averstode resultará no seu resgate, salvando-a do seu odioso tio. Mas, para ela, o Duque é o seu Apolo, trazendo luz para o seu mundo, mas à medida que seu amor por ele cresce, Giona teme que ele se veja apenas, como o seu salvador, uma Espada da Justiça. Será que ela poderá ter esperança em encontrar o amor verdadeiro nos seus braços? Mais uma intrigante historia de Barbara Cartland que a deixará cativada até ao fim…
    Show book