Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Tchau querida: o diário do impeachment - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Tchau querida: o diário do impeachment

Eduardo Cunha, Danielle Cunha

Publisher: Matrix

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Quando os detalhes de uma conversa telefônica grampeada entre Lula e Dilma vieram a público, em março de 2016, a frase de despedida de Lula não só virou meme como trouxe um vaticínio: “Tchau, querida”. 
Semanas depois, em 17 de abril, ela se tornaria realidade e marcaria a história política brasileira. Nessa data, 367 deputados votaram a favor da abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Festa para a maior parte da população, que se mobilizara aos milhões nas ruas pela saída da então presidente. 
No centro da votação, um nome teve papel decisivo: o do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, que conhece como poucos as engrenagens da Casa, seu regimento, e interpreta muito bem os movimentos da política.
Nesta obra, ele relata os bastidores dessa história, as pressões e os interesses para abrir ou não o processo de afastamento de Dilma e o cabo de guerra envolvendo duas outras figuras emblemáticas do cenário político: Lula e Michel Temer, um querendo manter o PT no poder, o outro querendo seu lugar. A corda desse cabo de guerra logicamente era o próprio Cunha. E as conversas com o ex-presidente e o então vice, narradas por Cunha, 
são imperdíveis.
Reuniões com diversos outros atores políticos são apresentadas em minúcias. Cunha expõe as decisões erradas de Dilma, o fogo amigo de políticos aliados e até as consequências em 2016 do apoio do PT ao impeachment de Fernando Collor, em 1992. Aponta ainda a causa mortis do governo Dilma, mostrando como ela, além de se enterrar, acabou enterrando junto, naquele momento, Lula e o PT. Por fim, elenca diversas propostas para mudar o sistema político do país.
Um livro indispensável para entender as entranhas do poder e da política.
Available since: 04/12/2021.

Other books that might interest you

  • Rosa de ouro Aracy Côrtes e Clementina de Jesus - Entrevistas a Charles Gavin - cover

    Rosa de ouro Aracy Côrtes e...

    Charles Gavin, Elton Medeiros,...

    • 0
    • 0
    • 0
    'Rosa de Ouro, projeto coletivo capitaneado pelo produtor Hermínio Bello de Carvalho, levou ao teatro a informalidade e liberdade artística das rodas de samba do Rio de Janeiro. O elenco do espetáculo reunia expoentes da música brasileira como a cantora do teatro de revistas Aracy Cortes e os bambas Elton Medeiros, Nelson Sargento, Anescar do Salgueiro e Jair do Cavaquinho.De quebra, apresentou ao mundo do disco duas grandes descobertas: Clementina de Jesus e Paulinho da Viola.Charles Gavin'
    Show book
  • Biografia José Saramago - cover

    Biografia José Saramago

    João Marques Lopes

    • 0
    • 0
    • 0
    Nas páginas da biografia do primeiro e único escritor de língua portuguesa laureado com o Nobel da Literatura, acompanhamos o percurso de José Saramago desde o seu nascimento, na aldeia da Azinhaga, na Golegã, até à mudança para Lanzarote, nas Canárias. Descobrimos toda a sua obra em paralelo com o seu percurso, ficando a conhecer em detalhe a vida daquele que é um dos mais importantes escritores da história da literatura portuguesa.
     
    «Trata-se de um trabalho honesto, sério, sem especulações gratuitas. Ao cabo de trinta e cinco anos, pela primeira vez, o caso dos despedimentos de jornalistas do Diário de Notícias, de que fui director-adjunto, é correctamente descrito no livro de João Marques Lopes. Fiquei muito satisfeito com a leitura.»
                                                                                                                                                                José Saramago
     
    «É um trabalho notável e seriamente interessante porque, para além dos inúmeros episódios desconhecidos (e, alguns, de teor eminentemente cómico), quando chegamos ao final sentimo-nos, mesmo que com ele nunca tenhamos privado, muito mais próximos do escritor.»
                                                                                                                             João Tordo
                                                                                                          Prémio Literário José Saramago 2009
    Show book
  • Como o servidor público pode evitar um processo administrativo disciplinar - a angústia daquele que responde um PAD ou uma sindicância acusatória - cover

    Como o servidor público pode...

    Manoel Messias de Sousa

    • 0
    • 0
    • 0
    Durante o período no qual o autor exerceu o encargo de Presidente de Comissões Disciplinares, por cerca de 10 (dez) anos, na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, e demais unidades da Federação, presenciou muito sofrimento e angústia de agentes públicos que respondiam um processo administrativo disciplinar ou sindicância acusatória. Hoje, atuando como advogado nessa área do direito, ele continua presenciando as mesmas angústias e sofrimentos. Daí a ideia de escrever esta obra com o objetivo de orientar os agentes públicos acerca de como evitar um PAD ou Sindicância Acusatória no ambiente de trabalho. Lado outro, não se pode esquecer que, muitas vezes, a culpa pela instauração de um procedimento disciplinar não é só do agente público, mas também da própria Administração Pública, que não atuou com eficiência na prevenção e orientação de seus servidores para evitar a instauração do procedimento disciplinar, mas esse tema será objeto de um outro livro.
    Show book
  • CORAÇÃO DE ATLETA - Renascendo na mesma vida: Uma jornada de ousadia superação e conquistas - cover

    CORAÇÃO DE ATLETA - Renascendo...

    Patricia Fonseca, Garoa Livros,...

    • 0
    • 0
    • 0
    "Fui tirando aos poucos a roupa bem devagar, enquanto ainda olhava para o espelho. E então me permiti chorar. Minhas mãos cobriram meu rosto e eu apoiei minhas costas nuas na parede fria de azulejos, deixando o desconforto gelado me abraçar ao me lembrar que ainda estava viva e fui escorregando até sentar no chão do banheiro. A água caía no chuveiro e minhas lágrimas lavavam a minha esperança. Chorava pela vida que queria ter. Pelos sonhos que não iria realizar. Pelos amores que não iria viver. Pelos filhos que não iria ter.
    O QUE EU VOU FAZER COM SEIS MESES DE VIDA?"
    Depois de quase três décadas de limitações impostas por um grave problema cardíaco, Patricia Fonseca via seu tempo se esgotar. Sua última esperança era um transplante; consegui-lo no prazo, porém, era algo que desafiava as probabilidades. Mas seu novo coração não sabia disso – e chegou no dia mais improvável de todos, possibilitando a ela escrever um novo futuro.
    
    A menina que não podia participar das aulas de Educação Física se tornou a primeira transplantada de coração triatleta do país, conquistando medalhas nas Olimpíadas dos Transplantados de 2019 e 2023. E a economista se transformou em voz poderosa na luta pela criação de uma cultura doadora no Brasil: além de palestrante e fundadora do Instituto Sou Doador, Patricia é coautora do Projeto de Lei Tatiane, que visa inserir o tema doação nas escolas de todo o país.
    
    O livro "Coração de Atleta" é um relato emocionante de sua jornada de superações e conquistas – que ainda está longe de terminar...
    Show book
  • As Centenas de Gatilhos Mentais - Vire um especialista e Fature Alto - cover

    As Centenas de Gatilhos Mentais...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    "Descubra os segredos dos gatilhos mentais e torne-se um expert em persuasão e vendas com o livro digital "Virando um Especialista em Gatilhos Mentais e Faturando Alto". Aprenda a manipular a mente dos seus clientes e aumente seus lucros com técnicas comprovadas e eficazes. Com exemplos práticos e passo a passo, você verá como aplicar gatilhos mentais em suas estratégias de vendas e se destacar no mercado. Não perca mais tempo e comece a faturar alto hoje mesmo!"
    Show book
  • Vingança - cover

    Vingança

    Robert Bryndza

    • 0
    • 0
    • 0
    O homem estava deitado de bruços, de braços e pernas atados e puxados para cima por uma corda. Tinha a cabeça arqueada para cima, pelo que se encontrava voltado para as cortinas, e fita adesiva a cobrir-lhe a boca. Cautelosamente, Erika estendeu a mão e verificou-lhe a pulsação. Estava morto.
    
    Quando Erika Foster encontra o político Neville Lomas nu, amarrado e morto na sua própria cama, os responsáveis da Polícia Metropolitana ignoram a hipótese de assassínio, encerram o caso e declaram morte por causas naturais.
    
    Mas, passados dois meses, quando um conhecido diretor de casting e um astro do futebol são também encontrados mortos e amarrados da mesma forma, a Polícia já não pode desconsiderar o que está à vista de todos: há um assassino em série à solta em Londres e parece estar a ajustar contas com gente importante. Enquanto Erika e a sua equipa investigam, as coisas tomam um rumo estranho quando imagens de uma câmara de vigilância revelam cinco mulheres suspeitas... todas elas idênticas.
    
    Na busca para identificar as mulheres, Erika é superada a todo o momento por uma trabalhadora do sexo esquiva que guarda podres sobre homens poderosos o suficiente para deixar os chefes da Polícia Metropolitana nervosos – e desesperados.
    
    À medida que o tempo passa e antes que o assassino volte a atacar, cabe a Erika desembaraçar a teia de provas e responder às questões essenciais: o que liga as vítimas, quem mais está envolvido neste escândalo e até onde irão os poderosos para se protegerem e aos seus pares?
    Show book