Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Predadores - Repensando o Brasil nos seus fundamentos morais - cover

Predadores - Repensando o Brasil nos seus fundamentos morais

Edgard Leite

Publisher: Jaguatirica

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Predadores: repensando o Brasil em seus fundamentos morais' é um livro sobre a história da formação moral brasileira. Edgard Leite discute os problemas morais do Brasil em seus momentos fundadores, a partir da disputa central entre os brasileiros e os jesuítas, nos primeiros dois séculos de colonização. O autor propõe que a resistência a uma autoridade moral objetiva caracteriza o espírito original das relações sociais brasileiras, usualmente inclinadas para práticas morais subjetivistas ou relativistas. Tal realidade exerceu profunda influência sobre os elementos da identidade nacional, estabelecendo práticas e tradições com as quais lidamos ainda hoje. Com o prefácio do professor doutor José Eduardo Franco, esta publicação é mais uma importante contribuição para se pensar acerca dos fundamentos da sociedade brasileira, evitando, dessa forma, a ingênua consideração de que os males da nossa sociedade residiriam apenas em questões do presente, e que bastaria uma apreciação do agora para que soluções pudessem ser encontradas. Como o próprio subtítulo do livro explicita – repensando o Brasil nos seus fundamentos morais –, a atenção, aqui, está voltada para a questão moral. O livro, no entanto, não deve ser visto como um tratado moral, uma obra de moralizador, mas antes um estudo sobre esse aspecto incontornável de qualquer sociedade.
Available since: 07/21/2019.

Other books that might interest you

  • 500 citações para estimular a criatividade - Recolha as melhores citações - cover

    500 citações para estimular a...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    A criatividade é uma força aparentemente misteriosa, que ansiamos por compreender e desenvolver. Seleccionámos para si 500 citações dos maiores pensadores, artistas e criadores, para que obtenha força e inspiração na sua própria vida: Albert Einstein, Léonardo da Vinci, Antoine de Saint Exupéry, Oscar Wilde, William Shakespeare. Nutre-se com a experiência e reflexão dos maiores autores. Cada um deles dar-te-á alimento para a reflexão, impulsionando os teus poderes criativos e proporcionando-te uma nova compreensão do acto de criação do ponto de vista artístico e filosófico. Desenvolva a sua compreensão e estimule a sua criatividade com a ajuda das melhores mentes de sempre!
    Show book
  • 100 citações de Anton Chekhov - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Anton Chekhov -...

    Anton Chekhov

    • 0
    • 0
    • 0
    Anton Chekov ou Chekhov é um escritor russo. Enquanto exercia como médico, publicou mais de 600 obras literárias; algumas das suas peças, frequentemente encenadas na actualidade - A Gaivota, O Pomar de Cerejeiras, Tio Vania - fazem dele um dos autores mais conhecidos da literatura russa, particularmente pela sua forma de descrever a vida na província russa no final do século XIX. Estas 100 citações visam proporcionar o acesso a uma vida exemplar e surpreendente ou a uma obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 3500 citações ultimes - Recolha as melhores citações - cover

    3500 citações ultimes - Recolha...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Gosta de descobrir os autores através das suas próprias palavras, e de chegar ao âmago das suas ideias da forma mais eficiente? Aqui está uma selecção de citações dos maiores pensadores que já caminharam na Terra: Einstein, Platon, Spinoza, Schopenhauer, Dostoievski, Cícero, Confucius, Socrate, Nietzsche, Kant, Bouddha, Laozi, Leonardo da Vinci, Gandhi, Marcus Aurelius, Martin Luther King, Shakespeare, Proust, Jane Austen, Anne Frank, Antoine de Saint Exupéry, Napoleon Bonaparte, Winston Churchill, Abraham Lincoln, Charles de Gaulle, Oscar Wilde,Voltaire, Charles Louis de Montesquieu, Soren Kierkegaard, Ralph Waldo Emerson, Henry-David Thoreau, Denis Diderot, Georg Christoph Lichtenberg, Nicolas de Chamfort, Pierre Augustin Caron de Beaumarchais. Aumentem o vosso conhecimento da nossa cultura e deleitem-se com estes pensamentos essenciais por grandes figuras do nosso tempo e de antes. Uma grande citação pode encapsular uma grande teia de ideias, pensamentos, reflexões, emoções em poucas palavras. Uma excelente citação exige que o leitor faça uma pausa para contemplar o verdadeiro significado e poesia de algumas palavras. As citações atingem duramente a essência do ser humano, e a citação certa pode ajudar-nos a ver o significado invisível das coisas.
    Show book
  • Como se Tornar uma Comissária de Bordo de Sucesso - cover

    Como se Tornar uma Comissária de...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro Como se Tornar uma Comissária de Bordo de Sucesso é um guia completo para quem deseja ingressar na carreira de comissário(a) de bordo. Com dicas práticas e informações importantes sobre o processo seletivo, treinamento e rotina de trabalho, o livro é um verdadeiro manual para quem sonha em voar pelo mundo. Mas será que tudo será tão fácil assim? O que os candidatos precisam enfrentar para alcançar o sucesso na profissão? Descubra no desfecho surpreendente deste livro indispensável para quem quer decolar na carreira de comissário(a) de bordo.
    Show book
  • TDAH na infância - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Orientações e técnicas - cover

    TDAH na infância - Transtorno do...

    Cláudia Ferreira

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro oferece informações, em uma linguagem simples, para todos os envolvidos na educação de crianças diagnosticadas com o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade). Baseia-se nas últimas descobertas sobre esse transtorno, reunindo estratégias educativas e detalhadas para lidar com seus portadores. Obra útil para pais e professores educarem, com sucesso, a criança com TDAH, facilitando que ela revele todo o seu potencial.
    Show book
  • Lugar de mulher - Feminismo e política no Brasil - cover

    Lugar de mulher - Feminismo e...

    Lívia Magalhães

    • 0
    • 0
    • 0
    Lugar de mulher: feminismo e política no Brasil é o terceiro volume da coleção Pensar político. É um livro escrito por mulheres. Para mulheres. E não mulheres. Pensar a condição da mulher hoje, em nossa sociedade, é pensar em aspectos centrais da nossa sociedade como um todo: é pensar em minoria, direitos civis, preconceito e violência. Feminismo é a palavra que engloba a reação a tudo o que violenta a mulher. Trata-se de um fazer político. E no Brasil, país dos mais contraditórios quando o assunto é mulher, falar disso é urgente.
    Show book