Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Os Pioneiros Portugueses - cover

Os Pioneiros Portugueses

Edgar Prestage

Publisher: alma dos livros

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

UM RELATO FIEL E ÚNICO DE PORTUGAL ENQUANTO PIONEIRO DA GLOBALIZAÇÃO

A posição geográfica de Portugal proporcionou as condições ideais para que se tornasse uma potência marítima, mas com uma população de apenas 1,25 mi- lhões seria difícil esperar que o país descobrisse metade do mundo no decurso de um século. Este feito admirável levado a cabo por uma nação pequena e pobre, é absolu- tamente notável.

Durante a gloriosa aventura da expansão marítima por- tuguesa, a visão estratégica dos principais dirigentes do reino e o insuperável heroísmo dos navegadores portu- gueses trouxeram glória e poder à alma lusa, fazendo de Portugal o verdadeiro centro do mundo entre meados dos séculos XV e XVI.
Este livro, com base em diversos documentos históri- cos, demonstra ainda que, além da descoberta de terras e mares, os portugueses desenvolveram também grande parte da ciência que tornou tais proezas possíveis, pois, excetuando o início das suas atividades marítimas, os seus conhecimentos não provieram de fontes externas, mas pelo contrário, foram desenvolvidos dentro do seu próprio território.

Esta é, portanto, uma obra fascinante e necessária, que deve ser lida por todos, portugueses e restantes cidadãos do mundo, pois aborda de forma clara e retumbante o modo como os navegadores portugueses exploraram o mundo para chegar à Índia e à América numa aventura épica sem precedentes de glória e coragem.
Available since: 04/05/2022.
Print length: 288 pages.

Other books that might interest you

  • Mortos Pelo Governo - cover

    Mortos Pelo Governo

    Rudolph Rummel

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro apresenta um esboço histórico dos maiores casos de democídio: assassínios em massa em que mais de um milhão de pessoas foram mortas por um regime. O poder mata; o poder absoluto mata absolutamente. Quanto mais poder tem um governo, mais age arbitrariamente de acordo com os caprichos e desejos da elite, mais guerra faz contra outros e mais indivíduos mata.  
    
    UMA INVESTIGAÇÃO ABRANGENTE SOBRE OS GRANDES GENOCÍDIOS E ASSASSÍNIOS EM MASSA PERPETRADOS PELOS GOVERNOS AO LONGO DA HISTÓRIA, EM PARTICULAR DURANTE O SÉCULO xx  
    
    Não há dúvida de que o plano nazi para matar todos os judeus foi um genocídio. Mas será também genocídio quando as forças governamentais sudanesas, que lutam contra uma rebelião, massacram aldeões indefesos? E o assassínio de opositores políticos pelo governo nacionalista na Formosa, as execuções de proprietários de terras na União Soviética durante a «reforma agrária» ou a morte abrupta de reclusos em campos de «reeducação» vietnamitas?  
    
    Como conceptualizar o assassínio intencional de manifestantes e dissidentes pelo governo, o tiroteio repressivo de aldeões inocentes, o espancamento até à morte de camponeses por esconderem alimento ou o bombardeamento indiscriminado de civis? Como conceptualizar a tortura de pessoas na prisão, o trabalho em campos de concentração ou o abandono à fome, quando essas mortes são feitas por vingança, por ideologia ou por razões de Estado?  
    
    Mortos pelo Governo traça um retrato convincente dos horrores ocorridos ao longo da História e oferece a possibilidade de se compreender os motivos que explicam esses acontecimentos com o intuito de evitarmos que eles se repitam uma e outra vez.
    Show book
  • Autocura - cover

    Autocura

    David Hawkings

    • 0
    • 0
    • 0
    TEMAS ABORDADOS NESTE LIVRO:
    *AUTOCURA * MENOS STRESSE * MAIS SAÚDE * PRIMEIROS SOCORROS ESPIRITUAIS * A SEXUALIDADE * O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO * A GESTÃO DE GRANDES CRISES * A PREOCUPAÇÃO, O MEDO E A ANSIEDADE * A DOR E O SOFRIMENTO * A PERDA DE PESO * A DEPRESSÃO * O ALCOOLISMO * O CANCRO * A MORTE E O MORRER
    
    Na sociedade atual estamos rodeados de stresse, ansiedade, medo, dor, sofrimento, estados depressivos, preocupações e muito mais. A cada dia surgem novas doenças, perturbações e dependências. Em geral, temos pouca informação sobre como enfrentar os desafios da vida sem recorrermos a medicamentos, cirurgias ou aconselhamento psicológico.
    Mas, será possível sermos um agente de mudança e participarmos na nossa cura? Estamos a falar do nosso corpo: somos nós que «habitamos» nele 24 horas por dia, que sentimos «por dentro» tudo o que ali se passa, que o «guiamos» através de todas as experiências da vida, que o alimenta- mos, expomos e protegemos do mundo.
    Autocura, de David R. Hawkins, mostra por que o corpo nem sempre responde às abordagens médicas tradicionais e for- nece conselhos e diretrizes específicas que podem ajudar na cura de qualquer doença. Todas as doenças apresentam aspetos físicos, mentais e espirituais, e a cura e a recuperação são consequência de uma abordagem simultânea nos diferentes níveis.
    Se já se cansou de esperar por respostas exteriores ou se estas foram uma desilusão para si e não se sente melhor, se pretende de uma vez por todas tomar as rédeas da sua vida e curar-se, leia este livro. Observe-se e decida quem quer ser e como quer viver. Coloque a sua vida e a sua saúde em primeiro lugar e tome agora mesmo a decisão de se curar.
    Show book
  • Aos que habitam a escuridão e outras histórias - cover

    Aos que habitam a escuridão e...

    Avec Editora, Cesar Alcázar, Rô...

    • 0
    • 0
    • 0
    Dos recantos mais sombrios da Terra e além, surgem 12 histórias macabras e alucinantes. Um garoto confronta uma presença maligna dentro de sua própria casa durante a ditadura argentina. Uma astronauta se perde entre sonho e realidade em um satélite de Marte. Uma criatura sedenta de sangue aterroriza a Porto Alegre de 1911..."Aos que Habitam a Escuridão e Outras Histórias" reúne todos os contos de Horror e Ficção Científica publicados por Cesar Alcázar entre 2009 e 2015.
    Show book
  • Onde Está o Branco em Ti? - cover

    Onde Está o Branco em Ti?

    Ricardo Antunes

    • 0
    • 0
    • 0
    Às vezes, um momento — um só momento — altera toda a nossa vida para sempre.
    Mas, e se depois nos fosse dada a oportunidade de começar tudo de novo?
    Se tivéssemos a sorte de perceber que a estrada que nos conduz à felicidade começa com um primeiro passo e que este só pode ser dado por nós mesmos?
    Que tudo aquilo que não fazemos por medo é fruto de pensarmos que temos alguma coisa a perder?
    Que cada dia é um momento especial para ser celebrado?
    Que o Amor é a única coisa real nesta vida e tudo o resto é uma ilusão?
    E se, finalmente, uma última vez, tivéssemos a hipótese de nos encontrarmos frente a frente com a vida que sempre desejámos ter?
    O amor está vivo. Temos de o procurar enquanto vivemos. Enquanto ainda podemos procurar.
    O caminho que escolhemos depende apenas de nós.
    
    Anos 90. Final do século XX . Uma morte absurda e inesperada desperta um grupo de amigos para a efemeridade da vida e leva-os a procurar respostas para o sentido da existência.
    
    Impelidos pelo espírito de aventura e pelo desejo intenso de descobrir a verdade, vão confrontar-se com o mundo, com os outros e, finalmente, consigo mesmos, numa viagem intensa de felicidade, alegria e realização, mas também de aparências, lágrimas e desilusões.
    
    À medida que avançam, ficam cada vez mais próximos dos limites a que conduzem as suas escolhas. E é aí que se dá o confronto entre a decisão de esquecer tudo e retomar os dias de sempre, ou seguir, definitivamente, o caminho que os levará às respostas que, afinal, sempre procuraram.
    Show book
  • A Origem da Ciência - cover

    A Origem da Ciência

    James Hannam

    • 0
    • 0
    • 0
    «Se vi um pouco mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes.»
    Sir Isaac Newton
    
    A Origem da Ciência é uma obra poderosa e fascinante que revela que as raízes da ciência moderna têm a sua origem no mundo medieval. James Hannam desmascara inúmeros mitos e celebra as conquistas científicas esquecidas da Idade Média, uma época de avanços e triunfos intelectuais incríveis.
    Os europeus medievais inventaram os óculos, o relógio mecânico, o moinho de vento, lentes e câmaras, quase todo o tipo de maquinaria e lançaram as bases para uma das maiores conquistas da civilização ocidental, a ciência moderna.
    
    Traçando uma jornada épica através de séculos de história, Hannam lança uma nova luz sobre as descobertas de génios como John Buridan, Nicole Oresme e Thomas Bradwardine, contextualizando as contribuições de figuras mais proeminentes como Roger Bacon, William de Ockham e São Tomás de Aquino.
    
    Um livro extremamente útil para preencher o espaço vazio que a maioria tem sobre o desenvolvimento do pensamento científico e, como tal, uma obra essencial para todos os apaixonados por história, filosofia e ciência.
    Críticas de imprensa
    «Maravilhoso. Com um fervor envolvente, James Hannam dedicou-se a resgatar a reputação de um grupo de pensadores quase esquecidos, e mostra como eles prepararam o caminho para a ciência moderna.»
    Boris Johnson, Mail on Sunday
    
    «Um espirituoso passeio por séculos de desenvolvimento científico. Capta a essência do mundo medieval: a sua inspiradora curiosidade e a sua envolvente estranheza.»
    Sunday Times
    Show book
  • Quando os mortos falam - cover

    Quando os mortos falam

    Avec Editora, Cláudia Lemes

    • 0
    • 0
    • 0
    Livro vencedor do prêmio ABERST e finalista do Prêmio JABUTI.Verena Castro pediu exoneração do cargo de investigadora na DHPP quando sua filha mais nova foi assassinada. Quatro anos depois, sua vida toma um rumo inesperado quando recebe o telefonema de um médium, indicando um corpo e sua localização.Envolvida na investigação de forma clandestina com a ajuda do melhor amigo, Caio, Verena logo descobre que há um maníaco na cidade de São Paulo, replicando as cenas de homicídio mais perturbadoras dos filmes clássicos de horror – e a próxima vítima pode ser alguém que ela ama.
    Show book