Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Gás natural - aspectos jurídico-regulatórios acerca da comercialização de gás natural e do serviço de distribuição de gás canalizado - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Gás natural - aspectos jurídico-regulatórios acerca da comercialização de gás natural e do serviço de distribuição de gás canalizado

Cid Tomanik Pompeu Filho

Publisher: Synergia

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

Antes de 1988, aos Estados competiam tratar dos assuntos relacionados com o gás canalizado (seja: gás natural, GLP, nafta, etc.), em seu território. Assim, os Estados executavam diretamente, através de empresas públicas, as atividades de comercialização - compra e venda da commodity †e de distribuição (serviço público) de gás canalizado.Com o advento da Constituição Federal de 1988, houve uma cisão na esfera do gás. Ao contrário do que ocorreu na energia elétrica, cuja competência ficou exclusiva da União, a competência da matéria gás foi dividida entre os Estados e a União.Os Estados ficaram com a responsabilidade de estabelecer regras para explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de distribuição de gás canalizado e a União com a atividade de comercialização (compra e venda) de gás natural.Em 2009, foi sancionada a Lei do Gás Natural (Lei Federal nº 11.909/2009), que incumbiu a União a competência para legislar e fiscalizar as atividades relativas à comercialização de gás natural no território nacional.Em 2015, os Estados continuam atuando na comercialização do gás natural como se estivessem no período antecedente à Constituição Federal/ 1988, editando normas, fiscalizando, etc., invadindo, assim, a esfera de competência federal.Com este livro, procuro desmistificar alguns pré-conceitos jurídicos e regulatórios relacionados ao mercado do gás natural, sobretudo esclarecendo a diferença conceitual existente entre os regimes jurídicos do gás natural e do serviço de distribuição do gás canalizado.
Available since: 08/29/2016.

Other books that might interest you

  • 400 provérbios do mundo - Recolha as melhores citações - cover

    400 provérbios do mundo -...

    Anonymous Anonymous

    • 0
    • 0
    • 0
    Expanda os seus horizontes e amplie a sua cultura com esta selecção de poemas de todo o mundo. Descubra a sabedoria da China, França, África e do mundo árabe. Isto irá ajudá-lo a obter uma nova perspectiva da sua própria vida e compreender melhor as diferenças e semelhanças em várias culturas e filosofias.
    Show book
  • Rádio Fluminense FM - a porta de entrada para o rock bras nos anos 80 - cover

    Rádio Fluminense FM - a porta de...

    Maria Estrella

    • 0
    • 0
    • 0
    A história da emissora que ficou conhecida como 'A maldita'. O relato mostra como funcionavam as rádios cariocas antes da chegada da Fluminense FM, em 1982, e como a rádio influenciou a criação de novas bandas como Bacamarte, Celso Blues Boy, Grupo Rumo e Dorsal Atlântica. A segunda edição, sem CD, lançada em Tributo aos 30 anos da Maldita, no dia 6 de abril, com show de rock  no Parada da Lapa.
    Show book
  • Lei da atração - Dinheiro e riqueza manifestando seus sonhos - cover

    Lei da atração - Dinheiro e...

    Jenny Hashkins

    • 0
    • 0
    • 0
    Você está preso na vida? Você quer atrair mais riqueza e sucesso? Você sonha em ter ou ser mais? 
    Se você respondeu "sim" a alguma dessas perguntas, este livro pode ser uma boa maneira de começar a voltar à pista na direção certa. Abordaremos tópicos relacionados a dinheiro, dívidas e atração das coisas que você deseja na vida. 
    O que os milionários fazem certo que outros não fazem? 
    Essa é outra questão que abordaremos. Uma das coisas que eles fazem certo é o otimismo. Essa característica pode aumentar muito o seu sucesso e, aqui, explicaremos por que ela ajuda a alcançar seus objetivos e tornar seus sonhos realidade. 
    Não espere e comece agora.
    Show book
  • 100 citações de Gustave Flaubert - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Gustave Flaubert...

    Gustave Flaubert

    • 0
    • 0
    • 0
    Gustave Flaubert é uma das principais figuras da literatura francesa. Foi tornado famoso pelo seu primeiro romance, Madame Bovary, e é também recordado pela sua correspondência, cheia de introspecção precisa e de reflexões sobre o realismo na literatura. Flaubert era conhecido pela sua devoção incrivelmente escrupulosa ao seu estilo. Ele acreditava na possibilidade e necessidade de encontrar "le mot juste" ("a palavra certa"), e dedicaria semanas à realização de por vezes uma única página. Flaubert estabeleceu decisivamente o que a maioria dos leitores e escritores pensam agora como narração realista moderna, e a sua influência hoje em dia é quase demasiado familiar para ser visível. Seleccionámos para si 100 das suas citações mais interessantes, para que se familiarize com este grande proponente do realismo, e deixe o seu estilo beneficiar da conhecida precisão da sua.
    Show book
  • Jogos Pandêmicos - memórias de uma psicóloga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 - cover

    Jogos Pandêmicos - memórias de...

    Bruna Bardella de Revoredo...

    • 0
    • 0
    • 0
    Todo circuito Paralímpico, incluindo preparação, treino e campeonatos, além da própria competição em si, é um processo desafiador. Imagine, além disso, viver essa experiência no extremo oposto do Brasil, no Japão, com as barreiras da língua, cultura e fuso horário. Por fim, some esses ingredientes à pandemia da COVID-19. Esse é o cenário de Jogos Pandêmicos: um diário de viagem da psicóloga esportiva do Comitê Paralímpico Brasileiro, Bruna Macedo Soares. E que viagem!Neste livro, acompanhamos a preparação dos atletas e os atendimentos da Bruna, antes e durante a competição. Para além disso, testemunhamos a vivência da pandemia e das imposições japonesas.A partir das anotações de Bruna, a psicóloga clínica Cristiana Lembo transformou essas experiências em um livro para se emocionar, torcer e perder o fôlego até a última página.
    Show book
  • Como Ter Tráfego Instantâneo e Aumentar suas Vendas - cover

    Como Ter Tráfego Instantâneo e...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro Como Ter Tráfego Instantâneo e Aumentar suas Vendas de EDITORIAL, MAX é um guia completo para quem deseja aumentar a visibilidade do seu negócio na internet. Com dicas práticas e eficientes, o autor ensina como atrair mais clientes e aumentar as vendas. Mas será que essas estratégias são suficientes para garantir o sucesso? O que mais o livro reserva para os leitores? Descubra agora mesmo!
    Show book