Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Gás natural - aspectos jurídico-regulatórios acerca da comercialização de gás natural e do serviço de distribuição de gás canalizado - cover

Gás natural - aspectos jurídico-regulatórios acerca da comercialização de gás natural e do serviço de distribuição de gás canalizado

Cid Tomanik Pompeu Filho

Publisher: Synergia

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

Antes de 1988, aos Estados competiam tratar dos assuntos relacionados com o gás canalizado (seja: gás natural, GLP, nafta, etc.), em seu território. Assim, os Estados executavam diretamente, através de empresas públicas, as atividades de comercialização - compra e venda da commodity †e de distribuição (serviço público) de gás canalizado.Com o advento da Constituição Federal de 1988, houve uma cisão na esfera do gás. Ao contrário do que ocorreu na energia elétrica, cuja competência ficou exclusiva da União, a competência da matéria gás foi dividida entre os Estados e a União.Os Estados ficaram com a responsabilidade de estabelecer regras para explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de distribuição de gás canalizado e a União com a atividade de comercialização (compra e venda) de gás natural.Em 2009, foi sancionada a Lei do Gás Natural (Lei Federal nº 11.909/2009), que incumbiu a União a competência para legislar e fiscalizar as atividades relativas à comercialização de gás natural no território nacional.Em 2015, os Estados continuam atuando na comercialização do gás natural como se estivessem no período antecedente à Constituição Federal/ 1988, editando normas, fiscalizando, etc., invadindo, assim, a esfera de competência federal.Com este livro, procuro desmistificar alguns pré-conceitos jurídicos e regulatórios relacionados ao mercado do gás natural, sobretudo esclarecendo a diferença conceitual existente entre os regimes jurídicos do gás natural e do serviço de distribuição do gás canalizado.

Other books that might interest you

  • Separados pelo casamento numa solidão a dois - Amor - cover

    Separados pelo casamento numa...

    João de Melo Alves

    • 0
    • 0
    • 0
    Nascemos na generosidade do amor, materializado na existência do sexo. Incompletos e imperfeitos, nascemos, passamos a vida a buscar no outro a possibilidade de nos tornarmos completos e perfeitos, através da prática do amor. Sentimos necessidade de recebê-lo e doá-lo em todos os sentidos. Amor Phaté e a emoção costumam andar juntos, na esperança de terem vida longa. Por isso, o limiar das emoções derivadas do Amor Phaté na intimidade de uma relação exige do casal, um compromisso capaz de desenvolver uma cumplicidade plena.A tríade amor, sexo & relacionamento se complementará no infinito. Esses três livros representam um “Star Gate.” Uma visão alternativa no universo humano no campo da sexualidade sem ingerência das religiões. É a chave para o entendimento  sobre causas & efeitos da “unicidade” ou da “separação,” como um recomeço, uma tentativa de uma nova história de amor.
    Show book
  • Judicialização da política no Brasil - a polarização da disputa nas eleições presidenciais - cover

    Judicialização da política no...

    Paulo Petri

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra discute a judicialização das eleições e a polarização da disputa política no Brasil a partir das eleições de 1994 a 2014, buscando problematizar a judicialização da política na sociedade brasileira contemporânea por meio da judicialização das eleições no país.
    Os resultados da pesquisa apontam que, considerando as eleições de 1994 a 2014, houve um aumento da judicialização na disputa eleitoral à medida que se intensificou a polarização política, entre os anos 1994 e 2006. Finalmente, as expressões no Direito Eleitoral em um cenário de polarização política sinalizam que quanto maior a polarização nesse cenário, mais tenderá a ser judicializada a competição política.
    Ademais, este estudo conclui que o processo democrático brasileiro, bem como a organização do sistema partidário em nosso país, não se expressa conectado com a base política popular, mas sim advém de um movimento que caracteriza  o afastamento da população, que se manifesta de “cima para baixo”. É notório que os atores “partidos políticos” nascem envoltos por uma casca parlamentar, assim deixam de ser expressão das lutas e dos movimentos relacionados à vida cotidiana e da organização política da população brasileira.
    Show book
  • Jogos e brincadeiras inclusivas - Ideias brincantes - cover

    Jogos e brincadeiras inclusivas...

    Jonathan Aguiar

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro que você acaba de receber é uma pequena
    amostra da coleção Experiência Criativas, que, em breve,
    chegará a suas mãos em todas as livrarias e plataformas digitais.
    No entanto, esta coleção tem como objetivo geral ampliar
    a discussão do universo do lúdico e seu resgate sociocultural
    entre jogos e brincadeiras que perpassam o conhecer, o sentir
    e o agir da humanidade.
    Cabe destacar que o foco desta obra expressa o nascer
    do brincar e, assim, ousamos incorporar nessa discussão dez
    atividades que traçam a rota de como construir este espaço
    brincante possibilitando inclusão.
    O ato de brincar nos fascina, e sua ação no viver humano
    possibilita aprendizagem e desenvolvimento. Enquanto as
    crianças brincam, elas aprendem a lidar com o mundo à sua
    volta. Já, os adultos buscam por meio do brincar sobreviver as
    angústias dos cotidianos que estão imersos. Então, o convite
    nesta obra é: Venha brincar!!!
    Show book
  • Militarismo - um sistema arcaico de segurança pública - cover

    Militarismo - um sistema arcaico...

    Darlan Menezes Abrantes

    • 0
    • 0
    • 0
    Uma crítica ao militarismo na segurança pública brasileira e ao “espírito escravocrata” que persiste na PM.
    Show book
  • Open innovation e os direitos da propriedade intelectual - interseção ou dicotomia? a atuação dos instrumentos contratuais na promoção da inovação aberta - cover

    Open innovation e os direitos da...

    Raphaela Portilho

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro busca analisar os aspectos subjacentes à emergência do paradigma open innovation (ou inovação aberta). Como atualmente o conhecimento se mostra difundido entre inúmeras fontes, a ideia de uma estrutura totalmente vertical e autossuficiente de pesquisa e desenvolvimento, inerente aos modelos fulcrados no paradigma anterior (closed innovation ou inovação fechada), vem dando lugar à crença de que ideias valiosas podem surgir tanto internamente quanto externamente, da mesma maneira que as inovações resultantes das atividades empresariais podem chegar ao mercado por caminhos internos e externos. Essa abordagem atribui grande relevância ao intercâmbio de conhecimento e à perspectiva colaborativa, destacando como principal vantagem a diminuição dos custos com pesquisa e desenvolvimento. Dentre os vários pontos de distinção entre os referidos paradigmas encontra-se a função a ser desempenhada pela propriedade intelectual. Conforme este livro pretende demonstrar, as sociedades empresárias adotantes do modelo em comento abordam a questão da titularidade de direitos de propriedade intelectual como ponto crucial à consecução de práticas baseadas em inovação aberta, as quais se instrumentalizam a partir de contratos formais.
    Show book
  • Enterro dos ossos - histórias - cover

    Enterro dos ossos - histórias

    Roberto de Castro Neves

    • 0
    • 0
    • 0
    'Enterro dos ossos reúne histórias recentes, antigas, inesperadas, engraçadas, todas inesquecíveis. Este é o segundo livro de contos de Roberto Castro Neves. O primeiro, Baleia Branca,  recebeu entusiasmados elogios de Otto Lara Rezende, Fernando Sabino e Rubem Braga. O autor tem uma temática constante: protagonista masculino às voltas com questionamentos profissionais, perturbações familiares e relacionamentos amorosos, a tríade que preenche a vida de todos nós. Mas ao contrário do que possa parecer, esse cotidiano se transforma, pelas hábeis mãos do autor, num delicioso mergulho na imaginação e na memória de Roberto.   '
    Show book