Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A Metafísica do Amor e outras reflexões - cover

A Metafísica do Amor e outras reflexões

Arthur Schopenhauer

Publisher: Bibliomundi

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Schopenhauer encontrou nas tradições do hinduísmo, do budismo, e até mesmo do misticismo cristão, o caminho possível para vencer Maya,  representação ilusória e impermanente do mundo, e nos voltarmos para a Eternidade, um pensamento de cada vez.A grande questão é que, apesar de seus extraordinários esforços, o filósofo ainda foi limitado pelas palavras, pela linguagem, pela racionalidade tão comum no Ocidente. Assim, talvez tenham sido poucos os que chegaram a compreender que o seu pessimismo era antes um chamamento, um incentivo a que nós mesmos nos arriscássemos também a abandonar Maya, rumo ao Nirvana, rumo a Vontade, rumo ao que em realidade existe, sempre existiu e sempre há de existir.Mas isso ainda seria filosofia? Não sei bem. Fato é que Schopenhauer tampouco esteve preocupado com tais classificações. No fim das contas tudo pode ser resumido em algumas poucas reflexões:O mundo é a minha representação, mas é possível transcender esta representação? E, em sendo, é possível descrever tal transcendência com palavras? Em suma, é possível relatar a face da Eternidade?Talvez tais perguntas só possam mesmo ser respondidas pelo ser que se aventura neste caminho. E se forem de fato respondidas, temo que só mesmo ele, o caminhante, consiga compreender as respostas.Então não custa nada tentarmos seguir neste caminho também. Talvez esta leitura, de trechos selecionados das grandes obras de Schopenhauer, 'O mundo como vontade e representação' e 'Parerga e Paralipomena', seja já um vigoroso primeiro passo, ou quem sabe mais um proveitoso material de consulta para os aventureiros... Boa viagem!O editor.***[número de páginas] Equivalente a aproximadamente 120 págs. de um livro impresso (tamanho A5).[sumário, com índice ativo]- Prefácio- 1. A Metafísica do Amor- 2. Ensaio acerca das mulheres- 3. A arte, o estilo, a literatura- 4. Pensamentos acerca da religião- 5. Pensamentos acerca da política- 6. Pensamentos acerca do homem e da sociedade- 7. O homem e os animais- 8. Características dos diferentes povos- 9. As dores do mundo- 10. As misérias da vida- 11. Resignação e libertação- EpílogoObs.: Todas as passagens em latim (e outras línguas) trazem a tradução ao lado. 
[ uma edição Textos para Reflexão distribuída em parceria com a Bibliomundi - saiba mais em raph.com.br/tpr ]
Available since: 06/04/2021.

Other books that might interest you

  • O Mito da Caverna - Edição comentada por Clovis de Barros Filho - cover

    O Mito da Caverna - Edição...

    Platão

    • 0
    • 0
    • 0
    A partir de uma história repleta de simbologias, Platão nos apresenta conceitos e situações que visam a busca pelo conhecimento em contraste com a ignorância e a manipulação. 
    O enredo integra o livro VII de A República e destaca um diálogo entre Sócrates e Glauco. As personagens imaginam uma situação hipotética em que várias pessoas são mantidas acorrentadas no fundo de uma caverna escura subterrânea. Dessa forma, a “caverna” representa o nosso mundo interior, nossas limitações e a chamada zona de conforto. Já os prisioneiros são todos os indivíduos que, na realidade, vivem em um tipo de “escravidão inconsciente”. 
    Um dos contos filosóficos mais notórios da humanidade inspirou também o entretenimento mundial, sendo citado em Matrix, Show de Truman e em vários outros filmes hollywoodianos.
    Show book
  • Mais Esperto que o Diabo para Mulheres Sob os Ensinamentos de Napoleon Hill - cover

    Mais Esperto que o Diabo para...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro "Mais esperto que o Diabo" de Napoleon Hill é um clássico do desenvolvimento pessoal que revela as estratégias que o Diabo usa para controlar as mentes das pessoas. Hill entrevista o próprio Diabo, que se autodenomina "Sua Majestade", para aprender sobre suas técnicas de controle.O livro é dividido em três partes:Parte I: O Diabo e Suas ArmasParte II: As Armadilhas do DiaboParte III: Como Ser Mais Esperto que o DiaboNeste ebook, vamos explorar os ensinamentos de "Mais esperto que o Diabo" com foco específico em mulheres. Vamos ver como as estratégias do Diabo podem afetar as mulheres de forma diferente e como elas podem se proteger delas.
    Show book
  • Narcisista - Como o narcisismo a sociopatia e a manipulação estão sendo usados todos os dias - cover

    Narcisista - Como o narcisismo a...

    Taylor Hench

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste guia, examinaremos alguns subtópicos interessantes relacionados ao narcisismo, como o impacto das celebridades sobre os narcisistas na sociedade, das redes sociais e outras influências significativas. 
      
    Além disso, revisaremos uma pequena lista de verificação que você pode usar para ver se um narcisista é uma ameaça ou não, para que saiba o que esperar. O narcisismo costuma ser um problema na política. Alguns narcisistas s são também sociopatas, e alguns narcisistas são apenas o resultado de ênfase gananciosos de nossa civilização em valores monetários e do exibicionismo de símbolos de status de riqueza. 
      
    E então tudo isso levanta a questão: o narcisismo é benéfico? Ou está sempre errado? E se sim, até que ponto? 
      
    Para aprender mais sobre essas coisas, basta pegar este livro online e começar a ler ou ouvir.
    Show book
  • 100 citações de Martin Luther King - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Martin Luther...

    Martin Luther King

    • 0
    • 0
    • 0
    Martin Luther King Jr. é um pastor afro-americano baptista e activista não violento do movimento dos direitos civis negros americanos nos Estados Unidos, um forte defensor da paz e contra a pobreza. Organiza e lidera acções como o boicote dos autocarros Montgomery para defender o direito de voto, dessegregação e emprego das minorias étnicas. Fez um famoso discurso em 28 de Agosto de 1963, no Lincoln Memorial em Washington, D.C., durante a Marcha pelo Emprego e Liberdade, intitulado "Eu tenho um sonho". Estas 100 citações destinam-se a dar acesso a uma vida exemplar, espantosa ou obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais significativos, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 100 citações de William Shakespeare - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de William...

    William Shakespeare

    • 0
    • 1
    • 0
    Shakespeare é considerado como o maior escritor de língua inglesa e o melhor dramaturgo do mundo. As suas peças foram traduzidas para todas as línguas principais, e são as mais representadas de sempre. A sua obra contém uma visão espantosamente moderna, piadas espirituosas e uma paixão crescente; é uma fonte interminável de espanto e inspiração. Seleccionámos para si as melhores citações alguma vez escritas por uma das maiores figuras literárias que já andou na terra, de Hamlet a Macbeth, Romeu e Julieta a Tempestade, e de todas as outras peças que existem: Otelo, Rei Lear, e os dramas históricos, Henrique IV, Henrique V, Henrique VI, Júlio César, Henrique VIII, Rei Lear. Desfrute da força e da paixão deste fã da literatura e da cultura; conheça o Bardo mais intimamente à medida que ganha alimento para o pensamento e para referências agradáveis.
    Show book
  • 100 citações de Stendhal - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Stendhal -...

    Stendhal

    • 0
    • 0
    • 0
    Henri Beyle, mais conhecido sob o pseudónimo de Stendhal é um escritor francês, conhecido em particular pelos seus romances Le Rouge et le Noir e La Chartreuse de Parme.Stendhal teria gostado de dedicar a sua vida ao devaneio, à "caça à felicidade", às artes e ao amor; bem, apesar de si próprio, ele teve uma vida agitada. Os seus romances Le Rouge et le Noir (1830), La Chartreuse de Parme (1839) e Lucien Leuwen (inacabado) fizeram dele, ao lado de Balzac, Hugo, Flaubert ou Zola, um dos grandes representantes dos romances franceses do século XIX. Nos seus romances, caracterizados por um estilo parcimonioso e apertado, Stendhal procura "a verdade, a verdade amarga" no campo psicológico, e acampa essencialmente jovens com aspirações românticas de vitalidade, força de sentimento e sonhos de glória. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book