Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Sobre ser africa do sul - memórias de uma jornada de aprendizagem - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Sobre ser africa do sul - memórias de uma jornada de aprendizagem

Alexandre Moreno

Publisher: Estação das letras e cores editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O livro Sobre Ser África do Sul: memórias de uma jornada de aprendizagem é uma obra que reúne histórias de um grupo de educadores que participaram das jornadas organizadas pela Syntese Educação Corporativa em parceria com o South Collective: Alchemy of people, place & purpose, naquele país.

A publicação, segunda da série Sobre Ser, apresenta textos que relatam as vivências dos coautores que contam suas angústias e alegrias após terem suas vidas impactadas e transformadas por meio de contrastes e oportunidades apresentados durante as jornadas, caracterizadas e presentes na exuberância e beleza das pessoas e locais visitados, nos horrores do apartheid ainda tão presentes na África do Sul, nas cores, aromas, sabores, histórias e lágrimas compartilhadas. 

As memórias, publicadas na ordem em que foram apresentadas e lidas pelos coautores para o grupo, simulam, desta forma, as acolhedoras rodas de conversas realizadas durante a viagem, integrando o leitor aos bastidores dessa inesquecível experiência.

O livro traz ainda fotos, ilustrações, citações, poemas e letras de músicas que podem ser ouvidas e curtidas na playlist Sobre Ser África do Sul, no Spotify.
Available since: 06/07/2022.

Other books that might interest you

  • O conceito de perfectibilidade na pedagogia Jean-Jacques Rousseau - cover

    O conceito de perfectibilidade...

    Ana Lúcia Koga

    • 0
    • 0
    • 0
    Devido à Pandemia de 2020 (COVID-19), enfrenta-se uma crise econômica, social, cultural em escala mundial e, ao adaptar-se, o processo de comercialização, a educação e os contatos interpessoais tornaram-se praticamente virtuais. Esta obra propõe um olhar sobre a capacidade do ser humano de adaptar-se e de aperfeiçoar-se de acordo com as adversidades da vida, que Jean-Jacques Rousseau (Pai da Pedagogia) apresenta-nos em seu projeto pedagógico. Como o núcleo de seu pensamento repousa na capacidade de sociabilidade do ser humano, mostra-nos o caráter ambíguo de perfectibilidade: a corrupção que diz respeito aos vícios e à incapacidade do ser humano de aperfeiçoar-se e, como antítese, a perfectibilidade seria uma ação em direção à virtude e à justiça, derivada da elevação do amor-próprio, resultado da tensão entre o amor de si e o amor próprio. Essa última aparece como uma possibilidade de formação humana ideal, em todas as dimensões, para formar um homem virtuoso com autonomia política, mas também como uma alternativa ao processo de "desnaturação", com o entrelaçamento da educação e a política, para se alcançar uma construção de sociedade ideal.Rousseau diz: "[...] dos primeiros movimentos do coração erguem-se as primeiras vozes da consciência, e como nascem as primeiras noções do bem e do mal dos sentimentos de amor e de ódio; mostraria que justiça e bondade não são apenas palavras abstratas, meros seres morais formados pelo entendimento, mas verdadeiras afecções da alma iluminadas pela razão." (ROUSSEAU, 1995, p. 309).
    Show book
  • As relações intertextuais entre ficção e história em "O lugar mais sombrio 1: A noite da espera" de Milton Hatoum - cover

    As relações intertextuais entre...

    Andrea Tavares Ishimoto

    • 0
    • 0
    • 0
    O objetivo deste estudo consiste em analisar o diálogo entre ficção e história na obra O lugar mais sombrio 1: A noite da espera (2017), de Milton Hatoum, o primeiro de uma série de três volumes. Entre suas características, encontra-se o tom crítico na esfera política encenada, pois tem como cenário o momento mais sombrio da Ditadura Militar (1964-1985), chamado de "Anos de Chumbo", período que começou depois da decretação do AI-5. Com base nessas questões que dão singularidade ao romance, formulamos nosso problema de pesquisa na forma como a composição da obra recria, problematiza, destoa os elementos históricos, de forma a dar visibilidade às relações que envolvem o narrador e o momento histórico encenado. As diferentes formas de intertextualidade formuladas por Gérard Genette em Palimpsestos (2010), contextualizadas por Tiphaine Samoyault em A intertextualidade (2008), fornecem, ao lado de obras que versam sobre a Ditadura Militar no Brasil, suporte teórico para embasar o diálogo que a ficção instaura com a história no romance. Esse é o percurso que adotamos para a análise da obra A noite da espera (2017), a fim de identificar como elementos internos da obra recriam e renovam conteúdos históricos.
    Show book
  • O sentido da vida - cover

    O sentido da vida

    Contardo Calligaris

    • 0
    • 0
    • 0
    A questão do sentido da vida é simples: o sentido da vida é a própria vida concreta. A que vivemos e da qual faz parte também morrer. 
    O sentido da vida é um livro para aqueles que se atentam, se arriscam e se aventuram verdadeiramente pela vida. Entregue pelo autor poucos dias antes de sua morte, reúne três textos breves, e muito potentes, sobre a obrigação da felicidade, o "morrer bem" e o sentido da vida. Com uma linguagem única, Calligaris transita entre memórias de infância, experiências clínicas e observações sobre arte, história e a Bíblia para abordar temas tão particulares quanto universais. A obra póstuma e inédita de um dos maiores pensadores do país conta ainda com o prefácio do único filho do autor, o cineasta Max Calligaris.
    Show book
  • Trinta e tantos livros sobre a mesa - Críticas e resenhas - cover

    Trinta e tantos livros sobre a...

    Haroldo Ceravolo Sereza

    • 0
    • 0
    • 0
    Transportadas para o formato livro, as resenhas e críticas publicadas com regularidade por Haroldo Ceravolo Sereza (em momentos diferentes e fóruns diversos) ganham maior consistência e coesão. A linguagem sem rebuscamentos dos textosmal encobre a preocupação em transmitir ao leitor a substância dos autores, produtos e artefatos culturais que aborda com aparente leveza, mas evidente densidade.Finalmente, gostaria de dizer que este livro constitui prova cabal de que o jornalismo e a academia têm sempre a ganhar, quando praticados por quem entende, como poucos, de seus trâmites e meios de transitar por entre a circunstância, a leitura de mundo e a análise fina da(s) realidade(s). Quando isso acontece, a crítica literária alcança o estatuto de exercício terapêutico. Para maior proveito de seus leitores, claro esteja.
    Show book
  • A Comuna de Paris (Com notas) - cover

    A Comuna de Paris (Com notas)

    Karl Marx, Nildo Viana, CRL James

    • 0
    • 0
    • 0
    Karl Marx foi o primeiro grande analista da experiência histórica da Comuna de Paris, a primeira tentativa de revolução proletária da história. A Comuna de Paris foi analisada por diversos autores, sob os mais variados pontos de vista, tais como historiadores, militantes, sociólogos, cientistas políticos. A análise de Marx se destaca não só por ter sido feito na época do próprio acontecimento, mas pelo vínculo com sua teoria da revolução proletária e sua concepção de comunismo. A presente obra é uma tradução cuidadosa do texto de Marx e acompanhada por textos complementares que comentam e debatem a concepção de Marx sobre a Comuna, escritos por Nildo Viana e CRL James.
    Show book
  • Técnica de Passes - Bases e Princípios do Passe - cover

    Técnica de Passes - Bases e...

    Luiz Dallarosa

    • 0
    • 0
    • 0
    Apesar do assunto 'o passe', entre os espíritas, ser bastante estudado, principalmente, no que se refere a sua aplicação, ainda tras muita polêmica devido ao fato de sua prática encerrar-se em conhecimentos, por vezes, em píricos. É comum, cada um agir como entende, usando técnicas adaptadas, sem se preocupar com uma metodologia à luz da razão. Decorre que a oração, o sentimento e muitos outros elementos contribuem sobremaneira para o 'processo de cura', inclusive a ação explícita dos espíritos que cheios de luz e amor adentram a face terrena para coibir a dor e aplainar os excessos provocados pela criatura humana. Com isso, sabemos que os espíritos dão assistência contínua durante a aplicação dos passes, e o Espírito André Luiz nos confirma e afirma que 'há colaboradores espirituais devidamente fichados, assim como ocorre a médicos e enfermeiros em um hospital,' exercendo o socorro magnético devidamente autorizados pelos mentores das esferas superiores. Isso, porém, não impede que os encarnados tenham necessidade de aperfeiçoarem-se, pois como diz Aulus: 'Em qualquer setor de trabalho a ausência de estudos significa estagnação'. A intenção deste livro é transmitir às pessoas interessadas uma singela orientação, sobre o campo prático do passe, bem como das mais variadas metodologias de cura, especialmente, aplicáveis dentro de uma casa espírita organizada e direcionada para o bem sob a égide Cristã. (...) Luiz Dallarosa
    Show book